Cultivo Emerso De Hemianthus Callitrichoides


fart2412

Recommended Posts

boas pessoal

 

eu tive um pequeno problema com a minha HC e agora gostava de tentar um cultivo emerso mas tenho algumas duvidas.

que substracto colocar?

é necessario estar num sítio humido?

gostava que alguem k tivesse experiencia neste tipo de cultivo que me desse uma luz.

 

cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fart2412!

 

Eu utilizo para cultivo emerso uma mistura de 1/3 de Humus de minhoca tratado e o resto de terra normal, de qualidade se possivel.Se quiseres podes dar um aditivo liquido regularmente.

 

Depois é só plantares pé a pé a H.C.''Cuba'',no Inverno terás de providenciar luz artificial,no Verão basta teres as plantas à receber luz solar. Não deixes a terra secar muito.

 

Eu cultivo Glossostigma Elatinoides,Lilaeopsis Brasiliensis,H.C''Cuba'' e Eleocharis Acicularis na forma emersa,mas no Inverno não as coloco com luz artificial.A Glosso morre no Inverno e no Verão sem fazer nada brota de novo.

 

A Lilaeopsis até aguenta +- o Inverno,a Eleocharis incrivelmente passa o Inverno na boa.

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fart2412!

 

Eu utilizo para cultivo emerso uma mistura de 1/3 de Humus de minhoca tratado e o resto de terra normal, de qualidade se possivel.Se quiseres podes dar um aditivo liquido regularmente.

 

Depois é só plantares pé a pé a H.C.''Cuba'',no Inverno terás de providenciar luz artificial,no Verão basta teres as plantas à receber luz solar. Não deixes a terra secar muito.

 

Eu cultivo Glossostigma Elatinoides,Lilaeopsis Brasiliensis,H.C''Cuba'' e Eleocharis Acicularis na forma emersa,mas no Inverno não as coloco com luz artificial.A Glosso morre no Inverno e no Verão sem fazer nada brota de novo.

 

A Lilaeopsis até aguenta +- o Inverno,a Eleocharis incrivelmente passa o Inverno na boa.

 

E achas que as plantas se aguentam sem o humus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E achas que as plantas se aguentam sem o humus?

Sim aguentam.O humus serve apenas para enriquecer a terra,mas sem eles as plantas crescem igualmente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Quando as passo para a terra convém a terra estar húmida,e já me aconteceu algumas das plantas originais quase secarem,mas surgir por debaixo rebentos novos e adaptados.

 

A terra não pode estar alagada de água,senão se secar fica muito rija. A terra molhada,mas não alagada.

 

Contudo a planta de tapete mais simples de passar para a forma emersa, é quanto a mim, a Glossostigma Elatinoides e talvez a Lilaeopsis Brasiliensis,pois até parece que não é nada com elas...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Comecei exactamente hoje o meu projecto de culturas emersas.

Comprei uma estufa, uma lâmpada Metal Halide de 400w, e 3 mini cubas para poe dentro da estufa.

 

são 40.000 lumens, temp de cor 6000k... terra muito humida. A terra comprei terra de floresta, pH 5.5 (acho que errei nesta parte), e rego com água do aquário, rica em nitratos, potassio e fosfatos, na medida em que fertilizo bastante.

 

vou começar com 12h de luz diaria, mas espero aumentar até 18h/dia.

A temp é de 30ªC, com humidade próxima dos 90-100% a avaliar pela condensação nas laterais da estufa. . brevemente posto fotos. O ideal era um sistema de pulverização.

 

Basicamente, comecei com 2 plantas: a hemianthus cuba e a eleocharis sp mini.

Para já, tenho a glosso no aquário e está a crescer bem.

Mas quando tiver crescido mais um bocadinho, também vai ter direito a cultura emersa.

 

Glosso deve dar gosto, porque se já no aquário cresce bem, em forma emrsa deve ser espetacular.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas crescem em vasos normais com terra normal de plantas no quintal sem grandes problemas. Tenho apenas o cuidado de não deixar a terra secar e de as colocar numa zona em que não recebam o sol directo do meio dia.

 

Tenho neste momento:

Cuba

Glosso

Eleocharis parvula

Rotala rotundifolia

Alternanthera reineckii

Hydrocotyle tripartita

Hemianthus micranthemoides

Musgo spiky

Pogostemon erectus

Uns restinhos perdidos de Utricularia

 

Tinha ainda staurogyne que tirei para por no aqua.

 

Umas dão-se melhor do que outras no inverno e no verão mas normalmente recuperam por si sem grandes problemas.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Da minha parte, comecei o projecto com muito pouca quantidade de plantas e penso n ter feito a melhor escolha a nivel do substracto.

daqui a 15-20 dias, penso que verei alguma evolução e nessa altura, postarei fotos.

 

se postasse agora, seria só pra mostrar a estrutura e não vale a pena.

 

Deposito grandes esperanças neste projcto. Há 2 meses que tento formar um tapete de cuba e estou com extrema dificuldade.

A planta cresce, faz pearling... mas muito lentamente.

Suspeito que os meus SAE andam a come-la, assim como uns caracoizitos muito pekenos que tenho no aquario. De qualquer maneira, o crescimento da cuba comparado com o da glosso é muito inferior.

 

É estranho haver relatos de pessoal que com poukissima quantidade, consegue cobrir um aquário em 3-4 semanas.

Eu estou com quantidades de CO2 absurdas (ainda assim toleradas pela fauna)... mas para dar ideia, a minha rotalla macandra já saiu da coluna de água (40cm's em 25 dias) e a cuba, mostra um crescimento MUITISSIMO modesto.

 

Não consigo explicar isto.

Daí que resolvi avaçar para uma cultura emersa, como último recurso.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho fotos de tudo mas aqui seguem duas:

 

 

Vaso com Eleocharis parvula
emersed1.jpg

Caixa da vodafone com uma mistura de várias plantas.

 

emeresed2.jpg

E este não é para o mesmo fim mas não deixa de ser tudo em estado emerso

 

fotografiai.jpg

fotografia2j.jpg

 

 

fotografia4b.jpg

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

É um super conforto ter em casa em cultura emersa um bom leque de plantas e poder refazer o layout de um momento para o outro sem ter que andar preocupado a faze trocas/compras.

 

Eu no que me toca, se esta experiência da cultura emersa tiver êxito, tenho já definidas uma lista de 10 plantas para a minha próxima montagem.

 

Neste momento tenho em cultura HC Cuba e eleocharis sp mini. A glosso está a crescer rápido dentro do aquário, por isso, por agora não a cultivo emersa.

Visto que se trata de uma estufa e de uma lâmpada de 400w, estou com alguma dificuldade em controlar a temperatura. Estou nos 29ªC, com uma humidade à volta dos 80-90%. Mas 29ªC já começa a ser um bocado quentinho.

 

Dia 15 deste mês vou fazer uma avaliação do crescimento, e no final do mês um outro ponto da situação. Finalmente, à 6a semana, vou ver no que deu e perceber o que se pode fazer para melhorar.

 

Ter HC cuba, eleocharis, glosso, riccia, fissidens, macandra, wallachi, ricchardia e urticularia, é eventualmente o sonho de muito bom aquarofilista.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem, deixo aqui os meus progressos com as minhas culturas emersas que estou a fazer:

 

Bem... no que respeita à eleocharis, o crescimento foi espetacular. Uma densidade enorme que no limite, me permite transplantar directaente o tapete para o aquário da montagem sem me ter de preocupar.

 

Por outro lado, o crescimento da hemianthus foi um falhanço.

Tive ao décimo dia da montagem um ataque de fungos. Desfiz então a cultura e ao fazer isso arranquei algumas raízes da planta.

 

Estou a tentar reomeçar mas ja vi que com o actal sistema não dá.

Amanhã vou comprar um saco de terra de flores e areão de aquário. Espero que ao colocar o areão possa evitar o ataque dos fundos... a ver vamos. A terra que utilizo actualmente é terra de floresta, bastante ácida (pH 4-5) o que pode perturbar o crescimento da cuba.

 

A minha glossostigma (cltura que comecei à 5-6 dias parece estar agora a arrancar a toda a velocidade.

O objectivo continua a ser verdadeiramente obter muita cuba de forma rápida. Não está fácil.

A alternanthera rosiafolia e a ludwigia glandulosa estão a dar-se bem, mas para já não exijo muito. dsc00443su.jpg

 

Deixo aqui algumas imagens.

Se tiverem dúvidas, não hesitem em perguntar e em dar as vossas opiniões. dsc00445pt.jpgdsc00442v.JPG

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto.

Refiz toda a cultura de cuba.

Basicamente, mudei de substracto, para um substracto fertil para plantas, bastante poroso. E por cima do substracto utilizei uma camada de rocha vulcânica e granulometria 8-10 mm (não encontrei mais pequeno.

 

Isto permite-me manter a cultura muito mais humida. O pH deve ter aumentado um bocado, mas paciência.

 

Conto fazer um balanço positivo daqui a 1 mês.

 

Vamos lá ver.

 

Tenho pena que este tópico não seja mais participado.

Isto iria permitir-nos ter quantidades industriais de qualquer planta para fazer montagens espetaculares, ou não estivessemos nós muitas vezes limitados pelas plantas, quer em quantidade, quer em número de espécies.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens plantas em quantidade para venda?

70% disto será para venda.

30% é para a preparação das minhas 2 montagens.

 

Aliás... a eleocharis já levou ali umas valentes ratadas porque vendi já uns 10 vasos.

 

Mas enfim... Queria fazer um mountain hardscape de cuba e essa ainda não tive muito sucesso. :tapfoot:

 

Vamos lá ver se este mês de junho se as coisas correm melhor.

 

Recomecei com um novo substracto ontem... a ver vamos

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Que espectaculo que isso está.

Depois quando me puderes dar umas dicas sobre a "estufa" que deves ter construido agradecia.

Mando mp ou compartilha. Depois é claro vou querer um pouco de parvula e glossostima para arrancar.

Gostava de fazer isso porque tenho aspirações quanto a aquascaping.

 

Abraço

Editado por tiagojoaopintodias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E só tens isso em estufa? Não tens que fazer mais nada? Apenas ter um substrato fértil bom, ter o mesmo húmido e deixar isso apanhar luz natural?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A base è muita luz durante um longo fotoperiodo. Neste momento estou com 16h. Mas pode-se aumentar até 18h.

 

Mas nao é assim tao simples: nestas culturas emersas hà alguns problemas, nomeadamente os FUNGOS que no caso da cuba sao super frequentes e ha o problema dos insectos e vermes que se desenvolvem e comem as plantas.

 

Bem: no caso da eleocharis sp mini, a planta de base é muito resistente e em 15 dias ja tinha uma super densidade. Neste momento é o que veem. Carpete muito densa, que pode ser directamente transplantada.

 

A glosso cresce bem, mas tb tem uns fungos agora; pelo que vou ter de a transplantar para outro substracto com areao por cima, presisamente para evitar o aparecimento dos fungos. Mas em estufa a glosso cresce rapido e com muita densidade que é o que se quer.

 

A cuba: é o bico de obra. em 6 meses, nem metade do aquario consegui preencher.

Recomecei a cultura emersa à é dias com akadama em substracto superior e solo fertil arenoso por baixo.

 

 

Por fim: as estufas sao daquelas que se comprar no AKI ou kkl loja de bricolage ou jardinagem. custam è€ cada uma e teem 35x18 cm ou qualquer coisa do genero.

 

Responderei as mensagens privadas brevemente.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Que espectaculo que isso está.

Depois quando me puderes dar umas dicas sobre a "estufa" que deves ter construido agradecia.

Mando mp ou compartilha. Depois é claro vou querer um pouco de parvula e glossostima para arrancar.

Gostava de fazer isso porque tenho aspirações quanto a aquascaping.

 

Abraço

não é uma cultura de eleocharis parvula. É uma cultura de eleocharis sp mini. É mais pequena do que a parvula.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Estou a tentar começar uma cultura emersa e tenho algumas dúvidas: Não têm problemas com o calor quem tem as plantas com luz solar? A luz é directa? Quantas horas? Obrigado!

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu não utilizo a luz solar, porque estou numa região bastante fria e cinzenta, onde não há grande sol.

 

Utilizo uma luz do tipo HQI (utilizada para iluminar aquários de salgados, mas com um espectro de água doce, temperatura de 6000 kelvins).

No inicio comprei a lampada para plantar ervas aromáticas raras.

 

Entretanto fiz a experiência com as plantas de aquário e até agora estou a gostar.

Só ainda não consegui grandes progressos coma "cuba".

 

Basicamente o unico problema que tenho é com os fungos, devido à grande humidade da cultura.

tenho 14-16h de luz por dia. A luz é obviamente directa.

Se fizeres com a luz do sol, deve ser também directa. certifica-te apenas que as plantas têm água suficiente e se conseguires coloca-las onde exista uma brisa para melhorar a ventilação, então aí é 5 estrelas.

 

Quem me dera a mim habitar numa região de sol e calor.

Metia plantas de aquário em cada metro quadrado disponivel.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu arranjei uma 'estufa'. É uma caixa com uns 50x30x10, com uma tampa com uma altura de 25cm. A tampa tem a possibilidade de ventilação. Está ao Sol, devem apanhar pelo menos umas 6 horas directa, e o resto do dia está numa zona muito iluminada. E é arejada.. estão numa janela.

 

O problema foi que às 3 da tarde a terra estava quente, e bem quente. Decidi tirar a tampa, mas assim perdi a parte da humidade. Que achas melhor, perder a humidade mas estar mais fresco ou ambiente humido mas quente?

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais