Puro Crystal


fjmr123

Recommended Posts

Depois de uma longa procura e de primeiro ter os meus Caridina cf. breviata " New Bee" grade S com posturas feitas o que me levou a crer que tinha condições para iniciar com Caridina Cf. Cantonensis 'crystal Red', entretanto troquei uns juvenis de New Bee grade S por crystal red grade A do amigo Aquaben, o qual tive o prazer de conhecer na minha deslocação ao seu fishrom. O aquário foi construído e montado com materiais excedentes cá de casa, a ideia foi colocar plantas pouco exigentes baixando também as necessidades energéticas do aquário, aquecimento e iluminação.

 

Aquário: DIY 50x40x30 ( Comp*Larg*Alt)

Iluminação: calha DIY 2 x 11W lampadas económicas da Phillips 6500K

Filtragem: Boyu EF-05 200 l/h

Aquecimento: Termostato 50W Jagger

Substracto: Areão biológico, areia de filtro de piscina e quartzo.

Decoração: DIY troncos videira sedidos gentilmente pela minha sogra e tratados cá em casa, rochas de xisto apanhadas no rio ucresa.

 

 

Flora: Microsorium pteropus (Fetos de Java), Anubia barteri var. nana,Taxiphyllum barbieri (musgo de java), Vesicularia reticolata (musgo erectus), Leptodictyum riparium (musgo stringy), (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes (s).

 

Fauna: Caridina cf. breviata " New Bee", Caridina Cf. Cantonensis "crystal Red"

 

As fotos:

 

Pic_13916_8.jpg

 

Depois de concluída a colagem dos vidros

 

Pic_13916_9.jpg

 

Posicionamento inicial dos troncos, ainda faltam dois xistos

 

Pic_13916_10.jpg

 

Já com água, até tem bom aspecto

 

Pic_13916_11.jpg

 

Pic_13916_12.jpg

 

Pic_13916_13.jpg

 

Os primeiros passos dos habitantes, uma semana depois, as ceramicas vieram de outro filtro, já ciclado, fiz batota.

 

Pic_13916_14.jpg

 

Parece-me que a 2ª lista vermelha tem um ligeiro branco em baixo, formando o chamado dente de -, isso dá-me faz-me pensar, vejam nesta página o porquê http://www.planetinverts.com/crystal%20red...ng%20guide.html

 

Pic_13916_15.jpg

 

Os New Bee andavam com os brancos um bocadoesbatidos no dia das fotos, não se vêm tanto porque apesar de serem mais só 3 são adultos, os restantes são juvenis, mas devem ser uns 16

 

Pic_13916_7.jpg

 

Pic_13916_21.jpg

 

O fotógrafo não é grande coisa, mas ao vivo estas coisinhas são um epsetáculo

 

Pic_13916_16.jpg

 

A calha vista por cima e a parte de trás do aquário, onde ficou uma fila de musgo de java fixa, formando uma parede ao crescer.

 

Pic_13916_17.jpg

 

O filtro

 

Pic_13916_19.jpg

 

Pormenor das (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes

 

Pic_13916_18.jpg

 

5 Semanas depois surpresa .... Vamos ver como vai ser a evolução.

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Francisco.

 

Muito bem, gostei! Tens aí um aquário com muito bom ambiente para esses meninos. Confesso que só não gostei do recorte de areia branca. A areia vai-te inibir um pouco a coloração dos camarões ( substractos mais escuros promovem uma cor mais sólida, principalmente nas bandas brancas). De qualquer maneira, concerteza que terás muito sucesso com eles. A julgar pela foto da fêmea grávida, pode-se concluir que o frenesim dos camarões que me relataste eram mesmo as feromonas das fêmeas a fazer efeito nos machos.

 

Quero só mandar um bitaite e fazer uma pergunta:

 

- pergunta: New Bee grade " S"? Desconhecia que havia um sistema de graduação para os New Bee, embora conheça apuramentos dessa mesma espécie para um estado bastante similar aos grade " S" dos Crystal Red. Mas, esses apuramentos a que me refiro têm bastante qualidade com bandas brancas e castanhas bastante sólidas e bem delineadas. Não digo que os teus não tenham qualidade ( têm e têm também bastante potencial para apuramento) mas daí a chamar grade S... O que achas, concordas comigo ou nem por isso? :D

 

- bitaite: De facto e segundo o sistema de graduação do link que indicas, zona branca na bifurcação da 2ª banda branca é denominado " Tiger tooth". Esta característica está bastante aumentada ( tal como a " V-band") e sempre associada a bandas sólidas e bem delineadas no caso de grades " S". São principalmente estes dois factores que fazem um camarão ser classificado como grade " S" ou " S+" ( depende de país para país; no Japão, eles são muito mais rigorosos nestas classificações, ao contrário dos outros países). No entanto, tens aí também um camarão com potencial para desenvolver algo mais apurado, principalmente se for macho.

 

Concluíndo: aprovado! biggrin

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas palavras André, como indiquei em cima a montagem foi realizada apenas com excedentes cá de casa, eu bem procurei gravilha preta e outro tipo de areia, mas não encontrei, realmente só à dias o meu colega Rui e o pai me arranjaram uns kilitos, mas agora já não mexi na montagem. A areia branca não será a melhor para salientar a cor branca dos camarões, Crystal Red e New bee, mas na altura foi o melhor que se arranjou, sabes que por estes lados aquarifilia de qualidade é dificil de encontrar. Quanto ao grade dos New Bee, como pude verificar há por aí muitos que não têm os brancos tão sólidos e não fazem o 'V' que se pode identificar na segunda linha preta no dorso, presumindo eu por comparação com os crystal red que são grade S, como se pode ver na imagem.

 

crs2.jpg

 

Este é um New Bee grade SS

 

Como se pode verificar pela página

 

http://www.natureaqua.com.br/?p=lerart&id=25

 

Mas tens razão quando dizes que não há uma gradação para os New Bee, eu apenas tirei essa conclusão por sites de gradação de Crystal Red em que vi New Bee.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo Francisco.

 

Para um aquário de excedentes, acho que está muito bem, aparte, como já justifiquei, a areia. No fundo, o importante é que tu gostes porque, a maior parte, é de substracto escuro, coisa que cumpre bem a função para o aquário que é. banana rock

 

Relativamente aos New Bee, acho que ainda há alguma confusão e, se me permites, vou tentar explicar.

 

A foto que apresentas como exemplo é de um Bee ou, como se chama lá fora hoje em dia, CBS ( Crystal Black Shrimp). Apesar de serem estrangeirismos e não ser muito adepto do seu uso, penso que é importante usá-los quando queremos designar certa espécie sem o fazer pelo seu nome científico. Se fizermos a tradução, como nesse site brasileiro, muita informação perde o seu verdadeiro significado e depois induz em erro as pessoas que se guiam por ele.

 

Como já disse, essa foto não é de um New Bee ( Caridina cf. breviata 'new bee') mas sim de um Crystal Black Shrimp ou Black&White Bee ou Diamond ( Caridina cf. cantonensis 'Bee') que corresponde ao estado selvagem dos Crystal Red mas, nesta foto, encontra-se apurado ( e muito bem apurado, diga-se) para cores mais sólidas e padrões mais bem definidos, equivalentes a um grade SS como nos Crystal Red. É legítimo aplicar este sistema de grading nesta variedade também ( nos CBS) porque o seu comportamento genético, bem como o padrão e cor ( à excepção da cor dominante que neste caso é o preto), são iguais. O caso dos New Bee é diferente, pelos mesmos factores que enumerei e talvez mais alguns... De qualquer maneira, também não há muita gente a apurá-los ( pelo menos publicado), facto pelo qual não se justificou ainda estabelecer um sistema de graduação ( se bem que também não era mau pensado inventar-se um). banana rock

 

Voltando à vaca fria e o que quero dizer é que, as diferenças entre New Bee e CBS são notórias e se observares bem os teus com fotos de CBS ou mesmo até com a foto que colocaste, verás que consegues detectar essas diferenças.

 

Se ainda assim não ficaste esclarecido ou convencido, vê este tópico sobre este mesmo assunto.

 

Só para terminar: acho que este tópico tem muito potencial, não só pelas fotos e pelas espécies como pela futura informação que aqui será partilhada por isso o facto de enriqueceres este tópico com fotos e informação ( quem diz o autor do tópico, diz os membros que nele participem) é razão suficiente para ser avaliado pela moderação e apontado como referência através da colocação daquelas estrelas amarelas um tanto ou quanto vistosas. Se é ou não da opinião dos membros que estas avaliações são uma mais valia para enriquecer os tópicos e, por conseguinte, o sub-fórum de " Invertebrados", não sei. Eu gosto de pensar que sim! :)

 

Vai acutalizando!

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aqua ta fixe , ja tive a possibilidade de o ver ao vivo e esta mesmo muito agradavel

 

acho que podias era fazer um topico do aquario que tens na sala

pois esta muito fixe

 

e mais uma coisa o filtro é 300l/h

 

cumps

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esta muito bom essa aquário de "excedentes"..lol .

Parabéns pelo trabalho ...já agora não podes explicar como pretendes fazer a parede de musgo .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metaleiro, estás enganado o Filtro é de 200 litros Hora, só existem filtros destes de 150L/H e 200L/H, existem ainda para 110 volts e 220 volts, com ou sem UV de 5W, podes verificar nesta página http://www.dotstore.com.br/fishstore/Defau...mp;SecaoID=3016, para além disso, lê na placa das características do teu o que está lá escrito. O aquário da sala levou uma remodelação, está um bocado vazio ao centro, substituí as 2 echinodorus "Rosea" XXL de 70 cm por uma Echinodorus "Red Flame" qua ainda está em fase de crescimento, se chegar ao estado das Rosea fica linda no centro do aquário, vamos ver se desenvolve, entretanto já estou a preparar outros posts, Aquário da sala, os Meus Discos e criação de camarões Heteropoda variante 'red' e 'green'.

 

José Garcia a parede de musgo como aquário tem apenas 30 cm de altura vou deixar crescer o musgo de java que é evidente se fosse erectus, crescia de uma forma mais exuberante na vertical, mas não tinha suficiente para isso, logo optei pelo de java que tinha em maior quantidade, assim sendo quando este começar a crescer, basta-me com fio de pesca prender em baixo às pedras de xisto onde o mesmo está preso e levantá-lo para a traseira do aquário, ou seja todo o que crescer na horizontal que normalmente é bastante levanto, formando uma parede, o que não aconteceria se eu deixasse as linhas de pesca colocadas inicialmento, pois o musgo iria evitar as mesmas e crescer apenas na horizontal, não atingido a altura desejada, mas tenho de lhe dar tempo, para depois mostrar se realmente resulta.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!

 

Bem eu não percebo muito de invertebrados mas uma coisa é certa este aqua está digno de umas Valentes fotos..... PARABÉNS....

 

Acho que o vermelho dos camarões fica aí a matar (mas eu sou sportinguista não confundir....)

 

 

abraço!

Editado por luisferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu ja tive o prazer de ver este aquario ao vivo e ficou porreiro os animais estavam a gostar mesmo dakilo, vi la uma femina k estava a por os ovos e tudo bom trabalho francisco.. :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aquário, está muito bom. bigsmile

 

Fico á espera do tópico do aquário que tens na sala, que esse ainda está melhor.

 

Cumps.

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de um Crystal Red com ovinhos como se pode ver em cima e duas New Bee também ovadas, não estava contente com a prestação dos fetos de java, ficaram bonitos no aquário mas não me pareciam os ideais pois o aquário é baixo 30 cm de altura e estes crescem bastante. Posto isto e por casualidade em conversa com um amigo de Arraiolos-Évora este arranjou-me um bom matagal de Microsorum Pteropus 'Windelov' (Samambaia Windelov), que foram substituir os fetos de java. Vejam a diferença, gostei bastante e os camarões também...

 

Pic_13916_22.jpg

Pic_13916_23.jpg

Pic_13916_24.jpg

Pic_13916_25.jpg

Acho que são fenomenais

 

Pic_13916_26.jpg

Mais ao pormenor

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Depois de algumas baixas devido a alterações da água da rede e de descobrir que algo me está a subir a dureza dentro do aquário, tive de tomar algumas decisões drásticas. Tenho Crystal Red grade C e B, num aquário de 20 litros, para apuramento com valores de PH e DH bem mais baixos e estáveis, não tenho a filtragem que tenho neste, pois é um filtro interno que faz o trabalho, mas neste momento achei que o mais sensato fosse fazer essa gestão, até porque os New Bee não se têm chateado com a situação e lá continuam a criar na boa, mas os crystal red depois de algumas baixas lá tiveram de ser abrigados no aquário de grade Inferior, o engraçado é que 10 minutos depois de lá estarem já estava o macho grade A atracado numa fêmea grade B, no dia seguinte lá andava ela com os ovinhos pendurados. Entretanto cá continuo nas minhas experiencias no encontro do que me estará a subir a dureza que sobe bastante, 1/3 mais alta que à saída da torneira, já tenho os diversos tipos de areão em teste. Vamos ver como corre esta nova etapa, não pode ser tudo alegrias, temos os problemas para nos fazer crescer...

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois dos diversos testes aos areões, cheguei às conclusões:

 

Areia de filtro de piscina --> mantém o DH, KH mantém PH

Areia de Quartzo --> mantém o DH, KH desce 0.3PH

Areão biológico --> sobe o DH, KH em 30ppm mantém PH

 

Daí concluo que mesmo o areão biológico subindo 30 ppm cerca de 1,7DH não tem nada a ver com as grandezas de dureza obtidas no aquário. Entretanto a água da minha torneira passou de uns 260 ppm para 70 ppm, assombroso não acham. Então concluo que cada vez mais importante é verificar os parametros da água das nossas torneiras, o meu problema deve ter sido uma subida da dureza da mesma em algumas TPAs, o que levou a uma subida dos valores de dureza. Problema detectado, agora vamos passar à fase da tentativa de resolução o que não pode ser de um dia para o outro senão os New Bee vão achar dieferença, vou ter de fazê-lo moderadamente uns dois meses deve chegar.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Francisco.

 

Realmente é muito frustrante quando os parâmetros da água da rede oscilam de tal maneira que criam problemas nos aquários. Também já tive problemas desses aqui na minha zona ( no Inverno, época da chuva, as durezas aumentam na água da rede e no Verão, quando há seca, é o contrário). Foi já a contar com isso que investi numa osmose antes de ter os CRS. É um excelente investimento quando se mantém camarões tão sensíveis como os Crysatal Red.

 

Espero que consigas estabilizar o aquário brevemente para ver se a colónia começa a desenvolver...

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então neste momento já tenho 4 New Bee com ovos, como se pode ver nas fotos.

 

Pic_13916_27.jpg

 

Pic_13916_28.jpg

 

Bonitos meninos, não acham, também gosto dos Bee, chamados de Black Crystal, mas como cruzam com os Crystal Red não os posso por neste aquário e não os quero sózinhos num aquário. Quem tem ideia de espécies para por neste aquário , recordo que tenho New Bee e futuramente regressam os Crystal Red, que estão à espera que a água estabilize e volte a durezas mais baixas (em Breve mais Novidades).

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Francisco

 

Então e novidades?! Os CRS continuam num aqua a parte?!

 

Outra coisa... quanto deste por esse filtro?? Aqui pedem-me à volta de 35€ por isso, como não conheço a marca achei um pouco de mais. Tens alguma coisa a dizer sobre o seu funcionamento?? Parece fiável? Quero trocar o filtro do meu aqua e ainda estou indeciso se troco por um externo se por um de cascata. Eu preferia o externo pois a capacidade para matérias filtrantes é muito maior, em compensação os de cascata são bem mais baratos... :tongue:

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho a colónia de Crystal Red a recuperar, vou ver se depois arranjo umas fotos, mas como o GH ainda está a 11º, aguardo que estabilize para valores mais baixos para voltarem ao aquário. Quanto ao filtro, para um aquário deste tipo e destas dimensões é o ideal, acima de 90 litros não recomendo, pois tem pouca força. Quanto à tua dúvida, um filtro externo é superior, não só pelo facto de poderes alojar mais materia filtrante, como em termos de arrumação do mesmo, em termos de acessórios e espaço. Quanto ao preço foi esse mesmo.

 

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais