Musgo A Morrer


turtle765

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Adquiri musgo de java há cerca de 3 meses e está enrolado a um tronco. Havia algumas partes castanhas quando o comprei, mas deu-se bem no aquario. Entretanto ganhou algumas algas, bem como as vallisnerias. Agora as valisnerias estão bem, e ha umas 4 semanas adquiri dois amano shrimp. Estão sempre a revirar-me o musgo. Hoje reparei que grand parte dele está castanho, morto, portanto. será do que? Já agora, tenho uma planta com folhas vermelhas (roxas) por baixo, e a ficar verdes por cima. Vêm de um caule e tenho dois pés. Também se estão a dar bem, mas uma das folhas começou a ficar esburacada.

Tenho ph7, temp26º, 30 litros. 3 guppies, 3 neons, 2 amano shrimp, 1 pleco. Não tenho mais testes. Para saber o nivel de fosfatos também ha testes, nao é? Tenho estado a adiar a compra por serem carissimos. Mas e depois como é que baixo os fosfatos? Ha algum produto? Faço tpa de 25% semana.

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Olá Turtle! Como estás a fertilizar as plantas? Tens substrato fértil? E quantos Watts de luz?

 

As algas podem vir por variadissimas razões,não aparecem só quando os Fosfatos estão altos.Aparecem também quando as plantas estão fracas e a necessitar de nutrientes,na conta certa claro está.E também quando os Nitratos estão altos.O musgo pode estar a precisar de nutrientes.

 

Para descer os Fosfatos e Nitratos é só fazeres uma tpa maior por semana. Porém tens de fazer testes também à água da torneira.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Adquiri musgo de java há cerca de 3 meses e está enrolado a um tronco. Havia algumas partes castanhas quando o comprei, mas deu-se bem no aquario. Entretanto ganhou algumas algas, bem como as vallisnerias. Agora as valisnerias estão bem, e ha umas 4 semanas adquiri dois amano shrimp. Estão sempre a revirar-me o musgo. Hoje reparei que grand parte dele está castanho, morto, portanto. será do que? Já agora, tenho uma planta com folhas vermelhas (roxas) por baixo, e a ficar verdes por cima. Vêm de um caule e tenho dois pés. Também se estão a dar bem, mas uma das folhas começou a ficar esburacada.

Tenho ph7, temp26º, 30 litros. 3 guppies, 3 neons, 2 amano shrimp, 1 pleco. Não tenho mais testes. Para saber o nivel de fosfatos também ha testes, nao é? Tenho estado a adiar a compra por serem carissimos. Mas e depois como é que baixo os fosfatos? Ha algum produto? Faço tpa de 25% semana.

 

nao falas no tempo de exposiçao de luz... algas castanhas pode ser falta de mais tempo de luz...

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Eu acho que é da temperatura. Musgos gostam de temperaturas mais baixas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

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Eu acho que é da temperatura. Musgos gostam de temperaturas mais baixas.

Eu estava com o mesmo problema... Tive musgo sempre lindo e verdinho e depois de reestruturar o aquário deixou de crescer, ficou fino e castanho.

 

Até que me deu na pinha de comprar uma lâmpada economizadora de 6400K nos chineses e colocá-la mesmo em cima do tronco onde tenho o musgo.

Resultado: Remédio santo.

 

Cresce de dia para dia.

 

Fertiliza a coluna de água com fertilizante líquido e faz a exeriencia de tentares colocar uma lampada dessas perto do musgo.

Verás resultado numa semana.

Scuderia Ferrari

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Obrigada pelas dicas. Faço fertilizaçao líquida. Utilizo um líquido da astra e coloco o numero de gotas indicadas a cada tpa. Dado que o aqua é de 30 litros, e o balaustro nao possibilita mais, tenho 14 wats de luz. Agora a cabomba também está a ficar acastanhada. A planta vermelha por baixo e verde por cima está com uns buraquinhos pequenos numa das folhas. Em contrapartida as valisnerias estão optimas. Só me dá pena ver o musgo a soltar-se tanto e a ficar tao castanho. Ja vejo o tronco que antes nao via. Então agora devo aumentar a quntidade de fertilizante?

ah, a luz está ligada 10 horas por dia, das 12 às 22:00

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aumenta o voltagem, poe mais uma lampada ou assim

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Não será antes a potencia? (Watts)

 

Abraço

Boas! Peço desculpa por me intrometer mas estava a janela e não pude evitar..

 

Sobre as plantas terem os pequenos buracos alguém sabe dizer algo?

 

É que as folhas das minhas tbm estão a ficar assim e não é marcas de serem roídas.. :puppydogeyes:

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Sobre as plantas terem os pequenos buracos alguém sabe dizer algo?

 

Carência de Potássio (K). É fácil fertilizar em separado.

Vai á farmácia, pede Cloreto de Potássio (KCl - vende-se em frasquinhosde 100g), mistura com 1litro de água destilada e ficas com um fertilizante que te dá 0,52 ppm por cada ml, para um aqua de 100 litros.

 

Para adaptar os cálculos á dimensão do teu aqua vê:

http://aquariofilia.do.sapo.pt/CLfertilizante.html

ou

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

Parece complicado mas não é.

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Carência de Potássio (K). É fácil fertilizar em separado.

Vai á farmácia, pede Cloreto de Potássio (KCl - vende-se em frasquinhosde 100g), mistura com 1litro de água destilada e ficas com um fertilizante que te dá 0,52 ppm por cada ml, para um aqua de 100 litros.

 

Para adaptar os cálculos á dimensão do teu aqua vê:

http://aquariofilia.do.sapo.pt/CLfertilizante.html

ou

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

Parece complicado mas não é.

 

Parece-me bem. E quanto ao facto de a cambomba estar acastanhada também? o que hei-de fazer?

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Se eu entendi bem, tens 14w para 30 litros, o que é pouco para a maioria das plantas.

Musgo de Java, Feto de Java, Anúbias e pouco mais pode suportar uma luz tão baixa, e mesmo essas podiam agradecer se tivessem mais alguma luz.

Se assim for, é normal que as plantas ganhem algas castanhas, que normalmente estão associadas á baixa iluminação, mas a ver se alguém mais conhecedor te orienta porque eu também ainda estou a descobrir o mundo das plantas...

De qualquer forma com 14w/30 l, procura por plantas que se aguentem com um nível muito baixo de iluminação.

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14W para 30L é mesmo pouca luz,até para plantas que sobrevivem desta maneira. Para 30L no minimo 30W de luz.

 

Geralmente o pessoal mete aqueles fertilizantes que têm tudo ao fim da semana,depois da tpa,mas esses fertilizantes por vezes nem Potassio têm,só mesmo Micros e Ferro a maior parte tem muito pouco.

 

Portanto para uma fertilização equilibrada para além dos Micros semanalmente depois da tpa,um pouco de Potassio e Ferro diáriamente ou se não tiverem paciência 2/3x semana.

 

Depois ficam a faltar Nitratos e Fosfatos,estes devem ser primeiro monitorados com testes e só depois caso o aqua necessite se deve fertilizar com conta peso e medida. Porque as plantas também precisam destes 2 Macros como de qualquer outro nutriente.

 

Caso a Fauna goste de águas ácidas a adição de CO2 só ajuda a manter as plantas no seu auge,mesmo naqueles aquas com plantas mais fáceis de manter tipo Musgo,Feto,Anubias,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Bom, isso quer dizer que tenho de alterar a calha, nao é? Isto é, o meu aqua é um pequeno nano em kit. Ja vinha com a calha e o balaustro so aguenta parece que sao 15 wats, nao estou muito certa. Teria de alterar para umas lampadas PLL, nao era? Tenho de voltar a pesquisar e pedir ao meu padrasto que me dê uma maozinha nisso. Obrigada :wink:

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Não é que seja impossivel manter musgo em 30L com 14W,é possivel,mas para teres o musgo a crescer verde a olhos vistos um pouco mais de luz seria bom.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Não é que seja impossivel manter musgo em 30L com 14W,é possivel,mas para teres o musgo a crescer verde a olhos vistos um pouco mais de luz seria bom.

 

 

 

O musgo cresce praticamente às escuras....

Mas demora uns tempos a adaptar-se a parametros novos.

tinha um aquário sem termostacto só para as plantas que comprava.

O musgo aí tomou conta do aquário.

Passei algum musgo par ao áqua dos Discus (a 30ºC) e demorou cerca de um mês a começar a crescer.

Só quando acrescentei a tal lmapada compacta de 6400K é que o musgo ganhou vida.

Da~i continuar a achar que o que realment faz a diferença é a temperatura de cor...

O meu musgo estava nas últimas... agora está muito bom. E nem parece uma planta de crescimento lento.

Está impecável. Verde, viçoso e a crescer na horizontal. Nem parece musgo de Java.

Parece a variante Christmas.

 

Mas lá está, se conseguisses passar de 14W para 28W só tinhas a ganhar.

Scuderia Ferrari

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O musgo cresce praticamente às escuras....

Mas demora uns tempos a adaptar-se a parametros novos.

tinha um aquário sem termostacto só para as plantas que comprava.

O musgo aí tomou conta do aquário.

Passei algum musgo par ao áqua dos Discus (a 30ºC) e demorou cerca de um mês a começar a crescer.

Só quando acrescentei a tal lmapada compacta de 6400K é que o musgo ganhou vida.

Da~i continuar a achar que o que realment faz a diferença é a temperatura de cor...

O meu musgo estava nas últimas... agora está muito bom. E nem parece uma planta de crescimento lento.

Está impecável. Verde, viçoso e a crescer na horizontal. Nem parece musgo de Java.

Parece a variante Christmas.

 

Mas lá está, se conseguisses passar de 14W para 28W só tinhas a ganhar.

 

Hoje o meu padrasto esteve finalmente a dar a tal ajuda. Encontrámos duas lâmpadas de 20 w cada. Talvez seja demais visto ter aumentado de repente para mais do dobro. E para saber isso que aqui estou.

As lâmpadas sao daquelas económicas e a informação constante no papelinho era

E27, 220-240v~ 50/60Hz

E isto tudo quer dizer o quê?

Será que é luz a mais para os 30 litros? Os peixes e as plantas vao ressentir-se com isso?

E quanto à temperatura da luz, nao faço ideia. Não consta na embalagem, e a luz é muito amarela, não tem nada a ver com a luz das flurescentes

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20 w - é a potência da lâmpada

E27 - é o tipo de casquilho

220-240v - é a tensão eléctrica (convencionalmente na Europa Continental é a tensão utilizada).

50/60Hz - é a frequencia da corrente eléctrica

... nada que nos diga algo de significativo par além de que essas lâmpadas podem em circunstancias normais ser utilizadas no nosso País.

Se procurares um bocadinho melhor (na lâmpada ou na embalagem), deves ter mais alguma informação.

Suponho que a luz é bastante amarela quando ligas as lâmpadas, mas passado algum tempo torna-se mais branca, não? Tem a ver com a ionização do gás dentro da lâmpada (também não importa muito para o caso).

 

Sim, as tuas plantas vão-se ressentir. Vão ter um período de adaptação, mas no final vão ficar muito mais saudáveis. Cuidado entretanto com os valores dos macro nutrientes (N, P, K) e com o período de iluminação (que deve ser constante). Umas TPA's com um pouco mais de frequência podem ajudar a manter as algas sob controle.

 

Talvez o próximo passo seja a fertilização separadamente controlada (com CO2 e tudo), mas ainda não é tempo para plantas muito exigentes.

 

Boa sorte.

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20 w - é a potência da lâmpada

E27 - é o tipo de casquilho

220-240v - é a tensão eléctrica (convencionalmente na Europa Continental é a tensão utilizada).

50/60Hz - é a frequencia da corrente eléctrica

... nada que nos diga algo de significativo par além de que essas lâmpadas podem em circunstancias normais ser utilizadas no nosso País.

Se procurares um bocadinho melhor (na lâmpada ou na embalagem), deves ter mais alguma informação.

Suponho que a luz é bastante amarela quando ligas as lâmpadas, mas passado algum tempo torna-se mais branca, não? Tem a ver com a ionização do gás dentro da lâmpada (também não importa muito para o caso).

 

Sim, as tuas plantas vão-se ressentir. Vão ter um período de adaptação, mas no final vão ficar muito mais saudáveis. Cuidado entretanto com os valores dos macro nutrientes (N, P, K) e com o período de iluminação (que deve ser constante). Umas TPA's com um pouco mais de frequência podem ajudar a manter as algas sob controle.

 

Talvez o próximo passo seja a fertilização separadamente controlada (com CO2 e tudo), mas ainda não é tempo para plantas muito exigentes.

 

Boa sorte.

 

 

 

Pois. Subscrevo.

Quanto à luz ser amarela... provavelmente essas lampadas são de 4200K, eu teria usado de 6500K que se encontram em qualquer loja dos chineses.

Junto ao casquilho está lá escrito. Algumas não dizem, logo não compro dessas.

Tento sempre procurar as que têm a temperatura de cor indicada ou na embalgem ou no casquilho.

Seja como for, as lampadas no chineses custam cerca de 1-2 euros por isso podes trocar em qualquer altura.

 

Pensa em CO2 caseiro se tiveres mais plantas. COm essa iluminação já podes pensar em algo mais exigente.

 

Vai dizendo como isso está a correr aqora que já se fez luz! :D

Editado por commendatore

Scuderia Ferrari

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Os valores importantes para um aquariofilista numa lâmpada são mais os Kelvins (temperatura de cor),e aqui o que queremos é lâmpadas com Kelvins superiores a 4000K e até 10000K.

 

Quanto mais Kelvins mais azulada é a luz e mais penetra na coluna de água.Quanto menos Kelvins mais amarelada é a luz.

 

Depois temos o I.R.C. da lâmpada,que é o Indice de Reprodução Crómatica.Basicamente é a capacidade da lâmpada fidelizar o mais possivel as cores a que se propõe iluminar.A tabela vai de 1 a 9.Quanto mais IRC melhor.

 

Depois temos os Lumens ou Lux. E nós aquariofilistas não deviamos falar das lâmpadas em Watts,visto que estes indicam o consumo.Os Lumens indicam a Luminosidade real da lâmpada,e é através deles que conseguimos ver o facto de 2 lâmpadas com os mesmos Watts,uma iluminar mais que a outra,comparando diferentes modelos de lâmpada,T8 e T5 por ex.

 

Já agora nos catálogos e nas embalagens das lâmpadas há sempre um numero. Por ex. 865. O 8 representa o IRC, e o 65 indica os Kelvins 6500 K. Se fosse 980 era IRC 9,com 8000 K.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Obrigada pelo apoio, Mocho. Ajudou-me a perceber que isso é aquilo que vem em todas as lâmpadas.

Quanto à ideia das lampadas dos chineses, nao fazia ideia que havia luzes mais brancas com o mesmo casquilho. Ia-me dar jeito agora que deu tanto trabalho alterar a calha. Ainda hei-de pôr o resultado na secção de DIY.

Em relação aos lumens andei a pesquisar ontem sobre isso. Mas era demasiado descritivo, e acabei por ficar na mesma. Realmente voces explicam melhor.

Os lumens que vêm indicados na embalagem é de 1300.

Já os outros valores de IRC e Kelvins nao consegui encontrar na embalagem nem nas lâmpadas. Há lá uns serial numbers mas nada mais. Quando aquilo arrefecer desatarracho para ver melhor.

As algas realmente vão largando umas bolhinhas, o que significam que estão a ganhar vida.

A luz permanece ligada durante 10 horas. Devo alterar a duração de tempo?

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As algas realmente vão largando umas bolhinhas, o que significam que estão a ganhar vida.

A luz permanece ligada durante 10 horas. Devo alterar a duração de tempo?

 

Não estão a ganhar vida! Estão a ir à vida!

Isso com o tempo vai lá.

Se for necessário reduz o tempo de iluminação para 8 horas durante uns dias e depois vais aumentando gradualmente até veres que as algas estão a ir embora.

Mas o importante é que consigas ter um período de iluminação sem grandes oscilações, ou seja, constante. Mete um temporizador. Também pode ser dos chineses que funciona bem e é mais barato.

 

Depois de acertares com isso, deves manter sempre esse período por mais vontade que te dê de acender as luzes para ver como estão as coisas.

Imagina o que é estares a dormir e acenderem-te as luzes do quarto uma hora só para verem se estás vivo e de boa saúde.

Não ias gostar muito e ficarias confuso.

As plantas têm o ciclo diurno e noturno.

 

Hehe, isso vai correr bem.

Como te aconselharam, para já aposta em plantas de fácil manutenção como as que mencionaste no inicio deste post.

Há muitas e muito bonitas. Variedade não falta!

 

Abraço

Scuderia Ferrari

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Não estão a ganhar vida! Estão a ir à vida!

Isso com o tempo vai lá.

Se for necessário reduz o tempo de iluminação para 8 horas durante uns dias e depois vais aumentando gradualmente até veres que as algas estão a ir embora.

Mas o importante é que consigas ter um período de iluminação sem grandes oscilações, ou seja, constante. Mete um temporizador. Também pode ser dos chineses que funciona bem e é mais barato.

 

Depois de acertares com isso, deves manter sempre esse período por mais vontade que te dê de acender as luzes para ver como estão as coisas.

Imagina o que é estares a dormir e acenderem-te as luzes do quarto uma hora só para verem se estás vivo e de boa saúde.

Não ias gostar muito e ficarias confuso.

As plantas têm o ciclo diurno e noturno.

 

O temporizador já cá existe desde o 1º ano do aquário. No início havia dias que me esquecia de ligar a luz quando saia de casa ou coisa do género. Assim não há esquecimentos.

Por enquanto vou vendo como se dão as plantas. Aquelas que têm algas apresentam muitas bolhinhas ainda, desconfio que sejam as próprias das algas a respirar. Ou então a definhar. isso é que era bom :Fade-color

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ola

visto teres so 30 litros de agua alem da iluminacao que ja te aconselharam e bem das tpa´s ainda te recomendava umas pastilhas efervescentes de co2 era o que eu utilizava antes de fazer um sistema diy com acido cloridico e bicarbonato de sodio mas existem outros sistemas diy um com gelatina e bicarbonato sodio ,talvez o ideal para ti pois nao tem nada de dificil fazer sai barato(bicarbonato 125gramas modelo a 0,59 € e a gelatina e agua e esta feito,mas para veres se sera mesmo necessario aconselhava te as pastilhas co2 e com iluminacao adequada tpa´s e co2 é so manter o ph da agua e ve las a crescer comigo funcionou num aqua de 300 lt e com a adicao de potassi liquido e ao fim de 1 semana ja notava o crescimento e as novas pontas do musgo a crescerem verdes como mandam as regras

boa sorte

nelsomsdias aka cheyenne

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ola

visto teres so 30 litros de agua alem da iluminacao que ja te aconselharam e bem das tpa´s ainda te recomendava umas pastilhas efervescentes de co2 era o que eu utilizava antes de fazer um sistema diy com acido cloridico e bicarbonato de sodio mas existem outros sistemas diy um com gelatina e bicarbonato sodio ,talvez o ideal para ti pois nao tem nada de dificil fazer sai barato(bicarbonato 125gramas modelo a 0,59 € e a gelatina e agua e esta feito,mas para veres se sera mesmo necessario aconselhava te as pastilhas co2 e com iluminacao adequada tpa´s e co2 é so manter o ph da agua e ve las a crescer comigo funcionou num aqua de 300 lt e com a adicao de potassi liquido e ao fim de 1 semana ja notava o crescimento e as novas pontas do musgo a crescerem verdes como mandam as regras

boa sorte

nelsomsdias aka cheyenne

 

Olá. Obrigada pela dica. Fiz uma experiência com a receita de co2 num cubo vodafone. so la tenho duas valisnerias um pedaço de musgo. a luz é natural. As bolhas saiam regularmente, cerca de uma bolha a cada 5 segundos. Tentei utilizar um filtro de cigarro na ponta do tubo, mas parece-me que o co2 acabava por sair pela rolha. Desinteressei-me um bocado, deitei fora a garrafa e a mistura, e o cano está pendurado à espera de uma nova tentativa. No entanto em relaçao aos vivos tenho um certo receio. Como não tenho teste de co2 nao podia medir os niveis e seria mais um tiro no escuro. Quando estiver um pouco mais liberta do meu estágio, a ver se me empenho mais. A dúvida está no difusor. Pelo que tenho lido é dificil encontrar uma coisa barata que funcione com a receita caseira.

Obrigada

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