Rocha Da Nossa Costa


Recommended Posts

Olá todos!

Estou a pensar em entrar nos salgados e disseram-me que poderia usar rocha viva da nossa costa, alguem tem essa experiencia?

 

Nao podes principalmente para reefs dado que não e porosa se não e porosa não se aloja bactérias , agora eventualmente podes por alguma para encher o aquario em vez de pores rocha morta mas so isso .

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é viável o uso da rocha da nossa costa.

 

É essencialmente composta por granito, xisto, basalto, etc.

 

Não temos rochas calcárias com fartura para as podermos apanhar, e essa rochas com os tais "buracos" não servem, pois isso não significa ser poroso....

 

No mínimo compras Rocha morta, e uns quilos de RV e deixas colonizar...

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

tenho uma duvida - os seres vivos dessa rocha não vão morrer com a diferença de temperatura?

 

 

esse e mais um senão da nossa rocha todos os micro seres morreram com a temp elevadas dos nossos reefs

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

perdoem-me discordar dos mais "experts", nesta area, mas sou da opinião que é possível utilizar a rocha da nossa costa!

tem é que se escolher bem no acto da recolha...o local e o tipo de rocha!

aqui pelo menos no Algarve, encontrei bastante rocha de razoavel qualidade comparativamente à que se compra, e ainda por cima já com alga coralina!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

perdoem-me discordar dos mais "experts", nesta area, mas sou da opinião que é possível utilizar a rocha da nossa costa!

tem é que se escolher bem no acto da recolha...o local e o tipo de rocha!

aqui pelo menos no Algarve, encontrei bastante rocha de razoavel qualidade comparativamente à que se compra, e ainda por cima já com alga coralina!

 

Depende do ponto geográfico do nosso País. No algarve e zona de lisboa, existe as chamadas orlas mezoceozoicas, por outras palavras, são zonas do país compostas essencialmente por calcários. Aqui pode-se encontrar richas de muito boa qualidade e bem porosas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem em primeiro lugar onde vives Jordas? De facto não temos em portugal rocha em quantidade suficiente de ordem biológica como a chamada rocha morta proveniente de recifes. Caso encontres zonas de rocha basáltica (o que não é fácil no continente), podes optar por ela, enquanto teja coberta de animais e coralina, até porque a rocha basáltica é mais porosa que a rocha morta dos recifes. Granito, xisto e calcário não te aconselho a usares de forma alguma. O ideal seria mostrares o tipo de rocha que podes encontrar aí e já damos uma resposta.

Cumprimentos

Filipe Pacheco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

perdoem-me discordar dos mais "experts", nesta area, mas sou da opinião que é possível utilizar a rocha da nossa costa!

tem é que se escolher bem no acto da recolha...o local e o tipo de rocha!

aqui pelo menos no Algarve, encontrei bastante rocha de razoavel qualidade comparativamente à que se compra, e ainda por cima já com alga coralina!

 

concordo contigo , nos aqui no Algarve temos rocha que depois de maturada ninguém diz que e daqui e tenho 1 fish only montado com essa rocha que ja enganou muito boa gente a pensar que rocha da indonesia :P

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais