Filtros Uv ...


Recommended Posts

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bons critérios para a compra de um filtr UV são coisas como:

 

- tipo de lampada, ha umas mais cara que outras, a Jebo tem lampadas que facilmente se encontra por cá e baratas;

- potência da lampada, que terá a ver com a eficácia da "esterilização", em que quanto mais potente for a lampada, maior fluxo de agua a lampada poderá ter para ter a mesma eficácia

 

Há muitas mais, mas estas, para mim, são bem importantes. Claro que também há a questão do preço.

No mercado tens a Jebo e a SunSun com bons preços, o resto...

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Tb ando interessado num filtro uv e tenho 1 filtro exterior que debita 1200l/h.

A minha duvida é se posso ligar qualquer uv ao filtro com esse debito.

Peço desculpa por estar a utilizar este topico para tirar 1 duvida minha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Tb ando interessado num filtro uv e tenho 1 filtro exterior que debita 1200l/h.

A minha duvida é se posso ligar qualquer uv ao filtro com esse debito.

Peço desculpa por estar a utilizar este topico para tirar 1 duvida minha.

 

Eu tenho um igualzinho ao da image, um Jebo de 36W, que está ligado a um eheim 2217 (fluxo de 1000L/H). Com esta potência dá até para mais fluxo.

Algures no fórum existe um tópico, mas antigo, sobre a potência Versus fluxo Versus eficácia.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Estive a ver alguns filtros uv,e vi na Seahorseshop.com a uv-c multimax 1250.

caracteristicas:

lampada uv-c-pl-s:9w

volume do aquario:1250l

caudal da bomba:1500l/h

pressão max. da bomba:3bar

 

E vi na pet4you.net a uv marca Helimax 9w-250-500l/h.

Fiquei 1 bocado confuso porque a lampada é de 9w nas duas mas uma o caudal é de 1500l/h e na outra de 250 a 500l/h,e o preço é quase igual,a Multimax custa 73€ e a Helimax 76€.

Qual é a diferença de 1 para outra se a lampada é igual de 9w?

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Estive a ver alguns filtros uv,e vi na Seahorseshop.com a uv-c multimax 1250.

caracteristicas:

lampada uv-c-pl-s:9w

volume do aquario:1250l

caudal da bomba:1500l/h

pressão max. da bomba:3bar

 

E vi na pet4you.net a uv marca Helimax 9w-250-500l/h.

Fiquei 1 bocado confuso porque a lampada é de 9w nas duas mas uma o caudal é de 1500l/h e na outra de 250 a 500l/h,e o preço é quase igual,a Multimax custa 73€ e a Helimax 76€.

Qual é a diferença de 1 para outra se a lampada é igual de 9w?

Abraço.

Vai ao site de um fabricante, ou loja online e vê nas especificações dos equipamentos. Encontras aí a resposta para a tua pergunta. A JBL tem umas tabelas. Isso dos litros do aquário para que dá uma lâmpada, depende da coluna para que estamos a olhar...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ao site de um fabricante, ou loja online e vê nas especificações dos equipamentos. Encontras aí a resposta para a tua pergunta. A JBL tem umas tabelas. Isso dos litros do aquário para que dá uma lâmpada, depende da coluna para que estamos a olhar...

 

Cumps

Exactamente. No caso da JBL e para a potência de 9 Watts tens .

 

Para aquários:

 

1)- Volume de água - >300<600 litros.

- Débito da bomba: >100<200 l/h para eliminar turvação provocada por micro-algas.

 

2)-Volume de água: >100<150 litros.

- Débito da bomba: >50<100 l/h para esterilização parcial.

 

Para lagos as contas mudam para, respectivamente:

1)>5000<9000 litros/ >500<1000 l/h

2)>500<800 litros/ > 100<200 l/h

 

Como vês tem a ver com o que se quer eliminar e a sua concentração na água. Nos lagos tanto as bactérias, germes e outros agentes patogénicos e micro-algas se encontram em menor concentração do que nos aquários.

 

Poderá também ter a ver com o espectro dos UV-Cs aplicado: http://faq.thekrib.com/pt/filters.html#sterilization

A JBL usa cerca de 255 nm.

Cumps.

 

Nota: por experiência alheia (de amigos com bem mais guito que eu) a esterilização parcial é quase total: doenças nem vê-las. Se entrar peixe doente novo, hospital com ele e nunca houve contágio para os que já lá estavam. Uso de UV-Cs 24 horas/dia.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota: por experiência alheia (de amigos com bem mais guito que eu) a esterilização parcial é quase total: doenças nem vê-las. Se entrar peixe doente novo, hospital com ele e nunca houve contágio para os que já lá estavam. Uso de UV-Cs 24 horas/dia.

 

 

Concordo plenamente, e comigo é o mesmo! Água cristalina e doenças nem vê-las, só não concordo com o uso H24 do UV. Acaba por ser prejudicial a longo prazo, pelo menos para as plantas que possas ter na agua, pois "elimina" os fertilizantes(alguns) que possas ter na água. O melhor será mesmo um uso moderado do filtro. Eu uso o meu 4 horas por noite.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos.

Muito obrigado pelas explicações.

Acho que vou arriscar em comprar o multimax 1250,e quanto ao tempo da uv ligada tb ja me tinham dito que deve ser moderado,a volta de 4h dia.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva.

 

Eu tb vi esse da Multimax, mas além de não conhecer essa marca vou para o Aqua Medic Helix Max por duas razões além da marca :

 

1) a saída e a entrada da àgua giram nos Helix, podendo-se assim coloca-las na melhor posição possivel! No Multimax são fixas e uma para cada lado, o que acho que não dá grande geito.

 

2) a àgua nos no Aqua Medic Helix Max circula em espiral à volta da lâmpada, maximizando assim o tempo de exposição da àgua à UV.

 

Quanto ao caudal de àgua para desse Multimax ser no máximo 1500lt/h devem-se estar a referir para lagos e não aguários !

 

Nem o JBL 36W aguenta 1500lt/h para eliminar só a turvação em aquário !

 

Aqui fica a info dos Helix Max :

 

Aqua Medic Helix Max

Water clarifier for fresh and salt water aquariums and garden ponds.

 

HelixMax%2018W.jpg

 

Helix Max UV sterilisers can eliminate single cell algaes giving crystal clear water in aquariums and ponds. They can also hel p control bacteria and other water borne parasites and decreases the risk of fish acquiring infections. The controlled water flow within the Helix Max and its large volume ensure maximum efficacy. The water is directed in a spiral path around the quartz tube resulting in more efficient use of the UV radiation than in standard units. The inlet and outlet fittings can be rotated through 360° for easy mounting at any angle. Helix Max UV sterilisers are available in 5 sizes: 5 and 9 watts for fresh and salt water aquariums, 18, 36 and 55 watts, with a 10 m rubber cable and high frequency electronic ballast, for garden ponds, salt and fresh water aquariums. The electronic ballasts increase the lifetime and the efficacy of the UV lamps.

 

Helix.jpg

 

E um PDF a explicar melhor os UV Helix Max.

Editado por jpf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Na tua opinião o da helix max é melhor,mas se eu o ligar ao meu filtro com o caudal de 1200l/h por exemplo 8horas em vez de 4 achas que é eficaz?

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres posso tentar arranjar um UV mais potente e mais barata atráves do ebay. Facilmente consigo.

 

Boas, desculpam estar-me a meter na conversa, mas eu tb estava interessa na compra de um UV, se conseguires compra um no ebay, estou disposto a dividir as despesas de envio com alguém.

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro de 18w já consegui. Foi á uns dias, e consegui por 25euros. Quem quiser só terá que somar a sua parte nos portes. No total os portes são 45euros, dependendo do material que vem, poderá ser 15euros.

Tentei por o link para o UV mas aparece-me um erro :crazyeyes:

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro de 18w já consegui. Foi á uns dias, e consegui por 25euros. Quem quiser só terá que somar a sua parte nos portes. No total os portes são 45euros, dependendo do material que vem, poderá ser 15euros.

Tentei por o link para o UV mas aparece-me um erro :crazyeyes:

Paulo

se os portes forem 15€ estou interressado, (qual a marca?)

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O valor total dos portes para cada encomenda são 45euros. Se forem 3 items diferentes serão 45euros a dividir por 3, que dá os 15euros.

Neste momento já tenho 2 items, onde 1 é um UV de 18W, falta-me um terceiro item. Vou tentar um uv. A marca é SunSun.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O valor total dos portes para cada encomenda são 45euros. Se forem 3 items diferentes serão 45euros a dividir por 3, que dá os 15euros.

Neste momento já tenho 2 items, onde 1 é um UV de 18W, falta-me um terceiro item. Vou tentar um uv. A marca é SunSun.

Paulo

 

Onde estás a ver isso ? Não encontro nada :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Concordo com o que se tem dito relativamente à questão dos caudais. (com caudais elevados o filtro perde eficiência, pois não consegue matar...)

 

Também não me parece que se compense grande coisa aumentando o tempo de exposição. Ou seja, se comparar um filtro de 9W com um de 18W, não basta duplicar as horas que eu tenho o de 9W ligado para ter a mesma eficiência.

 

Grandes caudais, com lâmpadas pouco potentes, acabam por matar só as algas. (ou nem isso)

 

Eu comprei, na aquaristic, um filtro de 9W JBL por cerca de 60 €, para o meu aquário de 240 L brutos e vai funcionar com uma bomba de 150-300 L/hora. (provavelmente no mínimo)

 

Para o meu aquário de 840 L brutos já comprei o de 36 W, que vai funcionar com um filtro de 440 L/hora (para ver se mato mais que algas...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.