Indusir Desova Num Casal De Discus!


luisferreira

Recommended Posts

BOas!

 

Tenho um casal que comprei a um amigo, este ja teve muitas posturas na casa dele e na minha (só está na minha casa há um mÊs ) e ainda nao desovou entao decidi começar a ver o que podia fazer ...

 

Bem fiz 5 dias de Tpas com água fria de maneira á temperatura do aqua descer 4 ou 5 graus alimentei os sempre com artemia e granulado da sera... e agora (Depois dos 5 dias de tpas de agua fria dou 3 dias sem tpas) estou no terceiro dia sem tpa...

(um método também utilizado para induzir desovas)...

 

Gostava de saber a vossa opinião sobre o facto de o casal ainda não ter desovado....

 

Obrigada!

 

cumps!

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 72
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

nao percebo muito de discos mas esse metodo penso que seja usado para induzir corydoras e nao discos. eu tenho escalares e nao faço nada para terem desovas e de 10/11 dias teem uma nova desova. apenas faço tpas frequentes e pouca comida muitas vezes

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive Casais de Discus e agora tenho Diversos Casais de Escalares que como tu vinham de outros locais a por Ovos

 

Eles demoram um certo tempo a ambientarem-se, uns demoram mais que outros, o essencial é uma boa qualidade de água e um bom ambiente ( zona calma sem muito movimento é o ideal).

 

É apenas uma questão de acharem o momento exacto, tanto estão assustados e parecem não querer nada (mesmo com a água nos parêmetros certos) , como de repente quando dar por eles já estão a colocar a sua postura e a defende-los com afinco.

 

Se estás a fazer tudo como deve ser mais dia menos dia e a postura está aí.

 

Nos meus uma baixa de ph ( não costumo baixar temperatura e sim Ph) depois de uma muda de água , dentro dos 15 dias seguinetes geralmente fazem a 1ª postura.

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma Luís vai com calma, quando começarem a por ovos, vais ver :) . Então e o outro já está a 100%, eu disse-te que ia correr bem.

 

Um abraço

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A seguir a TPA, baixa PH para 6.2 ou 6

 

 

Ou então... a solução ideal: ESPERAR, TER PACIÊNCIA, DEIXAR A NATUREZA FLUIR

 

Essa será a melhor solução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A seguir a TPA, baixa PH para 6.2 ou 6

Ou então... a solução ideal: ESPERAR, TER PACIÊNCIA, DEIXAR A NATUREZA FLUIR

 

Essa será a melhor solução

 

 

Boas!

 

sim vou aguardar.... com paciência....

 

Francisco quanto ao outro discu está optimo e acho que se vê bem o crescimento dele...

 

Obrigada!

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimenta-os muito bem e mantém o PH baixo 5,5-6,0. Fica uma semana sem mudar a água e com a Temp a 32º C. Quando passar uma semana, faz TPAs todos os dias com a Temp a baixar para 26-28ºC. De preferência com um mix de Osmose!

 

Nos meus, espeto-lhe com 10 litros de osmose pura e zzuuukkkssss!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimenta-os muito bem e mantém o PH baixo 5,5-6,0. Fica uma semana sem mudar a água e com a Temp a 32º C. Quando passar uma semana, faz TPAs todos os dias com a Temp a baixar para 26-28ºC. De preferência com um mix de Osmose!

 

Nos meus, espeto-lhe com 10 litros de osmose pura e zzuuukkkssss!

 

 

Boas!

 

Bem eu alimenta los para já só tenho granulado da sera e artemia ainda nao encontrei krill... por isso vou esperar mais uns dias e depois faço como dizes.....

 

Obrigada a todos!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

tenho ouvido cada barbaridade a alimentação não tem nada haver com o acazalamento dos discus agora as carteristicas quimicas da agua sim temperatura 30 graus e um ph 5,5 a 6 e dureza da agua que seja 0 acerdito que passado uns dias vais ver o teu casal com danças de acazalamento e susessiva postura dos ovos.

 

 

com os melhores cumprimentos

 

joão

cumprimentos

joão

(santarem peixes ornamentais)

brasil

O MEU PERFERIDO

VERMELHO BARRA MANÇA

 

P4120001-11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , os métodos utilizados de indução de desova , tentam nada mais que reproduzir o que para os Discos significa , comida em ambundância para as crias, ou seja.As temperaturas o PH , e a água quando se induz as mudanças de água , de 50% se possivel e com osmose para quem pode, são apenas estimulos que indicam que vem comida com fartura e tem de vir, portanto.

 

Krill, artemia , larvas de mosquito liofilizadas , e água fria com quedas dos 32º para 27º , PH´s menos importante mas 6.0/6.5 serev perfeitamente (cativeiro) 5.5 /6 para selvagens, quanto há dureza , abaixo dos 5gh , ou menos .

 

A tecnica pretende nada mais que simular os degelos de água fria que atigem o rio amazonas quando descem das nascentes frias dos andes , por isso as descidas de temperatura aos discos avisa de água pura (derretida do gelo nas montanhas) e abundância de comida que isso origina , se eles desovam , bem isso é outra história , como todos sabemos , mudanças nos discos significa adaptação , birras sem comer etc, por isso é preciso também muita dose de paciencia e muita água , posso dizer que apesar de ter só um sistema sem osmose e usar as folhas de amendoeira da india para proteger os ovos e etc´s, consigo com este metodo induzir as desovas em quem está pronto (animais adultos) e saudavel e ambientado .um abraço.

 

 

p.s. E para quem referiu escalares , sim tb se induzem com uma tpa de água fria , mas esses basta uma num dia ou 2 nos mais teimosos , por isso é comun após uma tpa no comunitário os casais aparecem , será que nunca vos aconteceu a quem tem escalares? um abraço.

 

 

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola viva não comcordo totalmente com o que palma escreveu não so no rio amazonas que ezistem discus a logos e outors rios amazonia,que tambem tem discus ou acaras como lhes chamam os indios do alto das montanhas ate ao local aonde haitam alguns discus vão uns bons kilometros, as chuvas desta epoca do ano sim são um dos factores que redus a temperatura da agua posso vos dizer qua agua nesta altura ronda os 20 a 25graus o ph ronda 4 a 6, dureza è 0 os niveis da agua este ano estão elevadissimos tenho falado com os locais dizem eles que este ano vai ser um bom ano de pesca,não querendo fujir muito deste topico os discus selvagens tem algumas diferenças de habitus naturais e nesta altura de chuva com mais refujios naturais condiçoes quimica da agua que eles aproveitam para nidificar.

 

 

com os melhores cumprimentos

 

joão

cumprimentos

joão

(santarem peixes ornamentais)

brasil

O MEU PERFERIDO

VERMELHO BARRA MANÇA

 

P4120001-11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola viva não comcordo totalmente com o que palma escreveu não so no rio amazonas que ezistem discus a logos e outors rios amazonia,que tambem tem discus ou acaras como lhes chamam os indios do alto das montanhas ate ao local aonde haitam alguns discus vão uns bons kilometros, as chuvas desta epoca do ano sim são um dos factores que redus a temperatura da agua posso vos dizer qua agua nesta altura ronda os 20 a 25graus o ph ronda 4 a 6, dureza è 0 os niveis da agua este ano estão elevadissimos tenho falado com os locais dizem eles que este ano vai ser um bom ano de pesca,não querendo fujir muito deste topico os discus selvagens tem algumas diferenças de habitus naturais e nesta altura de chuva com mais refujios naturais condiçoes quimica da agua que eles aproveitam para nidificar.

com os melhores cumprimentos

 

joão

 

 

Olá , se consultares este post verás a resposta ás tuas dúvidas , e a prova real , um abraço.

 

jose palma

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry549688

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nos que vendi antes destes solid, bastava uma tpa de uns 40% pra passado 2 ou 3 dias ter 3 femeas a desovar, mas a agua é mt macia tenho gh e kh <1

 

 

abraço

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nos que vendi antes destes solid, bastava uma tpa de uns 40% pra passado 2 ou 3 dias ter 3 femeas a desovar, mas a agua é mt macia tenho gh e kh <1

abraço

 

William

 

 

Pois a minha costuma ser menor que 3..... mas parece que subiu... como faço para baixar o kh e gh?!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nos que vendi antes destes solid, bastava uma tpa de uns 40% pra passado 2 ou 3 dias ter 3 femeas a desovar, mas a agua é mt macia tenho gh e kh <1

abraço

 

William

 

 

Pois a minha costuma ser menor que 3..... mas parece que subiu... como faço para baixar o kh e gh?!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Deixa-me fazer-te uma pergunta!!!

Tens o Casal isolado num aquario sozinho???? Se sim!! Isso é provavelmente falta de adptação ao novo dono!!!

Se tiveres hipotese junta o casal a outros peixes (tipo escalares ou outros discos) e cada vez que vais deitar comida fica tipo 2/3min em frente ao vidro até verificares que estes se adaptam bem a tua presença!!! Em seguida isolas novamente o casal e tenta apanha-los com a mão e introduzi-los no novo aquario com a mão e tenta uma boa acomodação tipo 30/45 min!!!!

Editado por David Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Deixa-me fazer-te uma pergunta!!!

Tens o Casal isolado num aquario sozinho???? Se sim!! Isso é provavelmente falta de adptação ao novo dono!!!

Se tiveres hipotese junta o casal a outros peixes (tipo escalares ou outros discos) e cada vez que vais deitar comida fica tipo 2/3min em frente ao vidro até verificares que estes se adaptam bem a tua presença!!! Em seguida isolas novamente o casal e tenta apanha-los com a mão e introduzi-los no novo aquario com a mão e tenta uma boa acomodação tipo 30/45 min!!!!

 

 

Boas!

 

Bem eu acho que eles já se ambientaram a mim.... porque acho que um peixe que vem ao de cima esperar que lhe de comida e me deixa fazer lhe " festas" está bem ambientado nao? Eu não sei muito disto mas a mim parece me que o problema deve ser da dureza ..... e por isso vou comprar turfa no entanto preciso de ajuda em 3 coisas.....

1- Turfa granulada ou em placa?! (Parece me que em aveiro só em granulado....)

2- se for granulado posso por a turfa para dentro do filtro junto com a ceramica??! ou como devo por o granulado dentro do filtro???!

3- Folhas de amendoeira baixam o KH e GH?!

 

 

 

abraço e obrigada....

 

Ps Deixo o link de um video do casal...

http://s185.photobucket.com/albums/x66/lui...nt=MOV04495.flv

 

agradeço respostas....

Editado por luisferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha se eles a mim parecem-me bastante ambiantados e deixa-me dizer que é um belo casal!!!

Quanto as tuas perguntas:

A Trufa ideal para filtros é em granulado!!! Quanto a ceramica não há problema!!!!

Cuidado com o Ph!!! Que a trufa não baixa somente o Gh. Baixa o KH,GH e Ph por isso algum cuidado com os valores!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha se eles a mim parecem-me bastante ambiantados e deixa-me dizer que é um belo casal!!!

Quanto as tuas perguntas:

A Trufa ideal para filtros é em granulado!!! Quanto a ceramica não há problema!!!!

Cuidado com o Ph!!! Que a trufa não baixa somente o Gh. Baixa o KH,GH e Ph por isso algum cuidado com os valores!!!!

 

Mas o ph tmbem tá em 6.8 se calhar mais por isso é um bom dois em um....

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais