Valores Dos Testes - Ajuda


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Montei um novo aquário há uma semana e os valores estão fora do normal, gostava de vos pedir ajuda, porque não sei que procedimentos fazer para que os valores alterem.

 

O aquário tem várias plantas, substracto e rocha vulcânica.

 

Fauna: guppys (muitos alevins numa maternidade de rede) e neons

 

Testes e respectivos valores:

Temperatura: 26º

KH - 5

PH - 7,6

Nitritos - 0,1

Nitratos - 1

Fe - 0,7 biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Bom, quanto ao ph, no outro aqua tinha sempre a rondar os 7 e estava sempre tudo bem... mas agora parece difícil baixar... vou tentar pôr mais umas gotas... mas não o faço sem saber se tenho de fazer alguma TPA

Quanto os Nitritos e ao Ferro não sei o que hei-de fazer para baixar...

 

Coloquei água do outro aqua, mas o ciclo não está completo e os valores preocupam-me... Se alguém me puder ajudar....

 

Obrigada,

Nuskinha

Editado por nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para baixar o pH (por causa dos neons, só) com TPAs tens primeiro de ver se a água que utilizas tem um pH mais baixo que 7,6, como é óbvio, senão não te dá para nada.

 

O KH está bom e os nitratos também. Os nitritos estão mesmo no limite do aconselhável. Os nitritos dificultam a absorção de oxigénio ao nível das guelras tanto mais quanto mais alto fôr o valor. Com 0,1 e um comportamento normal dos peixes podes estar descansada. No entanto, eu faria uma TPA de 30%, não vão esses valores subir um pouco mais. Não quer dizer que a mais de 0,1 sufoquem e caiam para o lado, mas convém baixar esses níveis.

 

Falta a amónia. É sempre muito importante. Como não tens valores, a TPA fará baixar a amónia, que não deve estar a 0 neste momento. O mesmo vale para o ferro. Mais uma vez a observação da comportamento dos peixes pode ser um indício valioso.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta a amónia. É sempre muito importante. Como não tens valores, a TPA fará baixar a amónia, que não deve estar a 0 neste momento. O mesmo vale para o ferro. Mais uma vez a observação da comportamento dos peixes pode ser um indício valioso.

Cumps.

 

 

O pH da tprneira ronda os 7,5... por isso tenho mesmo de baixar...

 

Quanto à amónia, não tenho o teste, por isso não o fiz, mas calculo que esteja descontrolado...

 

O meu problema é... posso fazer já uma TPA, uma vez que o aquário ainda não estabilizou e tenho alevins nascidos há 3 dias?

 

tenho uma guppy com respiração mt rápida. está grávida, mas não me parece que vá ter já os alevins. Deve ser falta de O2?

 

B

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer a TPA, cerca de 30% se não quiseres arriscar. Os pH das 2 águas são semelhantes e não trarão problemas. A amónia e os nitritos baixarão automáticamente.

 

O equilíbrio biológico (das bactérias "boas" ou nitrificantes) não será afectado pois estas bactérias encontram-se no filtro e não na água. Como usaste um filtro de outro aquário já maturado, a amónia não deverá estar descontrolada, apenas um pouco alta por forma a afectar uma guppy fêmea grávida, mas mais ninguém, suponho eu. Repara que os alevins são os mais sensíveis de todos à amónia e nitritos...

 

Para já mão mexas no pH. Pode estressar ainda mais os peixes, sobretudo a guppy grávida. O consolidar do ciclo do azoto acidifica naturalmente a água. Baixa-o só se vires que os neons estão a ficar de cara à banda.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer a TPA, cerca de 30% se não quiseres arriscar. Os pH das 2 águas são semelhantes e não trarão problemas. A amónia e os nitritos baixarão automáticamente.

 

O equilíbrio biológico (das bactérias "boas" ou nitrificantes) não será afectado pois estas bactérias encontram-se no filtro e não na água. Como usaste um filtro de outro aquário já maturado, a amónia não deverá estar descontrolada, apenas um pouco alta por forma a afectar uma guppy fêmea grávida, mas mais ninguém, suponho eu. Repara que os alevins são os mais sensíveis de todos à amónia e nitritos...

 

Para já mão mexas no pH. Pode estressar ainda mais os peixes, sobretudo a guppy grávida. O consolidar do ciclo do azoto acidifica naturalmente a água. Baixa-o só se vires que os neons estão a ficar de cara à banda.

Cumps.

 

 

Pronto, já fiz a TPA. Iam-me escapando uns alevins :Fade-color

 

daqui a uma hora volto a fazer os testes... pelo menos a dos NO2, NO3 e Fe.

 

Já digo qualquer coisa.

 

Obrigada pela ajuda,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estás a adicionar nenhum fertilizante para plantas contendo ferro então é bem possível que a sua origem esteja na água que usas. Tenta acrescentar mais acondicionador de água, vulgarmente conhecido como anti-cloro. Também tem a propriedade de neutralizar os metais pesados, entre os quais o ferro. Duplica a dose se necessário. Não há problema de sobredosagem destes produtos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estás a adicionar nenhum fertilizante para plantas contendo ferro então é bem possível que a sua origem esteja na água que usas. Tenta acrescentar mais acondicionador de água, vulgarmente conhecido como anti-cloro. Também tem a propriedade de neutralizar os metais pesados, entre os quais o ferro. Duplica a dose se necessário. Não há problema de sobredosagem destes produtos.

Cumps.

 

Utilizei fertilizante (plant gro da nutrafin)... hum... só costumava fazê-lo de 15 em 15 dias, mas ontem adicionei novamente (ou seja, dps de 1 semana). Talvez seja isso... nunca tinha tido o ferro tão alto... vou adicionar aqua plus (nutrafin) Amanha vejo se baixou.

 

Obrigada pela ajuda.

 

Cumps,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois da TPA, medi novamente:

 

PH- 7,5 (já adicionei umas gotas para baixar)

Nitritos - 0,05

Ferro - 0,4 (Continua alto)

 

O que faço? o Ferro está alto demais...

 

Gotas para baixar para quê?

 

7,5 é bom para o que tens. Apesar do que se diz, grande parte dos peixes não gosta de pH exactamente nos 7. O que dirias sabendo que os meus africanos estão em pH perto dos 9?

 

O ferro tambem não faz mal, nessa concentração.

 

Evita quimicos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gotas para baixar para quê?

 

7,5 é bom para o que tens. Apesar do que se diz, grande parte dos peixes não gosta de pH exactamente nos 7. O que dirias sabendo que os meus africanos estão em pH perto dos 9?

 

O ferro tambem não faz mal, nessa concentração.

 

Evita quimicos.

 

 

Obrigada por responderes, Ricardo.

 

Tentei baixar o ph por causa dos neons, mas o da torneira é 7,5 e o do aqua ronda sempre entre os 7 e os 7,3... apenas para não haver grandes oscilações em relação ao da torneira. Mas estar nos 7,5 não me incomoda muito pois está bom para os guppys.

 

Pensei que o ferro fosse muito alto...

quando chegar a casa volto a medir... agora estou na escola.

 

Cumps,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

 

no teste dos nitratos, está escrito: se tiver nitritos, o teste de nitratos não é fiável...

 

ou seja se tens nitritos não vale a pena perderes tempo a fazer o teste dos nitratos...

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

 

no teste dos nitratos, está escrito: se tiver nitritos, o teste de nitratos não é fiável...

 

ou seja se tens nitritos não vale a pena perderes tempo a fazer o teste dos nitratos...

 

 

Consegues explicar-me pq? Sei que faz parte do ciclo do azoto... mas o resto não percebo mt (ou mesmo nada! :crazyeyes: )

 

Obrigada,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues explicar-me pq? Sei que faz parte do ciclo do azoto... mas o resto não percebo mt (ou mesmo nada! :crazyeyes: )

 

Obrigada,

Nuskinha

 

O teste deve-se confundir com o NO3 e o NO2.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que marca é a vossa afinal? :crazyeyes: Os meus testes da JBL funcionam sem problemas com quaisquer valores das outras substâncias presentes.

 

De qualquer forma os nitratos são o valor menos importante. Neste início do aquário convém manter debaixo de olho os nitritos e esse funciona, segundo entendo.

Quando estiverem a 0, então há que baixar os nitratos com as habituais TPAs.

 

Muito por alto o Ciclo do Azoto É assim:

- Detritos orgânicos decompõem-se por acção bacteriana em

- Amónia NH3/NH4 (tóxica) que se decompõe por acção bacteriana em

- Nitritos NO2(tóxicos) " " " " " "

- Nitratos NO3 (tóxicos em muito elevadas quantidades; provocam infestação de micro-algas antes de serem tóxicos (>50 mg/l)

Considera-se que o ciclo está fechado quando a amónia e os nitritos estão ambos a 0. Os nitratos retiram-se com TPAs pois as bactérias que deles se alimentam são anaeróbias (não gostam de O2) eO2 é o que mais há no aquário, logo não actuam quase nada.

 

Para mais detalhes vai aqui: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle

 

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que marca é a vossa afinal? :) Os meus testes da JBL funcionam sem problemas com quaisquer valores das outras substâncias presentes.

 

De qualquer forma os nitratos são o valor menos importante. Neste início do aquário convém manter debaixo de olho os nitritos e esse funciona, segundo entendo.

Quando estiverem a 0, então há que baixar os nitratos com as habituais TPAs.

 

Muito por alto o Ciclo do Azoto É assim:

- Detritos orgânicos decompõem-se por acção bacteriana em

- Amónia NH3/NH4 (tóxica) que se decompõe por acção bacteriana em

- Nitritos NO2(tóxicos) " " " " " "

- Nitratos NO3 (tóxicos em muito elevadas quantidades; provocam infestação de micro-algas antes de serem tóxicos (>50 mg/l)

Considera-se que o ciclo está fechado quando a amónia e os nitritos estão ambos a 0. Os nitratos retiram-se com TPAs pois as bactérias que deles se alimentam são anaeróbias (não gostam de O2) eO2 é o que mais há no aquário, logo não actuam quase nada.

 

Para mais detalhes vai aqui: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle

 

Cumps.

 

Boas,

Já estou por casa. Os meus testes também são da JBL e também tenho alí um do ph da sera.

 

Não tenho o teste da amónia... é muito importante comprar? Já percebi que é tóxica... ou seja, se os nitritos stiverem altos significa que a amónia pode não estar a ser bem decomposta?

 

Ah, também não tenho o teste de O2.

 

Obrigada pelos vossos esclarecimentos... "epá" istos dos aquários vicia.

Hoje até falei com um colega meu que é de física por causa da tal receita caseira de CO2. :)

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os nitritos estiverem em alta significa que a amónia já se decompôs ou ainda está a decompor-se, visto que os nitritos provêm da amónia.

É sempre importante ter um teste de amónia à mão. É caro mas pode vir a ser útil a qualquer momento. Este é um deles.

 

Já leste o link que te indiquei? :D

Cumps.

 

P.S.: não precisas de teste de O2.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues explicar-me pq? Sei que faz parte do ciclo do azoto... mas o resto não percebo mt (ou mesmo nada! ;) )

Obrigada,

Nuskinha

como já foi referido, é porque o teste dos nitratos não funciona bem quando existe nitritos. (isto é o que está escrito no livro do teste de nitratos - o meu teste é da nutrafin)

 

agora eu não explicar isto fisicamente, mas presumo que a "coloração" aplicada aos nitratos tambem acuse nitritos.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já leste o link que te indiquei? :P

Cumps.

 

Já li o link, já o conhecia e achei-o muito bom. No entanto, por vezes´, mesmo depois de ler, persistem algumas dúvidas... e quando se está no início, ainda pior. Mas a vossa ajuda tem sido preciosa.

 

Quanto ao teste da amónia, hei-de comprar. A marca Sera é boa em testes? Pelo que me parece são dos mais baratos, por isso pergunto. Há umas semanas vi no Forum Montijo uma mala com grande parte dos testes mais importantes e não comprei... acabei por comprar a mais pequea da JBL, foi bem cara e não sei se é melhor.

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

São ambas excelentes marcas e equivalem-se na qualidade.

Cumps.

 

P.S.: Fórum Montijo. Eu sabia que esse deserto onde moras era a Margem Sul! (:P para quem disse isso.)

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem a intruzao na vossa conversa, mas qual é essa receita caseira de co2 que tanto se fala...estou-m a iniciar e preciso de ajudinhas.tenho o aqua a uma semana a criar o ciclo, para depois poder colocar os peixes.

 

jinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem a intruzao na vossa conversa, mas qual é essa receita caseira de co2 que tanto se fala...estou-m a iniciar e preciso de ajudinhas.tenho o aqua a uma semana a criar o ciclo, para depois poder colocar os peixes.

 

jinhos

 

Olá, eu tb sou iniciante. Para veres a receita de CO2 vai ao tópico "FAZ TU MESMO", é uma das primeiras... eu fiz aqula da gelatinae está a funcionar. Lá tem tudo, passo a passo.

 

Cumps,

Nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S.: Fórum Montijo. Eu sabia que esse deserto onde moras era a Margem Sul! (:2gunfire: para quem disse isso.)

 

 

Pois é!!! Vivo no Barreiro, mas vou a muitas lojas de animais... aqui na zona conheço todas e onde vou tenho de ver se existe alguma banana rock

 

Esta semana passei alí pelos lados de Santa Apolónia, já perto do local da Feira da Ladra e descobri lá uma lojinha que vende coisas baratas. Comprei um aquário de 50 cm por 28 euros. Mediante os preços que tenho visto, nem achei caro.

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.