Apistogramma Macmasteri F0


Recommended Posts

Parabéns Amigo Ricardo, parece que nem sempre a frase, passo a citar: "nós...só lhes fazemos a cama." se aplica, por vezes é preciso ter olho, e tu como sempre, todas as decisões parecem ser feitas com méstria ;)

 

Que se safem esses pequenotes.

 

 

Abraço

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Epá !!Essa areia está toda suja!!!Até parece que tem olhinhos!!! :-D

 

Parabéns!! E continua a contar-nos como estão as coisas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheheh... o aqua precisa de uma aspiração :shock:

 

 

... obrigado! :drinking:

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos há muitos Ricardos Fonseca no hobbie! :D

 

... obrigado pelo comentário. :D

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

ja te nasceram os primeiros? eles ja andam ai no aqua todos malucos?

 

esse apisto tabem e muito fixe tive ontem a ver esse teu topico =) nao percas essas especie =)

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive várias posturas que não aproveitei porque ando a estudar o comportamento das fêmeas e a capacidade delas de criarem as crias sem muita intervenção minha... neste momento tenho duas fêmeas com alevins e uma com um postura... a ver vamos.

 

Cumps

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vao nascer vas ver tu es entendido nisto e so quereres e voilá ai ta um monte de apistos novinhos =)

 

so falta arranjar a comida xD ja tou a tratar dos microvermes para esse peixinhos pequenitos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nascer já nasceram várias posturas, a questão é que acabavam por desaparecer ao fim de 3 ou 4 dias de natação... creio que se devia à inexperiências das fêmeas. Actualmente tenho uns 70 alevins, de duas fêmeas, com boas probabilidades de sobrevivência.

 

Quanto aos microvermes, agradeço... iriam dar-me um jeitão para diversificar a alimentação dos putos! bigsmile

 

Abraço

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Foto espectacular, eu tambem adequiri 2 macmasteri, na loja Águaviva (criação do João Machado) tive azar tenho 2 machos, ando á procura de criadores que tenham para venda fêmeas se souberem de alguem.

Enviem uma mp

Pedro Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uns meses e telavez tenha F1... por agora ainda são indefeníveis! :)

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando os adequiri também eram jovens, quando adultos descobri que tinha 2 machos. Vou estando atento e quando tiveres faço questão de obter um trio ou 2 fêmeas, o que fôr.

Abraço

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Pedro Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Tirei hoje os apistogramas do aqua de 30l onde estavam, um aqua com turfa e troncos, agua AMARELINHA mesmo. Fizeram lá uma postura, mas não deu em nada. As mudanças em 2 meses são incriveis, vejam:

...

 

Aqua de 30L? ou fui eu que percebi mal? Isso não é um pouco pequenino para ciclideos?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, respondo eu... em princípio será. Eu mantenho os meus anões em 60+ litros, em casais apenas. Os macmasteris até estão em 120 litros em trio. Sei, contudo, de casos de manutenções e reproduções de sucesso em 30 litros, mas, apesar de achar um risco enorme e de implicar uma manutenção do aquário muito superior ao que muitos estão disponíveis para fazer, com macamsteris é de todo desaconselhável tão pouca litragem uma vez que são anões já para o grandote. Outras espécies há que se aguentariam melhor em tão pouco espaço.

 

Cumps

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo os Rams, podem ser mantidos em 30L? Não tenho qualquer tipo de experiência ainda, mas já li bastante, e acerca de quase todas as espécies dxe apistos (já tou a meio do livro :twisted: ) e sugundo o que percebi, para além da dificil manutenção das espécies em tão pouca litragem, pode criar conflitos entre fêmeas e machos (mesmo que seja só um casal) a falta de espaço... Talvez esteja errado, mas até agora foi isso que eu percebi... E como de facto existem por ai umas belezas, se for possível manter um casal em 30L, sem dúvida que em 50L posso manter um casal de Rams em conjunto com uns neons e umas corys... Desde que os mantenha com esconderijos... Certo?

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 50 litros com boa manutenção do aquário (não esquecer que os rams são muito sensíveis à poluição da água e gostam, também, de parâmetros estáveis) já se consegue manter um casal de ramirezis desde qu7e o aquário esteja bem "mobilado" :P e bem filtrado.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: Bem me parecia... Afinal de contas aquilo que li sempre serve de alguma coisa!!! Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 litros é suficiente para um casal e para neons e corys. Mas atenção que quanto mais peixes tiveres no aqua mais stress os peixes vão ter e maior a probabilidade ds ovos serem comidos (ou pelos pais ou por os outros peixes). Já li que há quem tenha tido sucesso na reprodução de ramirezis em comunitarios e até referem que a taxa de sucesso aumenta porque os pais se tornam mais defensivos e atentos. No entanto estamos a falar de aquas com mais de 100 lts. Em 50 litros se queres mesmo fazer reprodução é melhor deixars o casal sozinho.

Quanto há história de os manter em 30lts eu ja tive posturas bem sucedidas quer de ramirezis quer de cacatuoides em aquas de 30 lts onde tinha só o casal. Claro que quanto maior a litragem melhor, mas se os peixes não se sentissem bem em 30lts não procriavam.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 litros é suficiente para um casal e para neons e corys. Mas atenção que quanto mais peixes tiveres no aqua mais stress os peixes vão ter e maior a probabilidade ds ovos serem comidos (ou pelos pais ou por os outros peixes). Já li que há quem tenha tido sucesso na reprodução de ramirezis em comunitarios e até referem que a taxa de sucesso aumenta porque os pais se tornam mais defensivos e atentos. No entanto estamos a falar de aquas com mais de 100 lts. Em 50 litros se queres mesmo fazer reprodução é melhor deixars o casal sozinho.

Quanto há história de os manter em 30lts eu ja tive posturas bem sucedidas quer de ramirezis quer de cacatuoides em aquas de 30 lts onde tinha só o casal. Claro que quanto maior a litragem melhor, mas se os peixes não se sentissem bem em 30lts não procriavam.

Só os vou manter em comunitário de 50L porque infelizmente não posso ter maior... E o objectivo não é eles criarem... Só os quero ter porque realmente gosto deles (como de todos os dwarf cichlids!), mas claro que se criarem, não os vou impedir... Mas não vou fazer por isso... Vou deixar a natureza falar mais alto... E seja o que eles quiserem... Só ponho o casal para não existir o problema de virem 2 do mesmo sexo, e começarem á porrada por território... :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais 3 fotos de macs F1 com cerca de 9 semanas:

 

mac9semanas_2Small.jpg

 

mac9semanas_3Small.jpg

 

mac9semanasSmall.jpg

Editado por Ricardo Fonseca

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais