Sei que sou chato, mas...


rec

Recommended Posts

Em relação ainda as perguntas sobre os filtros externos,

eu fiz mesmo pesquiza mas o que encontrei não responde de maneira satisfatoria, eu sei que estou a ser chato mas gosto de perceber porque estou a fazer isto ou aquilo, se alguem puder ajudar as minhas duvidas agradeço, aqui vai;

 

1-pelo que eu li a circulação de agua de ser entre 10 a 20 vezes a capacidade do aquario o meu aquario tem 200*75*60 tenho 4 powerheads 802 e uma 402, dois fitros externos de +ou- 1100 litros cada um, estao os dois a 2 Cm da superficie da agua para uma boa oxigenaçao da agua, mas nas imagens que tenho visto de outros aquarios ha bastante mais movimentação que no meu "pelo menos mais forte" sera que o que tenho chega? tenho os jatos das cabeças o mais distribuidos o possivel pelo aquario.

 

2-gostava de saber o porque da preferencia pela sump em deterimento dos filtros externos, as minhas duvidas são estas,

-tenho os fitros so com ceramica deixando no centro dos cestos um tubo de cerca de 6 cm de diametro para não encher a ceramica de lixo tão rapidamente e não tem fitragem mecanica.

-pelo que li a sump pouco mais serve do que servir "e ja não e pouco"de esconderijo para toda a tralha.

- uma vez que ainda tenho pouca rocha viva "€devagar€" não e aconselhavel ter a ceramica ate ter bastante RV?

e depois ir retirando aos poucos?

 

desde ja obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1-pelo que eu li a circulação de agua de ser entre 10 a 20 vezes a capacidade do aquario o meu aquario tem 200*75*60 tenho 4 powerheads 802  e uma 402, dois fitros externos de +ou- 1100 litros cada um, estao os dois a 2 Cm da  superficie da agua para uma boa oxigenaçao da agua, mas nas imagens que tenho visto de outros aquarios ha bastante mais movimentação que no meu "pelo menos mais forte" sera que o que tenho chega? tenho os jatos das cabeças o mais distribuidos o possivel pelo aquario.

 

Na minha opinião para um aquário com essas dimensões será preciso muito mais do que o que tens agora e de preferência de forma a poderes criar algumas correntes alternadas - eu acrescentava ao que tens duas Tunze Turbelle Stream com um Multicontroler (podes vê-las em www.tunze.com). Penso que menos do que 30x o volume do aqua é insuficiente! No teu caso estamos a falar de mais de que 25000 litros/hora!

 

2-gostava de saber o porque da preferencia pela sump em deterimento dos filtros externos, as minhas duvidas são estas,

-tenho os fitros so com ceramica deixando no centro dos cestos um tubo de cerca de 6 cm de diametro para não encher a ceramica de lixo tão rapidamente e não tem fitragem mecanica.

-pelo que li a sump pouco mais serve do que servir "e ja não e pouco"de esconderijo para toda a tralha.

- uma vez que ainda tenho pouca rocha viva "€devagar€" não e aconselhavel ter a ceramica ate ter bastante RV?

e depois ir retirando aos poucos?    

 

Não precisas de mais do que uma sump (que irá permitir não só a colocação de todo o material, como também permite a deposição de detritos que depois são facilmente removidos do sistema - sem ser necessária a filtração mecânica) e muita rocha viva - esse é o segredo de um aquário de sucesso. Obviamente que um bom escumador de preferência sobredimensionado em relação às dimensões do aqua também será necessário.

 

Pessoalmente não vejo em que é que a cerâmica de pode ajudar na manutenção do aqua - apenas servirá para acumular detritos que vão aumentar a carga orgânica do aqua.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Não precisas de mais do que uma sump (que irá permitir não só a colocação de todo o material, como também permite a deposição de detritos que depois são facilmente removidos do sistema

 

Finalmente deram bom motivo para ter uma sump, pra além de apenas esconder o equipamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... e ainda te arranjo outro (que no teu caso não se revela muito importante, por isso não o referi) que é o facto de podermos aumentar a litragem do sistema.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

--------------------------------------------------------------------------------

 

... e ainda te arranjo outro (que no teu caso não se revela muito importante, por isso não o referi) que é o facto de podermos aumentar a litragem do sistema.

 

Depreendo disto que a sump é ideal para usar em aquários de pequena litragem!

Outro bom motivo é fato de tirarmos todos os ruídos e vibrações do tanque principal, causando menos stress aos "piscis".

Ainda mais importante se for tanque com baleias :D :cry::cry: .

Fiquem bem, E obrigado por toda a vossa ajuda . :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais