Agua Sempre Alcalina


bionda9_2

Recommended Posts

boa noite amigos

 

sempre adorei aquarios e ha alguns anos que nao tha o meu a funcionar, esta semana resolvi coloca-lo em funcionamento, no entanto nao consigo controlar a agua, pois esta sempre alcalina. sera que algum de voz m pode aconselhar no que devo fazer.

 

 

cumps a todos e desde ja o meu obrigda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens produtos quimicos para aumentar e diminuir o ph gradualmente conforme queres

 

 

Não é a melhor solução. Quando começas a meter quimicos, nunca mais o equilibras.

 

Escolhe peixes para agua alcalina.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite amigos

 

sempre adorei aquarios e ha alguns anos que nao tha o meu a funcionar, esta semana resolvi coloca-lo em funcionamento, no entanto nao consigo controlar a agua, pois esta sempre alcalina. sera que algum de voz m pode aconselhar no que devo fazer.

cumps a todos e desde ja o meu obrigda.

 

E se escolhesses as espécies de fauna de acordo com o ph da tua água?

Foi o que eu fiz, e este é o meu primeiro aqua. Tenho o ph da torneira sempre nos 7,5 e por isso escolhi os peixes de acordo com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite amigos

 

sempre adorei aquarios e ha alguns anos que nao tha o meu a funcionar, esta semana resolvi coloca-lo em funcionamento, no entanto nao consigo controlar a agua, pois esta sempre alcalina. sera que algum de voz m pode aconselhar no que devo fazer.

cumps a todos e desde ja o meu obrigda.

Que pH tens?

 

Não é a melhor solução. Quando começas a meter quimicos, nunca mais o equilibras.

 

Escolhe peixes para agua alcalina.

Porquê? Eu consigo, pelo menos quando preciso porque a água da torneira variou o pH.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Essa cena dos químicos e buffers para o ph não é definitivamente a melhor solução. Escutem o Ricardo Diogo que ele sabe o que diz. :snipersmile:

 

Até posso ser o único, mas dos casos que conheço de utilização desses químicos, a água mantém-se com um ph mais alto o mais baixo durante um, dois ou no máximo três dias, depois volta ao normal, e para os peixes, já se sabe...

 

Mas posso ser o único a ter visto essas coisas, e os que já terem os mesmos efeitos que o que se costuma usar, e mais simples, turfa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há uns bons anos já passei pelo mesmo que o Rui90, com os químicos para subir ou descer o ph, servem para gastar dinheiro e são uma fraca solução porque alteram com muita facilidade provocando picos de ph, e o melhor é sempre esperar um mês com as devidas acções, a pressa só da em demora e mortes para o lado dos peixes

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

esses quimicos realmente nao sao nada bons para o aqua .

eu ja os usei(por sorte nao me morreu nenhum peixe)

e posso te dizer por experiencia que so alteram o ph no espaço de um dia dois no maximo.

para uma maior duraçao dos quimicos se os usares , assim que os uses e atinjas um ph desejado logo de seguida metas turfa, pois a turfa vai te estabilizar o ph por uns tempos, mas so que tambem te vai meter a agua amarela.

 

axo que o teu aqua com o tempo vai ter um ph mais baixo..( e normal no principio ter sempre um ph muito alto)

e para mim optava mais por uns troncos ou entao se quiseres por plantas ,colocares co2 caseiro.

 

 

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pla vossa opiniao

 

ja gastei um frasco de ph para testar a agua e esta sempre azul turquesa, ou seja alcalina. entao o melhor sera comprar umas plantas naturais para criar essa fauna???antes de colocar as pedras testei a agua, e estava neutra, assim so pode ser das pedras, mas é estranho porque alem de terem sido compradas num veternario, fevi-as durante um bocado, ja pensando que talvez a agua fosse sofrer alterações.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo porque é que não deixam a agua, fazer o ciclo antes de começarem a introduzir os primeiros peixes, eu antes de ter o meu 1º aqua comprei literatura e li tentei informar-me, a malta compra um aqua e passado uma semana (para nao chegar a extremos) TAU peixes pa dentro, temos de ter calma, é preferível esperar um mês do que andar a matar os peixes, e claro que quanto menor o aqua mais oscilações terá a agua, não leves isto no sentido ofensivo.

E não é por se ferver as pedras que vao deixar de ser calcarias...se forem calcarias

 

 

Cumps

 

 

Rui90 fui eu que interpretei de forma errada. :crazyeyes:

Editado por devil1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensando exclusivamente no pH até podem existir químicos bons. Por exemplo, o ácido fosfórico tem efeito tampão (buffer) numa zona de pH ácido bom para as necessidades de muitos peixes que gostam de pH ácido.

 

O problema é o facto de ter fosfatos (ácido fosfórico)... que as algas adoram!

 

Em parte por isso é que "os químicos" (já agora o que não são químicos?) são maus. Também são maus porque temos de andar constantemente a comprar e temos que andar constantemente a medir e adicionar a cada TPA... uma seca!

 

Não sei se repararam a origem de quem faz a pergunta... Alentejo. Provavelmente águas duras e bastante carbonatadas. O pH é naturalmente alcalino, para o colocar ácido ou neutro só amaciando a água ou colocando os tais químicos, solução que não defendo.

 

Para além da turfa, com a qual não trabalhei e que penso amarelar a água (não gosto), já li sobre umas resinas que amaciam a água e que se regeneram com sal, pode ser uma solução, mas já é necessário ter trabalho e mais cuidados (na turfa presumo que também se têm de ter alguns cuidados até acertar a coisa).

 

No fundo acho que a melhor é a que já "todos" avançaram: escolher a fauna adequada.

 

Muito se falou em ciclos de 1 mês, sem peixes... sem estar presente alguma amónia no aquário também vai ser difícil desenvolver uma colónia de bactérias que dela se alimente. Alguma coisa temos de colocar. Um peixito (ou pelo menos alguma comida) ao fim de 15 dias é capaz de não ser má ideia.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

 

em questao as plantas o que eu te disse foi que se tivesses plantas ou fosses por plantas ,punhas co2 e vias o teu problema resolvido,pois com o co2 iras ficar com um ph mais baixo.

 

mas axo que deves fazer primeiro a ciclagem ao aqua correcta e no seu devido tempo.(pesquisa no forum que tens muitas coisas a explicar )

e so depois iras ver qual o tipo de agua consegues manter com mais facilidade.se acida ou alcalina.

pois agora tens um valor alto de ph ,mas ainda ta no começo da ciclagem

com 1 mes ou 2 isso ira mudar,

normalmente começa se por ter agua com ph alto mas com o tempo costuma baixar

 

e agora uma pergunta: nao queres agua alcalina porque?

na volta vais meter peixes de agua alcalina.

tenta te informar dos peixes que queres por no aqua primeiro.

so depois podes saber se queres agua alcalina ou acida.

e a nivel de plantas tenta saber quais as queres por .

pois se quiseres umas dificeis de manter nao so precisaras de ter uma boa iluminaçao como ter c02 e etc..

e com o co2 vai te ser dificil de manteres a agua alcalina.

 

 

agora a nivel da agua de garrafao como disse o nosso amigo caramelopedro.

 

eu posso te dizer que ja utilizei esse esquema e tive bons resultados.

mas nao sei ate que ponto isso e bom.

pois ja ouvi falar que essa agua nao e muito boa para os peixes.

nao te posso dizer muito mais sobre isso,porque nao sei.

o que te posso dizer apenas e que o fiz e correu bem .nao tive azares com isso.

 

 

 

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

agora a nivel da agua de garrafao como disse o nosso amigo caramelopedro.

 

eu posso te dizer que ja utilizei esse esquema e tive bons resultados.

mas nao sei ate que ponto isso e bom.

pois ja ouvi falar que essa agua nao e muito boa para os peixes.

nao te posso dizer muito mais sobre isso,porque nao sei.

o que te posso dizer apenas e que o fiz e correu bem .nao tive azares com isso.

um abraço

 

A água de garrafão é má é para a carteira! (a não ser que se escolha uma água não adequada... há vários tipos de águas engarrafadas - estou a falar de tipo de água, não de qualidade).

 

Já agora, estás a comparar o teu caso, com água de LX, com a dela... (que resultou o CO2, etc, que o pH vai baixar com o tempo...) Fui tentar ver como é a água, para tentar dizer algo mais concreto e nada, só que é alcalina...

 

Sem saber melhor do que estou a falar não posso mandar mais "bitaites"... não sabemos se o pH é muito elevado, quais as durezas...

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

pelo que me disseram ..e derivado aos minerais ..mas nao sei se isso esta correcto..

 

a nivel de preços ,fui ao lidl :P

comprei cada garrafao de 5 l por volta de 50 ou 60 centimos lol

nao foi assim tao caro :P

mas isso tambem foi ao principio de ter aqua pois a agua depois da ciclagem completa chegou a ficar com quase 8.0 de ph :)

ja la vai uns meses e a mesma ja nao mora la :popcorn:

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pelo que me disseram ..e derivado aos minerais ..mas nao sei se isso esta correcto..

 

a nivel de preços ,fui ao lidl :P

comprei cada garrafao de 5 l por volta de 50 ou 60 centimos lol

nao foi assim tao caro :P

mas isso tambem foi ao principio de ter aqua pois a agua depois da ciclagem completa chegou a ficar com quase 8.0 de ph :)

ja la vai uns meses e a mesma ja nao mora la :popcorn:

 

abraço

Não, não está correcto. 1º porque não é apenas água de garrafão que fica no aquário, 2º é precisamente por isso que introduzes uma água menos mineralizada e menos carbonatada (se for bem escolhido o tipo de água engarrafada), para baixar a dureza geral (muitas vezes os peixes de águas ácidas não gostam) e carbonatada (tem grande influência no pH).

Até há quem adicione água destilada ou de osmose para fazer esse trabalho (para grandes males, grandes remédios).

 

60 cêntimos pode parecer pouco... mas: Para um aquário de 60 litros, por exemplo, se mudas 25% por semana são 3 garrafões, que necessites apenas de 2, para juntar mais um da torneira, 1,2€/ semana * 52 semanas... é só fazer as contas! (e nem estou a falar de aquário muito grande). Provavelmente mais valia comprar um aparelho de osmose!

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

pois na altura nao sabia se havia indicada para isso ou se era tudo igual fiz as coisas sem saber e ainda hoje se tivesse de o fazer de novo nao saberia qual a que deveria escolher :) (iria ter de me informar bem)

 

 

agora a nivel de custos ,posso te dizer que comprei 6 garrafoes (o meu aqua e de 120l)

e utilizei primeiro 4garrafoes de ph5.7

fiquei logo com um ph mais baixo.

 

no dia seguinte utilizei os outros dois.

e fiquei com o ph por volta dos 7.5.

e passado uma semana começou a descer ate que ficou nos 6.9 lol

fiz uns tpas com a agua da torneira .que normalmente sai a 7.4 mais coisa menos coisa.

e fiquei com um ph de 7.2.

 

e ate hoje nunca mais tive problemas com isso ,o meu ph costuma rondar os 7.0 a 7.2.

 

e felizmente os peixes que passaram por isso ainda continuam vivos e bem de saude.(foi um espada macho e um pleco)

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pois na altura nao sabia se havia indicada para isso ou se era tudo igual fiz as coisas sem saber e ainda hoje se tivesse de o fazer de novo nao saberia qual a que deveria escolher ;) (iria ter de me informar bem)

agora a nivel de custos ,posso te dizer que comprei 6 garrafoes (o meu aqua e de 120l)

e utilizei primeiro 4garrafoes de ph5.7

fiquei logo com um ph mais baixo.

 

no dia seguinte utilizei os outros dois.

e fiquei com o ph por volta dos 7.5.

e passado uma semana começou a descer ate que ficou nos 6.9 lol

fiz uns tpas com a agua da torneira .que normalmente sai a 7.4 mais coisa menos coisa.

e fiquei com um ph de 7.2.

 

e ate hoje nunca mais tive problemas com isso ,o meu ph costuma rondar os 7.0 a 7.2.

 

e felizmente os peixes que passaram por isso ainda continuam vivos e bem de saude.(foi um espada macho e um pleco)

 

abraço

A água foi bem escolhida (escolheste pelo pH, que resulta do resto)

 

No teu caso foi apenas para resolver um problema pontual (com a maturação o teu pH, que de origem não é muito elevado, desceu ligeiramente e estabilizou).

 

Mas presumo que no caso dela a questão não seja pontual, a água deve ser mais mineralizada e mais alcalina (lá estou eu, com a bola de cristal, a mandar uns bitaites, no fundo desconheço os parâmetros!)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

tou de acordo contigo.

 

 

e como ja tinha dito tambem.

no caso dela , ela primeiro devia fazer a ciclagem correcta e no seu devido tempo. (ainda e um bocado cedo para fazer qualquer tipo de alteraçao no ph, pois ainda nao tem a ciclagem feita)

 

e ate la..ir se informando dos peixes que quer la por. ;)

 

 

abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigos.

 

eu sou de grandola, e a agua que colocquei no aquario efectivamente foi de garrafao, pois ha uns anos atras tinha o aquario a funcionar e sempre tive este problema com a agua da torneira. desta vez optei por ir ao lidl comprar a agua.(tive sorte ate apanhei uma promoçao que poupei 1,20€). vou seguir o vosso conselho em deixar o aqua mais uma semana sem peixes. so depois e k vou compra-los. as raças que quero colocar por enquanro sao as mais simpls e populares, pq ja m esqueci de mts pormenores de aqua.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

tem atençao numa coisa ,convem ires pondo comida no aqua .(mesmo sem peixes la. alias e mesmo por essa a razao)

 

eu axo que devias ter posto agua da torneira (nao sei qual o ph dela)

mas axo que seria a tua melhor opçao pelo menos para fazeres a ciclagem.

 

 

tu queres peixes simples e mais conhecidos.

 

eu axo que os mais famosos devem ser os neons e os guppys penso que te refiras a esses .

mas atençao os guppys sao de agua alcalina.

E os neons sao de agua acida e de cardume.

 

 

nao me leves a mal.

mas eu axo que devias pesquisar mais sobre os peixes e sobre a ciclagem do aqua.

e aqui neste forum encontras muita informaçao.

basta perderes uns minutos e informas te de tudo o que deves saber (pelo menos o basico).

 

fica ao teu criterio

apenas o que eu te posso dizer

e que pouca informaçao vai te levar a cometer muitos erros.

 

e a pressa .

nao combina com este hobby

 

 

um abraço

e boa sorte

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.