Finalmente ...


MMorais

Recommended Posts

Boas,

 

Finalmente, após alguns contratempos eis que consigo colocar o aquário a funcionar...

 

Este é o aspecto actual do bicho. Está a caminho da 3ª semana de montagem. As plantas estão a crescer a um ritmo alucinante e algumas cresceram para o dobro em apenas 2 semanas...

 

150x50x60

CO2 com extintor (made by cfatelo)

Heim 2217

 

Plantas:

Valisnéria

Cabomba

Anubias

E outras que agora não me recordo do nome...

 

Em principio, no proximo fim de semana entra a equipa de limpeza...

 

 

Um problema... caracois... caracois e mais caracois... Claro que num aquário desta tamanho ter 50/60 caracois nem chateia muito, quase não se dá por eles... o mal é que 50 agora quer dizer 500 em 15 dias... o que fazer???

 

Pic_15268_1.jpg

Editado por MMorais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande projecto, isso tem muito potencial!

 

Agora, em relação ao layout: o lado esquerdo parece-me mais engraçado que o direito, que ainda está um pouco despido, por isso deixa lá crescer mais um pouco as plantitas para ver o resultado!

Acho que um aqua fica sempre a ganhar com um fundo escuro, preto é o que gosto mais.

 

Qto aos caracóis, o que normalmente se recomenda são uns bótias para os eliminar. Eu no meu caso não tenho bótias, e tenho conseguido controlar os caracóis removendo-os à mão... é um bocado chato mas tem de ser.

Há quem diga que a aplicação de Fluvermal os elimina, e qto a ampulárias posso confirmar isso mesmo, mas o que é certo é que estes caracóis pequenos resistiram ao Fluvermal no meu caso! Além disso não te aconselho a meter nada disto no aqua só por causa dos caracóis.

 

Que fauna estás a pensar meter nessa piscina?

 

abx!

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande projecto, isso tem muito potencial!

 

Agora, em relação ao layout: o lado esquerdo parece-me mais engraçado que o direito, que ainda está um pouco despido, por isso deixa lá crescer mais um pouco as plantitas para ver o resultado!

Acho que um aqua fica sempre a ganhar com um fundo escuro, preto é o que gosto mais.

 

Qto aos caracóis, o que normalmente se recomenda são uns bótias para os eliminar. Eu no meu caso não tenho bótias, e tenho conseguido controlar os caracóis removendo-os à mão... é um bocado chato mas tem de ser.

Há quem diga que a aplicação de Fluvermal os elimina, e qto a ampulárias posso confirmar isso mesmo, mas o que é certo é que estes caracóis pequenos resistiram ao Fluvermal no meu caso! Além disso não te aconselho a meter nada disto no aqua só por causa dos caracóis.

 

Que fauna estás a pensar meter nessa piscina?

 

abx!

Carlos

 

O Lado esquerdo está realmente mais "composto" quero ver a evolução das plantas à direita para ver o que lhe faço.

EM relação ao fundo já tenho pronto um preto. Este fim de semana já o meto.

 

O mal de remover à mão aqui são os 60cm de fundo... tenho que la meter o braço todo e mesmo assim há zonas de dificil acesso. Se eles não de multiplicarem em demasia não me vou chatear muito com o assunto, mas se a coisa se complica provavelmente avanço com 3/4 botias. Sou um bocado contra os quimicos nos aquários... Há sempre alguma contra-indicação e nem sempre corre conforme esperado...

 

 

Fauna... excelnte pergunta... ando justamente a pensar nisso.

 

Uns cardinais, nariz de bebado (acho piada a estes gajos) um L (que ainda não decidi qual...) e (a maria não me larga) escalares...

 

DISCUS estão fora de questão... não gosto de Discus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Lado esquerdo está realmente mais "composto" quero ver a evolução das plantas à direita para ver o que lhe faço.

EM relação ao fundo já tenho pronto um preto. Este fim de semana já o meto.

 

Boa.

 

O mal de remover à mão aqui são os 60cm de fundo... tenho que la meter o braço todo e mesmo assim há zonas de dificil acesso. Se eles não de multiplicarem em demasia não me vou chatear muito com o assunto, mas se a coisa se complica provavelmente avanço com 3/4 botias. Sou um bocado contra os quimicos nos aquários... Há sempre alguma contra-indicação e nem sempre corre conforme esperado...

 

Arranja um tubo comprido com +- 1cm de diâmetro e aspira-os quando fizeres tpa's :( tb funciona.

 

Fauna... excelnte pergunta... ando justamente a pensar nisso.

 

Uns cardinais, nariz de bebado (acho piada a estes gajos) um L (que ainda não decidi qual...) e (a maria não me larga) escalares...

 

DISCUS estão fora de questão... não gosto de Discus...

 

Os escalares são uma boa escolha, um grande cardume aí dentro fica espectacular!

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente aquário, vamos ver a sua evolução.

Só não gosto dessa pedra muito direita ao meio do aqua.

Na minha opinião tentava juntá-la ás da direita e colocá-las de uma forma mais natural, não tão "geométrica".

 

Abraço

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquela pedra, a meio do aquário, está desacompanhada apenas momentaneamente...

 

As que lhe fazem companhia, compondo um pouco mais aquela zona, estão em cima do tronco que, apesar de ter estado vários dias submerso, ainda tem uma pequenina tendencia para flutuar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Penso que a colocação do ''hardscape'' necessita de uns melhoramentos,de forma a dar um ar mais natural...As pedras t~em de parecer que sempre estiveram ali,e não que foram colocadas pela mão do Homem.

 

Quanto ao resto,é deixar crescer! Boa sorte com o projecto!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Está com boa pinta o aquário.

Talvez deitasse a pedra triangular no areão e fizesse uma espécie de terraço com ela, fazendo como que um desnível para a parte traseira do aquário.

 

 

Quanto aos caracois... hehe... A solução chama-se Bótia Palhaço.

Tenho 2 aquas a funionar. Um grande e outro pequeno com sobras de plantas que está minado desses caracois.

De vez em qunado e como no grande só tenho ampulárias, meto uns 3 ou 4 caracois dos outros ( a tal praga ) e só apagar as luzes do aquário e ouvir estalar cascas.

 

Os bótias dão cabo deles. Mete um ou 2 bótias palhaço. Até porque tens espaço e se os comprares jovens ( 3-5cms) ainda vaõ demorar a ficar mt grandes.

 

 

Abraço e boa sorte com isso

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Está com boa pinta o aquário.

Talvez deitasse a pedra triangular no areão e fizesse uma espécie de terraço com ela, fazendo como que um desnível para a parte traseira do aquário.

Quanto aos caracois... hehe... A solução chama-se Bótia Palhaço.

Tenho 2 aquas a funionar. Um grande e outro pequeno com sobras de plantas que está minado desses caracois.

De vez em quando e como no grande só tenho ampulárias, meto uns 3 ou 4 caracois dos outros ( a tal praga ) no grande e só apagar as luzes do aquário e esperar ouvir estalar cascas. E como tenho areão preto, ao outro dia é fácil ver os "destroços". Cascas brancas como a cal depositadas no fundo. Depois e como estão completamente polidas ficam lá atè à proxima TPA onde são aspiradas as cascas :mrgreen:

 

 

Os bótias dão cabo deles. Mete um ou 2 bótias palhaço. Até porque tens espaço e se os comprares jovens ( 3-5cms) ainda vaõ demorar a ficar mt grandes.

Abraço e boa sorte com isso

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Quanto aos caracois... hehe... A solução chama-se Bótia Palhaço.

(...)

 

Os bótias dão cabo deles. Mete um ou 2 bótias palhaço. Até porque tens espaço e se os comprares jovens ( 3-5cms) ainda vaõ demorar a ficar mt grandes.

(...)

Concordo, eu tenho 3 e nunca mais vi um caracol! :P (os bótia têm uma capacidade brutal... até estala!) :P

 

Só não concordo com o nº... bótias pelo menos 3, eles gostam de companhia e ficam muito mais activos juntos (inter-agem muito mais entre eles e até com a decoração...) :P

 

Dão-se muito bem com os outros peixes, os meus nunca se chatearam com os escalares e têm poder para isso! (já os tenho há mais de 5 anos)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, eu tenho 3 e nunca mais vi um caracol! :D (os bótia têm uma capacidade brutal... até estala!) #food

 

Só não concordo com o nº... bótias pelo menos 3, eles gostam de companhia e ficam muito mais activos juntos (inter-agem muito mais entre eles e até com a decoração...) #musica

 

Dão-se muito bem com os outros peixes, os meus nunca se chatearam com os escalares e têm poder para isso! (já os tenho há mais de 5 anos)

 

Cumps

 

 

Pois. Tens razão, mas infelizmente não posso meter mais malta dessa. Das duas uma: ou troco este bótia enorme por 3 pequenos ou então não sei.

Uma coisa é certa. O bicho além de giro, é engraçado, faz-se de morto, dorme na vertical vem cumprimentar-me e o melhor de tudo no meu caso:

Quando os discus andam à mocada o gajo mete-se no meio como que a separá-los!

Nunca vi tal coisa. Mete-se mesmo no meio deles até eles pararem de andar à porrada.

É um dos peixes mais giros que algum dia tive. Tem temperamento, é activo, é bonito, colorido, eficaz e por mais papa congelada e granulado que "roube" aos discus desfaz qualquer caracol que lá entre. Menos as ampulárias. Vai lá vê-las de perto, "cheira" e não toca. hehe. Adoro o bicho.

O meu também tem cerca de 5 anos e uns 14 cms.

Editado por commendatore

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desfaz qualquer caracol que lá entre. Menos as ampulárias. Vai lá vê-las de perto, "cheira" e não toca. hehe. Adoro o bicho.

O meu também tem cerca de 5 anos e uns 14 cms.

 

 

Este é um dos meus receios... Quero colocar no aquário 2/3 Caracois XXL (vou tentar os Pomacea Bridgsi se os encontrar) e será que os botias não fazem um festa e enchem a barriga?

 

A bicharada que estou a ensar meter no aquário é:

 

5/6 Corydoras

3 botias (ainda a pensar no assunto...)

4/5 Escalares

10 Nariz de bebado

1 Ancistrus

20 Cardinais (a ver vamos porque os escalares podem fazer o tal festim)

e as 2 caracoletas :D

 

Em relação à flora que não sabia os nomes:

 

O que está no tanque actualmente:

Anubias (n sei quais)

Cabomba

Valisnéria

Echinodonus Bleheri (Paniculalus)

Eleocharis Parvula

Lobelia Cardinalis

Limnophila Sessiliflora

Alternathera Reineckii (Roseatolia)

 

Espero não me ter enganado nos nomes #food

 

Os valores da água (medidos ontem):

PH: 7.0

NO2: 0

NO3: <5

KH:30

GH:40

 

A água da torneira vem com PH a 7.4 #musica

o CO2 ajuda a baixar o PH mas tenho receio que, com as luzes apagadas e CO2 desligado, o PH suba em demasia...

 

Que vos parece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é um dos meus receios... Quero colocar no aquário 2/3 Caracois XXL (vou tentar os Pomacea Bridgsi se os encontrar) e será que os botias não fazem um festa e enchem a barriga?

 

A bicharada que estou a ensar meter no aquário é:

 

5/6 Corydoras

3 botias (ainda a pensar no assunto...)

4/5 Escalares

10 Nariz de bebado

1 Ancistrus

20 Cardinais (a ver vamos porque os escalares podem fazer o tal festim)

e as 2 caracoletas ;)

 

Em relação à flora que não sabia os nomes:

 

O que está no tanque actualmente:

Anubias (n sei quais)

Cabomba

Valisnéria

Echinodonus Bleheri (Paniculalus)

Eleocharis Parvula

Lobelia Cardinalis

Limnophila Sessiliflora

Alternathera Reineckii (Roseatolia)

 

Espero não me ter enganado nos nomes #cool

 

Os valores da água (medidos ontem):

PH: 7.0

NO2: 0

NO3: <5

KH:30

GH:40

 

A água da torneira vem com PH a 7.4 ::D:

o CO2 ajuda a baixar o PH mas tenho receio que, com as luzes apagadas e CO2 desligado, o PH suba em demasia...

 

Que vos parece?

 

Em relação à fauna:

Tenta arranjar cardinais não muito pequenos para não teres problemas com os escalares.

4/5 escalares parece-me pouco para esse aqua. Apontava para o dobro :D ficava um cardume muito giro.

 

O meu pH tb vem da torneira com esses valores, e precisamente para não ter oscilações de pH tenho o CO2 sempre ligado.

Já fiz a experiência e se desligar o CO2 de noite volta aos 7,4 quando de dia está a 6,8-7,0. No meu caso é pior que tenho discus e são mais sensíveis, mas de qq maneira essas oscilações diárias não devem ser muito boas a nenhuma fauna.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de volta com updates (fotos amanhã por esta hora :D)

 

Compras de fim de semana:

 

3 botias - 5cm

6 Corydora Schwartzi - 2cm

5 Otocinclus spp. - 2 cm

2 Pitbulls - 3cm

1 ampularia Dourada

 

Para o meu aquário, acham que como equipa de limpesa é suficiente ou reforço a aquipa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de volta com updates (fotos amanhã por esta hora :D)

 

Compras de fim de semana:

 

3 botias - 5cm

6 Corydora Schwartzi - 2cm

5 Otocinclus spp. - 2 cm

2 Pitbulls - 3cm

1 ampularia Dourada

 

Para o meu aquário, acham que como equipa de limpesa é suficiente ou reforço a aquipa?

 

 

Mais que suficiente, ou pelo menos deveriam ser! Tem cuidado que tens mesmo de ter algas para essa malta! Senão vão começar a interessar-se pela comida dos outros e pelas folhas mais tenras das plantas. E depois... já nem tocam nas algas.

 

 

Já agora... foi na Naturline? è que tenho de lá ir comprar uns ottos...

E podias por mais uma ampulária para fazer companhia á outra. COrres é o risco de teres reprodução e passas a ter muitas.

 

 

Boa sorte e vai mostrando actualizações.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais que suficiente, ou pelo menos deveriam ser! Tem cuidado que tens mesmo de ter algas para essa malta! Senão vão começar a interessar-se pela comida dos outros e pelas folhas mais tenras das plantas. E depois... já nem tocam nas algas.

Já agora... foi na Naturline? è que tenho de lá ir comprar uns ottos...

E podias por mais uma ampulária para fazer companhia á outra. COrres é o risco de teres reprodução e passas a ter muitas.

Boa sorte e vai mostrando actualizações.

 

As compras foram na Aquaplante (ainda lá ficaram ottos com fartura)

 

Algas (ainda) há com fartura... tenho inclusivé algumas filamentosas que esta gente está pouco virada para lá...

 

Os caracoisinhos... foram-se. Os botias, em duas noites, fizeram um festim.

 

A ideia era justamente comprar 2 ampulárias... mas só havia uma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As compras foram na Aquaplante (ainda lá ficaram ottos com fartura)

 

Algas (ainda) há com fartura... tenho inclusivé algumas filamentosas que esta gente está pouco virada para lá...

 

Os caracoisinhos... foram-se. Os botias, em duas noites, fizeram um festim.

 

A ideia era justamente comprar 2 ampulárias... mas só havia uma...

 

Eu tenho 5 que vão dando conta do recado mas preciso mesmo de ottos...

Já agora a que temperatura manténs os teus? É que eu já tive ottos, mas de um momento para o outro morreram...

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 5 que vão dando conta do recado mas preciso mesmo de ottos...

Já agora a que temperatura manténs os teus? É que eu já tive ottos, mas de um momento para o outro morreram...

 

 

Temp: 27º

PH: 7.0

NO2: 0

NO3: <5

KH:30

GH:40

Amonia: 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.