Conclusão De Um Pequeno Sonho


wilchespires

Recommended Posts

Olá a todos, já há muito que tou pra deixar aqui as fotos do meu actual plantado, a montagem começou a ser feita em Setembro com a aquisição dum Aqua 240L brutos (120*40*50) e concluida em Janeiro com as plantas, que durante meses estudei e seleccionei para criar este biótopo Sul Americano. Optei por plantas de crescimento moderado.

Tenho adiado este tópico, por ñ tar a ser muito feliz neste projecto, as algas ñ me deixam as plantas em paz, penso que a resolução do problema passa sem dúvida por acertar na fertilização. No entanto se quiserem contribuir com mais opiniões acerca deste problema com as algas façam aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82328&hl=

 

Setup:

Aqua: 120*40*50 (200L reais)

Iluminação: Calha Sun Sun HSD 1200C (3T5, 10000K+8500K+6000K)

Filtragem: Eheim 2215 (biológica) + Eheim 2213(Mecânica)

Termostáto: Jagger 300W

CO2: Pressurizado

Substrato: Akadama (+/- 75L)

Substrato fertil: Tropica

Decoração: Tronco e pedras

 

Fauna:

8 Escalares

8 Neons

27 Cardinais

2 Corydoras bronze

2 Corydoras albinas

2 Ancistrus

4 Viúvas

1 Apistograma Viejita (Macho)

1 Gourami Pérola (Fêmea)

1 Betta (Fêmea)

 

Flora:

Heteranthera Zosterifolia

Echinodorus Tenellus

Alternanthera Roseafolea

Higrophyla Guianenensis

Sagittaria Subulata

Lilaeopsis Brasiliensis

Ludwigia Repens "Rubin"

Miriophylum Tuberculatum "red"

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratioides

 

Passo então às fotos, tentando mostrar uma parte da evolução apartir da parte inicial da montagem:

 

DSC_0117.jpg

 

DSC_0116.jpg

 

DSC_0122.jpg

 

DSC_0185.jpg

 

DSC_0047.jpg

 

DSC_0051.jpg

 

DSC_0086.jpg

 

DSC_0119.jpg

 

DSC_0126.jpg

 

DSC_0115.jpg

 

DSC_0272.jpg

 

DSC_0112.jpg

 

DSC_0100.jpg

 

DSC_0107.jpg

 

DSC_0036.jpg

 

DSC_0039.jpg

 

DSC_0040.jpg

 

DSC_0038.jpg

 

Para terminar gostaria de agradecer ao fórum e seus membros, cujos tópicos e posts muito contribuiram com ideias para concretizar esta montagem :)

 

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião as algas estão controladas, tem atenção é aos escalares/néos, tenho 5 escalares que quando cresceram aniquilaram-me 11 néons..

 

Fico feliz pela tua opinião em relação às algas :smilecolros: realmente nas fotos ñ parece muito acentuada a existencia delas, mas ao vivo é outra coisa.

Quanto aos escalares, estou atento, eles cresceram com os neons desde muito novinhos (+/- 2 cms), actualmente já noto alguma agressividade entre eles na conquista do seu espaço no Aqua, mas tou consciente que se podem virar ao mais pequenos #food

Abraço e obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem tudo para ser um belo aqua.É deixar desenvolver "com amor e carinho".

Como biótopo Sul Americano tens 2 peixes que não fazem parte : Betta e Gourami mas as exigências são parecidas por isso banana rock banana rock

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem tudo para ser um belo aqua.É deixar desenvolver "com amor e carinho".

Como biótopo Sul Americano tens 2 peixes que não fazem parte : Betta e Gourami mas as exigências são parecidas por isso banana rock banana rock

 

E ñ só, a Ludwigia e a miriophylum tb ñ pertencem ao biótopo :D mas como tenho mta estima pelos bichinhos ñ sou capaz de me livrar deles, tenho um nano com um betta macho e umas rásboras, mas infelizmente ele ñ suporta a fêmea, por isso tive de a manter no grande. A gourami também tinha macho, por muita pena minha morreu na semana passada. Tanto os bettas como os gouramis ofereci-os à minha mulher, por isso ai de mim :crazyeyes: só sairão deste Aqua quando a Natureza os levar :D

 

Cumpts e obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito louco o teu aquario!!

 

os teu escalares são brutais, onde os arranjas-te? é que ando á procura de 4 deles e os teus como os de outro membro do forum são muito bonitos!

 

estou curioso por ver o que vai sair desse tapete de lilaeopsis brasiliensis, é uma planta muito chata banana rock

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo aqua banana rock Também sou suspeito porque gosto especialmente de amazonicos...

 

De facto como já foi dito existem aí algumas plantas que não fazem parte do biotopo, mas de qualquer forma conseguiste um contrate engraçado de cores e a minha opinião é que ficou bem interessante.

 

Outra questão é o número de peixes 8 escalares e 27 cardinais?!?! (conseguiste contá-los ? :D fora o resto parece-me demais, tendo apenas em conta que para cada escalar deves ai por volta de 25 litros de água.

 

Mas enfim, no global acho que está um aqua muito bonito. Com as plantas um pouco mais crescidas e o tapete adensado deve ficar impec :D

 

Parabéns

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mencionei os 2 peixes por falares em biótopo, mas eu tambem os deixava ficar, tambem tenho leeris e só não os tenho junto com os meus africanos porque é mesmo impossivel senão..

É um peixe espectacular.

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Deixei um post no sitio que indicas, o mais correcto a meu ver também.

Penso que devas tirar varias fotos e mostrar a evolução ou as melhoras do que vez.

Fazer um historial do aquario é meio caminho andado para se conseguir saber a origem ou motivo de determinada causa desconhecida.

 

Sem mais, André Pedro

Editado por apedro.1

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, há alguns dias que tou pra cá vir e dar noticias com calma, mas infelizmente têm sido uns dias que me têm mantido muito ocupado com os estudos e trabalho.

Agradeço desde já as vossas palavras de apoio ao meu plantado :)

 

Só mencionei os 2 peixes por falares em biótopo, mas eu tambem os deixava ficar, tambem tenho leeris e só não os tenho junto com os meus africanos porque é mesmo impossivel senão..

É um peixe espectacular

 

Eu percebi pribeiro :) podes crer que é mesmo um bichinho espectacular, o macho que morreu era o manda chuva do Aqua, nem os Escalares faziam farinha com ele, tenho tanta pena de ver a fêmea só que á vezes apetece-me arranjar outro macho, mas já é muito peixe...

 

De facto como já foi dito existem aí algumas plantas que não fazem parte do biotopo, mas de qualquer forma conseguiste um contrate engraçado de cores e a minha opinião é que ficou bem interessante

 

Pois é, tentei dar um ar engraçado e ao mesmo tempo natural à conjugação destas diferentes especies de plantas, inda ñ estou satisfeito, mas ando perto :)

 

Outra questão é o número de peixes 8 escalares e 27 cardinais?!?! (conseguiste contá-los ? fora o resto parece-me demais, tendo apenas em conta que para cada escalar deves ai por volta de 25 litros de água

 

Tou consciente que tenho peixes a mais, mas como disse anteriormente adoro os meus peixes e custa-me um bocado desfazer-me deles, tento contrabalançar a sobrelotação com TPA's frequentes, neste momento já tenho os Escalares à bulha de manhã à noite, parece-me que já tenho 2 casais formados, um deles já fez inclusive uma postura. Quanto aos cardinais, falei em 27 porque tinha 2 e 8 neons, e adquiri recentemente mais 26 cardinais, dos quais tirei 1 morto há cerca de 2 semanas.

 

Está mesmo muito giro. Eu apenas não deixava aquele espaço no meio vazio lá atrás. Mas gostos são gostos

O espaço está vazio porque a Sagitaria Subulatta teima em ñ crescer, se ela desenvolver atingirá cerca de 30 cm (creio eu) e dará logo outro aspecto aquela zona

 

Deixei um post no sitio que indicas, o mais correcto a meu ver também.

Penso que devas tirar varias fotos e mostrar a evolução ou as melhoras do que vez

Já o li :) sem dúvida um post interessante, agradeço o teu testemunho ;) Quanto ás fotos, ñ tem sido por falta de vontade ou interesse, a falta de disponibilidade de tempo é que ñ me ajuda :)

 

Abraço a todos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas!

Gostei bastante do áqua!

Especialmente por ter duas das minhas plantas preferidas, Miriophylum Tuberculatum "red" e Alternanthera Roseafolea. E também porque estou á procura de um casal de apistos, ainda não decidi, mas o que tens é uma especie muito bonita!

Gostava era de ver fotos mais actualizadas ::D:

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se fizeres as coisas com calma, pesquisar muito e perceber bem certas dicas que a malta dá, consegues muito melhor que isto de certeza :?

 

Boas!

Gostei bastante do áqua!

Especialmente por ter duas das minhas plantas preferidas, Miriophylum Tuberculatum "red" e Alternanthera Roseafolea. E também porque estou á procura de um casal de apistos, ainda não decidi, mas o que tens é uma especie muito bonita!

Gostava era de ver fotos mais actualizadas

 

Gostava de vos mostrar fotos actualizadas mas com uma evolução positiva, mas infelizmente essa esperada evolução ñ aconteceu, as algas pretas e o desenvolvimento atrofiado das plantas e possivel a falta de olho para fertilizar como deve ser deram-me cabo deste plantado, piora dia após dia :D

 

Desde o inicio que o desenvolvimento das planats é acompanhado de algas, primeiro verdes, depois das pretas, estas ultimas consegui controlar ao fim de algumas semanas com a adiçaõ de excell, mesmo assim vi-me obrigado a tirar a Lilaeopsis que já estava em muito mau estado. Como acabou-se-me o excell há algumas semanas (também acho que já estava a abusar da adição do mesmo) as algas pretas voltaram em força, nem os graõs de Akadama escapam, provavelmente a proxima a sair vai ser a Roseafolea, pois tá muito atrofiada e maltratada pelas algas.

 

O mais certo é para breve uma reviravolta neste layout...ainda tou a estudar isto, devo retirar de vez só a Hygrophila Guianensis, tenho de adquirir outravez a roseafolea (que também gosto muito :D) e devo optar por Blixas e E. Parvula e muito musgo à mistura...a ver vamos. Quando houver novidades digo ;)

 

Abraço e obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou vendo que teve algum estudo ,gostei do seu trabalho,ao longo do tempo se verá os acontecimento. Eu também tenho muitos peixes no meu aquario e não estou desiludido,vá em frente com esse projecto. Era bom que todos que gostam deste hobby,tivessem varios fishrooms,pois projectos nunca faltam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de vos mostrar fotos actualizadas mas com uma evolução positiva, mas infelizmente essa esperada evolução ñ aconteceu, as algas pretas e o desenvolvimento atrofiado das plantas e possivel a falta de olho para fertilizar como deve ser deram-me cabo deste plantado, piora dia após dia :)

 

Bom, e bem vinda a aquariofilia do Mundo real.

De facto e complicado ver aqui quem se de ao trabalho de reportar os insucessos. Mas eles sao frequentes i e com eles q se aprende.

Ja agora o aqua esta bastante bem, mas com o tricogaster + escalares nao se pode falar de Amazonico.

Adoro a foto do Tricogcaster Leri.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De facto e complicado ver aqui quem se de ao trabalho de reportar os insucessos. Mas eles sao frequentes i e com eles q se aprende

 

Tens razão caro amigo :P mas temos de saber admitir quando as coisas ñ estão como gostavamos e mais ainda quando ñ percebemos o porquê de tal acontecer, penso que há uma virtude no meio disto tudo e é ñ baixar os braços e ir à procura do sonho :) "o sonho de um Sul Americano" :wacko:

 

Ja agora o aqua esta bastante bem, mas com o tricogaster + escalares nao se pode falar de Amazonico

 

Obrigado pelo elogio, infelizmente neste momento ñ já ñ tem este aspecto :lol:

Nunca me referi a esta montagem como sendo um Amazonico (se bem que a mina vontade era ter criar um 100% Amazónico) falei sim em " Biótopo Sul Americano" uma vez que 95% da fauna e flora ser oriunda de rios brasileiros! O motivo da mistura destas espécies também já foi explicado alguns posts acima...

 

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca me referi a esta montagem como sendo um Amazonico (se bem que a mina vontade era ter criar um 100% Amazónico) falei sim em " Biótopo Sul Americano" uma vez que 95% da fauna e flora ser oriunda de rios brasileiros! O motivo da mistura destas espécies também já foi explicado alguns posts

 

Fico corrigido!

 

Estou tb com um Sul-Americano e escalares, a morder-me todo por nao ter Leeri's. Sao simplesmente magnificos e justificam um aqua so para eles, mais os comedores de algas Siameses, etc. Mas o tempo nao da para mais...

 

Estou neste momento com um ataque das algas castanhas no meu nano, temo pela Cryptocorine. A vida dos aquariofilistas reais nao e nada facil!

 

Abraco,

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou neste momento com um ataque das algas castanhas no meu nano, temo pela Cryptocorine

 

Que luz tens, tens plantas suficientes pra consumir os nutrientes no Aqua?

Também tive o meu assim atá há sensivelmente 1 mês atrás, na altura ainda ñ tinha substrato, cheguei à conclusão que era luz a mais para poucas plantas, pus umas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e as algas abrandaram, desde que reformulei o layout do nano já com substrato e mais plantas que ñ tenho algas nenhumas.

 

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já o vi ao vivo!! E é um excelente aquario, peixes e plantas muito lindas!!!

 

Não desistas, encara a situação das algas como um desafio! Para ajudar acho que devias abrir um topico com a finalidade de discutir o que está a correr mal..

 

abraços

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E é um excelente aquario, peixes e plantas muito lindas!!!

 

Ganda mentiroso :P peixes sim, plantas ñ!!

 

Não desistas, encara a situação das algas como um desafio! Para ajudar acho que devias abrir um topico com a finalidade de discutir o que está a correr mal..

 

Ñ tenhas dúvidas :D mas quanto a isso já sabes o que vai acontecer, vou é começar tudo do zero :D

Ai que pica :lol:

Abraços

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ganda mentiroso :P peixes sim, plantas ñ!!

 

As plantas podem estar em mau estado devido às algas, mas continuam a ser plantas lindas

 

Ñ tenhas dúvidas :D mas quanto a isso já sabes o que vai acontecer, vou é começar tudo do zero :D

Ai que pica :lol:

Abraços

 

Já ando numa pesquisa para mandarmos vir algumas plantas maneiras... Também vou começar de novo!!

 

abraços

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

só uma pequena pergunta os testes de NO3 , PO4 , CO2 permanente , e FÉ teêm sido constantes ???

 

é que até aprenderes a lidar com o que realmente o teu aquario consome e necessita, vais andar sempre nisso.

 

só depois de o conheceres muito bem podes fazer as coisas a olho, e mesmo assim no minimo 1 vez por semana convem

vereficar se anda tudo mais ó menos bem :D

 

e já agora tens um substracto fertil poderoso, que quase practicamente "nao nessecitas de fertelizar" os primeiros tempos, isto é ( bastando os primeiros meses so controlares os parametros que estao em excesso e por ventura os que estejao em falta para os manteres minimamente equilibrados ).

 

recomeçares de novo nao é de todo uma boa opçao.

 

mais vale fazeres um " reset " aos parametros da tua agua com tpás elevadas e depois ires controlando a tua fertelizaçao a rigor e vais ver que depreça tens os resultados que esperas :D

 

ps: outra coisa bastante importante e saberes a qualidade de todos os nutriente da agua das tpás que estas a intruduzir.

e temperaturas baixas e aguas acidas tambem sao uma mais valia para as plantas saudaveis.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.