Help - Espada Grávida


Recommended Posts

Boas a todos, antes de mais sou obrigado a dar os parabens a este grande forum que já me tirou algumas dúvidas ao meu (recente) gosto pela aquariofilia.

 

A 1ª minha dúvida é a seguinte

 

img6486nj6.jpg

 

a meu ver esta espada (é mm espada?) está grávida certo? Será que a devo meter já na maternidade ou a gestação ainda deve durar mais uns dias?

 

:P

 

Como podem ver na mesma foto, a maternidade já está populada com 6 peixinhos (alevins segundo aprendi por cá :)), confesso que não sei de que peixe poderão ter vindo visto que não estava presente na "hora do parto", limitei-me a apanhá-los no aquário, ou são guppys ou neons ou espadas... a minha pergunta é a seguinte, como os alimento? Comida de peixe normal?

 

Cumprimentos a todos e um obrigado desde já!

img6391ke8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a mim parece-me mesmo gravida (em relação ao tempo não sei).

 

eu costumo dar comida normal aos alevins, apenas me preocupo em "partir" a comida em bocadinhos minusculos.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, antes de mais sou obrigado a dar os parabens a este grande forum que já me tirou algumas dúvidas ao meu (recente) gosto pela aquariofilia.

 

A 1ª minha dúvida é a seguinte

 

 

 

a meu ver esta espada (é mm espada?) está grávida certo? Será que a devo meter já na maternidade ou a gestação ainda deve durar mais uns dias?

 

:P

 

Como podem ver na mesma foto, a maternidade já está populada com 6 peixinhos (alevins segundo aprendi por cá :crazyeyes: ), confesso que não sei de que peixe poderão ter vindo visto que não estava presente na "hora do parto", limitei-me a apanhá-los no aquário, ou são guppys ou neons ou espadas... a minha pergunta é a seguinte, como os alimento? Comida de peixe normal?

 

Cumprimentos a todos e um obrigado desde já!

 

 

1º sim é mesmo uma espada e parece-me grávida, no entanto acho que a barriga ainda vai inchar mais um bom bocado, deves ter de esperar ainda uns dias (mas o tamanho da barriga também é muito relativo e pouco fiável). Se tiveres uma boa quantidade de plantas no aquário e não tiveres peixes muito "agressivos", não a ponhas na maternidade e deixa-a ter os filhos à vontade. As maternidades stressam bastante os peixes, às vezes as fêmeas até abortam por causa disso. Depois de ela ter os filhos, conta aproximadamente 4/5 semanas e já sabes quando virão mais alevins.

 

 

2º de neons não são (é muito complicado reproduzir neons nos aquas).... não dá para ver muito bem os peixes da maternidade, mas de certeza que são de espada ou guppy.

Em relação aos alimentos tens algumas opções, podes comprar comida própria para alevins que já vem em pó ou podes esmigalhar os flocos normais que tens (a diferença não é muito significativa). Para além de dares apenas alimentos secos também podes dar comida viva, microvermes por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas banana rock

 

Marta Silva, referiste comida viva... onde compro disso?

 

 

arranjas uma cultura de arranque e produzes os bichinhos em casa

vê aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=62032

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78408

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

óptimo! Por acaso hoje reparei que a loja de animais que costumo "frequentar" tem larvas de mosquito e outros "petiscos" à venda sob forma de congelados... mas home made deve dar mais gosto! :rainbowafro:

 

Obrigado pelos links! :)

img6391ke8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

óptimo! Por acaso hoje reparei que a loja de animais que costumo "frequentar" tem larvas de mosquito e outros "petiscos" à venda sob forma de congelados... mas home made deve dar mais gosto! :)

Obrigado pelos links! :B-fly:

só um reparo...as larvas de mosquito são para peixes adultos...os alevins tem de ser comida mais pequena. Vê a receita que eu uso

comida para adultos: Larvas de mosquito (congelado), artemia (congelado), (+2 duas quaisquer agora não sei o nome). É uma embalagem de congelado com 4 cores de comida diferentes. Granulado e flocos.

comida para alevins: Flocos esmigalhados, granulado "desfeito" no 123.

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

óptimo! Por acaso hoje reparei que a loja de animais que costumo "frequentar" tem larvas de mosquito e outros "petiscos" à venda sob forma de congelados... mas home made deve dar mais gosto! :snipersmile:

 

Obrigado pelos links! ;)

 

para os alevins se quiseres comida viva opta por "bichinhos" pequenos... tens os microvermes e a artémia recem eclodida que são os mais utilizados mas também lhes podes dar vermes de grindal, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
e se eu agora escrever que afinal aquela espada do inicio do tópico é um espada? :puppydogeyes:

Virou macho lol só não entendo o pq de tanta barriga! :rainbowafro:

lol.lol.lol

 

é um macho em que as bolas ainda não desceram.lol

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
e se eu agora escrever que afinal aquela espada do inicio do tópico é um espada? :smilecolros:

 

Virou macho lol só não entendo o pq de tanta barriga! ;)

 

Por acaso eu estive para dizer quando vi a foto que era um macho, porque dá até para ver o gonopódio (orgão sexual do macho). Mas como a Marta respondeu com tanta certeza que era uma fêmea e que estava grávida calei-me. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos espadas é possivel uma fêmea passar a ser macho. :oops:

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto enganou-me bem :rolleyes:

 

Como o malandro está agora:

 

IMG_7076.jpg

 

Pois é.... isso é mesmo um macho :) afinal parece que não está grávido loool

Nesta foto dá para ver claramente o gonopódio e o prolongamento na cauda

 

Como na outra foto não olhei com muita atenção aquilo não me pareceu um gonopódio mas sim uma barbatana anal quase transparente com um bocadinho de cor nas pontas, bolas ando mesmo a dormir (e geralmente os machos são menos "roliços", o teu enganou-me bem..) Tenho de começar a ter mais cuidado com estas coisas

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Oi

SOU INICIANTE E QUERIA SABER EM QUE POSSO FAZER UM AQUARIO DE MATERNIDA PARA espadas.

QUAL O TAMANHO DO AQUARIO DE MATERNIDADE?

 

 

Em primeiro lugar ninguém é cego...lol... por isso escusas de capsar esta treta toda, a depois em segundo lugar relativamente à tua questão, podes fazer em vidro ou em acrílico transparente, tem a atenção a usar silicone próprio para aquários, e o uso de cola também esta posto de parte pois tem propriedades tóxicas que adps se iram dissolver na agua do aquário, quanto á 2 frase eu diria que um de 30 a 40 cm serve perfeitamente (exemplo 40*30*30 (comp*larg*alt)).

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

pelo que me parece pelas fotos eu diria que essa platy não está gravida.... mais difícil de ver é nas mollys...

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que me parece pelas fotos eu diria que essa platy não está gravida.... mais difícil de ver é nas mollys...

platy??? :mellow: bem se aquilo é um platy nao sei nao, lool

aquilo é um espada femea, e podera eventualmente estar gravida, mas nao ainda no ponto certo, ainda falta um tempinho, pois as fotos tambem nao da para ver muito bem!cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

platy??? :mellow: bem se aquilo é um platy nao sei nao, lool

aquilo é um espada femea, e podera eventualmente estar gravida, mas nao ainda no ponto certo, ainda falta um tempinho, pois as fotos tambem nao da para ver muito bem!cump.

 

 

pela foto, (a primeira de todas) é um macho com a espada comida, ve-se que falta ali qualquer coisa, logo nao pode estar gravido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais