Como fazer um criador de artemia


Deman

Recommended Posts

Barato, fácil, eficaz..

 

Passo 1

Prepara os seguintes materiais:

- duas garrafas de plástico com tampas

- um metro de tubo de ar (medida opcional)

- berbequim com broca da espessura do tubo de ar (opcional)

- silicone próprio ou algum outro vedante(opcional)

- faca ou tesoura

21572887uv1.png

 

Passo 2

- remove os rótulos das garrafas

- corta a parte superior de uma garrafa(1)

- corta a parte inferior da outra garrafa(2)

34750048vb2.png

 

Passo 3

- corta ou fura um buraco com 1cm de diâmetro na garrafa(1).

77804081uu1.png

 

Passo 4

- usa a garrafa(1) como base

- monta a garrafa(2) ao contrario dentro da garrafa (1)

- enche a garrafa(2) com 1 litro de agua e desenha uma marca na garrafa que mostra o nível da agua

76972073gy7.png

 

Passo 5

- despeja a agua da garrafa(2) fora

- tira-lhe a tampa

- fura ou corta a tampa de maneira a que fique com uma entrada do diâmetro de um tubo de ar

- insere o tubo de ar nessa entrada (certifica-te que fica bem justo)

opcional: usa um isolador para evitar a fuga de agua (caso o tubo não tenha ficado justo, como devia).

93882619wj4.png

 

Passo 6

- volta a enroscar a tampa já com o tubo, na garrafa(2)

- passa o tubo de ar pelo buraco feito no passo 3

- insere a garrafa(2) na base, garrafa(1)

- liga o tubo de ar á bomba (atenção: coloca a bomba numa zona mais elevada que as garrafas) (NÃO usar válvulas anti retorno)

- adiciona a agua o sal e os ovos “cistos”

21160899hy0.png

 

Agora espera-se.. Durante este tempo é importante que a temperatura da água esteja elevada. Sugiro então que utilizes um pequeno candeeiro com uma lâmpada de 25w bem perto das garrafas, mantendo assim a água quente.

61nf5.png

 

Espera algum tempo...........

 

Agora a artemia já deve estar pronta a ser colhida.

 

Passo 7

- desliga a bomba de ar e a lâmpada

- espera alguns minutos (para que a artemia viva possa assentar no fundo da garrafa)

- desconecta o tubo, da bomba de ar

- usa o tubo de ar para escoar a artemia recém eclodida para o aquário ou para qualquer outro recipiente caso se pretendas "engordar" os bichinhos.

80244744gz3.png

 

Conselhos:

- ao tirares os rótulos da garrafa faz isso com água quente, resulta na perfeição

- quando (no passo 3) fizeres o furo na base, utiliza um prego quente

- utiliza a parte inferior da garrafa(2) anteriormente cortada, para servir de tampa, evitando um bocadinho a evaporação da agua e protegendo-a de impurezas exteriores.

 

Fotos do sistema em funcionamento apenas com agua:

 

61068703aa7.png

 

 

O projecto original é realisado com duas garrafas de 2 litros. Eu apenas fiz uma maquete.

 

Este projecto está numa página em inglês que traduzi, com algumas alterações vindas da minha experiência. Se alguém souber o link original meta aqui pff porque eu não registei, e agora não sei dele.

Não sei se isto esta já postado no fórum em português.

 

Espero que gostem

 

cumps boa aquariofilia

 

 

edit: não liguem ao meu suporte para a bomba, era só para dar um exemplo :lol:

Editado por Deman

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso nunca me acontece, eu costume fazer um cubo da vodafone, e a artemia recem eclodida quando desligo a bomba e a luz, está sempre pelo meio do cubo a "nadar". que me assenta no fundo são os ovos, alguns não eclodidos outros secalhar já eclodidos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas dai isto sei feito em garrafas e não em caixas.

 

Repara quando desligas a bomba numa caixa a artemia e os ovos ficam espalhados pela caixa. Mas devido á forma afunilada deste sistema os ovos vão logo ao fundo e uma vez que a artemia fica as escuras também assenta. Quando desconectas o tubo de ar da bomba, tudo o que esta na garrafa é sugado para onde quiseres…

 

Para depois não se ficar com artemia no tubo de ar (quando a garrafa fica vazia) adiciona-se mais agua á garrafa. Isso vai empurrar os bichinhos :lol:

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....os ovos vão logo ao fundo e uma vez que a artemia fica as escuras também assenta.

 

 

Resumindo: ficam os ovos misturados com a artémia...

 

Já fizeste na pratica a eclosão dos ovos da artemia com este sistema ?

 

Cumpr,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que seja este o site original:

 

http://www.aquariumhobbyist.com/endlerslivebearer/page4.htm

 

é muito importante deixar o tal 1/4 de polegada de tubo dentro da garrafa que é para os ovos ficarem retidos quando se escoa os náuplios.

 

Eu uso este sistema mas sem os furos nas tampas das garrafas, introduzo o tubo de arejamento por cima. Depois de deixar pousar uso outro tubo, do tamanho que me convem, para fazer um sifão para um coador, sem retirar o fundinho que está cheio de ovos.

 

Atenção que se for para peixes de água doce tem que se enxaguar os naúplios com água doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é esse mesmo. obrigado por postares o link.. ^^ Está quase igual. eu foi alterando algumas coisas. Penso que para melhor, Se alguem discordar avise. cumps

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas eu utilizo esse smesmo processo há já algum tempo e, a taxa de eclosão é bastante alta, mesmo sem a aquecimento.

Realmente a artémia assenta na maior parte no fundo juntamente com os ovos, mas com alguma paciência lá se consegue recolher.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Ola ola, tenho andado distante =\

 

Para se "enxaguar/lavar" os naúplios em agua doce eles têm de ser apanhados com uma rede muito muito fina...

Este tipo de rede não se encontra por ai, têm de ser muito mais fina que meias de senhora. Por isso talvez seja uma das partes que tenha mesmo de se comprar mas que não custa mais que 5€.

 

Deixo aqui um link de um dos patrocinadores do fórum que tem um artigo especializado para a "lavagem" dos naúplios.

 

 

Crivo Artemia

 

 

Cumps

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

um dia destes vi um projecto que consistia em dividir um aquario em duas partes uma com luz e outra sem luz.

Parecia bastante simples.

O problema é que nunca mais encontrei tal projecto na net.

Alguem pode ajudar, nao so para mim mas até pk tbm ficava bem neste topico.

Muito obrigado a todos

vou continuar em busca....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem gostava de saber mas pelos vistos, vamos ficar sem saber...

Ninguem nos diz como...

um abraço

 

Viva

 

Não há nada mais simples do que filtrar e enxaguar artémia... vai a uma loja chinesa ou dos 300 (mesmo num qualquer hiper também encontras) e compra um filtro de máquina de café de saco mas não de papel... de nylon... dos permanentes... Usa isso para filtrar e lavar a artémia. Neste sistema a melhor forma para a recolher é colocar uma luz a apontar um determinado ponto, esperar 5 ou 10 minutos e as artémias vão concentrar-se todas nesse ponto. Basta sifonar com um tubinho ou recolher com uma pipeta. Eu eu sistemas semelhantes há anos mas feitos com garrafas de 2 litros e com garrafões de 5 litros.

 

Abraço,

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Para eclodir a artémia a água deve estar entre os 25 e os 30ºC, no verão não precisa de aquecimento mas agora deve precisar. Eu uso uma lâmpada incandescente de 7W encostada à garrafa, na parte que tem água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que se for para peixes de água doce tem que se enxaguar os naúplios com água doce.

 

Desculpem, nunca mais me lembrei deste post.

 

Eu uso um pano fino, tipo pano de lençol ou de camisa, em cima de um passador de rede pequeno, daqueles do chá, para coar a artémia.

Depois deito um bocado de água doce por cima e deixo escorrer. Depois é só lavar o paninho no aquário, ou então lavar num copinho de água doce e dar com uma pipeta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais