O Dimensionamento dos Filtros do seu Aquário


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O Dimensionamento dos Filtros do seu Aquário

 

No passado relativamente recente cometi alguns erros por desconhecimento e por falta de informação sobre as variáveis envolvidas no correcto dimensionamento dos filtros dos nossos aquários. Quando pesquisei na Internet alguma informação sobre este assunto, vi-o ser tratado inúmeras vezes de forma simplista pela maioria dos aquariofilistas, afirmando que o filtro (ou melhor a sua bomba) deve ter a capacidade de circular cerca de 5 vezes o volume do aquário por hora, como se não existissem quaisquer outros factores a condicionar o dimensionamento dos filtros e consequentemente no equilíbrio do nosso sistema!

 

Como, considero que com mais informação que muitas vezes nasce da pesquisa e/ou troca de opiniões, poderemos tomar decisões mais conscientes e garantidamente mais eficazes, resolvi escrever este pequeno tópico para abordar este tema, deixando-vos aqui a minha opinião.

 

Assim, começarei por dizer que considero não existir uma regra ou obrigatoriedade do nosso filtro “rodar” 5 vezes ou mesmo 3 vezes que seja, o volume de água no nosso aquário por hora, pois o débito (caudal) de água do filtro não é revelador do seu bom ou mau desempenho. Podemos ter um filtro com uma óptima bomba de água, mas com um volume de massas filtrantes demasiado pequeno, pelo que o seu débito não vos vai servir de nada, pois apenas estaremos a criar uma forte circulação de água no aquário, fazendo passar centenas de litros de água por um volume de massa filtrante muito pequeno, que além de não ter capacidade para desempenhar aquilo que desejaríamos (seja filtragem mecânica, biológica ou química), vai sempre ter tendência a entupir rapidamente, pois é o que normalmente acontece quando fazemos passar grandes caudais de água por diâmetros muito pequenos.

 

Todos sabemos que não existem milagres nestas coisas, como também não existe uma “receita” única, senão vejamos os seguintes exemplos e factores que estão envolvidos:

  • Os criadores de Discus do sudoeste asiático, criam Discus saudáveis praticamente sem sistemas de filtragem, como? Trocando cerca de 100% da água diariamente, sendo este processo efectuado gradualmente e continuamente. Atenção! Uma TPA de iguais dimensões nos nossos aquários pode ser o suficiente para desequilibrar todo o sistema biológico.

  • Se efectuarmos TPA’s de 20% ou 30%, de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias, também não temos necessidade de grandes filtros, pois estaremos a retirar com as TPA’s o excesso de poluentes (essencialmente amónia e nitritos, mas também nitratos)

  • Existe uma relação inversa entre a qualidade do nosso sistema de filtragem e a necessidade de se efectuarem frequentes e abundantes TPA’s, que obviamente nunca serão dispensáveis, mas poderão ser mais reduzidas e menos frequentes.

  • Mais plantas contribuem para um sistema mais saudável e menos exigente em termos de filtragem, pois as mesmas consomem parte dos poluentes gerados pelos peixes.

  • Mais peixes contribuem para um sistema mais exigente em termos de filtragem, pois irão gerar mais poluentes.

  • Existem espécies de peixes, mais exigentes em relação à qualidade da água (ex. Discus e CA’s)

Antes de decidirmos sobre qual o filtro que devemos comprar, além do volume do aquário (que normalmente é um único factor referido pelos fabricantes e questionado pelos lojistas) deveríamos saber o melhor possível o que vamos introduzir no nosso sistema e a manutenção que estaremos “dispostos” a fazer-lhe, pois são quanto a mim as outras duas variáveis mais determinantes no dimensionamento do filtro.

 

Obviamente que, todos os factores que já referi podem influenciar o dimensionamento do filtro, pelo que não será fácil termos uma formula para dimensionar com exactidão a capacidade dos nossos filtros, mas da minha experiência e do que já li sobre este mesmo assunto, considero que 3L de volume de filtro para 100L de agua um valor muito razoável senão mesmo obrigatório para quem quer ter Discus saudáveis e fazer apenas semanalmente TPA’s. Como exemplo, se tivermos um aquário com 200L, deveríamos ter um filtro com 6L de volume de massas filtrantes. Contudo, se lermos a informação dos fabricantes, os filtros desta dimensão (6L) são recomendados para aquários com mais de 400L o que nos deixa com bastante margem. Se o débito de água for excessivo, podemos sempre reduzi-lo fechando um pouco a torneira na saída do filtro (nunca a admissão), ou em alternativa, introduzindo flautas e/ou colocando mais uma mangueira de saída (através de um “T”) para dispersar melhor o caudal de água. Por outro lado se o volume de massa filtrante for insuficiente, nada poderemos fazer pois o que define a qualidade do filtro é no fundo a quantidade de água que de passa de uma forma “rentável” pela sua massa filtrante, estando directamente dependente do tamanho do filtro. Como exemplo, vejamos o caso de um filtro com uma bomba com um débito de 1000L/h e que faça passar a água apenas por 1L de cerâmica, ironizando um pouco se calhar mais não faz do que “lavar” essas cerâmicas, pelo que me parece lógico que possamos ter um rendimento muito superior com um filtro de caudal de 500L/h a passar por 3L cerâmica. Não querendo fazer publicidade, não será por acaso que a Eheim que é um dos maiores fabricantes de filtros do mundo, há muito que utiliza rácios de volume/caudal muito próximos dos valores que referimos neste exemplo, com o sucesso que todos conhecemos.

 

Importância de um Sistema de Backup - Existe outro factor de que normalmente não se fala, que tem a ver com a utilização de mais do que um filtro por razões de segurança. Voltamos ao exemplo do nosso aquário de 200L, em vez de termos um filtro com 6L de volume de massas filtrantes, se optássemos por 2 filtros de 3L de massas cada um, provavelmente estaríamos mais protegidos em relação a alguns factores de risco, como por exemplo a avaria e/ou entupimento de um dos filtros, o que poderá ser mesmo vital quando estamos alguns dias ser observar os nossos aquários (por exemplo nas férias), podendo-se assim evitar o colapso do nosso sistema, pois possivelmente um dos filtros seria capaz de manter o sistema minimamente equilibrado até pudermos intervir, o que dificilmente acontecerá sem qualquer sistema de filtragem. Este raciocínio (sistema de backup) também se aplica aos sistemas de aquecimento/arrefecimento, pois a probabilidade de se avariarem 2 unidades em simultâneo é substancialmente menor do que termos uma avaria isolada. No caso dos filtros, teríamos ainda a vantagem adicional de que seria possível (com 2 admissões e 2 extracções de agua no aquário) termos uma maior e melhor distribuição das correntes de água dentro do aquário.

 

Espero que com este pequeno texto, possa ter contribuído para ajudar a que possam evitar alguns dos erros que eu próprio cometi, quando comprei os primeiros filtros para os meus aquários.

 

Cordiais saudações a todos os membros do fórum

Editado por J_Rosado
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A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

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Boas,

Só um pequeno pormenor que parece escapar a quase todos nós, e a mim até à bem pouco tempo:

 

Mencionaste um filtro de 1000 l/h. Vamos supor que este é o débito real e este filtro contem os tais 6 l de matérias filtrantes. Para este volume teremos (supondo mais uma vez) 8 litros de capacidade total da cuba (ou canister).

1000/8= 125. Ou seja a cuba leva a 125ª parte da hora para esvaziar (ou renovar por completo a água que contem), o que equivale a 28,8 segundos.

 

Se imaginarmos uma linha horizontal a subir da base do filtro até ao topo (sentido em que circula a água) esta demorará 28,8 segundos a percorrer a altura do filtro. Convenhamos que este débito forte (sem dúvida) de 1000 l/h escoa lentamente através das matérias filtrantes, sendo que este facto é por demais importante para a filtragem biológica, a mais importante das filtragens, pois permite muito mais tempo de contacto com as superfícies cobertas de bactérias nitrificantes do que se poderia imaginar.

 

No respeitante ao número de vezes da "rotação" da água do aquário, estou de acordo contigo. Já li valores tão díspares como 3 e 10 vezes o volume de água. Posso dizer, e agora passo eu a publicidade, que tenho (entre outros) um aquário de 180 litros reais equipado com um Cristal Profi 250 da JBL (para 250 l de água max.) de 700 l/h a que correspondem 360 l/h reais (já medidos e confirmados) com as matérias filtrantes de origem (5,3 l dos quais um terço cerâmica). Estamos a falar de 2 vezes o volume de água e de parâmetros perfeitamente dentro do normal, e claro de água límpida e com 30% de TPA quinzenais.

Também não é por nada que o modelo abaixo deste, o Cristal Profi 120 (120 l de água max.) tem 600 l/h brutos e 300 l/h reais, apenas menos 60 l/h mas filtra menos de metade da água: apenas tem 3,5 l de matérias filtrantes.

Há de facto uma utilização racional das matérias filtrantes, sobretudo a nível biológico, privilegiando a sua "rentabilização" em detrimento do débito.

Cumps.

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Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

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Bom tópico.

 

Concordo com o que já disseram os dois!

 

Eu próprio já intervi em alguns tópicos para não deixar esquecer que o volume de massas filtrantes (e já agora a sua qualidade) é de elevada importância (caso contrário bastaria usar uma bomba...)

 

Penso que este tópico (eventualmente a adição dos dois primeiros) até podia passar a artigo de referência, ou algo parecido.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

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...Se o débito de água for excessivo, podemos sempre reduzi-lo fechando um pouco a torneira na saída do filtro (nunca a admissão),...

 

Boa noite!

 

Aproveito o tópico para tirar uma duvida :)

 

Qual a razão por que se fecha a torneira na saída do filtro e não a admissão?

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Parece-me uma questão de lógica, se fechares a admissão corres o risco de a água que corre ser pouca e podes meter o filtro a trabalhar a seco e correres o risco de ele queimar por isso. Se fechares a a saída, o filtro tem sempre água, logo nunca trabalha a seco, logo não queima!

Espero que tenhas percebido.

tiagodovale2dbdjpgej2.gif
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Excelente tópico!

 

No meu caso por ex. no meu aqua plantado de 112L para ter um volume de massas filtrantes à medida do que queria fazer tive de arranjar um filtro que tem uma bomba que debita 800L/h. Parece muito,mas com a instalação de uma flauta a saida de água não é tão forte,e de dia ainda a coloco bem abaixo do nivel de água,de modo a haver um minimo escape de CO2.

 

Esse filtro tem um minimo espaço para cerâmicas porosas,utilizo todos os compartimentos apenas para filtragem mecânica,sendo o espaço usado para cerâmicas um pequeno ''tubo - compartimento'' no meio dos outros compartimentos.Para um plantado denso a filtragem biológica pode ser toda feita através das plantas,caso estas estejam de boa saude e a desempenhar o seu papel.

 

Este filtro teve um papel importante na altura em que o aqua passou por uma fase de algas,removendo-as eficazmente.Convém dizer que é importante trocar de materiais filtrantes de tempos a tempos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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ja agora, quais os tipos de materiais filtrantes que se devem ter num filtro? e que marcas sao as mais aconselhaveis? tenho um aquario de 54 l, com um filtro interior so com uma espécie de lã, mas julgo que nao é suficiente pois so filtra os residuo de maiores dimensoes.

estou indeciso entre comprar um filtro exterior ou comprar materiais filtrantes.

abrço

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Parece-me uma questão de lógica, se fechares a admissão corres o risco de a água que corre ser pouca e podes meter o filtro a trabalhar a seco e correres o risco de ele queimar por isso. Se fechares a a saída, o filtro tem sempre água, logo nunca trabalha a seco, logo não queima!

Espero que tenhas percebido.

 

Eu sempre pensei que fosse ao contrário que se fazia.. Até porque se reparar-mos as bombas de qualquer filtro encontram-se sempre depois das massas filtrantes e nunca antes. Desta forma a resistência está localizada na entrada de agua para a bomba e não na saída (deve haver uma razão para que assim seja).

A seco nunca poderia acontecer pois para isso o filtro teria que "aspirar" ar e não agua.

E se fecharmos a saída se calhar estamos a criar demasiada pressão dentro da bomba visto que a agua é bombeada mas não tem como sair.

 

É a minha opinião mas por não ter a certeza é que pedi esclarecimentos ::D:

 

Obrigado

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Boas,

 

Antes de mais fico satisfeito :wink: pelo diálogo que já conseguimos gerar à volta deste assunto.

 

Agradeço os elogios e os contributos que já foram feito pois julgo que foram enriquecedores para todos.

 

Em relação às questões:

  • (DiogoT) - O teu raciocínio é lógico em relação aos filtros e ao local de colocação da bomba, mas pensa no seguinte, se a bomba fosse colocada antes das matérias filtrantes a pressão dentro do filtro seria muito maior, não? Além de que, estaríamos a trabalhar com a bomba sem qualquer pré-filtro com os riscos que isso envolveria para a saúde da própria bomba. A justificação de fecharmos a torneira na saída do filtro e não a de admissão, é realmente a possibilidade de o motor poder trabalhar em "seco", correndo-se o risco de ele aquecer e queimar. Já ao inverso (fechando a torneira de saída), estamos realmente a criar mais pressão na bomba, o que se não for em demasia (totalmente bloqueada) é muito menos grave do que a situação anterior. Mesmo os filtros mais sofisticados que fazem variações de caudal utilizam este processo, embora de forma automática e imperceptível para o utilizador.

  • (ruifernandes) - Um filtro exterior (fora o factor económico) só tem vantagens em relação ao interior, pois aumenta-te o volume de água do sistema enquanto que o filtro interior reduz (pois ocupa e reduz volume útil do aquário), em termos de manutenção o filtro exterior é muito mais fácil, além de que pode aguentar espaçamentos entre manutenções muito maiores (todos os filtros interiores que tive ao fim de uma semana estavam praticamente obstruídos), isto tudo para já não falar no tema mais importante de todos e que tem sido o ponto central deste tópico, o volume das massas filtrantes, que é muito mais limitado no caso dos filtros interiores do que exteriores por questões obvias. Com tudo isto, não quero de modo nenhum dizer que os filtros interiores não prestam, pois eu também tenho alguns a funcionar em aquários de pequena dimensão (>30L), ou como complemento de filtros exteriores (por mau dimensionamento e/ou por falta de mais alguns €€€). Em relação aos materiais filtrantes, dependem da filtragem que pretendes fazer, mas alerto-te que não é um tema de modo nenhum consensual ::D: , pois depende mais uma vez (a aquariofilia não é complicada, apenas requer conhecimento) de vários factores, por exemplo se é um aquário plantado ou não, se está superpovoado ou não, etc…. Simplisticamente dir-te-ei apenas que a sua sequência e algumas opções:
    1. Mecânica - opções: Anéis de cerâmica lisa; Malha de fio de nylon grosso; esponja grossa; Algodão filtrante à base de polyester (perlon)
       
    2. Biológica - opções: Anéis de cerâmica porosa, bio-balls, esponja grossa, alguns tipos de cerâmicas e substratos específicos, areia, etc..
    3. Química - opções: Carvão activado, resinas várias, podendo algumas delas ser específicas para resolver determinado problema (fosfatos, nitratos, etc..)

      Obs.: Como podes reparar existem materiais que tanto são recomendados para filtração mecânica como biológica (ex. esponjas), porque na prática assim se passa, tudo quanto está sujeito à passajem do caudal de água dentro do filtro (e não só) acaba por criar bactérias e desempenhar parte da função biológica do filtro. Contudo, se quiseres aprofundar o tema sugiro que pesquises no fórum, pois existem vários tópicos sobre esse assunto.

Cumprimentos a todos os membros do fórum

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

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  • 7 meses depois...

Boas,

Resolvi ir repescar este tópico antigo medieval_sword2.gifno que diz respeito à relação débito/volume e qualidade das matérias filtrantes em relação à litragem e tipos de peixes.

 

E isto porque continuo teimosamente tongue.gif a ouvir falar em 3x -4x-5x-(10x-12/2*45-6)x o volume do aquário.

Claro que certos peixes sujam mais e precisam de maior débito (e mesmo cabeças motorizadas), mas outras apenas precisam de águas calmas; porque não dar-lhas em vez de de multiplicar o volume útil de água por um sem-número de vezes?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

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Boas;

 

Sou um daqueles que defende que quanto mais filtração melhor. Toda a minha experiência na aquariofilia passa pela montagem de africanos, porcos como tudo, nunca tive outro tipo de peixes.

Por isso quando alguem está a montar um aqua de ciclideos e pede opinião sobre filtragem, digo sempre 10x o volume do aqua :twisted: é óbvio que acompanhado com cestos de matéria filtrante na mesma proporção. Aparece sempre alguem muito indignado dizer que 5x chega.

 

Digo 10x porquê? Porque os filtros nunca debitam o que o fabricante anuncia, existe sempre o perda de 25%, com esta redução acaba por fazer 7x o volume do aqua que na realidade é o ideal. Agora se eu digo a um iniciante para comprar um filtro que faça 7x, com a perda de 25% acaba por fazer o ciclo só 5x e aqui já me parece insuficiente. (Nota: não é insuficiente se o aquariofilista não se importar de limpar o filtro 15 em 15 dias)

 

Como para mim a aquariofilia não é estar todos os dias a mexer no aqua, prefiro equipamento em qualidade e quantidade que me dê descanso pelo menos de 6 meses ou até mais, que propriamente estar todos os meses a desmontar, limpar filtros e a montar filtros. Que acaba por não dar descanso aos peixes, aos parametros da água e a mim.

 

Logo, num aqua de 100litros de ciclideos um eheim 2217(1000Lts/h) não me parece nada despropositado acaba por fazer 750lts/h de circulação e principalmente com uma manutenção muito reduzida.

 

Como são aquarios sem plantas, só com areia e pedra deve existir um caudal forte que limpe bem a areia, remova todos os residuos deixados pelos peixes e que o filtro tenha capacidade de tratar esses residuos e não, simplesmente, acumular.

 

Ter um caudal grande, não implica que os peixes andem a "voar" com a corrente ou que areia não pouse no fundo.

 

Neste momento tenho um Tanganica de 400litros uteis, tem 2 filtros eheim 2217 (2x1000lts/h - total de 12cm3 esponja) e um eheim 2080 (1800lts/h - Volume interno da massa fitrante 12cm3 + 1,5cm3 (pré-filtro) ), que dá um total de 3800lts/h com a perda dos táis 25% de caudal(massas filtrantes, curvas das mangueira, etc) dá 7x o volume do aqua (2850 (lts/h).

 

O eheim 2080 tem um indicador de caudal medido por traços, e ao fim 4 meses de funcionamento desceu 1 traço. Isto diz-me que provávelmente não tenho que me preocupar com limpezas por mais 4 ou 5 meses.

 

Assim, a minha preocupação com o aqua é simplesmente tpas de 20 a 25% semanais e limpeza dos vidros.

 

Volto a dizer que o investimento para um aqua de ciclideos passa principalmente pela filtragem. Ao contrario de outro tipo de aquas que necessitam de iluminação, substrato e CO2 xpto, que são caros.

 

 

Não se esqueçam, que falei em aquas de ciclideos.

 

Cumps

 

Orlando

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

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Boas,

Resolvi ir repescar este tópico antigo medieval_sword2.gif no que diz respeito à relação débito/volume e qualidade das matérias filtrantes em relação à litragem e tipos de peixes.

 

E isto porque continuo teimosamente tongue.gif a ouvir falar em 3x -4x-5x-(10x-12/2*45-6)x o volume do aquário. Claro que certos peixes sujam mais e precisam de maior débito (e mesmo cabeças motorizadas), mas outras apenas precisam de águas calmas; porque não dar-lhas em vez de de multiplicar o volume útil de água por um sem-número de vezes?

Cumps.

Boas,

Como vez, também me refiro ao tipo de peixes. O que eu tenho notado é que se fala de x vezes a litragem do aquário sem ter em conta a fauna. Foi essa discussão que o J_Rosado iniciou há uns tempos e acho que tem muita importância , se o leres todo, verás que descambou para um assunto sem grande interesse.

Repara no exemplo que eu dou na minha primeira intervenção neste tópico, 180 litros úteis com 360 l/h reais e com o filtro limpo.

Neste meu caso em particular, e se eu fosse um :( , provavelmente aconselhariam 3x (540 l/h reais) ou 5x (900 l/h reais) ou quem sabe as tais 10x (1800 l/h reais).

 

Por isso é que fui repescar este tópico. Fala-se mais do débito aos novatos do que das massas filtrantes, suas funções, etc...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

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  • 1 ano depois...
Olá a todos,

 

excelente tópico, a filtragem é sem dúvida um dos maiores, senão o maior, segredos para a manutenção de discus em cativeiro.

 

Concordo que a filtragem é o maior desafio para o aquariofilista, porque é a partir daqui que ele terá ou não sucesso. Saber que filtro ter e usar para os vários tipos de paisagens é essencial e muitas vezes neglegenciado ou por desconhecimento ou por facilitismos.

Para que razão serve um filtro? Sempre para conseguir o ambiente mais real possivel de acordo com a paisagem escolhida.

Por isso este tópico está fantástico e deveria ser um dos que devem ser lidos por todos que chegam ao mundo da aquariofilia, porque trata-se de um dos princípios base.

 

Parabens a todos que apresentaram este tópico e o enriqueceram com conteudo importante

 

É para isto que existe este forum

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

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  • 1 ano depois...

Boa tarde!

Adorei a informação! Recentemente mudei os filtros internos dos meus aquas( 54 e 96 litros brutos) e optei por filtros( 2x Eheim 2213) que comparativamente com outros teria um caudal menor mas a nível de matéria filtrante era a parecida a nível real. Li, em algum lado, que o fato de este filtro não ter cestinhos a separar as matérias filtrantes optmizava a passagem da água e melhorava o desempenho. Foram estas informações que me fizeram optar por este modelo.

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Boas pessoal,

 

adorei o tópico e será sem duvidas esclarecedor para jovens aquariofilistas.

 

aqui vai a minha experiencia.

 

Aqua 320L brutos para Discus.

8 Adultos + 1 escalar.

 

filtragem a cargo de:

 

eheim 2028

Volume teórico do aquário:600L

Débito da bomba:1050L/h

Volume do filtro:7,3L

 

"ajudado" bidao DIY

volume: 15L

Bomba: 2500L/h

cheio de leca exclusivamente.

 

o Eheim 2028 chegou a funcionar só no aqua e foi claramente insuficiente.

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

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  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos,

 

o referido acima que este topico ajuda bastante os "novos" aquariofilistas é muito verdade.

no meu caso tenho um aquapor de 36L plantado e com plattys (que não são muito limpos) com um eheim 2215 e gosto bastante pois tenho uma baixa manutenção (tenho feito testes e está tudo ok). e agora vou-me lançar num de 200L e já tenho lá um 2080 só mesmo para garantir que não vou ter que andar de 15 em 15 dias a fazer manutenção no filtro (não tem muita piada, limpar vidro e fazer umas podas (tudo bem)), mas andar a desmontar e montar tudo, acho que não é o objectivo principal tanto para um novato como eu como para o mais experiente.

 

e concordo muito com o que dizem com que devem ter uma maior proporção de matérias filtrantes quando comparado com o volume do filtro, mantendo um caudal decente (obvio)

 

por isso muito obrigado aos que colaboraram pois com o que já foi escrito por todos vão ajudar todos os que ainda teem alguma duvida.

 

o meu muito obrigado a todos

 

Sérgio M

atentamente

 

 

Sérgio M

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  • 8 anos depois...

Bom dia. Será despropositado um filtro externo de 550l/h num aquário medianamente plantado e com peixes de pequeno porte, de 20l de capacidade? cumprimentos. Mário Cunha.

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