nanos em sistemas fechados


joanaduarte

Recommended Posts

Agua é agua, H2O, não apodrece...

Bom,com todo o respeito,mas eu também adorava não apodrecer e vou acabar por fazê-lo...como tudo aqui na Terra. Uma das Leis mais certas é que tudo tende para o caos. Se deixares um tomate em cima de uma mesa ele inevitavelmente irá apodrecer,tal como um automovel parado,até um saco de plástico no oceano desaparece,passados milhões de anos mas desaparece...

 

Com a água é o mesmo,se a deixares parada por um periodo longo de tempo,ela acaba por perder qualidades e apodrece,cheirando muito mal por sinal.

 

A água que está dentro das Ecosferas também acabará por apodrecer,o ritmo pode ser mais lento devido aos factores próprios da Ecosfera,mas apodrece.Como é obvio.

 

...e a agua que vem dos rios tb não vem limpa, vem com detrititos organicos e inorganicos. é o oposto de uma tpa!

Lê o que escreveste e pensa: Então a água que nasce das nascentes...vem suja? Ou será que queres dizer que vem rica? Rica e apta a fazer de novo o seu curso e prolongar a vida? Mas rica é diferente de suja.E o que é uma tpa? São coisas diferentes é certo (um aqua não é um rio) mas o conceito é o mesmo,de renovação,movimento...Não um biblô em que vemos pequenos camarões lentamente a enfraquecer até à morte inevitavel...

 

Joana uma coisa é tentar arranjar soluções reais,de modo a que no futuro uma tripulação de uma nave habitada possa fazer viagens interestelares sem ter de ser constantemente abastecida de comida,água e oxigénio,de modo a ser completamente independente.Disso dependerá por certo o futuro da Humanidade.Mas não é a subjugar pequenos camarões que a Humanidade vai conseguir fazer isso.

 

Essas Ecosfera não podem nunca ser respeitado por qualquer aquariofilista que se preze.Primeiro os camarões têm um prazo limite,estão condenados,o oposto da aquariofilia,em que tudo fazemos para preservar a nossa Fauna e Flora.

 

Porque existem principios básicos na aquariofilia que não são respeitados na Ecosfera: um animal aquático precisa de água renovada,alimentação e...espaço.Por si só meter camarões em espaços mínimos é errado,ainda por cima à mercê de si mesmo,fechados e sem escape de salvação.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol, ok... Não leves a mal mas isso é cientificamente um pco hilariante...

 

Em quimica nada tende para o caos, mas sim para a forma energeticamente mais simples e estavel, é por isso que nós nos decompo-mos, porque somos feitos de moleculas enormes e mt complexas (Compostos organicos) sintetizadas biologicamente por nós e pelos seres que ingerimos. E a nossa decompossicão tb é relativa (especialmente a decomposição quimica), pk alguns compostos do nosso corpo não se decompoem! como o caso da agua! Se a agua se decompusesse expontaneamente era em hidrogenio (H) e oxigenio (O) e estava resolvida a crise energetica mundial! hidrogénio limpo e á borla, que sonho!

 

A "agua" cheira e sabe mal passado algum tempo pk não é agua pura, está contaminada biologicamente por seres microscopicos que crescem multiplicam-se e morrem e são comidos por outros que fazem o mesmo, quando tens essa agua mal cheirosa tens é um caldinho biologico! A água pura é uma coisa rara, nem a que se vende como destilada deve merecer o rotulo de pura. O liquido que bebemos todos os dias, esse então não é agua mesmo, é sim uma solução aquosa! A água água mesmo, composta exclusivamente de H2O é incolor, inodora, sem sabor e defenitivamente sem prazo de validade.

 

A agua na natureza vai se mantendo relativamente "fresca e limpa" devido não tanto ao ciclo fisico da agua (evaporação e condensação) mas devido a actividade biologica, é que o lixo de uns é o tesouro de outro e o que não falta são seres que chamam um petisco aos detritos com que outros sujaram a agua. Como é o caso das bacterias nitrificadoras que consomem a amonia nos nossos aquas, é certo que produzem nitratos mas na natureza esses são comsumidos pelas algas e transformados em compostos azotados entrando de novo na cadeia alimentar dos peixes (e outros).

 

O problema é que nós não gostamos nada de algas :crazyeyes:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno PS:

 

Quando me citas a segunda vez no teu texto, repara que és mt flexivel com a citação einterpertação que fazes... no meu texto o contexto dessa frase remete para o estado da agua na foz de um rio e não numa nascente... e nas nascentes a agua tb não é rica, é pauperrima! é por isso que a bebemos, por que é quase (enfse no quase) só agua

Editado por joanaduarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em quimica nada tende para o caos

No Universo tudo tende para o caos,o próprio Universo em si é possivel que se comprima até haver uma densidade de massa tão grande que explode de novo...

 

E aqui na Terra todos os seres vivos que estejam expostos ao clima,à gravidade,aos processos naturais de vida e morte,tendem para o caos.E a regra mais elementar da Natureza.

 

Mas essa da água se decompôr em Hidrogénio e Oxigénio espontaneamente é engraçada... ::D: Estás a dar um sentido ''engraçado'' à palavra decompor...

 

A "agua" cheira e sabe mal passado algum tempo pk não é agua pura, está contaminada biologicamente por seres microscopicos que crescem multiplicam-se e morrem e são comidos por outros que fazem o mesmo, quando tens essa agua mal cheirosa tens é um caldinho biologico!

Uma pergunta: esse caldo biológica é próprio para os seres vivos que falamos aqui viverem e prosperarem? Pois...A Ecosfera devia ter camarões um tempo indefinido,não um tempo limitado.Pois o que queremos ver é camarões a interagir,não bactérias e fungos em cima de suas carcaças...

 

A água pura é uma coisa rara, nem a que se vende como destilada deve merecer o rotulo de pura. O liquido que bebemos todos os dias, esse então não é agua mesmo, é sim uma solução aquosa! A água água mesmo, composta exclusivamente de H2O é incolor, inodora, sem sabor e defenitivamente sem prazo de validade.

Estás a levar à letra a minha expressão ''água pura''.Eu não me estava a referir à pureza quimica da água.Mas no sentido de renovação.Um rio tem de correr,tem de haver movimento,senão não há renovação. Nem água de osmose é 100% pura no sentido radical que estás a dar à palavra pureza...

 

e nas nascentes a agua tb não é rica, é pauperrima! é por isso que a bebemos, por que é quase (enfse no quase) só agua

Vais me desculpar,mas estás outra vez a interpretar-me mal...a riqueza que falava das nascentes não era nesse sentido,era no sentido poético de ser rica,de ser renovada,de ser rica porque gera e mantém a vida.

 

...A agua na natureza vai se mantendo relativamente "fresca e limpa" devido não tanto ao ciclo fisico da agua (evaporação e condensação) mas devido a actividade biologica...

Relativamente,pois.Chegamos ao cerne da questão.Queres dizer que a água sem o seu ciclo fisico,se poderia manter com as suas qualidades inalteradas e próprias para a Fauna e Flora se desenvolverem ininterruptamente?

 

A Ecosfera tem um prazo.Porquê tem esse prazo? São as razões desse prazo e do encarceramento num lugar minusculo de seres vivos que eu contesto,e sinceramente ainda não te vi contrapôr isso...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente da conclusão a que cheguem sobre a viabilidade destas coisas, elas não vão deixar de ser uma aberração. Logo a começar são globos (e quer-me parecer que muito do processo de "renovação" da água tem a ver com este facto, se alguém me souber dizer se é assim ou nºao, agradecia) o que para mim é logo argumento para meter este "aquário" no "monte de tralha na garagem". Depois, isto não é nada... que me interessa ter seres vivos em casa se não posso fazer nada por eles? Basicamente, nem sequer os pdoemos considerar como animais de estimação (na verdade, até sabemos que o formato em globo provavelmente os estará a prejudicar e nós não podemos fazer nada). Nem decalcit lhes podemos dar :puppydogeyes: Depois, aquilo é pequeno, mas nem sequer está cheio até cima (provavelmente também devido à "renovação" lol.. será que é necessário uma constante "vibração" da água, por pequena que seja? Se sim, então estamos a fazer um belíssimo serviço aos camarões). O máximo que vi foi 6 litros. Mal tem vegetação...

 

Portanto... ECO ou não, isto NÃO é aquariofilia. É como o Zogli disse, é um bibelot.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Universo tudo tende para o caos,o próprio Universo em si é possivel que se comprima até haver uma densidade de massa tão grande que explode de novo...

A serio?! quem disse? É que ultimas teorias cientificas apontam para que ele se espande e não comprime... E se essa afirmação fosse correcta então sugeria que existe um comportamento coordenado e previsivel de todos os corpos e forças do universo, coordenado e previsivel é o oposto de caos.

E aqui na Terra todos os seres vivos que estejam expostos ao clima,à gravidade,aos processos naturais de vida e morte,tendem para o caos.E a regra mais elementar da Natureza.

Tu devias gostar mt das professoras de fisico-quimica e ciencias, elas é que não gostavam de ti...

Essa "regra elementar" da natureza, quem é que descobriu!?

Clima, gravidade, e os processos ditos elementares de vida e morte, são todos processos que obecem a leis estudadas e comprovadas, alguns deles ensinados nas disciplinas acima... mais uma vez ordem e leis não combinam bem com caos... e já agora eu disse que "nada na quimica tende para o caos" e os seres vivos não são elementos quimicos. Mais uma vez demasiada flexibilidade com as interpertações das citações.

Mas essa da água se decompôr em Hidrogénio e Oxigénio espontaneamente é engraçada... :smile2: Estás a dar um sentido ''engraçado'' à palavra decompor...

Segundo a Grande Enciclopedia Portuguesa e Brasileira, volume 8, pagina 456:

DECOMPOSIÇÃO: Acção ou efeito de decompor. Divisão de um todo em suas partes constituintes.

 

H2O (agua) é constituida por duas moleculas de H (hidrogenio) e uma de O (oxigenio) mas realmente não se decompõe espontaneamente, isso quem o diz és tu.

Uma pergunta: esse caldo biológica é próprio para os seres vivos que falamos aqui viverem e prosperarem? Pois...A Ecosfera devia ter camarões um tempo indefinido,não um tempo limitado.Pois o que queremos ver é camarões a interagir,não bactérias e fungos em cima de suas carcaças...

O que tu queres eu não sei mas acho que a ecosfera não é um expositor de camarões mas o receptaculo de um ecosistema completo. E esse caldo biologico é apenas o que ocorre na tua garrafa de agua com 15 dias onde só estão os microorganismos que para lá conseguiram ir, na ecosfera existe um "biocaldo" controlado para que cada organismo elimine os desperdicios de outro e alimente o proximo. E na Ecosfera não são inseridos fungos...

Estás a levar à letra a minha expressão ''água pura''.Eu não me estava a referir à pureza quimica da água.Mas no sentido de renovação.Um rio tem de correr,tem de haver movimento,senão não há renovação. Nem água de osmose é 100% pura no sentido radical que estás a dar à palavra pureza...

agua de osmose!?

Segundo a mesma enciclopedia, volume 19, pag 713

OSMOSE: Difusão de substancias atravez de membranas. etc.

DEsculpa mas esta não entendi.

Vais me desculpar,mas estás outra vez a interpretar-me mal...a riqueza que falava das nascentes não era nesse sentido,era no sentido poético de ser rica,de ser renovada,de ser rica porque gera e mantém a vida.

A agua é necessaria á vida mas não a gera, o mesmo para a poesia. A toria da geração expontanea foi refutada no sec XIX por Pasteur. já reparaste que nas nascentes não exite muita vida aquatica? Se água limpa das nascentes é asim tão boa a manter vida pk será que a "vida"

não vai para lá?

Relativamente,pois.Chegamos ao cerne da questão.Queres dizer que a água sem o seu ciclo fisico,se poderia manter com as suas qualidades inalteradas e próprias para a Fauna e Flora se desenvolverem ininterruptamente?

Sim claro, afinal é isso que acontece no ocenao não é? a agua do oceano não é renovada! tal como já tinha dito ela sai do oceano por evaporação, logo sem levar qualquer outro elemento com ela, e na melhor das hipoteses volta assim, mas a maioria da agua que volta ao oceano até vem é com bastantes detritos... há muita coisa a entrar no oceano mas muito pouca a sair de lá de forma natural. E até nós interferirmos tava tudo a correr bem...

A Ecosfera tem um prazo.Porquê tem esse prazo? São as razões desse prazo e do encarceramento num lugar minusculo de seres vivos que eu contesto,e sinceramente ainda não te vi contrapôr isso...

O prazo é obviamente uma nessecidade comercial, e até imposta por lei.

Quanto ao ultimo argumento é o unico que eu não contesto pois tb não concordo com a existencia dos modelos mais pequenos, a unica razão porque ainda não o disse é pk quando se quer equilibrar uma balança não se poem pesos no lado onde eles já tão a mais...

Para manisfestar a minha opinião contra as ecosferas apenas precisei de uma frase, mas varias horas de estudo o mais completo que me foi possivel do projecto. Mas ainda que que entenda e nada tenha a apontar quanto ao fundamento cientifico do projecto, não baseio as minhas opiniões sobre questões de etica e moralidade em argumentos cientificos, muito menos incorrectos, imprecisos ou que não entenda.

 

Cumps

Editado por joanaduarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pequeno reparo, Joana. Quando o ZOgli falou em osmose, trata.se de uma técnica utilizada em aquariofilia para obter água "mais pura" sem metais pesados e afins a partir da água da torneira. Trata-se de fazer passar a água por uma espécie de membrana, daó o nome de "osmose inversa", comunmente denominada de osmose.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A serio?! quem disse? É que ultimas teorias cientificas apontam para que ele se espande e não comprime... E se essa afirmação fosse correcta então sugeria que existe um comportamento coordenado e previsivel de todos os corpos e forças do universo, coordenado e previsivel é o oposto de caos.

Mas que ele se expande (com x) :P já se sabe desde meados de 1920,a partir do modelo que o astronomo Holandês Willem de Sitter criou.Depois é q ue o matemático Alexander Friemann pegou na tese e a evoluiu.

Mas isso é lógico,se houve uma explosão,tem de haver expansão...Porém, creio que o Universo não se possa expandir eternamente,caso contrário não havia a tal renovação ,nem o ciclo se fechava. Eu acho que explode,expande-se até certo ponto e começa a comprimir,até que a massa é tanta num espaço tão pequeno que explode massivamente de novo.O ciclo fecha-se e abre-se de novo.

Minha amiga,tudo no Universo tende para o Caos.Uma estrela nasce e irá morrer,para nascer de novo,como tudo.Lá por a Teoria do Caos dizer que mesmo no meio do Caos e desordem se pode encontar uma ordem intrínseca determinada por leis precisas,não é por isso que é menos verdade o que eu disse.Tudo tende para o Caos para haver uma constante renovação.Tu estás a falar de leis isoladas e eu estou a falar num todo.Percebes?

 

Tu devias gostar mt das professoras de fisico-quimica e ciencias, elas é que não gostavam de ti...

Eu não sei o que são professoras,nunca conheci nenhuma pois nunca andei na escola... :)

 

mais uma vez ordem e leis não combinam bem com caos... e já agora eu disse que "nada na quimica tende para o caos"

Pois,mas como a Quimica está inserida num contexto bem maior,logo a Quimica como tudo tende para o Caos.E sabias que o próprio caos tem leis,constantes e ordens?

 

O que tu queres eu não sei mas acho que a ecosfera não é um expositor de camarões mas o receptaculo de um ecosistema completo.

Completissimo,refinado até! Um globo onde pequenas criaturas são enfiadas,para à mercê da sua sorte,durarem um curto espaço de tempo,para gaudio das pessoas que as vêem em cima das suas secretárias.As pessoas são tão pequenas que precisam de ver criaturas ainda mais pequenas encurraladas e sem hipotese de sobrevivência,como elas próprias estão...

 

agua de osmose!?

Segundo a mesma enciclopedia, volume 19, pag 713

OSMOSE: Difusão de substancias atravez de membranas. etc.

DEsculpa mas esta não entendi.

Não faz mal,há muita coisa que eu também não entendo.

 

A agua é necessaria á vida mas não a gera, o mesmo para a poesia.

Por exemplo essa não entendi...A poesia não gera vida? Ou a água não gera poesia? Estou a brincar...A água não gera vida? Pois...É que existem 3 teorias em relação ao aparecimento de vida na Terra: uma foi de proveniencia extraterrestre(num cometa caido),e outra foi pela força e fricção das ondas interagindo com...a água! A ultima foi o aparecimento de celulas nas águas quentes do fundo do oceano,nas fumarolas vulcânicas.

 

A toria da geração expontanea foi refutada no sec XIX por Pasteur. já reparaste que nas nascentes não exite muita vida aquatica? Se água limpa das nascentes é asim tão boa a manter vida pk será que a "vida"

não vai para lá?

Porque será? Então acabem com as nascentes,não são precisas para nada não é?

 

''...a agua do oceano não é renovada!...'' ''... até nós interferirmos tava tudo a correr bem...''

A primeira frase nem comento...a segunda é a melhor frase de todo o teu discurso!Também concordo que sem a raça Humana o planeta Terra estaria muito melhor...

 

O prazo é obviamente uma nessecidade comercial, e até imposta por lei.

Sim claro,porque na realidade a Ecosfera dura virtualmente para sempre não é? É perfeita como a Terra! Só que a Terra como já disse dura virtualmente até o Sol ou o Homem deixar,a Ecosfera está condenada à partida,e é ela mesma que se condena,visto não ser perfeita.

 

não baseio as minhas opiniões sobre questões de etica e moralidade em argumentos cientificos, muito menos incorrectos, imprecisos ou que não entenda.

Mas devias basear.A ciência é daqueles campos em que a ética e a moral não podem NUNCA ser postas de parte.

Eu não sei qual a tua ligação com a Ecosfera,e eu só a contesto porque é uma verdadeira aberração.Não tinha prazer nenhum em falar mal de uma coisa que: desse hipotese de uma vida digna aos camarões envolvidos.E é só.

 

certamente quem ja teve um aquario de reproduçao de red cherrys como eu sabe bem que as afirmações que ele dizem tais como "(...) Não se reproduzirem(...)" é uma afirmação totalmente falsa...

Eu tenho um aquário dedicado a camarões e eles reproduzem-se como coelhos.E é lindo ver estes pequenos animais a darem-se bem,a prosperar.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
  • 4 meses depois...
Eles procriam-se. Aquela esfera é um mundo em miniatura auto-suficiente.

Pois realmente, depois quando eles morrem acho que ou guardas ou mandas pa reciclagem, mas primeiro convém tirar o que está la dentro e isso envolve partir, do género atirar ao chão ou uma martelada XD

Mas não sei o que fazem...

 

Cumps

 

No site diz que muito dificilmente procriam e muito dificilmente as crias sobrevivem, pois tornam-se alimento.

Até incentivam os proprietários que tiverem a sorte de bebés camarões sobreviverem, a mandar fotos.

 

Após a morte dos camarões o ecossistema continua, havendo uma alteração nas algas, porém, como tudo passa a decorrer a nível microscópico, para nós, humildes espectatores à vista desarmada, não terá tanto interesse.

 

Gostei da ideia da martelar no mínimo 100€.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.