5 Nanos


josé mendonça

Recommended Posts

  • Replies 75
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

obrigado, manuelcruz1969 e fjmr123 (muita horinha, pois!... :twisted: )!

 

olá Fernando!

 

isto é tudo muito low tech!

manutenção: TPAs 25/30% semanalmente com a sifonagem possível dos substratos;

adição de Decalcit + bolas JBL + NPK (Nutrafin) + Flourish (Seachem), nada muito rigoroso...

(no mais pequeno: TPAs 1/3 de 2 em 2 dias + Decalcit)

 

abraço

 

obrigado, NMCL!

de facto, esta tv é quase só para ouvir as notícias quando estou no computador; se quero ver qualquer coisa interessante, prefiro 'esparramar-me' no sofá da sala! :silly:

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

DSC00077.jpg

Que planta é a que colocaste como tapete?? Estou a gostar do efeito dela!

 

Parabéns pelos teus aquas!! Estão algo de fenomenal!! 5 estrelas!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado, Sara!

 

a ideia não era fazer tapete algum, porque eu gosto de áreas com o substrato visível... plantei somente uns pés de echinodorus quadricostatus 'magdalensis' e ela creceu que nem uma maluca (estou farto de retirar novos pés...)! o musgo apareceu aí involuntariamente, resultante de pedaços minusculos que cairam por entre as folhas da echinodorus durante as podas e que eu nem sequer vi... agora já cobre quase tudo e não consigo arrancá-lo senão desenterro a outra... tenho que estar sempre a cortá-lo para não a abafar!

o tronco na vertical estava lindo, coberto de musgo, parecia um pinheiro alemão, mas tive que desistir porque a manutenção dele estava a tornar-se impossível de realizar...

 

 

bacfish,

 

mais um no lugar da tv? hehe! vou pensar nisso... cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado, Sara!

 

a ideia não era fazer tapete algum, porque eu gosto de áreas com o substrato visível... plantei somente uns pés de echinodorus quadricostatus 'magdalensis' e ela creceu que nem uma maluca (estou farto de retirar novos pés...)! o musgo apareceu aí involuntariamente, resultante de pedaços minusculos que cairam por entre as folhas da echinodorus durante as podas e que eu nem sequer vi... agora já cobre quase tudo e não consigo arrancá-lo senão desenterro a outra... tenho que estar sempre a cortá-lo para não a abafar!

o tronco na vertical estava lindo, coberto de musgo, parecia um pinheiro alemão, mas tive que desistir porque a manutenção dele estava a tornar-se impossível de realizar...

bacfish,

 

mais um no lugar da tv? hehe! vou pensar nisso... nyah

Se fosse um tapete feito de propósitp, não sairia tão bem! Por vezes as coisas ao acaso ficam bem melhor!! cheers

"Despejar" a tv, seu vivesse sózinha podes crer que no lugar dela punha um belo de um aqua, pois nem me lembro que tal aparelho existe aqui em casa!! Por acaso, ontem "despejei" uma das impressoras e coloquei lá o novo lar do meu betta!! :D

 

Offtopic: se tiveres uns pés dessa echinodorus quadricostatus 'magdalensis' a mais, diz-me, que fazemos negócio, caso queiras despachar!!

 

Boa sorte com essas beldades!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

este aquário foi modificado há pouco:

- saíram: 2 troncos, vallisnerias, musgo e riccia;

- entraram: basaltos e rotalas.

agora é esperar que estas últimas apareçam por trás do tronco e que as 'magdalensis' preencham melhor os locais entre as pedras...

a ver vamos se vai continuar assim...

 

DSC00107.jpg

(o monosolenium está a precisar urgentemente duma 'tosquiadela'...)

 

p.s.- Sara, quando tiver mais filhotes da 'magdalensis', ofereço-tos :laugh:

 

actualização 11.04.08

20LIIa.jpg

o monosolenium levou uma poda valente e a rotala já aparece lá atrás.

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantastico :)

Parabéns José, grandes escolhas de fauna e flora :D

Continua a mostrar actualizações!

Quando conseguires umas macros mostra também! Das galaxy por exemplo (espetaculo)!

 

Nano power!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito. Parabéns!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Gostaria apenas de saber que lampadas usas... É que não há uma unica alga nas cryptos e as minhas estão a ficar forradas de algas castanhas que julgo serem motivadas pelo mau estado das minhas lampadas.

 

 

QUe temperatura de cor têm?

Quando referiste que os aquários são lowtech... será que as lampadas são economizadoras?

 

 

Abraço

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nano power!

hehe! obrigado, Diogo! :P

 

 

obrigado, AGA!

cumprimentos

 

 

commendatore,

as lâmpadas têm uma vida curta em termos de eficácia... a partir dos 6/7 meses, começo a pensar em mudá-las... e quando o faço, noto sempre uma enorme diferença!

no aquário maior (esquerda) tenho uma calha dupla HSD com 2xT8 15w 14000k;

nos outros, calhas extensíveis/ajustáveis da ToM (RESUN, no mais pequeno), com fluorescentes compactas (não têm indicação dos k...)

todas ligadas 10h diárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, só agora vi este tópico através do tópico da conversa aquática!

 

Esses aquas estao excelentes josé! Principalmente um dos de cima e o da esquerda do lado de baixo que me saltam mais à vista, mas os restantes estão fenomenais também...

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante dos teus aquários.

Estão todos bem conseguidos.

 

Não sei se estão muito calculados mas, gosto desse ar natural sem estar desmazelado.

 

Ando a tentar fazer isso com os meus de killies mas tem a sua ciência.

 

Parabéns. :wub:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lindos aquários é uma bela colecção! qual deles o mais bonito, muito limpos gostei!

 

os dicrossus filamentosus nunca reproduziram

 

ainda falta um, mostra lá a gente!

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decididamente eu não sei fotografar aquários, por isso, aqui fica uma geral da colecção de nanos...

um dia destes volto a tentar... :crazyeyes::)

 

Imagem009.jpg

 

Imagem005.jpg

 

De certeza que és solteiro ou nao vives com a tua namorada... se eu preparasse assim algo cá em casa, tinha logo os saquinhos do lidl á porta mais os peixes! hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelos comentários! :crazyeyes:

 

 

Gostei especialmente do 2º aquario que tem os fetos esquerda..

também é o meu preferido... cabecadura

 

.Estou sempre a vir aqui na esperança de haver mais alguma foto.

amanhã vou ver se tiro mais umas fotos :)

 

Não sei se estão muito calculados mas, gosto desse ar natural sem estar desmazelado.

eu gosto dos aquários com um ar 'wild' q.b.!

quando os monto, nem sempre atino à primeira, mas mesmo quando ficam logo como eu quero, há que fazer ajustes permanentemente, de acordo com a evolução das plantas: retirar as que proliferam em demasia, substituir outras que, afinal, não resultaram como eu esperava, desitir de algum hardscape quando o espaço começa a ficar reduzido, etc.... mas penso que é o que se passa com todos nós e faz parte do gozo que a aquariofilia proporciona! :)

 

 

os dicrossus filamentosus nunca reproduziram

nem vão reproduzir porque viraram ambos machos!... tenho que me decidir a trocar um deles...

 

 

De certeza que és solteiro ou nao vives com a tua namorada... se eu preparasse assim algo cá em casa, tinha logo os saquinhos do lidl á porta mais os peixes! hehe

LOL! este escritório é MEU! só MEU! no resto da casa não há aquários... (ainda!) LOL!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

este é o meu aquário mais pequeno, bastante 'abandalhado', pois não me tenho preocupado muito com ele, uma vez que brevemente irá ser substituído por outro um pouco maior... de qualquer forma aqui fica um registo do 'ANTES'... :P (as cores estão longe do real...)

 

8L.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.