The Little Wild Forest


Ricardo B. Rosa

Recommended Posts

Ora Viva,

 

Já é tarde mas não resisti, terminei o projecto "The Garden of Zion" e durante a tarde/noite de hoje meti mãos à obra e acabei o "The Little Wild Forest", little porque aquilo que vão ver tem apenas 20L brutos!

 

SETUP

 

Aqua: 40*25*20

Substracto: ADA Bacter 100; ADA Tourmaline BC; ADA Clear Super; Elos Terra Zero; ADA Aquasoil Malaya e ADA Brighty Sand (tirando o aquasoil, tinha já tudo aqui em casa de outras montagens)

Iluminação: 1x 24W PLL 10.000K

Filtro: Cascata com lã e bolinhas porosas da eheim

CO2: Pressurizado Botija 500Gr, difusor em vidro.

 

Hardscape:

 

Troncos Red Moor Wood

Basaltos

 

Flora:

 

Bolbitis heudelotii

Ludwigia arcuata

Pogostemon Helferi

Eleocharis acicularis (alguns apontamentos)

 

Fauna:

 

É a que tava no Garden of Zion :Fade-color

 

Pseudomugil Gertudae

Pseudomugil Furcatus

Boraras Maculatus

 

Invertebrados:

 

xx caridina japonica

xx Neocaridina Cf. Zhangjiajiensis Var. Blue, Blue Pearl

 

E EM 20L BRUTOS DE AGUA ISTO FOI O MELHOR QUE CONSEGUI!

 

pic002-3.jpg

 

 

Agora é deixar crescer e podar.. para a arcuata se mostrar :Fade-color

Editado por ricardobrosa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Tá com bom aspecto, mas montado hoje ainda tem aquele ar "recente".

 

Como já te disse em vez da Pogostemon metia uma Crypto parva. Não destoa tanto!

 

Poderás vir a ter problema com essa lâmpada de 10000ºk... uma de 6500º não sei se não seria melhor. Mas depende da evolução desse Bolbitis, será o primeiro a dar problemas caso os tenhas!

 

Um abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Tá com bom aspecto, mas montado hoje ainda tem aquele ar "recente".

 

Como já te disse em vez da Pogostemon metia uma Crypto parva. Não destoa tanto!

 

Poderás vir a ter problema com essa lâmpada de 10000ºk... uma de 6500º não sei se não seria melhor. Mas depende da evolução desse Bolbitis, será o primeiro a dar problemas caso os tenhas!

 

Um abraço,

Fernando

 

Logo se vê, para já vou fazer 7h de luz se ela começar a dizer que não gosta, reduzo.. se não resultar mudo de lâmpada :Fade-color

 

Eu gosto da pogostemon.. pronto!! quando crescer vai ficar melhor que a crypto :Fade-color

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo! Isso tem bom aspecto,porém ainda é cedo para dizzer algo,as plantas ainda não se espreguiçaram! :Fade-color

 

Mas prevejo um aqua com um aspecto selvagem,ou não fosse uma floresta!

 

Boa sorte para o projecto!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estão as fotos que faltavam ontem. Mais foltos para a malta ver, comentem!!

 

DIA 2

 

pic004-2.jpg

 

pic002-4.jpg

 

pic003-2.jpg

 

pic006-3.jpg

 

 

Então.. sugestões? Gostam da Arcuata lá atras? certamente não está tudo a 100% nunca está.. opinem ai..

 

Abraço

 

RR

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão para aumentar a profundidade: de cada lado do tronco podias deixar a areia branca avançar um pouco mais para trás, recuando as pedras que estão a servir de divisória...

É que à primeira vista, parece faltar alguma profundidade... Talvez seja pela falta de crescimento da Ludwigia arcuata, ou pelo tamanho excessivo do tronco relativamente ao aquario... Ou ainda pela falta de algumas plantas na zona media... Não sei bem...

De resto tu já dissestes:

 

Agora é deixar crescer e podar..

 

Cumprimentos

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vais ter muito trabalho com as podas :D

Acho que a arcuata é uma planta muito grande para esse aqua, mas o tronco é fantástico, se fosse eu tirava as plantas todas e metia Utricularia graminifolia e Lilaeopsis macloviana como tu tanto gostas ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LINDO!

 

Em tão pouco espaço algo com sentido...

 

Uma duvida, onde arranjas-te essa lampada de 10000K em 24W? Ando á que tempos á procura disso.

 

Cumprimentos,

Tiago Santos

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LINDO!

 

Em tão pouco espaço algo com sentido...

 

Uma duvida, onde arranjas-te essa lampada de 10000K em 24W? Ando á que tempos á procura disso.

 

Cumprimentos,

Tiago Santos

 

 

Horizonte aquatico

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vais ter muito trabalho com as podas :)

Acho que a arcuata é uma planta muito grande para esse aqua, mas o tronco é fantástico, se fosse eu tirava as plantas todas e metia Utricularia graminifolia e Lilaeopsis macloviana como tu tanto gostas :puppydogeyes:

 

Cumps

 

Tambem pensei num tapete de urticularia.. mas.. já tou farto de tapetes.. e depois ficava tudo muito verde.. e depois a utricularia precisa de micros tinha que tar sempre a por micros e as outras plantas nao precisam muito. Eu entre a arcuata e a pogostemon tenho eleocharis alguns apontamentos, que agora não se vê mas quando crescer vai ficar porreiro ali no plano do meio.

 

A arcuata não é assim tão grande.. se cresce poda-se e depois planta-se ao lado.. vão ficar ali uma moita de arcuata de cada lado. :mrgreen:

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo!

 

Bela montagem. Gostei bastante! Para um aquário de apenas 20L, conseguiste aproveitar muito bem o espaço e dar a sensação de que o aquário é maior. Senão fosse o termostato, conseguias enganar-me.

 

Estas montagens são das minhas preferidas pelo facto de estarmos a trabalhar dois materiais inertes e podermos assim conjugar pormenores que dão um toque mais natural e criativo ao aquário. Um toque pessoal, digamos. cabecadura

 

Tenho apenas dois reparos a fazer que consegues certamente evitar e corrigir, respectivamente.

 

O primeiro, é o evitar que o musgo se desenvolva selvaticamente por entre as pedras, ramos e base dos troncos, caso contrário, vais perder os pormenores das pedras e dos ramos que interagem com as pedras. Perdes o detalhe.

 

O segundo vai para a colocação de musgo apenas nos ramos que têm aqueles cortes rectos. Os outros, eu deixá-los-ia sem musgo, de modo a manteres o contraste com o verde que eles te dão neste momento. Ainda no segundo reparo e algo que considero muito importante para dares o tal toque natural que falei acima é o facto de teres a linha de separação entre a areia e o substracto muito recta. Jogando com a colocação das pedras grandes e complementando com as pedras mais pequenas, podes mudar essa linha recta e fazer enseadas/baías, cabos, pequenas penínsulas com as pedras pequenas, etc. São pequenos pormenores suficientemente fortes que dão logo outro aspecto no layout geral. ;)

 

 

Abraço e vai actualizando!

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom passaram-se 13 dias desde o dia 1 da montagem, evoluiu pouco para ser sincero, o meu aquario maior necessitou de mais atenção e este ficou.. coitadito acho que nem comida dei aos peixes durante dias..

Bom mas desde meio da semana passada que lhe voltei a dar atenção, fazendo mudas de água e fertilizando, o musgo agradeceu.. porque mostrou logo as suas pontas verdes claras, como que a dizer "vou começar a crescer", a arcuata tambem passou a ficar como seu tom natural e chegou ao cimo do aqua por isso já lhe dei poda e plantei ao lado para preencher bem as laterais do aquário.

 

Seguem as fotos antes da poda.. a poda como foi à bocado ainda não tirei foto.

 

DIA 13

 

TLWF.jpg

 

 

 

TLWL2.jpg

 

 

Abraço

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos,

 

Venho actualizar o tópico deste aquário que tem evoluido bem e sem algas e que está a ficar muito bonito.

Neste momento a Ludwigia Arcuata foi podada e apenas deixei uns caules naquela zona como que se inclinassem para cima do tronco, gostei do efeito, agora quando voltar a crescer talvez me lembre de lhe dar outro "penteado" nyah

 

Aqui vão as fotos,

 

 

 

DIA 31

 

 

 

TLWF1.jpg

 

 

 

 

TLWF2.jpg

 

 

 

 

PerpesctivaLadoEsq.jpg

 

 

 

 

PerpesctivaLadodirt.jpg

 

 

Espero que gostem, adorava ouvir sugetões e criticas.

 

Obrigado

Editado por ricardobrosa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que inveja das tuas plantas!! Sempre super saudaveis!! :smilecolros:

Agora quanto ao layout... depois da poda o lado direito ficou muito despido... mas ficou com outro ar... e se optasses por deixar a ludwigia so por tras do tronco (está excelente ali) e colocasses outra coisa no fundo... algum tipo de eleocharis talvez... entrava bem no estilo "wild forest"!

E o filtro intrefere um bocado nas fotos... não consigo apreciar completamente aquela zona do aquario devido ao azul do filtro... Na proxima foto tens de ver isso :microwave:

Um abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acabaste por perder a beleza do tronco!!!! Os conselhos que o André deu em relação à colocação do musgo fazem todo o sentido... Concordo tb que a separação entre substratos não deveria ser tão rectilínea para dar a sensação de profundidade...

De resto acho que conseguiste fazer um belíssimo aquário!!!!

 

 

Fica bem.

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Saudades?

 

Pois é, já la vai um tempo desde a ultima actualização.

 

Cá está a minha fábrica de camarões, toda ela muito low tech :silly: ainda na ultimas 2 semanas andou sem co2 heheh a arcuata já não cresce à um mês :tongue: agora já lhe carreguei a botija e comprei um filtro novo vai arrancar novamente..

 

 

 

DIA 80

 

 

 

 

 

TLWF008edit.jpg

Editado por ricardobrosa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a foto esperada :mrgreen:

 

eu bem que vi algo de muito bom nesse aquario no teu outro topico :D

isso está perfeito, espetaculo.

 

qualquer dia ainda me vou aventurar a tentar algo do genero assim nature :-D

 

tens uns termostatos de 25w bem mais jeitosos que esse da SICCE " SCUBA " bem pequenos.

o filtro é igual ao meu um eheim liberty 2040 ;)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Incrivel.

As plantas que parecem crescer da agua para a parte emersa dos troncos.

 

So aquela mancha prateada do lado direito e irritante.

 

 

Realmente podia ter tirado o termostado para a foto :smilecolros:

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a foto esperada :-D

 

eu bem que vi algo de muito bom nesse aquario no teu outro topico :P

isso está perfeito, espetaculo.

 

qualquer dia ainda me vou aventurar a tentar algo do genero assim nature :-D

 

tens uns termostatos de 25w bem mais jeitosos que esse da SICCE " SCUBA " bem pequenos.

o filtro é igual ao meu um eheim liberty 2040 :blink:

 

abraços

 

 

Achas que está fixe o aquario?

 

Por acaso não gosto muito dele :smilecolros: Deixo-o as vezes dias e dias sem fertilização etc.. heheh é um abandonado ;) agora quado a arcuata crescer e mostrar a sua cor nas laterais vai ficar porreiro :)

 

Mas este aquario já esteve muito mais "wild" ai adorava-o, mas agora quando podei a bolbitis ficou mais "limpinho", a bolbitis é uma coisa.. adoro essa planta é brutal.. quando cresce agarrada aos troncos.. dá um efeito.. lindo!

 

Mas esta montagem vai acabar.. só estou à espera de encontrar uns troncos que preciso e depois vou fazer (se conseguir) o aquario mais bonito que alguma vez fiz e o mais dificil tambem.. aguarda :)

 

Abraço

 

RR

Editado por ricardobrosa

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente podia ter tirado o termostado para a foto :crazyeyes:

 

Ok,

 

Eu tenho um Newatt 25W todo coberto de plastico preto. Se o fundo ficasse para a parte da frente mal se veria.

Agora uma bola dourada...

Bem o aqua esta o maximo, se isto fica assim sem manutencao entao o que seria com.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.