Black Soul Paradise – Nova Maternidade Diy


Recommended Posts

Aqurio_Frente_Nome.jpg

 

 

Biótopo:

Malawi

 

Dimensões (CxLxA):

115 x 50 x 55

Espessura do Vidro Laminado - 12mm (6+6)

 

Volume Real/Útil:

300 litros / 250 litros

 

Filtragem:

Filtro Externo Fluval 405 (1.300 Lt/h)

Filtro Interno Aquapor (300 Lt/h) (Oxigenação da agua e movimento – não tem esponjas)

 

Aquecimento:

Jager 300W

 

Alimentação:

Várias comidas secas (flocos e granulados) e Artémia Congelada

 

Iluminação:

1 x 55 + 2 x 55 watts – T5 – SUN SUN

(só uso uma lâmpada acesa – 5h/dia)

(futuro uma lâmpada azulada, talvez actínica)

 

Substrato:

Areia Calcária 2/3 mm (Pó de pedra peneirado e lavado)

 

Decoração:

Rochas pretas - Basalto, búzio e tronco.

 

Cenário:

Papel autocolante preto de fundo

 

Parâmetros da Água:

Temperatura: 26º

pH: 8,5

Gh: 9 Gts (Nutrafin)

Kh: 10 Gts (Nutrafin)

 

Flora:

Valisnérias Gigantes

Anubias, 2 tipos diferentes

 

Fauna (actualmente):

2 x Labidochromis Caeruleus (1m+1f)

3 x Labidochromis Caeruleus + alaranjados (1m+2f)

3 x Sciaenochromis Ahli (electric blue) (1m+2f) + 14 Avelinos (2 meses)

2 x Aulonocara Baenschi Orange (1m+1f)

1 Peixe para limpar as folhas, ainda não sei o nome nem o sexo

 

Outras Informações:

TPA semanal de 10%

________________________________________________________________________________

________

 

 

 

Caros amigos,

 

Antes de mais, quero agradecer a todos os que contribuem, directamente e indirectamente, para aqueles que muitas dúvidas têm, como eu também já tive e ainda tenho.

 

D.I.Y. porquê? Todo o aquário foi feito por mim (com ajudas, claro), ou seja, o móvel, o corte e colagem do vidro, perfil no cimo do vidro. Só mesmo o filtro e a iluminaria é que foi adquirido, dada a relação qualidade/custo(financeiro e temporal).

 

Este é um projecto já antigo (Set07), mas só concluído à pouco tempo (falta de tempo).

 

Tudo começou na oficina do meu sogro, com um vidro duplo grande devolvido. De um lado era vidro temperado, confirma-se que com uma pancada forte estala e espalha-se todo em pedaços, não aconselhável.

 

Depois de já ter o vidro, comecei pelo móvel, vi muita coisa na net e depois de muito pesquisar, li referências sobre um móvel no IKEA, como óptimo, bonito e barato.

 

Mvel_IKEA-1.jpg

 

Tremendo erro, depois de montar o mesmo, o meu sogro alertou-me para um facto, o importante não é só suportar o peso na vertical sem partir, mas também a resistência do mesmo em manter-se vertical, sem as barras laterais tombarem para os lados com o peso.

Devido a esse facto, tive que fazer uma estrutura atrás com reforços para o mesmo não torcer:

 

Estrutura_Mve_1.jpg

Estrutura_Mve_2.jpg

 

Outra coisa importante, cuidado com os pés dos móveis, esta ideia podem aplicar em outras estruturas, este móvel tinha uma porca no interior do aglomerado o que com o tempo poderia partir a madeira.

 

Solução: coloquei uma barra de ferro (5mm espessura), fiz um furo na direcção do buraco do móvel e soldei uma porca por cima desse buraco, objectivo, o peso do móvel fica distribuído pela barra da ferro e a barra fica colada ao móvel, pois os parafusos dos pés apertam as duas porcas.

 

MovelIKEA_alterado.jpg

 

As duas peças juntas:

 

Mvel_com_Estrutura.jpg

 

Comprei esta peça no Lidl e foi uma óptima compra, faz furos na madeira em diagonal com um aspecto óptimo, vejam:

 

Ferramenta_Madeira.jpg

 

Passando para o vidro, este tem 12mm de espessura, laminado com duas placas de 6mm cada, com as arestas polidas. Depois de muito investigar sobre a forma de como juntar as placas, decidi-me por colocar o vidro de fundo no interior de todas as outras placas (frontais e laterais). As laterais ficaram entre a placa frontal e a traseira. Não coloquei travessas, pois coloquei uns perfis em cima, explico mais à frente. Colei os vidros com silicone DANA LIM 579. (desculpem não ter fotos da montagem, mas existem muitos exemplos no fórum e nada mais iria acrescentar)

 

Para reforçar a estrutura do vidro, o meu sogro sugeriu-me acrescentar um perfil de alumínio em toda à volta, para o vidro não abaular. O perfil usado foi este:

 

Perfil.jpg

 

Entre o perfil e o vidro coloquei borracha para encaixilhar os vidros, ficando assim bem justo o perfil ao vidro:

 

Perfil_Aqu.jpg

 

Como reparam na foto, fiz um rasgo no perfil, isto por causa da calha de iluminação (iluminaria), dentro do rasgo coloquei um vidro cortado à medida e colei com silicone, como podem ver:

 

Perfil_Vidro.jpg

Aqua_Iluminria.jpg

 

A filtragem é composta por um filtro externo que debita 1.300 Lt/hora, não sei se será o suficiente, mas como também tenho poucos peixes deve chegar.

 

Acrescentei um filtro interno que tinha por lá, para oxigenar a água, dizem que faz bem às bactérias, qual a vossa opinião?

 

Filtro_Interno_Alt.jpg

 

A iluminação, é uma calha que comprei a um bom preço (120€) da SUN SUN, ainda pensei em montar uma, mas como já estava cansado e sem tempo para mais coisas, decidi comprar. Acho que o custo beneficio compensa, pois já tem 3 lâmpadas incluídas de 55Wt. Queria comprar uma azul, para realçar as cores dos pequenos, qual a vossa opinião? As actínicas são alternativas?

 

Depois de tudo isto, comecei a preparar a decoração. Comecei pela areia, queria uma areia calcária para mater os níveis adequados. Comprei a areia do Maxmat, mas não convenceu-me, pois era muito fininha. Ainda fui à praia de S. Lourenço (Ericeira) mas era muito escura e o teste do vinagre não foi lá muito positivo. Também li que a areia da praia da Figueirinha (Setubal/Arrábida) era muito clara, mas poderia não ser calcária, não arrisquei a viajem. Por isso comecei a telefonar a pedreiras, até que uma disse-me que tinha (pó de pedra). Lá fui com o copinho de vinagre (tipo cientista) e quando pus a areia aquilo era só bolhas, tipo aquelas pastilhas efervescentes. Tive que peneirar toda areia com duas peneiras, uma para tirar as areia grandes e outra as pequenas (uma trabalheira). Fiquei assim com uma granulometria de 2/3mm. O resultado foi óptimo, pois durante a ciclagem, sem químicos nenhuns, já tinha o Ph a 8,5 e as durezas aos níveis que pretendia.

 

Depois foram as pedras, queria escuras, procurei por todo o lado e nada de especial, até que optei pelas pedras que encontrei perto da minha casa (urbanização Jardim da Amoreira) Basalto Preto.

 

Tinha um búzio grande em casa, e adaptei-o para o aquário, ou seja, nas costas do búzio fiz um rasgo e parti todo o interior do mesmo (se não o fizerem torna-se perigoso, infelizmente já morreu um peixe meu lá dentro). Depois coloquei uma placa no interior para ter duas tocas.

 

Aqua_Buzio_Tz.jpg

 

Entretanto, nasceram avelinos dos Sciaenochromis Ahli e inventei uma forma da maternidade flutuar sem ter que estar preso com aquelas coisas esquisitas, vejam a ideia:

 

Maternidade_1.jpg

Maternidade_2.jpg

Cortei duas placas de esferovite de 1,5cm cada, e em cada uma delas fiz um buraco diferente, o mais pequeno é para colocar a comida sem que os outros peixes entrem lá para dentro, o buraco maior é para que a comida tenha mais área para flutuar e os pequenos não se atropelem para comer.

 

 

Vamos agora á parte melhor, fotos do conjunto e dos habitantes:

 

Aqurio_Completo_Efeito_Geral.jpg

 

Aqurio_Lado.jpg

 

Aqua_Esq.jpg

 

Aqua_Tronco-1.jpg

 

Aqua_Buzio_Ft-1.jpg

 

Aqua_Lado-1.jpg

 

Peixe_Labidochromis_Caeruleus.jpg

 

Peixe_Labidochromis_Caeruleus2.jpg

 

Peixe_Sciaenochromis_Ahli.jpg

 

Peixe_Sciaenochromis_Ahli_Avelinos.jpg

 

Peixe_Aulonocara_Baenschi_Orange.jpg

 

HPIM3680.jpg

 

Já partilhei com vocês a minha aventura. Se tiverem algum sugestão, critica a fazer, ou alguma pergunta, disponham.

 

Um abraço,

Valter Cardoso

Editado por vcardoso
Post's duplicados é normal, agora duplicar o conteúdo no mesmo post foi a primeira vez que vi :->

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

"Razão por editar: Post's duplicados é normal, agora duplicar o conteúdo no mesmo post foi a primeira vez que vi :-> "

 

Comentando a nota do administrador, é um facto que não deve ser normal duplicar o conteúdo do post, mas é uma questão de experiência e a duplicação de distracção.

 

Uma vez ao escrever uma resposta a um tópico, desapareceu-me todo o conteúdo do ecrã (carreguei em alguma tecla sem querer, talvez). A partir daí comecei a escrever tudo em Word, e depois colo no forúm, neste caso o que aconteceu é que sem querer, colei duas vezes.

 

Um abraço,

Valter Cardoso

Editado por vcardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boa noite,

 

"Razão por editar: Post's duplicados é normal, agora duplicar o conteúdo no mesmo post foi a primeira vez que vi :-> "

 

Comentando a nota do administrador, é um facto que não deve ser normal duplicar o conteúdo do post, mas é uma questão de experiência e a duplicação de distracção.

 

Uma vez ao escrever uma resposta a um tópico, desapareceu-me todo o conteúdo do ecrã (carreguei em alguma tecla sem querer, talvez). A partir daí comecei a escrever tudo em Word, e depois colo no forúm, neste caso o que aconteceu é que sem querer, colei duas vezes.

 

Um abraço,

Valter Cardoso

 

Não queria de modo algum "dar na cabeça", por estar em duplicado! É algo que por vezes acontece. Apenas editei porque estava em duplicado, nada mais.

 

 

 

Comentando a montagem:

 

A ideia do "acrescento" do móvel está bem pensada, e bem executado. Pelo menos assim não tens problemas estruturais. O perfil de alumínio no topo do aquário está muito porreiro, assim como os pequenos vidros para segurar a Iluminária. Ficas-te com uma função 2 em 1.

O filtro chega, mas se tivesses outro a apoiar o primeiro, não se perdia nada. Além de teres a água ainda mais limpa,a movimentação seria muito maior, e esses peixes agradecem. Os alevins não são "sugados" pelos outros? Já tive uma má experiência com uma maternidade dessas...

 

De repente não vejo mais nada a salientar, fiquemos à espera de comentários do restante pessoal.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

os meus parabens pelo excelente projecto realizado por ti.

gostaria de saber onde posso arranjar esse perfil de alumínio fiquei bastante entusiasmado e to com vontade de fazer um tambem.

obrigado e ate breve.

brancofilipe@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostaria de saber onde posso arranjar esse perfil de alumínio fiquei bastante entusiasmado e to com vontade de fazer um tambem.

Olá Filipe,

 

O meu sogro é serralheiro e ele tinha lá esse perfil perdido. Penso que consegues arranjar em qualquer serralharia de alumínios. Este perfil era branco e foi lacado a preto. (é melhor lacado porque a pintura assim nunca estala e não risca facilmente - opinião técnica).

 

Se tiveres algumas dificuldades em encontrar junto de serralheiros, diz-me que tento saber mais informações junto do meu sogro.

 

Vejam este Site:

http://www.luzacril.pt/produtos/produtos.p...;sid=8&tp=1

 

Boa sorte e bom trabalho,

Um abraço,

Valter Cardoso

Editado por vcardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David,

 

Não queria de modo algum "dar na cabeça", por estar em duplicado! É algo que por vezes acontece. Apenas editei porque estava em duplicado, nada mais.

Não respondi por isso, mas sim para justificar o que aconteceu e alertar outros utilizadores para o facto de poderem perder tudo sem querer, como me aconteceu.

 

 

O filtro chega, mas se tivesses outro a apoiar o primeiro, não se perdia nada. Além de teres a água ainda mais limpa, a movimentação seria muito maior, e esses peixes agradecem.

Eu tenho lá um filtro interno de 300Lt's (aquela coisa com um tampa azul de um garrafão de água ::D:, para não sugar os peixes. A caixa com a esponja ficava muito grande e penso que não faria nada de especial) que funciona à noite (tarifa bi-horária), para ajudar a movimentar a água e oxigenar o aqua/bactérias.

 

 

Os alevins não são "sugados" pelos outros? Já tive uma má experiência com uma maternidade dessas...

Quando eles nasceram, tinha outra maternidade do género, e morreram-me uns peixes. Quando tinham 2 semanas, troquei para esta e até hoje ainda não aconteceu nada. A rede desta está bem esticada, talvez por isso não aconteceu nada, também foi essa a ideia, a outra estava menos esticada.

 

Eu tenho lá outras maternidade de plástico ou acrílico, não sei, e acho que estas são melhores pois circula mais água, as outras sujam-se muito rápido, tapando assim os buracos, também podia inventar qualquer coisa, mas como não tive problemas com esta, fiquei-me por aqui.

 

Já agora aproveito para saber a vossa opinião. Semanalmente eu perco +/- 20 Lt’s de água do aquário, até as paredes da sala estão a ficar verdes nos cantos, qual a melhor maneira para tapar o aquário? Têm alguma ideia? Uso vidro ou acrílico? O acrílico risca mais facilmente e poderá ganhar uma cor amarelada por causa da lâmpada, o vidro não sei. Preciso de ideias, digam qualquer coisa.

 

Obrigado pelos comentários,

Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já agora aproveito para saber a vossa opinião. Semanalmente eu perco +/- 20 Lt’s de água do aquário, até as paredes da sala estão a ficar verdes nos cantos, qual a melhor maneira para tapar o aquário? Têm alguma ideia? Uso vidro ou acrílico? O acrílico risca mais facilmente e poderá ganhar uma cor amarelada por causa da lâmpada, o vidro não sei. Preciso de ideias, digam qualquer coisa.

 

Sem dúvida em vidro! Com o tempo ficam com uma pequena película de calcário, ou coisa parecida, mas nada que a lâmina do X-acto não retire em três tempos.

Como tens aquele perfil em alumínio, podes colocar travessas finas para suportar as tampas de vidro. Assim de repente, sugeria dividir a largura em 2, colocavas um perfil em "T" invertido e nas pontas em "L". Cálculos assim por alto, ficavas com duas "janelas" de 55cm (largura), por 50cm (profundidade). Quatro vidros com as medidas 55*26cm e ficava tapado, com os vidros deslizantes. Não sei bem se me fiz entender, qualquer dúvida é só perguntar.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sem dúvida em vidro! Com o tempo ficam com uma pequena película de calcário, ou coisa parecida, mas nada que a lâmina do X-acto não retire em três tempos.

Como tens aquele perfil em alumínio, podes colocar travessas finas para suportar as tampas de vidro. Assim de repente, sugeria dividir a largura em 2, colocavas um perfil em "T" invertido e nas pontas em "L". Cálculos assim por alto, ficavas com duas "janelas" de 55cm (largura), por 50cm (profundidade). Quatro vidros com as medidas 55*26cm e ficava tapado, com os vidros deslizantes. Não sei bem se me fiz entender, qualquer dúvida é só perguntar.

Cumps.

 

Olá David,

 

Consegui perceber a tua ideia e obrigado pela dica. Ontem estive a pensar em fazer o seguinte:

Como os perfis no interior são ocos, com uma altura no interior de 8mm e uma profundidade de 5mm, poderia colocar dois vidros (espessura 3mm) da largura do áqua e fazer com que eles deslizem dentro da calha, um em cima do outro. No fundo da calha colocaria uma placa em acrílico preto (pontas em "L" para encaixar o vidro), de 10cm (por 115mm) para fazer os buracos para os tubos do filtro e fios.

 

Será que o vidro aguenta o peso, será que parte?

Obrigado,

Um abraço,

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Acho que vidro de 3mm de espessura e com a largura do aquário, é muito arriscado. A tensão que ele irá sofrer é muita, e pode partir facilmente. Se tiveres hipóteses de dividir a largura em duas partes, já aguenta sem problemas.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vidro de 3mm de espessura e com a largura do aquário, é muito arriscado. A tensão que ele irá sofrer é muita, e pode partir facilmente. Se tiveres hipóteses de dividir a largura em duas partes, já aguenta sem problemas.

Cumps.

Olá David,

 

Este fim-de-semana vou a casa do meu sogro e ver se ele tem mais perfis deste conjunto, e arranjar a tal divisória com rachas de cada lado como no outro perfil, para colocar os vidros sobrepostos a deslizar por dentro das calhas.

 

Depois digo qualquer coisa.

 

Obrigado pela dica.

Um abraço,

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este fim-de-semana fui à oficina do meu sogro e descobri um perfil para ajudar a fazer uma tampa. Inicialmente pensei em duas placas de vidro de 1,15mt, com 3mm de espessura, mas conforme alguns comentários, preferi dividir com um perfil com o interior oco, com o mesmo sistema da calha, para deslizar o vidro no interior. Foto do Perfil e sistema de fixação:

 

Efeito_Perfil.jpg

 

Depois de fixado no aquário, vejam o efeito geral:

 

Perfil_meio_aspecto_1.jpg

Perfil_meio_aspecto_2.jpg

 

O perfil é branco, não sei se o pinto de preto ou não, qual a vossa opinião? É que de frente para o aquário, mal se nota o perfil por causa da luz, estas fotos estão tiradas bem altas, porque o rebordo do aqua é ao nível dos olhos.

 

Agora a ideia da tampa de vidro deslizante. Quero fazer com duas placas de vidro de 3mm, para deslizar uma em cima da outra, dentro da calha em forma de “C” (8mm de altura e 5mm de profundidade). Por causa dos tubos do filtro, estou a pensar colocar uma placa de acrílico (mais fácil de furar) no fundo, 5cm, com uma ligeira inclinação, para poder entalar o vidro contra o cimo da calha de forma a prender e esta ter uma ligeira inclinação, para a agua escorrer para o meio e não ficar com gotas. Junto mostro o projecto:

Tampa_Deslizante.jpg

 

A cinzento-escuro é o acrílico, do lado direito é o do fundo para poder cortar por causa dos tubos e da direita, uma placa mais curta 3cm +/- para inclinar o outro vidro.

 

Tenho duas imagens, da calha com o vidro para imaginarem com o vidro aberto e outra fechada.

 

Dêem-me a vossa opinião, sou somente um curioso e gosto de engenhocas, mas não é a minha área. Obrigado pela ajuda.

 

Um abraço,

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caros Amigos,

 

Há dois meses, sensivelmente, nasceram 15 alevinos - Sciaenochromis Ahli (electric blue) e a maternidade já estava um pouco pequena para tantos habitantes, por isso pensei em arranjar uma nova maternidade. Pensei e vi muita coisa, mas era tudo pequeno, então pôs mãos à obra.

 

Foi à loja dos "Chineses" e comprei um taparuere (30cx20lx13Alt cm), um T0 com 600cm2, e um pé direito de 13cm, dá mais ou menos 7,5Lt's de água banana rock

 

Tinha uma rede mosqueia em casa e silicone e comecei a aventura.

 

É muito simples a execução, cortei o taparuere com um x-acto, cortei a rede com 0,5 cm a mais do buraco e colei depois com silicone no interior. No topo do taparuere, encaixei uma placa de esferovite e colei com o silicone.

 

Junto posto as fotos, para verem o efeito:

 

Maternidade_Taparuere_2.jpg

Maternidade_Taparuere_4.jpg

Maternidade_Taparuere_1.jpg

Maternidade_Taparuere_3.jpg

 

Um abraço,

Valter Cardoso

Editado por vcardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma boa ideia posta em prática. Só um senão... retira espaço ao aquário principal. Mas não se pode ter tudo! O ideal seria mesmo um outro aquário que funcionasse "em conjunto" com o principal, isto é, utilizando a mesma água. Assim os parâmetros da água seriam iguais. Mas está muito bem executado esse trabalho! Nota-se uma perfeição na construção do T0 flutuante!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa maternidade está bem gira!

Mais uma boa ideia para uma maternidade de boas dimensões a um custo reduzido :D

 

Se me premites, faço só um reparo, acho que a rede mosquiteira podia ter sido colada por dentro, dando assim um acabamento perfeito.

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Mas foi isso exactamente que o Valter fez (repara bem na foto)!!.... e até mesmo na descrição: "cortei a rede com 0,5 cm a mais do buraco e colei depois com silicone no interior."

 

Perfeitinho !!!

 

Das melhores maternidades que tenho visto !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito simples a execução, cortei o taparuere com um x-acto, cortei a rede com 0,5 cm a mais do buraco e colei depois com silicone no interior. No topo do taparuere, encaixei uma placa de esferovite e colei com o silicone.

 

Junto posto as fotos, para verem o efeito:

 

Maternidade_Taparuere_1.jpg

Maternidade_Taparuere_3.jpg

 

 

Boas Carlos,

 

Mas foi isso exactamente que o Valter fez (repara bem na foto)!!.... e até mesmo na descrição: "cortei a rede com 0,5 cm a mais do buraco e colei depois com silicone no interior."

 

Perfeitinho !!!

 

Das melhores maternidades que tenho visto !

 

 

Olá André,

 

Repara bem nas duas fotos a que fiz "quote".

Na primeira foto a rede que está de face para o vidro está colada do lado de fora, e na foto seguinte está uma macro dessa mesma face onde se pode ver que está por fora.

Não quero com isto degrenir a qualidade do trabalho, que eu acho que está fantástico.

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma boa ideia posta em prática. Só um senão... retira espaço ao aquário principal.

Olá David, não se compara com as tuas "Águas Furtadas", peguei na ideia de um utilizador daqui, que tinha uns buracos redondos minúsculos e só nas laterais mais pequenas. É verdade que é um pouco grande, mas fica num canto, junto ao molho das rochas e como o aquário tem 55cm de altura, mal se nota. A esferovite no topo tem é um contra, faz um pouco de sombra no aquário, mas não é muita. (sempre posso cortar mais um pouco do rebordo)

 

 

Se me premites, faço só um reparo, acho que a rede mosquiteira podia ter sido colada por dentro, dando assim um acabamento perfeito.

Olá Carlos, o Allen já respondeu mas reforço que fiz a colagem mesmo por dentro, e adianto mais. A colagem foi feita assim:

 

Coloquei a rede, por dentro, junto ao plástico, depois com fita isoladora nos cantos da rede, estiquei-a e colei ao plástico, depois, mantendo as fitas, colei com o silicone (por cima da rede) e deixei secar. Depois tirei as fitas e pôs mais silicone. Podia ter ficado mais perfeito, mas estava com pouco tempo e o que quero mesmo é mostrar a ideia para quem quiser usar.

 

Um abraço,

Valter

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais