Reprodução


AlexMontenegro

Recommended Posts

Boa noite, queria que alguem me respondesse qual a razão de eu ver aqui no forum conselhos para reproduzir esta especie de camarões e os meus parecem umas máquinas de fazer filhos. Tinha três camarões adultos e agora tenho uns trinta filhos de diversos faixas etárias e ontem quando fui limpar o filtro tinha lá mais inquilinos com cerca de 3 mm. E não faço mudanças de aquário, nem água salobra, nada, só aquário comunitário. E já estou a povoar o aquário novo com a prole made in my aqua. Obrigado.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, queria que alguem me respondesse qual a razão de eu ver aqui no forum conselhos para reproduzir esta especie de camarões e os meus parecem umas máquinas de fazer filhos. Tinha três camarões adultos e agora tenho uns trinta filhos de diversos faixas etárias e ontem quando fui limpar o filtro tinha lá mais inquilinos com cerca de 3 mm. E não faço mudanças de aquário, nem água salobra, nada, só aquário comunitário. E já estou a povoar o aquário novo com a prole made in my aqua. Obrigado.

 

 

acho um pouco estranho, nao seram alguma especie de macrobachium?

 

se metesses uma foto dos ditos camaroes era porreiro para tirar teimas....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel os Caridina Japonica nascerem em água doce,mas dentro de 2 ou 3 dias irão morrer com a falta de sal na água,essencial para o seu crescimento.

 

Eu sei porque tinha um amigo de uma loja de animais que reproduziu-os (os que estavam para venda),sabendo contudo que iriam morrer,o que aconteceu.

 

Se não morrerem não são Caridinas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sem as ditas fotos, não há maneira de confirmar nada...

 

Já não és a primeira pessoa que pensa ter reproduzido Caridina japonica ( esta nomenclatura está desactualizada, já agora; o nome correcto é Caridina multidentata) quando, na verdade, o que têm são Red Cherrys ou outros camarões mais comuns exclusivos de água doce. Os Red Cherry ou outros camarões podem vir acidentalmente em plantas compradas a outras pessoas do hobbie sem sabermos que eles estão lá ( ou até em lojas, se os camarões forem albergados no aquário de plantas). Quando dermos por eles, já se estão a reproduzir.

 

Outro ponto que gostaria de esclarecer: os Caridina multidentata não se reproduzem em aquário, tal como outros camarões exclusivamente de água doce, por uma única razão que é o facto de serem de Ordem Inferior o que quer dizer que, quando saem dos ovos, são larvas e as larvas precisam de passar por várias metamorfoses até ficarem réplicas dos pais e conseguirem subsistir em água doce. Quando falamos de larvas falamos de seres minúsculos, à volta de 1mm, da cabeça à cauda e que são muito difíceis de detectar a olho nú. É a água salobra ( há quem afirme que não teve sucesso com água salobra mas sim com água salgada, directamente do mar, que contém maior salinidade) que provoca a metamorfose. Por metamorfose entende-se mudanças morfológicas e funcionais. As larvas aguentam algum tempo em água doce, tempo esse suficiente para serem arrastadas até ao mar ou lagos salobros ( fenómeno que ocorre na Natureza), onde se dão as metamorfoses.

 

A menos que a Natureza tenha arranjado uma maneira de dar a volta ao processo de desenvolvimento dos Caridina muntidentata ( sou muito céptico quanto a isso pelo que só vendo), o que tens aí não é o que pensas mas, venham as fotos...

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o que tenhas sejam camarões ibéricos ou penso vulgarmente chamados camarão do rio.

 

Pic_7238_7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, eu já vi Caridinas que nasceram em água doce,passaram a metamorfose em água doce,num aqua que não tinha peixes,era de venda,só com Caridinas.

 

Morreram todos passados 2 dias de eclodirem.

 

Por isso a água salgada não será tão importante para promover a metamorfose que influencia a eclosão,mas sim para os fazer continuar a viver e a crescer até certo ponto, de modo a que depois voltem às doces origens.

 

Claro que o método correcto será sempre o de meter as larvas em água salobra/salgada...mas essa pessoa não tinha pretensões em fazê-los nascer.Simplesmente aconteceu.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Vasco, eu não estou a dizer que não é possível haver nascimento das larvas em água doce, antes pelo contrário ( escrevi-o em cima). As larvas nascem de facto em água doce pois as fêmeas ovadas não toleram a salinidade na qual as larvas se desenvolvem. ;)

 

Agora, a tua afirmação que não faz sentido e explico porquê; estamos a falar de seres que nascem com cerca de 1mm. A metamorfose não se dá logo a seguir ao nascimento, nem dois dias ou 1 semana após mas sim à volta do 25º dia em água salobra/salgada, quando as larvas têm à volta de 8mm. Até lá, elas vão crescendo. Só depois de sofrerem metamorfose é que se tornam réplicas dos adultos, tal como os camarões de Ordem Superior quando saem dos ovos. Isto é consistente com as pessoas que tiveram sucesso na sua reprodução. Não vale a pena teorizar acerca disso, está documentado por quem levou a reprodução a bom porto!

 

Por isso a água salgada não será tão importante para promover a metamorfose que influencia a eclosão

 

A água salgada não influencia a eclosão! A eclosão dos ovos dá-se em água doce e a metamorfose dá-se quando as larvas são independentes no aquário e a salinidade foi aumentada. Não faz sentido nenhum a metamorfose não estar dependente do aumento da salinidade, caso contrário este e outros camarões de Ordem Inferior ( há, de facto, camarões de Ordem Inferior em que as larvas se desenvolvem unicamente em água doce; este não é um deles) seriam exclusivos de água doce, não havendo dificuldade na sua reprodução.

 

 

Só para terminar, realço estes pontos, todos eles consistentes com as várias reproduções documentadas:

 

- os ovos eclodem, de facto, em água doce, ainda nos pleópodes da fêmea;

 

- as larvas aguentam-se apenas alguns dias em água doce, acabando por morrer senão houver aumento ( gradual ou não: há quem aumente a salinidade gradualmente, há quem transfira directamente as larvas de água doce para água salgada/salobra) da salinidade;

 

- a salinidade é importante, quer para o crescimento das larvas, quer para a futura metamorfose. Inclusivé, há larvas que demoram mais tempo a sofrer a metamorfose do que outras ( tal como há peixes que se desenvolvem mais depressa do que outros, quando, por exemplo, fazemos criação de uma espécie), razão pela qual os criadores retiram as larvas que já metamorfizaram para outro aquário com outras caracterísiticas, de modo a dar continuação ao seu desenvolvimento. As que ainda não sofreram metamorfose, são deixadas no primeiro aquário até completarem a mesma;

 

 

Dito isto, seria bom que o Alex colocasse fotos do que tem no aquário para se poder fazer uma correcta identificação.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto.A eclosão de que falava não era a dos pleópedes da fêmea para larva,mas de larva para camarão.Eu nunca tentei reproduzir esta especie,só sei o que leio na net,e o que vi naquele caso,na loja do meu amigo. E sei que as Caridinas passam por um processo diferente dos Red's por ex,estes últimos tem a fase larvar suprimida.

 

Mas eu não estava falar do facto de ver larvas,essas eram +- comuns no aqua,o que aconteceu foi que algumas larvas chegaram a miniaturas de adultos,tudo isto em água doce...

 

Depois morreram,tanto as larvas,que era mais comum,tanto os poucos camarões miniaturas dos pais,que se aguentavam ainda um dia ou dois.Caso pontual por certo,mas eu vi,não me contaram.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Não há registo de reprodução com sucesso e devidamente documentada de Caridina muntidentata sem passar por água salobra/salgada.

O que tem acontecido em casos semelhantes, é que por norma são camarões parecidos com os multidentata, muitas vezes mal identificados por quem os vende e cujas larvas dispensam agua salobra/salgada para as metamorfoses, levando a que os seus donos afirmem que os reproduziram com sucesso em 100% de água doce.

Zogli, possivelmente esses camarões morreram por outros motivos ( amónia ou outro) que não os que teorizas.

Mas como afirma o André ... venham essas fotos para tirar-mos as dúvidas nyah

 

Cumps

Editado por Paulo Castanheira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer fazer um off topic aproveito para pedir para identificarem esta especie.

 

gallery_7032_456_30597.jpg

 

gallery_7032_456_11197.jpg

 

 

Comprei como C. japonica mas um mês depois de os comprar deparei-me com varios "bebés" e hoje após 3 meses devo ter mais de cinquenta.

 

Claro que cheguei á conclusão que a loja deve estar a fazer alguma "confusão" com as especies que vende.

 

Obrigado e um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os meus podem ser :

 

Neocaridina cf. zhangjiajiensis

Neocaridina heteropoda

 

Mas gostava que confirmassem porque não percebo grande coisa de camarões de agua doce.

 

Um abraço.

Editado por rpontes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, eu tenho camarões com cerca de 3 cms e um deles agora está todo castanho e outro todo verde. Mas ainda ninguém me disse que camarões são. Estive na loja onde me venderam e garantem que são japónicas.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, eu tenho camarões com cerca de 3 cms e um deles agora está todo castanho e outro todo verde. Mas ainda ninguém me disse que camarões são. Estive na loja onde me venderam e garantem que são japónicas.

 

sao neocaridina heteropoda

tambem tenho alguns desses

cumps

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

tenho um casal de caridina e decobri a femea cheia de ovos. ontem retirei o casal para um outro aquário mais pequeno com água do aquario grande e uma pedra com musgo de java pois eles gostavam muito desta pedra que estava no aquario grande.

esta manha quando os fui espreitar reparei que a fêmea já não tina ovos e olhando mais atentamente vi os ovos depositados no musgo e no fundo do aqario. sei que tenho de salinizar a água depois das larvas nascerem e tirar de lá os pais, agora a minha duvida é como sei que elas já nasceram?

eu pensei que a femea já expulsava as larvas e agora vejo lá os ovos... já fiz uma tentativa e fui salinizando a agua quando deixei de ver os ovos na femea mas não deu em nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

tenho um casal de caridina e decobri a femea cheia de ovos. ontem retirei o casal para um outro aquário mais pequeno com água do aquario grande e uma pedra com musgo de java pois eles gostavam muito desta pedra que estava no aquario grande.

esta manha quando os fui espreitar reparei que a fêmea já não tina ovos e olhando mais atentamente vi os ovos depositados no musgo e no fundo do aqario. sei que tenho de salinizar a água depois das larvas nascerem e tirar de lá os pais, agora a minha duvida é como sei que elas já nasceram?

eu pensei que a femea já expulsava as larvas e agora vejo lá os ovos... já fiz uma tentativa e fui salinizando a agua quando deixei de ver os ovos na femea mas não deu em nada...

 

 

se a femea largou os ovos é porque sabe que nao estavem fertilizados

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos, "a vida encontra sempre um caminho", eu até concordo com esta frase, mas deixem-me dar a minha modesta opinião em relação a caridina japonica (multidentata) :

 

Muito simplesmente se tiverem umas fêmeas e um macho ( que se consegue identificar pelo tamanho e pelas riscas/pontos ao longo do corpo) as fêmeas vão ficar cheias de ovos. Vão carregar esses ovos durante uns dias e depois libertam-nos, nessa altura vão ter o aquário cheio de seres minúsculos (1mm) por isso so mesmo com muita atenção e contra a luz conseguiram ver alguma coisa, têm assim a forma de uma virgula. tudo isto se passa em agua doce depois para que as larvas continuem o seu ciclo de vida ( com as já muito bem referidas metamorfoses) é preciso que passem apara um meio salobro, ou no meu caso o que faço é transferi-las directamente para água salgada (34/35 ppl) , para simplificar mais um bocadinho, água do mar, pura e simples.

 

Atenção este é o meu caso, existe ainda discussão, em relação a estes valores, os nossos amigos japoneses promovem antes o transferir para agua salobra. Adiante, temos as larva que nasceram em agua doce, vamos transferi-las para agua salgada, e agora e alimentar com microalgas, fitoplâncton, água verde se preferirem, acompanhem estas acções com uma pedra difusora ligada 24/7 e com iluminação 24/7 ( morrem imensas larvas caso contrario, ainda não percebi bem porque) de vez enquando mexam a agua se se formar película e pronto em principio (passado mais de um mes) tem camarão amano para dar aos amigos.

 

Tenham em conta que esta não é uma receita infalível e tão pouco sou dono da verdade, e tanto podem seguir esta receita e não conseguir nada como modifica-la e conseguir bons resultados. Ao fim ao cabo se tiverem camarões amano que se reproduziram totalmente em agua doce, então é porque não é camarão amano bigsmile

 

um abraço a todos e desculpem este testamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais