Recommended Posts

Boas, ja a algum tempo tenho acompanhado esta secção dos lagos e finalmente começei o meu.. vou pondo fotos para dizerem o que acham ;)

 

ainda tou na fase de ajeitar o fundo para colocar a tela, mas está me a parecer bem

 

O sitio:

b82682601da18bffa6bb45f2c4118f84_web.jpg

 

 

 

Depois de cavado xD :

b8f1d1d4e90398e61b348a6eb30f5e29_web.jpg

 

 

ficou um pouco mais ao lado e a forma passou a ser diferente, maior :)

 

antes de colocar a lona e logo depois de colocar tiro mais fotos..

gostava de saber que plantas se dao melhor aqui na regiao de santarem em portugal se alguem souber agradeço.

Ah, queria fazer uma cena po natural mas com poucos peixes (só os necessariaos para equilibrar o ecosistema) com umas ras e tartarugas ( não tem filtro nenhum,lol )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simão, vai ficar um belo lago. Qual a medida e profundidade que terá?

 

Não vais colocar filtro e vai colocar tartas? Elas são muito sujonas e a água vai deteriorar muito facilmente, pense nisso.

 

Jacintos d´água são os mais viáveis e talvez taboas.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é :crazyeyes: só uma para ver.. porque o meu pai andava a cortar erva no jardim e encontrou-a :new-bday: amanh vou tirar medidas e nivelar bem o terrena a volta, mas a parte mais funda deve ter metro e meio +- de comprimento e bem grande tou a cavar tambem mais um pouco a volta para fazer umas partes pantanosas de 10 cm prai bigsmile

Editado por Simao08
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for um cágado cuidado, pois os peixes vão desaparecer.
Kakaka... as tartas já nos deixam de sobreaviso quanto a fauna mas cágado, esse disimaria as especies. love you

 

Muito bem lembrado. :tongue:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Simão, vais fazer esse laguinho em lona mesmo?Se sim olha que não te durará muito...devias optar por uma tela propria para lagos...usando lona tens de pensar em substitui-la daqui a um ano ou dois...

 

 

Se queres manter ai a tartaruga pensa numa vedação enterrada uns 30 cm e uns 50 acima do solo porque sem vedação muito provavelmente ela vai-te fugir...

 

Outra coisa...se for um cagado o mais provavel é ser um Mauremys Leprosa que são so mais comuns em portugal, e sendo assim o risco de ele comer os peixes a meu ver é tão elevado como se fosse uma trachemys scripta scripta ou uma trachemys scripta elegans

 

Se for algo como isto:

 

Mauremys1.jpg

 

É um cágado portugues, mauremys leprosa e é proibido mantelos em cativeiro(assim como qualquer outro animal da nossa fauna) e isto pode dar coima...se for um destes sugiro-te que o soltes num lago grande na natureza, numa albufeira ai perto de onde ele possa ter vindo...

 

Se for algo como isto:

Trachemys%20scripta%20elegans.jpg

Trachemys scripta elegans

 

t_scripta_scripta.gif

 

Em cima Trachemys scripta scripta, estas duas especies são tartarugas de outros paises , que servem como animais de estimação, são das mais comuns em portugal apesar de já ser proibido a comercialização das elegans mas podia ter fugido uma a alguem e ir ter parado ai, destas podes manter á vontade...

 

 

 

 

Como peixes sugiro umas gambuzias(ve no google fotos) ou uns kinguios(peixe vermelho comum, pinpoes, cometa), calculas por volta de 100 litros por exemplar...se a litragem total exeder os 4000 litros acho que já podes pensar em kois, mas com uma tartaruga não será muoto aconselhavel peixes...

 

Cump. e espero ter ajudado

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"lona" foi forma de dizer, tem mais de 1 mm de espessura acho que e dessas mesmo proprias das que usam nas etares que dura até romper,lol

 

quanto ao cagado...lá terá que ir á vida dele :smile2: obrigado pelas dicas

 

medidas de "comprido" +- 7m de "largura" +- 6 mas como a forma e muito irregular não sei se conta, tem 18m de perimetro

no fundo e irregular diria que metade tem 1m e 10 cm e outra entre 95 cm e 1m e 05cm

 

uma maragem ja está pronta falta a outra :

e7400273ab1646e62a6553d5048a2894_web.jpg

 

a terra por cima da relva tambem faz parte do lago, porque é o nivelamento ;)

Editado por Simao08
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ficar impecável.

 

Eu tenho tido alguns problemas com o liner, pois os ratos fazem-lhe buracos. Tem sido uma chatice.

 

Quanto a peixes, pensa bem antes de povoar o lago. Tens muitas hipóteses.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, os peixes.. sou fã dos pequeninos.tudo com muito mais de um palmo nao gosto, carpas e kois e assim nao gosto muito sao grandes demais, para alem de que ja tenho visto que ia logo precisar de filtros e confusões, haha

 

aqui nao custuma haver ratos.. axo eu , espero que nao apareção agora ;)

Editado por Simao08
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Mas afinal onde é que voces compram o Liner?E é a prova de raios Uv?Qual é o preço?

 

Um peixe que podias por eram gambuzias

 

Ve no google fotos

, apanhas nos nossos cursos de agua

 

Se nao gostas deles muito grandes era uma boa opção

 

E que tal kinguios?Crescem entre 20 a 30 cm e são muito alegres e coloridos, mas talvez sejam grandes demais

 

Mas tens a certeza que é um cagado Portugues?Se o deixares ir facilita-lhe a vida e leva-o a uma barragem ou lago ai perto de onde ele possa ter vindo

 

 

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o cagado nao sei se é.. mas é cego o coitado :s n abre os olhos.. como o apanhei tenho medo que não se abitue a deixar de ser o rambo:) mas estou mais inclinado para que seja o outro de baixo, vou entregar a minha tia que tem um tanque com tartarugas também. A lona... sinceramente o meu pai é que vai arranjar junto duns amigos,lol mas ja foi usada noutros lagos com bom resultado :tongue:

 

Quando levar a agua.. é preciso deixar muito tempo antes de por plantas? acho que vou buscar uns depositos de água a um rio aqui perto ( alviela ) para ser tipo natural com a vida toda microscopica que necessita...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Finalmente.... A obra há muito aguardada.... vou tentar explicar o que fiz ( tentei ) e as minhas ideias para o futuro... com a ajuda de vários posts e bem.... amanha posto as fotos ... espero que gostem, ou pelo menos que ajudem a melhorar :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cavando cavando, ficou com esta forma final

 

Não sei bem as medidas, mas deve ter uns 5 por 5 mais ou menos... de fundo medimos 8.75 por 7 metros.

 

38842469.jpg

 

1002573cpl.jpg

 

Fiz com uma tela, que comprei a um vendedor que vende toldos, ele garantiu que não é tóxica, e não fura, esperemos que não ;) para fazer a cama usei filtros ( retirados de máquinas antigas) e alguns plásticos mais duros, para as pedras não perfurarem.

 

1002575g.jpg

 

1002578.jpg

 

1002584a.jpg

 

Levou só 15 mil litros de agua... #cool

 

1002589rfp.jpg

 

Nas margens pusemos Lajes, agora só falta as plantinhas para disfarçar os buraquitos :D

 

1002592k.jpg

 

1002591rdw.jpg

 

 

A agua é de um poço, por isso deve ser de boa qualidade, de qualquer forma vou deixar ciclar durante um tempo, vou também adicionar um balde ou dois de uns tanques onde tinha os peixes :)

Editado por Simao08
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta muito giro o lago ,ate parece uma piscina. esqueceste-te de diser a profundidade ou eu n vi. mas nao parece ter mais de um metro .

 

caso nao tenha mais de um metro e se fizeres as contas de volume e admitindo que é um cilindro (sem sucalcos) com 5metros de diametro fases, pi x raio ao quadrado veses altura e da-te 7850litros de agua . mas tu ainda tens os degraus logo tens menos agua que isso. nao percebo onde viste os 15000 litros de agua lol. :animal_fish:

 

mas sao pormenores. vais por que sistema de filtragem? e bomba? pois agora esta impecavel mas ai ao sol nao tarda o ataque das algas ou lismos invasores que poem td verde:P

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, a bomba ainda estou a ver, mas tenho que por qualquer coisa sim ;) queria tentar arranjar qualquer coisa com energia solar e depois fazer um ribeirozito para ajudar na filtração... mas só depois das ferias , até lá vou encher de alfaces de agua ver se não fica muito verde

 

eu tenho 1,75 metros, na parte funda da-me pela cintura mais ou menos por isso acho que tem pouco mais que um metro , mas amanha meço ;)

 

epa os 15M é porque a agua trouxe em um deposito, de 4M litros e veio por 4 vezes da ultima ficou só um pouco lá no deposito,lol por isso não tem muito que enganar, em vez das contas, vi a agua que la pus,lol :animal_fish: ahh mas devo me ter enganado, tem q ter é os tais 7m de lado e mais um de comprido, não os 5 assim já deve dar as contas ;)

Editado por Simao08
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu algo está interessante é o enquadramento com a casa ficou bem. Um buraco desses deve ter sido um pouco difícil de escavar.

 

Mas não te esqueças que esse futuro ecossistema deverá ter uma circulação de água e um sistema de filtragem.

Talvez ficasse bem que cobrisses a tela para tapar o azul, porque assim parece uma piscina adaptada para lago.

A lagofilia não é difícil e aqui podes encontrar exemplos de filtros que podes copiar.

 

Manda mais fotos com a evolução.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vai ter que levar um filtro :D estava a pensar num tipo Triclkle Towers Showers acho que é assim, vi uns de um senhor que achei interessantes, Kohaku :discuss_gathering:

 

Deixo o link, a mim ajudou.me imenso nas ideias, deixo aqui o obrigado, não vá ele aparecer :discuss_gathering:Kois em Portugal , by Kohaku

 

Ou então compro mesmo uns, vi numa loja de jardinagem até não era muito caro... lol

 

vou por seixos, clarinhos para poder ver os peixes, hoje fui buscar vários nenúfares que tinham para mim depois posto fotos :morning:

Editado por Simao08
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bem passou mais de um ano já e... estou sinceramente contente com o resultado, peço desculpa de nunca mais ter voltado cá, mas deixo umas actualizações do lago :P

 

1287333341231_f.jpg

 

fotografia0077b.jpg

 

Aquele "pântano" verdinho está cheio de rãs e outros bichinhos que tais, mesmo como queria :P

 

Vou tentar tirar umas fotos ás carpas, há umas bem bonitas já ;)

 

 

fotografia0081.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Possivelmente o que vou dizer vai entrar em discordância com o que a maioria das pessoas do fórum pensão, mas mesmo assim vou dar a minha opinião:

 

Eu acho que não deves ter qualquer mecanismo que movimente o lago e passo a explicar porquê:

 

Os lagos não têm corrente (salvo raras excepções, excepções estas que só ocorrem em lagos de grandes dimensões). Mas mais importante que isto é o facto da temperatura que se obtém num lago com corrente e num sem.

 

Se tiveres circulação de água, no inverno a água vai estar mais fria e no verão mais quente, devido á movimentação da água a temperatura em todo o lado torna-se igual. Em quanto que se não tiveres mecanismos que movimentem a água, no inverno os peixes vão andar mais á superficie pois é nesse local que a água vai estar mais "quentinha", já no verão podem-se refugiar do calor no fundo do lago... acho este gradiente de temperatura muitissimo importante.

 

Para filtragem, porque não usar muitas plantas aquáticas?, flutuantes principalmente. (É claro que nunca vais ter a água cristalina, mas vais conseguir ver os peixes na mesma e na minha opinião eles vão se sentir melhor)

 

O teu lago está bastante bonito, só acrescentaria mais umas plantas...

 

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Rafael Silva,

Não induza as pessoas em erros, praticamente tudo o que disse sobre as temperaturas nos lagos, está completamente errado.

Procure nas lojas de animais, os manuais da Sera sobre a construção e manutenção de lagos, são grátis!

Ou então no próprio site da Sera.

:unsure:

AUDACES FORTUNA JUVAT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se está errado, acho melhor rever as suas fontes... e não é preciso manuais para perceber o porquê de com bomba a água ficar mais fria no inverno e mais quente no verao. Pois não vai existir qualquer gradiente termico.

 

Mas não quero induzir ninguem em erro, cada um faz o que acha melhor, pois de ambas as maneiras é possivel dar um bom habitat ao seres vivos...

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em quanto que se não tiveres mecanismos que movimentem a água, no inverno os peixes vão andar mais á superficie pois é nesse local que a água vai estar mais "quentinha",já no verão podem-se refugiar do calor no fundo do lago... acho este gradiente de temperatura muitissimo importante.

Cumps, Rafael Silva

A negrito é apenas um dos erros.

No site da Sera, como em tantos outros:

Durante o Inverno, mesmo com temperaturas de -20 °C, as camadas de água mais profundas estarão a +4 °C, desde que o lago tenha 1 m de profundidade. Se o lago não for suficientemente profundo poderá gelar completamente.

 

http://www.sera.de/pt/manuais/lago-de-jard...-e-tamanho.html

 

Não percebi a sua lógica, pois se a superficie da água é que está em contacto com os elementos gélidos do Inverno, como é que os peixes vão andar nesse local com água mais "quentinha" no Inverno?

Isto é apenas um dos seus erros. Nem vou perder mais tempo com os outros.

:)

AUDACES FORTUNA JUVAT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a considerar, temperaturas de -20ºC, é um extremo, em Portugal nunca irá ter temperaturas desse tipo, ou seja esse exemplo não é aplicavel no nosso pais.

 

Se o lágo tiver uma dimenção considerável e apanhas bastante sol (mesmo no inverno), os peixes podem ter a tendencia de nadar mais á superficie, pois esta estará menos fria, pois é a que apanha mais radiação solar... claro que em dias mais rigorosos, isto pode não ser aplicavel.

 

Já pensou que sendo a Sera apologista das bombas em lágos (até porque lhe convém visto vender produtos para lagos), esse caso, seja um nessas mesmas circunstancias?

 

Como disse, cado um escolhe aquilo que quer fazer, não sou o primeiro nem o ultimo a ter e a fazer um lago sem filtros, ou qualquer sistema para movimentação da água.

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos. sejamos realistas .estamos em Portugal. a agua nunca passa os 30º de verão e nunca desce dos 5 graus de inverno mesmo que esteja muito frio. estou a falar por experiência própria e porque moro no Algarve.. mesmo no norte duvido que gele a superficie que seja...muito menos gelará se houver uma bomba a movimentar a agua.

 

as kois aguentam temperaturas negativas ate cerca de -7ºc e Max a volta de 30ºc segundo li algures logo simplesmente não se preocupem que é temperatura normal para elas.o mesmo deverá acontecer com os peixes vermelhos comuns.

 

quanto ao lago a que se refere o tópico está no bom caminho ,não consegues por plantas flutuantes porque certamente secam todas queimadas pelo frio mas podes por uns nenhures ai no meio daqueles de folha grada para dar aspecto de mais preenchido...

 

 

e afinal sempre tem filtro?não cheguei a ler referencias acerca de já estar montado

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante o Inverno, mesmo com temperaturas de -20 °C, as camadas de água mais profundas estarão a +4 °C, desde que o lago tenha 1 m de profundidade. Se o lago não for suficientemente profundo poderá gelar completamente.

 

http://www.sera.de/pt/manuais/lago-de-jard...-e-tamanho.html

Pessoal, o português escrito é simples.

Lá diz: "......, mesmo com temperaturas de -20 ºC, ......"

E não diz: "....., com temperaturas de -20 ºC, ......"

 

E um pequeno promenor, eu moro no Minho. Tenho um pequeno tanque, que congela vezes que cheguem no Iverno.

AUDACES FORTUNA JUVAT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais