Lago de jardim


Recommended Posts

Aqui está o meu lago, cerca de 8000 litros. Gostava de receber sugestões em termos de flora e de sistema de filtração, pois neste momento não tem um nem outro..

 

dsc00697xc2.jpg

 

dsc00858jx6.jpg

 

dsc00880ib6.jpg

 

dsc00881rm5.jpg

 

dsc00882gw2.jpg

 

dsc00883rk4.jpg[/url]

 

dsc00884pw2.jpg

 

 

abraço

Editado por PedroM10

http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/

Blog sobre animais selvagens e animais de companhia, com fichas técnicas sobre eles. Visitem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

dsc00883rk4.jpg

( a imagem em falta )

 

Em relação à filtragem, o ideal era tê-la feito integrada no próprio lago, mas já está feito, paciência. Sempre podes optar por filtros específicos para lagos:

 

teich_03_dreikammerbiofilter_18.jpg

 

Apenas coloquei este, porque foi o primeiro que me apareceu na busca. Quanto à flora, espera que os entendidos em lagos se cheguem à frente.

 

 

Cumps.

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como foi construido esse laguinho?

Tela cimento?

 

Vejo que ja tens ai uns kinguios e umass carpas bem bonitas

 

De filtros nao percebo nada

 

De plantas aconselho

 

Juncos nas margens(encontras nos nossos cursos de agua)

Jacintos aquaticos para ajudar na filtragem dos nitratos e a combater as algas verdes(nalguns cursos de agua encontras)

Nenufares, ficam lindissimos quando têm flor(compas em pet-shops, etc))

Elodeas, os peixes gostam de se esconder nelas e também ajudam bastante na filtragem(pet-shops)

Lentilha de agua, ajuda a combater as algas verdes e giro para alem que os peixes gostam de as comer(encontrasd em charcos, lagos, tanques e ribeiros)

Pinheirinho aquatico

Erva grega

Salvineas

 

Boa sorte para o lago e fala-nos um puuco mais sobre ele

 

Cump.

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o lago foi construido em tela cimento, e os godos foram colados em todo o lago com cimento...

 

De inicio era para ser apenas um pequeno lago, que fosse capaz de armazenar água para a rega do jardim (tem cerca de 400/500m2), mas depois o jardineiro que o construiu disse que ficava bem uma cascata, a que se vê do lado direito, ficou a água tipo a sair do meio das rochas), depois como já estava um bocado grande o jardineiro convenceu o meu pai a construir a ponto, ficava bem e não sei que, e pronto lá aumentou mais o lago e construiu a ponte. O problema é que nem o meu pai nem o jardineiro acharam melhor meter filtro no lago, uma vez que a água saia cerca de 2 vezes ao dia para rega, e era imediatamente reposta com água de um poço artesanal que temos aqui em casa. Logo água limpa 2 vezes ao dia = não necessidade de filtro.

 

O problema é que a água tem tendencia a ficar muito verde passado uns tempos, e de 2 em 2 semanas o meu pai te de vazar quase toda a água do lago para por água nova, pois ela fica mesmo muito suja (não só devido aos peixes, mas também devido a microorganismos que a água tem tendencia a ganhar por estar ao ar livre. Plantas, só tem mesmo aquela que se vê junto à cascata, os nenufares já estão incomendados, mas seria engraçado meter mais qualquer coisa.

 

Fauna tem cerca de 16/17 kingius (algumas femêas gravidas, tou com medo que faças as posturas antes de chegarem pelo menos os nenufares, ou que percam os ovos cabecadura ) e 6 carpas normais, e uma carpa de rio (??) que me foi oferecida por uma pessoa que tem estes peixes num outro lago, ofereceu-me este que já tem uns 40/45cm..

 

Já agora, podem-me dizer para que valores é esse filtro externo da SERA?

 

Abraço e obrigado pelas ajudas

http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/

Blog sobre animais selvagens e animais de companhia, com fichas técnicas sobre eles. Visitem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes mostrar uma foto dessa carpinha de rio por favor?

 

As plantas que te indiquei podes fazer assim

 

Poes os nomes no google , ves imagens e crias um topico a dizer as plantas que procuras que deve haver bastante pessoal que tem...eu arranjava-te mas morreram-me quase todas no inverno...

 

Mas posso-te arranjar algumas lentilhas de agua, se quiseres manda pm

 

A agua fica verde ela seguinte razao, os peixes comem e a seguir desecam amónia(os excrementos), as bacterias do substracto tansformam a amónia em nitritos e os nitritos em nitratos...como essas plantas não conseguem remover os nitratos todos aparecem as aguas para os consumir...ora ao colocares mais plantas os nitratos ficam a zero ou m pouco mais e não aparecem algas

 

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, obrigado pela ajuda, vou procurar umas plantas então para meter aqui.. depois digo-lhe algo bigsmile

 

Quanto à carpa, e como já é noite, pode ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry537098

 

Mas amanha posso por mais fotos, se não conseguir identificar.. Não tenho a certeza se é carpa, mas foi o que me disseram quando me ofereram..

 

Abraço e obrigado pela ajuda bowdown

http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/

Blog sobre animais selvagens e animais de companhia, com fichas técnicas sobre eles. Visitem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu jogo jacintos fora de dois em dois dias ,possuo nos meus aquas e eles crescem como praga,dão uma grande ajuda na filtragem nos aquas,

se alguem quiser diga mas para por ai no Norte é capaz de estar frio agora. gosto muito do lago mas faz falta plantas

Editado por zix

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, obrigado pela ajuda, vou procurar umas plantas então para meter aqui.. depois digo-lhe algo :)

 

Quanto à carpa, e como já é noite, pode ver aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry537098

 

Mas amanha posso por mais fotos, se não conseguir identificar.. Não tenho a certeza se é carpa, mas foi o que me disseram quando me ofereram..

 

Abraço e obrigado pela ajuda :)

 

 

boas

o lago está bonito, se queres um lago auto-sustentável e sem despesas de electricidade então coloca plantas, mas muitas, assim terás agua de qualidade e peixes saudáveis.

cumps

max

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Actualização do Lago

 

dsc00100mz8.jpg

 

dsc00101ty9.jpg

 

dsc00104hn6.jpg

 

dsc00107hm3.jpg

 

 

E já agora, se alguem me conseguisse tirar esta dúvida, a que espécie pertence este alevim?

 

dsc00133ff9.jpg

 

É que no lago apareceram-me algumas dezenas destes peixes, mas não sei quem são os progenitores, uma vez que estes alevins são muito escuros, e os unicos peixes escuros que tenho no lago são estes (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=87801&st=0&gopid=594313entry594313) mas não vi sinais de desova da parte deles, vi sim dos kinguios..

 

Abraço

Editado por PedroM10

http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/

Blog sobre animais selvagens e animais de companhia, com fichas técnicas sobre eles. Visitem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem arranjado, parece estar no bom caminho e espero que não tenhas problemas com algas.

Os nenuoufares como é que os fixaste ao fundo ? não tinhas dito que as pedras estavam todas coladas ao cimento , ou tens uma camada solta no fundo, é que não vejo vaso nenhum nos nenufares nem nos Cyperus alternifolius.

Da la os parabens ao teu pai pela ponte...esta um espetaculo.

Tenho uns percasol no meu e tambem são resistentes e giros, aguentam 32graus na agua de verao e 2 ou 3 de inverno com uma camada de gelo em cima !! e ja fizeram criação, o unico senão é que comem tudo o que mexe :bad-words:

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem arranjado, parece estar no bom caminho e espero que não tenhas problemas com algas.

Os nenuoufares como é que os fixaste ao fundo ? não tinhas dito que as pedras estavam todas coladas ao cimento , ou tens uma camada solta no fundo, é que não vejo vaso nenhum nos nenufares nem nos Cyperus alternifolius.

Da la os parabens ao teu pai pela ponte...esta um espetaculo.

Tenho uns percasol no meu e tambem são resistentes e giros, aguentam 32graus na agua de verao e 2 ou 3 de inverno com uma camada de gelo em cima !! e ja fizeram criação, o unico senão é que comem tudo o que mexe :bad-words:

 

 

O Cyperus alternifolius, suponho que seja aquela planta verde no extremo oposto aos nenufares, tem um vaso, mas não dá para ver muito bem nas fotos.. os nenufares têm pedas agarradas às raizes e por isso estão no fundo. Uma questão, já que se fala nisso, os nenufares conseguem viver apenas com água e os nutrientes que ela tem? não precisam de um vaso com terra ou assim? é que o jardineiro colocou-os assim, mas não sei se será o melhor..

 

Quanto à fauna, se forem kinguios os que tenho aqui no lago, vou ter de os dar pois o lago já tem fauna suficiente com os peixes adultos, então com as dezenas de pequenitos que nasceram isto vai ficar sobrelotado ehehehe..

 

abraço

http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/

Blog sobre animais selvagens e animais de companhia, com fichas técnicas sobre eles. Visitem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente apanhei o peixe mais colorido dos pequenitos que nasceram..

 

Tem cerca de 3cm, e umas cores espetaculares. Neste não restam dúvidas, é um dos kinguios..

 

Vejam:

 

 

 

dsc00176jo9.jpg

 

Abraço

http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/

Blog sobre animais selvagens e animais de companhia, com fichas técnicas sobre eles. Visitem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectacular esse alevin

 

Olha diz-me uma coisa, onde arranjaste essa quantidade enorme de seixos?

 

Estou a restaurar o antigo lago dos peixes e presisava de uma grande quantidade assim

 

Foi em pedreiras ?

 

Cump.

 

 

Foi na antiga fábrica do meu avô, tinham lá muito seixos em areão de rio e coisas do gênero, e como já não estava a operar a fábrica, aproveitamos estes materiais, e também a madeira da ponte veio de lá..

 

abraço

http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/

Blog sobre animais selvagens e animais de companhia, com fichas técnicas sobre eles. Visitem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá

Está simplesmente..... espectacular o teu lago.

E então a ponte,..... maravilhosa.

Os meus parabens, adorei ver as fotos.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens bigsmile.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

 

Aqui está uma boa ideia para um lago, vocês tiveram muita imaginação e o lago está espetacular muito bonito.

Quanto a plantas, eu sei de dois membros que penso que te podem dar algumas plantas, eles são o Beny e a Hel.

Manda-lhes um MP a pedir e pode ser que eles ainda tenham para te dar.

 

Cumprimentos;

 

Carpakoy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Olá!

 

Infelizmente neste verão fui completamente atacado por algas verdes filamentosas, já tirei baldes (sim, baldes!!) de dentro do lago, e ainda assim parece que cada vez têm mais. Já cobriram o fundo, as laterais. Que poderei fazer quanto a isto? A continuar assim vou ter de vasar o lago, retirar os peixes e retirar manualmente as algas, mas sei que depois vão voltar a aparecer, terei de fazer isto continuamente?

 

Abraço

http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/

Blog sobre animais selvagens e animais de companhia, com fichas técnicas sobre eles. Visitem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. nao te preocupes, não tas só no ataque implacável das algas filamentosas impiedosas. lol

 

Pelo que percebi ainda não tens filtro. certo? neste caso e normal teres as algas a fazerem o que querem e a crescerem por todo o lago.

 

eentao é assim; para combater algas faz o que já aqui foi muito falado que é colocar mais plantas. As plantas absorvem os nutrientes e assim há menos nutrientes para as algas crescerem. precisam de luz, dai crescerem mais no verão.

 

Coloca também um filtro que retém os esporos das algas e germinam menos, há que recomende usar uma lâmpada/filtro de UV; queima os esporos e os filamentos de algas que la passam. eu ainda nao testei os uv logo nao sei o resultado. mas uma coisa tem logica, devera colocar-se o filtro uv logo no inicio da vida do lago,antes das algas germinarem porque uma vez que as algas se fixam as paredes é difícil saírem de la e essas nunca passam pelos filtros e vão sempre crescendo e só saem raspando.

 

Resumindo.... mais plantas, um filtro mecanico/biologico de certeza.. e o filtro uv ajuda, nao podendo afirmar que este ultimo é a cura milagrosa:P... apesar de alguns o diserem.

 

cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais