Casal De Escalares E Os Seus Ovos! Agora Alevins


Sonia Silva

Recommended Posts

:) Quero separar os ovos do meu casal de escalares, mas como posso saber se os ovos já foram fecundados? tinha +- 5 que ficaram brancos e que eles comeram, os outros estão com o tom transparente um pouco mais escurito, não sei bem. A femea meteu os ovos dia 19 ou seja, quarta feira! obrigado Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Quero separar os ovos do meu casal de escalares, mas como posso saber se os ovos já foram fecundados? tinha +- 5 que ficaram brancos e que eles comeram, os outros estão com o tom transparente um pouco mais escurito, não sei bem. A femea meteu os ovos dia 19 ou seja, quarta feira! obrigado

 

Os ovos eclodem ao terceiro dia. Quantos aos ovos brancos estão fungados os outros em principio vão sair alevins.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero separar os ovos do meu casal de escalares, mas como posso saber se os ovos já foram fecundados? tinha +- 5 que ficaram brancos e que eles comeram, os outros estão com o tom transparente um pouco mais escurito, não sei bem. A femea meteu os ovos dia 19 ou seja, quarta feira! obrigado

 

 

Mas queres separa-los por quê?

 

Já tiveste más experiencias anteriores?!

 

Não há coisa mais bonita do que ver um casal de ciclídeos tomar conta das suas crias - quando o conseguem fazer - durante os primeiros tempos de vida. Há espécies em que essa ligação familiar chega a durar mais de um ano e mais que uma geração.

 

Dá uma oportunidade aos pais antes de ligares para a Segurança Social dos Peixes :)

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois!

Estou a pensar retirar os ovos porque eles estão num aquario comunitário de 320l e nao sei muito bem como meter o azul metileno num aquario tão grande (que aliás ainda não meti nada), depois porque me disseram que se os alevins ao nascer cairem no areão podem morrer só por isso... Os pais são bastante grandes e até agora têm andado super defensores e protectores dos ovos, e passados dois dias, só têm desaparecido mesmo os que vão ficando brancos, que são uma minoria :D

Por isso não sei muito bem o que fazer, só queria puder ver "netinhos" meus pelo aquário fora :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

eu tiro os filhotes de escalar quando eles eclodem ainda "colados" (geralmente costuma ser em folhas)

pedra difusora e um tapperware grandito (5/10 litros) é só o que precisam nos primeiros 3-4 dias enquanto estão colados

quando começarem a nadar,dá-lhes artemia recem eclodida, muda 1-2 litros de água por dia e parecem que crescem diante dos nossos olhos

3/4 semanas coloca-os num aqua maior (o maior que conseguires arranjar)

o Ricardo tem razão quando diz que os pais a defenderem os filhos é um grande espectaculo, mas num comunitario, quando começarem a nadar, são comidos

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora podes chupa-los com uma seringa e passa-los para outro aquário, para não serem comidos.

 

José Garcia eles não são como os discus que se alimentam da membrana mucosa dos pais, eles apenas nadam ao lado dos pais, e basta um se afastar para os pais o irem busacar. eles desde o primeiro dia que começam a nadar deve lhes ser dado artémia recem eclodida.

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]

agora podes chupa-los com uma seringa e passa-los para outro aquário, para não serem comidos.

 

o melhor é um tubo pois será mais rápido, os pais quando chega alguma coisa ao pé até os papam.

[. eles desde o primeiro dia que começam a nadar deve lhes ser dado artémia recem eclodida.

eu quando não tenho artémia eclodida dou da liquida da jbl e a seguir granulado dos discus bem moido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estou com omesmo problema tenho umcasal sozinho com ovos e hoje tive mais ovos no comunitário e não sei que faer se tiro os pais que eão sos com os ovos coloco os outros ovos ao pe se não

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas!! vou preparar um aquário pequenino que já nao uso a algum tempo para os passar para lá, vou enxe lo com àgua do aquário onde eles estão. Não sei é se os tiro agora com a seringa que dizes ou entao tirá los mal comecem a nadar. Estou bastante contente com o casal, têm se mostrado mesmo muito protectores! cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora podes chupa-los com uma seringa e passa-los para outro aquário, para não serem comidos.

 

José Garcia eles não são como os discus que se alimentam da membrana mucosa dos pais, eles apenas nadam ao lado dos pais, e basta um se afastar para os pais o irem busacar. eles desde o primeiro dia que começam a nadar deve lhes ser dado artémia recem eclodida.

 

Boas

quando falava "agarrados" estava-me a referir que andavam juntos aos pais ,mas têm essa diferença os alevins dos discus alimentam-se do muco e os alevins dos escalares são mais independentes.

Abraço

 

eu estou com omesmo problema tenho umcasal sozinho com ovos e hoje tive mais ovos no comunitário e não sei que faer se tiro os pais que eão sos com os ovos coloco os outros ovos ao pe se não

 

Boas

A quanto tempo tens os ovos no aquário ?

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas!! vou preparar um aquário pequenino que já nao uso a algum tempo para os passar para lá, vou enxe lo com àgua do aquário onde eles estão. Não sei é se os tiro agora com a seringa que dizes ou entao tirá los mal comecem a nadar. Estou bastante contente com o casal, têm se mostrado mesmo muito protectores! bang

 

E novidades?? cabecadura já tens escalares bebés??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias pessoal! A femea meteu os ovos quarta feira, eclodiram ontem ao final do dia. Hoje ja estive la a espreitar e continuma tudos agarradinhos ao tubo a abanar. Sim estão num comunitário.. mas os pais já conseguiram fazer com que os outros peixes se mantenham bem longe deles. Eu tive a ler o texto do Valter Silva e diz lá que eles começam a nadar mais ou menos 5 dia depois, certo? portante devem começar a nadar terça ou quarta. Vou estar atenta e devo os tirar com uma rede mal comecem a nadar, pois até agora os pais têm feito um belo trabalho. É a primeira vez que isto me acontece e por vezes ainda nao acredito que eles estão mesmo a nascer cabecadura vou começar hoje a tratar do aquário que tenho arrumado, é pequeno (+- 30cx20lx20a), mas é o que tenho (para manter os pequeninos durante uns dias deve servir, ando a tentar arranjar um cubo de 40x40x40 mas ainda nao consegui encontrar nada.

 

Hoje de tarde vou a matosinhos à Sohal, onde constumo ir e parece que têm artémia própria para os pequeninos comerem, vou lá hoje ver isso melhor bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Olha tudo já foi dito aqui. No entanto podes realmente fazer duas coisas.

Podes tipo arranjar um recipiente com micro furos ou com meia de Lycra de senhora para eles não saírem e coloca-los lá dentro com uma pedra difusora.

Podes efectuar a recolha deles do comunitário qd ainda estão com o rabinho a dar com um tubo de ar comprido juntamente com aqueles tubos brancos que oferecem com os balões.

 

Ou podes arranjar um aqua de 60 cm, com um termóstato, etc. etc. filtro de esponja pedra difusora e fazeres a mesma coisa mas aqui com mais espaço e separação total do aqua de onde nasceram.

Toma atenção ao seguinte:

 

Retira-los para um recipiente com agua do aquário (todos)

Depois enches o aqua com água do aquário até uns 20 cm, o suficiente para colocares os materiais de aquecimento e filtro.

 

Depois todos os dias vais acrescentando agua no aquário do aquário principal (dois litros por dia) e só qd o aqua estiver cheio é que mudas 20% da agua por água nova (convêm ser água repousada)

 

Quando os elevinos começarem a nadar começas logo a dar artémia recém nascida 2 ou 3 x ao dia, ou então micro vermes. Podes também comprar um kit de alimentação automática.

 

Espero ter ajudado.

 

Bem-haja a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos!

Já está! Retirei os alevins com uma seringa e com um tapperware transportei os para o outro aquário (sempre com a mesma água). O aquário onde eles estão neste momento tem 50cx30lx30a (foi o que consegui arranjar), está com um filtro de esponja, um termostato e uma pedra difusora e está a 27ºC, à mesma temperatura que o outro aquário. Já comprei a artémia e já sei mais ou menos como tenho de fazer. Há sempre aquela incerteza de quando eles vão começar a nadar para saber quando devo colocar a artémia a eclodir, mas tem de ser ou hoje ou segunda.. porque domingo não estou por casa!

 

Aconselharam-me a deixar alguns a cargo dos pais e realmente eles ficaram muito stressados a ver me a retirar os filhotes, tirei entre 80 a 90% deles!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de colocar artémia a eclodir dois dias antes de eles começarem a nadar.

Eu utilizo um filtro interno de esponja mas tenho de tapar as entradas com uma meia de senhora, porque eles vão lá para dentro e eu tenho de estar sempre a tira-los

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, também já tive esse cuidado bowdown

Como posso colocar fotos aqui para voces verem o casal e os pequenotes?

 

Coloca as fotos num alojamento online ou então no forum .

Venham as fotos :)bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal! Ontem não estive por casa, passei o dia preocupada com os pequenitos. Cheguei e já os fui ver, estão mais escurinhos e o saco que tinham está muito mais pequeno, ja se vê os olhinhos, mexem muito mais, mas ainda estão no fundo, até já se vê os olhinhos :tongue: Mal cheguei a casa meti a artémia a eclodir, meti água salgada dentro de uma garrafa de 1,5l (a água mantém se à temperatura de 27ºC) cortei o fundo da garrafa e meti la uma pedra difusora e juntei uma colher de chá daquele "pó" castanho, pelo menos foi como me indicarem na Sohal para fazer! Quando a artémia eclodir, fica bem visivel? como devo apanhar para colocar no aquário? e quantas vezes por dia e que quantidade? Obrigado! (ja estive a tirar fotos, vou tentar colocá-las)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais