Finalmente um aquário montado!


burriex

Recommended Posts

Finalmente depois de quase 2 meses de muita leitura e dinheiro gasto montei o meu aquário.

 

Aquário: 80x30x45

Termostato: 100w

Iluminação: 18W daylight e 30w 6400K DIY = 48w

Filtro Biológico: 400L/h ( :oops: Foi o que o dinheiro permitiu, um dia mais tarde pensarei num externo)

 

Temperatura: 26º

 

Layout:

-tronco de videira

-pedra basaltica

-cartolina preta

 

Substracto: Substrato fértil JBL

Solo: Areão e areia de rio

 

Flora:

-valisnérias

-Sagittaria subulata

-Anubias nana

-Limnophila aquatica

 

p1010163it3.th.jpg

 

p1010220jq8.th.jpg

 

p1010205vp1.th.jpg

 

p1010157vk8.th.jpg

 

acamaroacomosovosau0.th.jpg

 

Peço que comentem/critiquem, é sempre bom ouvir a vossa opinião.

 

Cumprimentos

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Burriex,

 

As Anúbias estão enterrada? Caso estejam coloca-as em cima de troncos/pedras, porque enterradas o Rizoma apodrece...

 

Cumps.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Burriex,

 

As Anúbias estão enterrada? Caso estejam coloca-as em cima de troncos/pedras, porque enterradas o Rizoma apodrece...

 

Cumps.

 

Sim as anúbias estão dentro de terra, embora não completamente. O que queres dizer com coloca-las em cima de pedras/troncos? Se o fizer como é que elas se fixam?

 

Se me puderes ajudar com uma foto seria fantástico, é que já me falaram que o rizona não poderia estár enterrado, mas eu não sei a que parte da planta se refere, é que as munhas anubias a parte inferior delas são estilo "bolota" e está meio enterrada.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tal como te tinha indicado no teu outro post, as anúbias não podem ter o rizoma enterrado.

 

Rizoma é aquela parte verde, mais grossa, onde saem as folhas.

 

Prender a pedras e/ou troncos com fio de pesca fininho para mal se ver, ou presas em buracos que o tronco tenha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tal como te tinha indicado no teu outro post, as anúbias não podem ter o rizoma enterrado.

 

Rizoma é aquela parte verde, mais grossa, onde saem as folhas.

 

Prender a pedras e/ou troncos com fio de pesca fininho para mal se ver, ou presas em buracos que o tronco tenha.

 

Ok já deu para perceber melhor. Mas já agora que efeito tem o substrato fértil nelas se não tiverem nada enterradas?

Eu tenho-nas pouco enterradas, não podem tar nada, é isso?

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se reparares as anúbias tem um rizoma e para cima nascem as folhas e para baixo nascem as raízes, se colocares junto ao areão, as raízes enterram-se mas o rizoma não.

 

Colocadas em troncos e/ou pedras as anúbias alimentam-se de fertilizantes existentes na coluna de água (tal como as outras plantas tb o fazem).

 

Areão fértil serve para qualquer uma das outras plantas que tenhas no aquário :oops:

 

As valisnérias estão muito bem plantadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sim prende as anubias aos troncos ou pedras......

 

 

As valisnerias estão com uma disposiçao espectacular"!

Depois arranja umas plantainhas para tapar essa biobox!

Posta actualizaçoes......já agora tira fotos mais longe do aqa (chato)

Cumps ;)

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para melhor elucidar quem me está a tentar ajudar arranjei esta foto que ilustra bem o que se passa com as minhas anúbias.

Hoje tou a pensar segura-las as rochas e tronco, mas como dá bastante trabalho, antes de pôr mãos à obra queria que vissem a foto....

 

1fe238b853.jpg

 

Como eu fiz está mal? É mesmo necessário segura-las as rochas/troncos deixando-as completamente desenterrada?

Se eu ver alguma folha nova a nascer em condições é necessário desenterrar as anúbias na mesma?

 

Cumprimentos e obrigado desde já por todos os vossos comentários e ajudas.

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podes enterrar perfeitamente no areão até à parte do risco vermelho que fizeste.

 

O risco vermelho é por onde elas vinham cortadas quando eu as comprei, tenho as anúbias enterradas pelo risco azul! Não sobreviverão?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas burriex!

 

eM PRINCIPIO SIM o rizome vai apodrecer!

As anubias gostam mais de estar em pedras ou tronscos!! Mete-as lá tens ai tanto por onde escolher!!

Eskecime de dizer que o areao emprincipio vai-se misturar todo e tu nao deves gostar do resultado final!

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas burriex!

 

eM PRINCIPIO SIM o rizome vai apodrecer!

As anubias gostam mais de estar em pedras ou tronscos!! Mete-as lá tens ai tanto por onde escolher!!

Eskecime de dizer que o areao emprincipio vai-se misturar todo e tu nao deves gostar do resultado final!

 

Cumps

 

Eu agradeço a vossa dica, mas eu vou arriscar, tenho fé que aquilo se irá aguentar, isto porque reparei que tá lá a nascer umas novas folhas e elas estão à superficie do solo e tão a rebentar sem qualquer problema.

 

O único problema que posso ter é com a movimentação dos vivos junto às anúbias esta saiam do areão como acontece cada vez que toco em alguma, porque estas estão muito pouco enterradas! Sabem me dizer quanto tempo mais ou menos demoram este tipo de plantas que tenho a fixarem-se contando que a luz que tenho não é muita???

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Burriex, o aquário é teu e as plantas são tuas, já te disseram diversas vezes que podes ter problemas, agora fazes o que a tua cabeça mandar.

 

Acho que não te custa nada, deixares como está (eu este tipo de anúbias nem gosto de ver em troncos) e puxas só um pouco para cima para desenterrar um pouco o rizoma e como já tem raízes tão grandes ela vai desenvolver rapidamente e agarra-se bem ao areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

tempo ao certo nao sei! MAs penso que sem susbtracto fertil nem co2, uns 3 meses......

Para ficarem bem agrradinhas!

MAs nao tens corys???Poe so uma pode ser que nao faça estragos!

 

Cumps

 

ainda não tenho fauna no meu aquário, mas queria pôr corys, mas meto só uma de início. Eu tenho substrato fértil, pode ser que demore 2 meses e 29 dias :twisted:

 

Burriex, o aquário é teu e as plantas são tuas, já te disseram diversas vezes que podes ter problemas, agora fazes o que a tua cabeça mandar.

 

Acho que não te custa nada, deixares como está (eu este tipo de anúbias nem gosto de ver em troncos) e puxas só um pouco para cima para desenterrar um pouco o rizoma e como já tem raízes tão grandes ela vai desenvolver rapidamente e agarra-se bem ao areão.

 

Sim, foi isso que eu fiz, desenterrei-as ao máximo. Também não é só o trabalho de tar a fixar tudo ao tronco e rochas é mais porque não gosto de ver. tou também a testar os meus próprios métodos, dentro do aceitável claro, não quero discordar nem "desobedecer" a ninguém, agradeço imenso toda a vossa ajuda, e ainda a vou solicitar muitas vezes porque não percebo nada disto.

 

Só um reparo...as minhas anúbias não são aquelas que estão na foto em cima, aquela foto encontrei-a no google, eu pus lá os riscos (vermelho e azul) a indicar por onde as minhas vinham cortadas e por onde as enterrei.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que era uma foto tua, desculpa a confusão então.

 

Se já as desenterraste ao máximo então siga com o aquário :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que era uma foto tua, desculpa a confusão então.

 

Se já as desenterraste ao máximo então siga com o aquário :)

 

Obrigado então. Até à próxima duvida! :twisted:

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Boas, tal como te tinha indicado no teu outro post, as anúbias não podem ter o rizoma enterrado.

 

Rizoma é aquela parte verde, mais grossa, onde saem as folhas.

 

Prender a pedras e/ou troncos com fio de pesca fininho para mal se ver, ou presas em buracos que o tronco tenha.

eu tenho no meu aqua anubias mini e estão enterradas ainda não apodreceu nenhuma não sera do substrato?

th_aqua1-1.jpg

Editado por carlos--ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho no meu aqua anubias mini e estão enterradas ainda não apodreceu nenhuma não sera do substrato?

th_aqua1-1.jpg

 

O problema já está resolvido, era uma conjugação de falta de luz com o rizoma minimamente enterrado, já estão fixas mas com o rizoma de fora, bastou fixa-las as pedras e troncos com linha de algodão.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem... deixa-me dizer que gosto do teu aquario!

 

Só acho que faz falta mais uns peixes ai a passear.. e a apreciar a paisagem :puppydogeyes:

 

abraço

Editado por einstone

Cumprimentos

 

João Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas burriex.

 

reparei que tens um aquário do mesmo tamanha que o meu e que tinhas também 18w de luz...

 

ser que me podes explicar melhor esse teu DIY??

 

queria fazer o mesmo no meu para poder ter uma quantidade de luz minimamente aceitável.

 

obrigado

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.