Projeto loja de aquario


Recommended Posts

Ola galerinha !!! Tudo bem ? Bom me cadatrei hoje e nao sei ainda com quem trocar ideias, se tiverem sugestao de fornecedores , bateria de aquarios expôsicao, tudo p iniciar uma loja. Bom estou na Europa , mas sou de Goiania, e pretendo montar uma loja de aquario so aquario e acessorios e etc... Podem me dar umas dicas ????? Obrigado :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Bom... tb tenho essa dúvida.... entrei no mundo da aquariofilia a pouco tempo (+ ou - 1 ano) e tenho tido grandes sucessos com peixes de vários tipos..... então, meu apelo tb vai para pessoas que tem loja e queiram desfrutar algumas dicas sobre como ter um comércio bem sucedido.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algumas dicas sobre como ter um comércio bem sucedido.....

Abre em Espanha ou na Alemanha por exemplo. Por cá e totalmente especializada em aquariofilia só em Lisboa ou com um pouco de sorte no Porto tb.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que não será só em Lisboa e porto, porque nessas cidades é onde já existe grande oferta e os clientes normalmente já são fieis as lojas habituais...

 

por exp, abriu está pra abrir uma loja aqui em Torres Novas, apenas de aquariofilia e eu penso que irá ter muito sucesso, pelo facto de ser uma zona de uma boa densidade populacional e a oferta até agora era apenas as de lojas de esquina (acho que não é preciso dizer mais nada) a excepção de uma pequena loja de aquariofilia que o dono por sinal é muito conhecedor mas que a loja pelo tamanho deixa um pouco a desejar.

 

com isto quero dizer escolhe uma boa zona e estuda bem o mercado.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, agora um pouco mais calmamente explicar o porquê da minha resposta.

 

Lojas especializadas de aquariofilia vendem o quê?

 

1- Peixes

2- alimentação

3- Acondicionadores

4- Decorações

5- Equipamentos "pesados" (filtros, aquários, etc)

 

Vejamos o panorama, dando uma vista de olhos pelo nosso forum:

 

Temos encomendas conjuntas de:

 

-Material diverso (só não se encomendam aquários porque não os enviam por correio)

-Peixes

-Comidas

 

Alguém me pode explicar como é possivel uma loja fora de um grande centro populacional e inteiramente dedicada à aquariofilia sobreviver? Eu acho muito dificil porque a concorrencia torna-se quase impossivel. O que vai safando muitas lojas são as compras de outras coisas, como as rações dos cães, outros mamiferos, repteis, etc.

Vejam por exemplo a encomenda de peixes tropicais. Muitos dos peixes encomendados nem sequer são raros no nosso circuito comercial, apenas mais baratos e alguns até são criados por colegas do forum.

Já referi isto várias vezes, também já pensei como muita gente pensa, que os logistas metem margens malucas e absurdas, mas embora esses "exemplares" existam por aí já me dei conta que uma lojita pequena com um empregado, uma renda e gastos diversos ou mete margens de pelo menos 50% ou vai à falencia no primeiro ano.

 

Já fiz dezenas de simulações em ferramentas da ANJE, do IAPMEI e os resultados são invariavelmente os mesmos, sem lucros de 50% pelo menos a loja abre falencia no 1º ano. Depois de me ter debruçado a sério sobre o assunto fiquei com uma ideia mais acertada do nosso panorama nacional, pelo menos o suficiente para perceber que as margens praticadas na aquariofilia não podem sequer ser de 50%, pois existem gastos extra com iluminação e água que têm de ser contabilizados.

 

Depois existe outra questão. Quantos peixes compramos por mês? E comidas? e filtros,etc?

Eu vejo por mim... tenho 5 aquários, 2 deles de grande dimensão.

Comidas, comprei uma lata de comida no mês passado, vai sensivelmente a meio (dou o mesmo a todos os peixes).

Material de manutenção comprei um iman de limpeza.

Peixes? Nada.

Ao todo terei gasto talvez 40€ em material/comidas em lojas de aquariofilia. É com clientes como eu que uma loja sobrevive? Quantos de vós são clientes como eu? E quantos compram online porque fica mais barato?

 

É por este panorama que eu digo, Lisboa ou eventualmente Porto com sorte.

Já espanha ou alemanha são países com uma tradição forte na aquariofilia e aí haverá mais chances (mas também concorrencia muito elevada)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou perfeitamente de acordo com esta ultima mensagem.

 

Deixo aqui meu testemunho que poderá também servir como exemplo para muitos.

Conheço um amigo meu que ao saber da realidade do mercado e do aceitamento das pessoas a determinados hobbies nomeadamente ao nosso hobby aquariofilia, decudiu abrir uma empresa mas que não montou loja.

Realmente o tempo está a dar-lha razão dado que ter uma loja fisica hoje em dia são gastos muito avultados para o nosso hobbie senão vejamos:

 

Renda da Loja

Vencimento de 1 empregado

Formação de 1 empregado

Segurança Social

Finanças

Fornecedores etc

 

Qual poderá ser a margem de lucro que ele poderá fazer?

Quase nenhuma.....

Essa empresa está no distrito de Vila real, realmente aqui lojas de animais existem agora de aquariofilia especializada não.

Temos sim umas lojas com uns peixinhos e nada mais que isso.

Agora apesar da ideia bastante inovador que para mim teve que é:

Montagem, manutenção e aluguer de aquários.

Agora a realidade é que uma empresa que se preste a este serviço tem de por um lado dar uma boa formação aos seus funcionários ou ser o próprio a tratar de tudo.

Para mais quando assistimos a encomendas organizadas via net que vemos torna tudo ainda mais complicado.

Porque não fazemos encomendas organizadas a empresas da nossa zona?

Será que eles não teriam também maior margem de poderem baixar os preços?

Será que eles não participariam?

Será que eles se realmente amam a aquariofilia não iriam diminuir o lucro deles para dar mais enfase ao gosto de muitos portugueses?

 

Pois bem fica a minha reflexão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o objectivo é criar uma loja em Portugal, mas pelos visto não irá ter sucesso, mas em Espanha existe mais segurança em termos de sucesso, por que não criar uma loja perto da fronteira? do lado de Espanha. Talvez assim haja mais sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais