Projecto 180x60x70 + 100x40x40


William

Recommended Posts

Olá

O teu projecto é muito bom e tenho estado aqui a beber informação QB pois estou a fazer de raiz um 150x50x60 para discus também com uma possível sump feita com um aquário antigo, mas vou optar por um esquema em S para tira a aqua e assim evitar furos, tens o esquema todo bonitinho numa revista de aquariofilia Aquario magazine Maio de 2005 Já sei Já sei já lá vão uns anos mas se puderes arranjar tens aqui uma boa alternativa e barata e só plástico e cola.

Já agora qual a espessura do teu vidro para não fazeres travamento

 

boas

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 86
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, eu vou mesmo optar pelos tubos de pvc dentro do aquario, em relação a espessura do vidro na vidromoldura o aconselhado foi de 15mm mas eu optei por 19mm, mais vale prefevir que remediar...:?

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

William, ha uns anos atras construi uma sump para um aqua de 500 litros de agua doce, a agua descia por gravidade atraves de um overflow, mas os problemas eram constantes, como era um amazonico com grandes dimensões, havia sempre muito lixo em suspensão.

Não tinha inundações quando o overflow ficava tapado porque deixava uma margem de segurança no aquario correspondente à agua que a sump tinha, era a unica forma de manter a segurança mas ao mesmo tempo não aumentava a litragem do sistema que é um dos fundamentos da utilização de uma sump.

Por outro lado a questão do co2, "inibe" bastante a utilização deste sistema.

Nos dias de hoje, não creio que seja uma boa opção a utilização de uma sump num aquario plantado, até porque a maior parte do equipamento tecnico esta disponivel em versões "esteticamente mais atraentes", como é o caso das tubagens em vidro para os filtros.

Editado por vitorhugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O teu projecto é muito bom e tenho estado aqui a beber informação QB pois estou a fazer de raiz um 150x50x60 para discus também com uma possível sump feita com um aquário antigo, mas vou optar por um esquema em S para tira a aqua e assim evitar furos, tens o esquema todo bonitinho numa revista de aquariofilia Aquario magazine Maio de 2005 Já sei Já sei já lá vão uns anos mas se puderes arranjar tens aqui uma boa alternativa e barata e só plástico e cola.

Já agora qual a espessura do teu vidro para não fazeres travamento

 

boas

:tongue:

 

Não consegues fazer um scan disso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Também aproveito para entrar nas desculpas de intromissão que o pessoal gosta de fazer.

 

Estou a montar o meu aquário de 150x60x65, também num móvel de ferro "forrado" a madeira.

Tenho uma SUMP de +/- 100l (tampado para reduzir a evaporação e trocas gasosas) e fiz a furação no aquário no vidro inferior. Mas contrariamente ao que tenho lido neste tópico fiz 3 furos. Um de injeção de 2,5cm e dois de 4,0cm de escoamento (um de emergência).

No tubo de injecção vou colocar uma válvula anti-retorno para evitar chatisses e como tenho um escoamento de emergência não me parece que haja inundações (a não ser que entupam dois tubos de 4,0 cm ao mesmo tempo).

 

Tenho uma bomba de 2500 l/h a fazer uma elevação de 1m e vou ter de a estrangular porque tenho demasiada movimentação na água. Por isso parece-me que não deverias optar pela de 3000l/h.

 

Os tubos são todos em PVC e o que está a fazer mais barulho é a bomba.

 

Só tenho um aquecedor de 250W da Jagger que se tem aguentado muito bem (mas também já li que os Jagger recomendam menos potência que outros aquecedores).

 

Até agora só tenho água no aquário para ter a certeza que funciona tudo. Neste FDS queria ver se retiro a água e começo com o Hardscape.

 

Já agora aproveito para deixar uma questão que ainda não resolvi: no escoamento a água atinge muita velocidade, não seria conveniente colocar uma rede para a peixeirada não ir de malas para a SUMP?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Estou a pensar em fazer um sump no meu aquario que estou a começar a construir. Arranjei bastante informação e bastante detalhada nas secções de água salgada, pois a maioria destes aquas tem de levar um sump.

Relativamente à saída de água para a coluna (na parte de trás do aqua) costuma estar uma espécie de "pente" deixando passar apenas as particulas em suspensão. Por exemplo, para controlares a quantidade de água que lá circula, depende da quantidade de água que tens, dado que a altura do "pente" é fixa. Quanto mais água mais sai.

Mas o sump é muito útil, e permite aproveitar mais volume de aquario... Devia de haver mais iformações sobre isso.

Editado por Tiago-a-g

::assinatura removida, conteúdo não permitido. MM::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, a "primeira pedra" desta montagem está lançada, ontem finalmente recebi a calha que tinha comprado, por duas vezes enviaram-me o modelo errado mas à terceira foi de vez! :)

 

apreciem so esta maravilha ;)

 

DSC03178.jpg

 

DSC03166.jpg

 

DSC03172.jpg

 

2 x 150w HQI + 4 x 54w T4 + moonlight

 

é simlesmente soberba!

 

 

o proximo passo sera mandar fazer a estrutura em ferro, ando a procura de um orçamento justo pq os que me têm dado sao um verdadeiro roubo!!!!

 

a sump ja está "apalavrada" com o José Ribeiro e por ultimo será encomendado o aquario ;)

 

 

abraço

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu vou mesmo optar pelos tubos de pvc dentro do aquario, em relação a espessura do vidro na vidromoldura o aconselhado foi de 15mm mas eu optei por 19mm, mais vale prefevir que remediar...nyah

abraço

 

Boas William,

 

O meu aqua, como já referi é 150x60x65 com vidro de 15mm e não apresenta quase abaulamento. Mas disseram-me que depende da qualidade do vidro que se usa (não confirmei esta informação).

Na minha opinião é preferível investir num bom vidro do que num vidro grosso porque se torna mais esverdiado à medida que é mais espesso.

Se vais fazer uma SUMP aconselho-te a colocares um escoamento de emergência para não teres dissabores mais tarde. Eu tampei a minha SUMP para reduzir a evaporação e trocas gasosas. Assim fica quase como um filtro externo em grande.

Agora estou a colocar o hardscape e começam-me a surgir outras questões:

- O tubo de PVC de escoamento causa muita velocidade na água e tenho medo que me arraste a peixeirada, estou a pensar colocar uma ponta de PVC serrada (estilo dentes).

- A injeção também está muito forte (2500l/h acho muito), vou usar um joelho com aumento de diâmetro para reduzir à velocidade e distribuir parte da injeção diretamente para a SUMP.

- Ainda tenho de rezolver um problema com o reactor de CO2 que não está a meu gosto.

Se quizeres posso enviar-te uma foto do meu SUMP para tirares ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é que era belo!!! venham elas! :grab:

 

abraço

 

William

 

William,

 

Tenho um aquário com sump a funcionar há 3 semanas.

Dê uma vista de olhos em:

 

Visite o meu tópico

 

Está a funcionar bem e sem ruídos. Já tive um peixe a fazer escorrega até à sump. Vou enroscar uma peça no passamuros para evitar chatices com os peixes definitivos.

 

Se quiser mais detalhes ou fotos da montagem diga.

 

Abraço

José Alberto Lopes

Editado por te-alberto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a "primeira pedra" desta montagem está lançada, ontem finalmente recebi a calha que tinha comprado, por duas vezes enviaram-me o modelo errado mas à terceira foi de vez! :idea:

 

2 x 150w HQI + 4 x 54w T4 + moonlight

 

é simlesmente soberba!

o proximo passo sera mandar fazer a estrutura em ferro, ando a procura de um orçamento justo pq os que me têm dado sao um verdadeiro roubo!!!!

 

 

Boas William,

 

Gostei da tua calha. Podes dizer onde compras-te? E se não for pedir muito, também gostava de saber o preço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vao algumas fotos da segunda etapa deste projecto, a estrutura em ferro de suporte ao aquario e sump banana rock

 

como ja tinha dito os orçamentos que tinha eram na minha opiniao um verdadeiro roubo!!!

 

Entao cravei um amigo e toca a por maos à obra!

 

 

antes de mais nada o esquema da estrutura, feito pelo Toyota mais uma vez o meu obrigado!!

 

 

esquema do projecto

esquemadaestrutura.jpg

 

 

com o esquema e as medidas todas certinhas toca a encomendar o ferro

(as fotos sao de tlm daí a sua "qualidade")

 

4 tubos de 6m de ferro galvanizado,

 

marcação das esquadrias para os cortes

Img003.jpg

 

 

corte

 

Img004.jpg

 

puzzle so pra ir tendo uma ideia

Img007.jpg

 

Img008.jpg

 

 

as peças ja todas cortadas

Img010.jpg

 

ja com um pingo de solda e toca a soldar a serio

Img015.jpg

 

nada mal pra 2 amadores ;)

Img017.jpg

 

ja rebarbado

Img018.jpg

 

ja começa atomar forma

Img019.jpg

 

Img020.jpg

 

quase pronta, medidas 180x60x90 em ferro de 50x50 com 1,5mm

Img021.jpg

 

Img022.jpg

 

ja esta tudo no lugar e pelas nossas mediçoes esta tudo certinho, falta acabar umas soldas que ainda so estao pingadas pq ontem n deu pra mais,

isto tem de ser feito em horari pós-laboral e nesta altura ja eram 2h....

 

em principio acabo de soldar e rebarbar na sexta feira ou no sabado, hoje ja encomendei as duas tabuas de contraplacado maritimo para fazer o tampo de cima para o aquario e o de baixo para a sump.

 

Depois posto mais fotos.

 

 

abraço

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de quase um dia inteiro pra acabar de soldar e rebarbar tudo e por fim recortar e colocar os tampos de contraplacado maritimo o resultado foi este

 

Img029.jpg

 

Img027.jpg

 

 

 

ainda falta fazer os pés em varao roscado e o suporte para a calha de iluminação, mas isso agora so quando me esquecer do trabalhao que isto deu ate agora....;)

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas william

 

Onde vais colocar essa estrutura, e respectivo aquário? Na sala? Vais ter de fazer umas modificações! E por acaso já medis-te o elevador, para ver se cabe lá? Faz-me parecer que vais ter de alombar com isso pelas escadas :) . Se precisares de ajuda já sabes! Nesse dia estou no estrangeiro...

 

Agora só falta o resto! Pintar, colocar portas e meter o aquário em cima. O restante vem por acréscimo! Parabéns, está aí um belo projecto.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde vais colocar essa estrutura, e respectivo aquário? Na sala? Vais ter de fazer umas modificações!

 

Modificações como assim? foi tudo feito a medida para caber na parede, daí n ter sido de 2m que era o que pretendia inicialmente ...:)

 

Onde vais colocar essa estrutura, e respectivo aquário? Na sala? Vais ter de fazer umas modificações! E por acaso já medis-te o elevador, para ver se cabe lá?

 

pois a estrutura no elevador n cabe n....

 

 

Agora só falta o resto! Pintar, colocar portas e meter o aquário em cima.

 

N devo pintar, so devo usar spray de zinco nas soldas, como o ferro que usei é galvanizado n é preciso mais nada, mas forra-lo todo a madeira vou, mas preciso primeiro fazer os pés pra depois poder medir tudo certinho e ainda tenho de descobrir onde mandar lacar a madeira a preto brilhante...

 

 

abraço

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Ola William, desculpa estar a "invadir" o teu topico mas o meu problema é muito semelhante ao teu.

Por isso é que mandei vir os passa-muros, na encomenda que tu recentemente realizaste, e que deram alguns problemas, ate porque ainda nao os tenho em meu poder.

Estou com duvidas de como fazer o meu projecto e pode ser que me ajudem tambem.

 

Quero esconder as tubagens do meu aqua, por ser esteticamente feio, por este se encontrar na minha sala de estar, entao fiz estes dois esquemas...

 

Quanto a mim o 1º prarece ser o mais pratico e funcional, mas o segundo alem de me aumentar a litragem do aqua, melhora me em muito o processo de filtragem. O problema é que no movel onde tenho o aquario a sump so cabe na vertical... nao sei se sera possivel fazer, mas deixo aqui os esquemas que fiz pro meu projecto.

 

 

Esquema 1

 

projectoaqua1rt8.png

 

Esquema 2

 

projectoaqua2ri2.png

 

Oi Tiago!

Quanto a estes dois esquemas, com o "agua out" abaixo do nivel de água, caso tenhas uma falha de luz e o filtro pare, tens inundação certa na sump. No primeiro, como o filtro externo é estanque, esse problema não existe.

Eu colocaria sempre o retorno acima do nível máximo de água.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O retorno pode ficar abaixo do nível da água. Basta colocar uma válvula anti-retorno. Mas eu só aconselhava se a tubagem for em PVC. Mão sei se existem estas válvulas para mangueira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais