Lagostim vermelho (Procambarus clarkii)


Recommended Posts

Boas,

 

Todas as fotos que vou aqui por são de lagostins criados cá em casa.

 

Aqui estão eles..

 

DSC01329.jpg

 

DSC01330.jpg

 

DSC01332.jpg

 

DSC01334.jpg

 

Espero que tenham gostado!

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Estes são os lagostins do Louisiana e crescem até 15cm.

 

Não estou a pensar nisso, era só divertimento, mas se estiveres interessado. Aviso-te desde já que tudo o que é verdura e aguma fauna vai á vida quando os metes no aquário, os meus tem um aqua de 98l para eles, com plantas falsas e muitas tocas !

Editado por sombra14

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Estes são os lagostins do Louisiana e crescem até 15cm.

 

Não estou a pensar nisso, era só divertimento, mas se estiveres interessado. Aviso-te desde já que tudo o que é verdura e aguma fauna vai á vida quando os metes no aquário, os meus tem um aqua de 98l para eles, com plantas falsas e muitas tocas !

Mete uma foto do aqua :bad-words:

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sombra

ja tive umas pestes dessas ca em casa

muito fixes mas traçam tudo

quando essa ninhada crescer ja tens petisco eheheh :D

Boas spyke_34,

Eu sei disso já tie várias gerações pro cá, os avós destes foram os primeiros a nascer cá ! :bad-words:

 

Mete uma foto do aqua :mad:

Olá Daniel!

 

É um pouco dificil por uma foto do aquário por está na rua e o sol não deixa tirar boas fotos, ams vou ver o que se arranja.

 

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Muito bom, gostei de ver essas fotos.

 

Estás a fazer criação à quanto tempo?

 

Eles coabitam pacificamente ou cada um gosta de ter o seu território, com a respectiva comida?

 

Tens que postar umas fotos dos pais e claro, do aquário. :bad-words:

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Muito bom, gostei de ver essas fotos.

 

Estás a fazer criação à quanto tempo?

 

Eles coabitam pacificamente ou cada um gosta de ter o seu território, com a respectiva comida?

 

Tens que postar umas fotos dos pais e claro, do aquário. :rainbowafro:

Abraço,

André

Boas André,

 

Estou a fazer criação desde o Verão passado.

 

Sim não há grandes guerras, só de vez em quando levanta as tenases uns aos outros nada de mais e quando há comida só querem saber dela nem liguam aos restantes.

 

Eu prometo que vou tentar as fotos, mas é dificil porque o aquário está na rua.

 

 

abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

 

Tens fotos dos adultos? Tens a certeza que são procambarus clarkii?

 

Cumps

Boas Egnom,

 

Sim, 95% de epoteses pelo que li.

 

Fotos só estas muito antigas no primeiro aquário que criaram e do primeiro lagostim a criar.

 

O aquário (15L)..

 

DSC00557.jpg

 

Casca (nao sei o nome técnico)..

 

DSC00556.jpg

 

5 min. depois de ter mudado a casca :rainbowafro: ..

 

DSC00558.jpg

 

Puto no meio da pedras..

 

DSC00557-1.jpg

 

Abraços,

RS

Editado por sombra14

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito fixe

que lagostins são esses??

estas a pensar em comercializar?

qual o tamanho de adultos?

 

tambem quero.

 

Quer no Vouga quer no Mondego encontrarás disso a pontapé, é considerado praga. Procura nas margens em zonas de pedra ou então nos campos de arroz.

 

http://www.decol.uevora.pt/anastacio/_priv...acio%201993.pdf

 

Aquí há uns anos houve uma praga enorme disso, nos campos de Rio Lis aquí em Leiria eram aos milhões. Subiam inclusivé pelas sanitas das casas que tinham os sistemas de esgotos ligados aos campos/rio. As estradas dos campos agricolas nas noites mais quentes de verão ficamvam completamente minadas, era impossível caminhar por elas sem pisar constantemente a bicharada.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer no Vouga quer no Mondego encontrarás disso a pontapé, é considerado praga. Procura nas margens em zonas de pedra ou então nos campos de arroz.

 

http://www.decol.uevora.pt/anastacio/_priv...acio%201993.pdf

 

Aquí há uns anos houve uma praga enorme disso, nos campos de Rio Lis aquí em Leiria eram aos milhões. Subiam inclusivé pelas sanitas das casas que tinham os sistemas de esgotos ligados aos campos/rio. As estradas dos campos agricolas nas noites mais quentes de verão ficamvam completamente minadas, era impossível caminhar por elas sem pisar constantemente a bicharada.

 

 

esse artigo parece-me ser muito bom e muito completo, mas os que temos em portugal sao assim azuis? é que ja vi muitos lagostins em vario lagos, lagoas, rios e ribeiros e nenhum apresenteva a cor azul, talvez nao fossem da mesma especie, ate porque me da a sensaçao que as pinças dos que vi ate hoje sao mais grossas e mais curtas....

 

 

digo isto porque ja procurei estes lagustins, azuis, pois gosto bastante...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse artigo parece-me ser muito bom e muito completo, mas os que temos em portugal sao assim azuis? é que ja vi muitos lagostins em vario lagos, lagoas, rios e ribeiros e nenhum apresenteva a cor azul, talvez nao fossem da mesma especie, ate porque me da a sensaçao que as pinças dos que vi ate hoje sao mais grossas e mais curtas....

digo isto porque ja procurei estes lagustins, azuis, pois gosto bastante...

Boas _pinguim_,

 

Os lagostins que tenho não são azuis, este está azul porque tinha cabado de mudar a casca e ainda não tinha a cor vermelha que ganhou passado umas horas.

 

 

Abraços,

RS

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas _pinguim_,

 

Os lagostins que tenho não são azuis, este está azul porque tinha cabado de mudar a casca e ainda não tinha a cor vermelha que ganhou passado umas horas.

Abraços,

RS

 

São azuis sim os lagostim vermelhos podem mudar sua cor a hora que quiserem não atingindo a maturidade e tamanho máximo (geralmente quando filhotes onde mudam de ecdises varias vezes). Crio lagostins a 3 anos e já tive verdes, azuis, vermelhos e marrons , alguns ficam escuros quase pretos e já tive um bem raro que ficava em uma tonalidade violeta amarronzada.

 

http://bp3.blogger.com/_TbW3_p9IIhQ/R-lKvR...21508230048.jpg

 

Os fatores da cor dependem do proprio lagostim, do ph da água, do substrato do aquario, temperatura etc...

 

Olha que interessante: Comprei a um tempo atras 10 lagostins filhotes para colocar em uma banheira velha que tinha aqui e percebi que alguns tinham cores diferentes (2 verdes, 2 azuis, 4 marrons e 2 vermelhos) ai depois de uns mesês eles se mataram e ficaram só 5 escuros e a banheira tinha rochas, tocas (cano de pvc) e até uns plati que coloquei lá para virar uma refeição proteica para eles mas percebi que eles estavam travando uma guerra entre eles, tipo coloridos contra a rapa e os coloridos foram comidos pelos marrons e vermelhos que se adaptaram para a cor do habitat em que estavam que no caso era uma banheira preta. No final retirei da banheira os 5 lagostins pretos e fiquei pensando mas como 5 pretos se eu coloquei 4 marrons e 2 vermelhos ai caiu a ficha "eles mudam de cor". Ai começei a pesquisar sobre eles e realmente eles podem mudar de cor sim e existem na natureza em tons azuis, vermelhos, verdes, marrons etc...

Ai comecei a fazer testes com lagostins filhotes - Comprei um vermelho, um azul e um marron com vermelho e os coloquei em 3 aquarios diferentes. Num aquario de 25 litros coloquei substrato azul e coloquei o lagostins azul. No outro aquario de 50 litros coloquei substrato vermelho e coloquei o lagostin vermelho e no outro aquario de 100 litros coloquei o lagostins vermelho e marron com substrato violeta todos com ph acido de inicio. Depois de muitas mudanças de ecdises (carapaças) e se tornando adultas mantiveram as cores com excessão da vermelha com marron que ficou violeta amarronzada.

Depois de adultas resolvi trocar de aquarios a azul coloquei no aquario com substrato vermelho e a vermelha no aquario com substrato violeta e a vermelha com marron que estava violeta no aquario com substrato vermelho e esperei 5 meses para ver bem o contraste e o interessante foi que trocaram uma ou duas vezes de carapaça mas a lagosta azul permaneceu azul, a lagosta vermelha ficou marrom mas não violeta como a outra e a lagosta vermelha com marrom ficou mais vermelha do que era mais com a tonalidade marron caracteristicas.

Esta foto acima é da lagosta azul no aquario com substrato vermelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Estou a fazer criação desde o Verão passado.

 

Crio lagostins a 3 anos e já tive verdes, azuis, vermelhos e marrons , alguns ficam escuros quase pretos e já tive um bem raro que ficava em uma tonalidade violeta amarronzada.

 

Oi Sombra14 e ciclideos.africanos

 

Voces que tem tanto tempo criando lagostins podem me ajudar com minhas duvidas ainda nao respondidas em outro post?

 

Sou totalmente nova nisso!!!! Achei meu lagostim na porta de casa, nao escolhi ter esse pet... ahahah

Moro na Florida...

 

1- A agua ta meio turva... esbranquiçada. Meu filtro tipo cachoeira só nao está clareando a agua? Porque a agua ficou assim turva? Devo trocar a agua do aquario de tempo em tempo?

 

Só pra aclarar coloco agua filtrada no aquario (38 lt/10 gl). Quando troco, só tiro metade da água. E coloco um produto chamado AquaSafe para neutralizar cloro, cloraminas e metais pesados prejudiciais para os peixes. Promete aclarar a agua, mas ainda esta esbranquiçada.

 

2- Nao vejo ela comer muito... coloquei uma planta viva pra ela se divertir e nem tocou. Coloquei um pedaço pequeno de peixe e ela ignorou. Será que é porque esta com ovas no seu ventre? Li em algum lugar que quando estao prenhas nao comem muito.

 

3- Ela porta seus ovos (ainda muito negros e pequenos) que irao eclodir logo mais. Nao sei quando, pois nao sei quando ficou prenha. Afinal a encontrei já em estado Terei de fazer algo especial qdo nascer? ou depois? Quantos filhotes devem nascer? E qual porcetagem chegam vivos no final?

 

4- Devo ajustar o PH da agua do aquario?

 

Desculpe as inumeras perguntas.... mas é que pra mim é mesmo uma situaçao inusitada.

Stratta

 

HPIM3394.jpg

Tomando ar.... nao queria escapar, pois ficou tempo assim nessa posiçao.

 

HPIM3397.jpg

Ela em seu nova casa (aquario). Ainda tinha como casinha uma caneca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

Todas as fotos que vou aqui por são de lagostins criados cá em casa.

 

Aqui estão eles..

.........

 

Espero que tenham gostado!

 

Abraços,

RS

Oi Sombra 14

 

Posso perguntar o q vc fez com tanto filhote?

Nao sei o q fazer com tantos filhotes. Porque daqui a pouco estao muito grandes pra co-habitar um mesmo aquario.

 

Se alguem estiver por aqui na Florida, EUA, e quiser uns filhotes, se comunique comigo e lhe darei com prazer.

 

abraço e obrigada

Stratta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

boas amigo sombra14

 

por acaso ainda tens desses lagostins vermelhos??

 

ainda fazes criaçao?

ano a procura de uns,,ja virei arredores de lisboa em arrozais e nao os consigo encontrar!!

 

sabes algum local em especial ou tens alguns desponiveis??

 

desloco-me se necessario!!

 

se souberes de algo ou alguem que os tenha manda -me mp

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia audixpto.

 

Há cerca de um mês desloquei-me ao Paul do Boquilobo e os rios e ribeiros da zona estão repletos com lagostins do Louisiana. Tornaram-se uma praga na zona e destruiu a população de várias espécies endémicas da zona.

Se quiseres lá passar na zona, é impossível não os veres.

E devo dizer que alguns deles já estavam quase com o tamanho de uma lagosta (fora o exagero). Como os ribeiros andam com pouca água, eles vêem-se com imensa facilidade.

Caso vás lá, lembra-te que é uma Reserva protegida. Portanto, apesar de serem praga servem de alimento a garças e outras aves que lá habitam. Se apanhares, apanha com juízo.

Cumps.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Concordo com a resposta dada anteriormente pelo vitorhugof. Esse pequeno animal é praga no baixo Mondego. Na altura da reprodução, é difícil evitar esmagá-los, quando decidem atravessar as estradas/caminhos que ladeiam os campos de arroz aqui na zona. Não tem medo nenhum e "metem-se" de pé com as tenazes em riste qual D.Quixote a combater os moinhos.

 

Como é uma espécie que está na "Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal", ( in Decreto lei 595/99 ), tenham noção que, e passo a citar:

Artigo 8

Espécies invasoras e de risco ecológico

 

 

2 — É proibido o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras; a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda e o transporte de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras fica restrita a espécimes ou partes de espécimes não-vivos e sem propágulos viáveis, como forma de prevenir a possibilidade de introdução ou de repovoamento através de evadidos.

 

3 — É proibida a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda, o transporte, o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado, a exploração económica e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo III

consideradas como comportando risco ecológico, como forma de prevenir a possibilidade de introdução na Natureza ou de repovoamento a partir de evadidos.

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos,,estou ciente da praga que esta especie e mas nao pretendo nada mais do que dar um ar mais natural ao meu aqua,,em relacao a producao nao pretendo fazer apenas ter alguns especimes e no caso de se criarem muito rapido,,,,,

 

bem um tacho com agua a ferver e um pouco de sal nao sera ma ideia!!

 

abraço a todos

 

audixpto

Editado por audixpto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Artigo 8

Espécies invasoras e de risco ecológico

 

 

2 — É proibido o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia"..."como forma de prevenir a possibilidade de introdução ou de repovoamento através de evadidos...."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais