turfa fertilizada


mdepina

Recommended Posts

Boa tarde

 

estou a montar um aquário novo e gostava de aplicar substrato fertil. mas a aquario vai ser enorme, 2m por 0,55m.

 

logo substrato fertil para isso tudo vai ficar caro. recentemente vi á venda num supermercado turfa fertilizada, para ser utilizada como substrato para plantas normais.

será que pode ser utilizada em aquário?

 

à tempos vi um tópico em que falava de substrato de plantas normais para aquário, que alguns poderiam ser utilizados mas teriamos de ter em conta os componentes destes. já tentei a procura mas não encontro esse tópico.

poderiam dizer-me se esta opção é boa? e quais os componentes prejudiciais para o aquário assim como a quantidade máxima que o substrato pode ter.

 

desde já obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens de ter em atenção se essa turfa não tem fosfatos por exemplo. Podes também optar por usar Eheim Ehfitorf como primeira camada do substrato do teu aqua: para além de se usar no filtro pode-se ser tb usado desta forma e em conjunto com um outro substrato fértil é excelente quando se pretende manter um aqua durante um longo período, no qual se pretenda plantar maioritariamente plantas que absorvam os nutrientes pela raiz (por exemplo Anubias e Echinodorus).

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas

 

De certeza que precisas mesmo do substrato?

Sim, preciso de substrato porque vou ter algumas plantas apesar de não serem muito exigentes, e o aquários leva à volta de 700l de àgua o que para fertilizar só com liquidos ia-se tornar bastante exigente em termos de dinheiro.

 

 

Boas

 

Tens de ter em atenção se essa turfa não tem fosfatos por exemplo. Podes também optar por usar Eheim Ehfitorf como primeira camada do substrato do teu aqua: para além de se usar no filtro pode-se ser tb usado desta forma e em conjunto com um outro substrato fértil é excelente quando se pretende manter um aqua durante um longo período, no qual se pretenda plantar maioritariamente plantas que absorvam os nutrientes pela raiz (por exemplo Anubias e Echinodorus).

Cumprimentos

Ok, então nada de fosfatos, nem mesmo uma quantidade minima, tipo 0,05%?

A ideia é mesmo para essas plantas que tu deste como exemplo.

Vou ver se encontro alguma coisa sem fosfatos, ou esperimentar humus de minhoca como já aqui falaram no forum se conseguir encontrar á venda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, para já acho que tenho o problema resovido.

 

15 litros de humus de minhoca e 20 litros de argila expandida, tudo produtos biológicos sem nenhum acescento de quimicos, ficou a 9,77€ e acho que dá para colocar na parte do aquário onde quero plantar +\- metade da área.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais