Tratamento contra algas filamentosas


Jose Ferraz

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Nestas ultimas semanas arranquei com um novo projecto, um aquario de biotopo de rio africano, principalmente com anubias.

Porém nas ultimas 4 semanas começaram a surgir as malvadas algas filamentosas "pincel", como podem ver nas fotos:

 

PICT0005.jpg

 

PICT0003.jpg

 

PICT0001-1.jpg

 

Os parâmetros da água têm-se mantido durante as duas semanas:

 

pH= 6,4 a 6,6 (variação devido à adição de CO2)

 

kH= 2

 

NO3= 0

 

PO4=0

 

Adubação: duas vezes por semana micronutrientes e potássio (Tropica)

 

Entretanto já aumentei o CO2, colocando mais uma garrafa de fermentação, mas nada!

 

Pensei nos SAE's mas no passado já tive dois deles, noutro aqua com este problema, mas eles não lhes ligavam muito, especialemente quando cresceram e quando descobriram a comida dos peixes ( o que não demorou muito)!

 

Outra teoria minha é por causa dos valores de macros a zero, será que existe um excesso de potássio e isso esteja a favorecer as algas!

 

Gostava de ouvir as vossas sugestões para combater esta praga!

 

Tenho lido algo sobre o uso de água oxigenada (peróxido de hidrogeno a 3%).

 

Aguardo os vossos comentários!

 

José

Editado por Jose Ferraz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NO3= 0

PO4=0

 

Sem Azoto (N) e Fósforo (P), não há milagres!!!

 

Tens que fertilizar com adubos destes 2 Macro-Nutrientes!

 

Cumps

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que quantidades de fertilizantes colocas?

 

Para as plantas que tens, não me parece que tivesses necessidade de fertilizar tanto. O abono fornecido pela alimentação e tpa's deveria bastar. Eventualmente alguns micros esporádicamente.

 

No ponto em que isso está, não tens muito a fazer, retirar as plantas mais afectadas, talvez uns dias sem luz...

 

Excel talvez resolva também, páras o filtro e espalhas com a pipeta em cima das algas. Aguardas uns minutos e voltas a ligar o filtro. Por exemplo, nesse tronco da 1ª foto, 1ml de excel espalhado em cima dele, aperta devagarinho a pipeta para ires espalhando. No dia seguinte, mais um ml noutro ao lado, e por aí fora.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Pensei nos SAE's mas no passado já tive dois deles, noutro aqua com este problema, mas eles não lhes ligavam muito, especialemente quando cresceram e quando descobriram a comida dos peixes ( o que não demorou muito)!

 

(...)

Eu também tenho algas, essencialmente "green spot".

 

Numa determinada altura comecei a ter o tipo de algas que tu tens (em menor quantidade).

 

Comprei uns SAE e eles resolveram o problema, agora não tenho nenhuma dessas. Eles também comem a comida dos peixes (são dos primeiros), mas como parece que são máquinas de processar comida, lá vão fazendo o trabalho de limpar... mas cada peixe é um peixe, fica só uma experiência positiva com os bichos.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes mais nada:

que iluminação tens?

tamanho do Aqua?

plantas, quais?

tpa´s?

 

Os peixes, chamados de comedores de algas, não fazem milagres, apenas ajudam

 

Não desligues as luzes, pois pioras a situação, não te esqueças que as algas são mais "fortes" que as plantas e ao apagar as luzes enfraqueces as plantas, que por sua vez torna as algas mais fortes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desligues as luzes, pois pioras a situação, não te esqueças que as algas são mais "fortes" que as plantas e ao apagar as luzes enfraqueces as plantas, que por sua vez torna as algas mais fortes

 

É preciso ter em conta as plantas que ele tem. Se as plantas que estão afectadas são de crescimento lento como a bolbitis, como é que elas vencem as algas através do crescimento? Além do mais são todas plantas com poucas necessidades de luz e por isso não vão ter qualquer problema em estar sem ela vários dias.

 

Mas não faço ideia se resulta...não perderá nada em experimentar.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso ter em conta as plantas que ele tem. Se as plantas que estão afectadas são de crescimento lento como a bolbitis, como é que elas vencem as algas através do crescimento? Além do mais são todas plantas com poucas necessidades de luz e por isso não vão ter qualquer problema em estar sem ela vários dias.

 

Mas não faço ideia se resulta...não perderá nada em experimentar.

 

O que vai beneficiar o aquário em estar sem luz?

 

Em primeiro lugar temos de saber que luz é que estamos a falar, só depois tem "nexo" as nossas sugestões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José :crazyeyes:

 

Estive a ver o Setup e claro o aqua, gostei bastante, mais uma vez digo, tenho que montar um do género, um dia...

 

Quanto á iluminação - w/l acho que até é o indicado se bem que 12h não deverá ser o mais correcto eu apontava para 10h, pelo menos não puxava tanto por todo o sistema.

 

Que medições tens de Nitratos e Fosfatos?

Editado por Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José :crazyeyes:

 

Estive a ver o Setup e claro o aqua, gostei bastante, mais uma vez digo, tenho que montar um do género, um dia...

 

Quanto á iluminação - w/l acho que até é o indicado se bem que 12h não deverá ser o mais correcto eu apontava para 10h, pelo menos não puxava tanto por todo o sistema.

 

Que medições tens de Nitratos e Fosfatos?

Tambem está lá em cima, 0...

 

É esse o problema.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah, Ricardo, andas a seguir-me :twisted:

 

Pois, não é do excesso de potássio mas sim da falta de Nitratos e Fosfatos, tens que fertilizar com N e P, é que o potássio que colocas não te serve de nada, é que ele não é consumido na ausência de N e P, caso algum falte os outros não são assimiliados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas com as plantas que tem porque razão deveria fertilizar com macros? a comida não será suficiente?

 

O que eu acho é que fertiliza demais com micros.

 

O Co2 provávelmente seria de tirar também, puxa demais pelas plantas e depois aparecem carencias desnecessárias.

 

Por mim, como está, desmontava limpava tudo bem limpo e começava de novo.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas com as plantas que tem porque razão deveria fertilizar com macros? a comida não será suficiente?

 

O que eu acho é que fertiliza demais com micros.

 

O Co2 provávelmente seria de tirar também, puxa demais pelas plantas e depois aparecem carencias desnecessárias.

 

Por mim, como está, desmontava limpava tudo bem limpo e começava de novo.

 

Se tem N-0 e P-0, é porque deve fertilizar.

 

Sim, quanto aos Micros também estou de acordo, quanto ao cO2 não sou de acordo pois ele tem que estar sempre presente, sim, também sei que os próprios peixes o expiram mas dai a ser suficiente só o dono do Aqua para ir avaliando, e já que se fala nele..., diz alguma coisa :rainbowafro:bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem tudo a ver com o tipo de plantas que ele tem.

 

Não gostava lá muito de ter um aquário de anubias e fetos e com Nitratos e fosfatos na água. Mas isso sou eu....

 

Opiniões... :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Tem tudo a ver com o tipo de plantas que ele tem.

 

Não gostava lá muito de ter um aquário de anubias e fetos e com Nitratos e fosfatos na água. Mas isso sou eu....

 

 

Boas,

 

Concordo plenamente, principalmente na parte dos fosfatos... Agora neste caso 1 forma de resolver este problema pelo que também passei:

 

- Tpa's

- Cuidado na alimentação

- Manter 1 fotoperiodo a rondar as 8horas máximo

- 1 pouco de flourish Excel vai ajudar de certeza (Cuidado não injectar directamente nas plantas, algumas delas dão-se mal)

- Tentar remover mecânicamente as que conseguires e remover também as partes da planta mais afectadas.

 

No inicio de uma montagem este tipo de algas são um "must"!!!!

 

 

1 abraço

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos novamente!

 

Desculpem não ter acompanhado as vossas ajudas apresentadas neste tópico, mas agradeço todas as vossas sugestões.

 

Para começar decidi durante esta semana suspender a fertilização de macros, pois como são plantas pouco exigentes acho que o fornecimento de azoto e fósforo proveniente da fauna é suficiente.

Vou manter a fertilização de micros (Tropica), dividida em três vezes na semana.

 

Entretanto iniciei no fim-de-semana passado o tratamento com peroxido, a nível local, com muita paciência acho que posso vencer!!

Estou a aplicar 1 ml/ 4l cada dois dias e mudo 30% da água o fim de um semana.

 

Entretanto encomendei o Flourish Excel para iniciar também aplicações locais.

 

Isto tudo para ver se não vou ter que desmontar tudo, pois custa-me fazê-lo porque as plantas já estão enraizadas aos troncos.

 

Como ajudo vou comprar mais uma remessa de caridinas.

 

Outro factor que me parece importante é o pH, decidi deixá-lo subir para 7, pois pelo que li estas algas gostam de pH baixo.

 

Relativamente ao fotoperiodo vou manter as 11 horas. Pois não me parece que o problema seja da iluminação, porque elas começaram a aparecer no outro aqua que apenas tinha 30 watts em 120 litros e carregado de flutuantes.

 

Cumprimentos a todos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais