Plantado 60L


JaimeSoares

Recommended Posts

Data da montagem: 27/02/2008

Aquário: 60x30x30 (CxLxA)

Filtração: Eheim 2213

Aquecimento: 100W Aquapor

CO2: Caseiro

Iluminação: 55W PLL

Substrato: Tropica Plant Substrate - Akadama

Fertlização: Micros - JBL Ferropol nas TPA's

 

Hardscape: Pedras encontradas junto ao meu prédio; Xisto.

 

Flora: Eleocharis Acicularis; Echinodorus Tennelus; Blyxa Japónica.

 

Fauna: Nada de momento.

 

 

DSCF1926.jpg

 

DSCF1929.jpg

 

DSCF1933.jpg

 

 

Esta foi a minha tentativa de criar um estilo de aquário iwagumi, critiquem e comentem a vontade.

 

 

Abraço Jaime

Editado por JaimeSoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Bem interessante este inicio!

As pedras do lado esquerdo não alterava nada, mas quando possivel deverias ponderar a substituição da pedra do lado direito por uma de cor identica às do lado oposto.

Já tens ideias para fauna?

De resto é deixar crescer e logo se ve que outras alterações podem ser feitas. Ah! E parabéns pelo rio! Conseguistes dar-lhe um ar bem natural!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Bem interessante este inicio!

As pedras do lado esquerdo não alterava nada, mas quando possivel deverias ponderar a substituição da pedra do lado direito por uma de cor identica às do lado oposto.

Já tens ideias para fauna?

De resto é deixar crescer e logo se ve que outras alterações podem ser feitas. Ah! E parabéns pelo rio! Conseguistes dar-lhe um ar bem natural!

 

 

Boas,

 

obrigado pelo comentário, realmente a pedra do lado direito fica um pouco a destoar com as do lado esquerdo, elas fora de agua pareciam mais identicas, foi isso que me levou a colocar as duas, agora não estou muito preocupado, mais tarde talvez mudarei.

 

Quanto as ideias para a fauna, apenas tenho em mente um cardume de peixes de pequeno porte, talvez umas rasboras, por ai, também não conheço muitas especies pequenas de peixes.

 

Abraço Jaime

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as ideias para a fauna, apenas tenho em mente um cardume de peixes de pequeno porte, talvez umas rasboras, por ai, também não conheço muitas especies pequenas de peixes.

 

microrasbora galaxy... dá uma vista de olhos. são mt bonitos.

 

 

já agora, gostei imenso do teu aqua.

quanto à pedra do lado direito... já foi falado. :drinking:

 

parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tou com um pequeno problema no aqua, a eleocharis que pus, esta a perder a verderurae ta a ficar com caules quase transparentes, com um branco quase transparente, a tenellus faz pearling e td o mais, mas a eleocharis parece estar fraca, o que poderá ser, os parametros da agua parecem-me bons e a luz também, será apenas durante o período de habituação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A eleocharis não se aguentou, acabei por a tirar de momento so tenho tenellus, que ja começou a largar runners sem parar, estava a pensar por esta planta por detras das pedras e plantar um tapete talvez cm HC na parte da frente das pedras, posso é correr o risco de a tenellus se misturar com o tapete, o que acham que faça, qual uma planta q fica bem na parte detras do aquario sem ser eleocharis?

 

 

Abraço Jaime

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A eleocharis não se aguentou, acabei por a tirar de momento so tenho tenellus, que ja começou a largar runners sem parar, estava a pensar por esta planta por detras das pedras e plantar um tapete talvez cm HC na parte da frente das pedras, posso é correr o risco de a tenellus se misturar com o tapete, o que acham que faça, qual uma planta q fica bem na parte detras do aquario sem ser eleocharis?

Abraço Jaime

 

Lamento a perda, a minha eleocharis que pus ha pouco mais de 1 semana também teve algumas perdas durante a habituação, mas parece já estar bem.

Podes sempre dividir os tapetes com algumas pedras pequeninas que impeçam a progressão da tennelus. Acho que o tapete de cuba ficaria bastante bem, e para trás sugiro valsernia nana que faz um efeito bem bonito!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento a perda, a minha eleocharis que pus ha pouco mais de 1 semana também teve algumas perdas durante a habituação, mas parece já estar bem.

Podes sempre dividir os tapetes com algumas pedras pequeninas que impeçam a progressão da tennelus. Acho que o tapete de cuba ficaria bastante bem, e para trás sugiro valsernia nana que faz um efeito bem bonito!

 

 

 

Boas, também pensei nessa vallisneria, mas como decidi fazer um tapete de HCC a frente, coloquei a tenellus na parte traseira do aquario,a tenellus não cresce muito em altura e acho q consegue a mesma preencher bem a parte de tras, contrastando depois com o tapete.

 

Só estou a espera que chegue a planta, a tenellus ja foi para a parte traseira do aqua.

 

 

Tenho uma dúvida, realmente, como ja li por aqui, a tenellus quando começa a disparar runners não pára...a minha já estava dessa forma, quandoa desplantei para mudar de sitio vi q as raizes vinham muito grandes, houve alguns pés que precisei de cortar um pouco a raiz, isso faz mal a planta, ou ela ambienta-se novamente? acho q fiquei traumatizado com a eleocharis....

 

Este aqua é sobretudo para experiencias com plantas, dai criei um layout mais "aberto" para experimentar varias plantas que tenho curiosidade.

 

Abraço Jaime

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim elas adaptam-se novamente... com a eleocharis tivestes muita pouca sorte... a planta não devia estar muito forte e não aguentou a mudança de aquario. Mas acho que vais ficar com pouca altura na parte de trás do aquario...

Continuação de boas experiencias! ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes me ajudar.. eu tenho essa planta que esta em primeiro no teu aquario.. podes me dizer como e o seu crescimento e o nome?

 

 

Boas, a planta como descrevi no setup é a echinodorus tenellus, quanto ao seu crescimento, assim q se adapta ao substrato e ao aquario lança varios runners e nasce uma planta igual ao lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

gostei bastante!

vai pondo a evoluçao!

e em relaçao a fauna vais so por um 8-10 microrasbora galaxy ou tambem mais algums casal de peixes tipo rams ou apistos?

cumps

 

 

Em relação a fauna devo por mesmo so as rasboras, não sei se ponhos as alecrim ou as galaxy, ainda tenho de escolher, também gostava de por um cardume de tetras cardinais.

 

 

O aquário está um pouco diferente, a tenellus foi para tras das pedras e vou plantar um tapete de cuba que me chegou hj, já agora a cuba para plantar, é molhinhos a molhinhos, não é? de forma a ela quando crescer, cresça mais uniformemente,certo?

 

 

Jaime

Editado por JaimeSoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum, aquela pedra do lado direito... tenta encontrar outra que se enquadre mais dentro do hardscape do aquário. Acho que a tua primeira montagem... se for tá muito bom pois tiveste atençao e procurar plantas certas e filtro certo.

 

continua abraço e boas ondas.

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pelo comentário, realmente a pedra do lado direito fica um pouco a destoar com as do lado esquerdo, elas fora de agua pareciam mais identicas, foi isso que me levou a colocar as duas, agora não estou muito preocupado, mais tarde talvez mudarei.

 

Quanto as ideias para a fauna, apenas tenho em mente um cardume de peixes de pequeno porte, talvez umas rasboras, por ai, também não conheço muitas especies pequenas de peixes.

 

Abraço Jaime

 

se quiseres ter só pra limpar.. umas corys albinas e duas aeneus ficava bem.. tbm tenho um de 54l (é quase a mesma coisa)

senão deixo aqui uma listagem dos peixes que ficavam bem ai.. mas tens de ver o pH etc

 

Guppy

Platy

Espada

Molly (há muitos tipos)

Danio Zebra ou Leopardo

Uns Neons.. mas o pH...

Botia palhaço é bom p'ra limpar...

Tetra Coloridos..

dps escolhes..

I' love guppy's..

 

Cobra_Amarelo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se quiseres ter só pra limpar.. umas corys albinas e duas aeneus ficava bem.. tbm tenho um de 54l (é quase a mesma coisa)

senão deixo aqui uma listagem dos peixes que ficavam bem ai.. mas tens de ver o pH etc

 

Guppy

Platy

Espada

Molly (há muitos tipos)

Danio Zebra ou Leopardo

Uns Neons.. mas o pH...

Botia palhaço é bom p'ra limpar...

Tetra Coloridos..

dps escolhes..

 

Viviparos até podem ser bons para começar e tal, mas enchem o aquario muito depressa, e se o rapaz tá a fazer um plantado não vai querer ter peixes a mais!

Bótias são optimos para "desenterrar" isso sim... ando um bocado chateado com os meus. Qualquer dia vou manda-los dar uma volta ;)

O ideal é exactamente o que ele tinha pensado: um ou dois cardumes pequenos!

 

Nesse aquario acho que ficava bem, ou só alecrins ou cardinais e rasboras galaxy :arrow:

 

E investe numa boa equipa de limpeza, mas todos pequeninos: camarões, netirinas, oto's / LDA's 25 e se quiseres peixes de fundo (podes não pôr) opta por coridoras anãs (há pelo menos 3 especies, toca a pesquisar)!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viviparos até podem ser bons para começar e tal, mas enchem o aquario muito depressa, e se o rapaz tá a fazer um plantado não vai querer ter peixes a mais!

Bótias são optimos para "desenterrar" isso sim... ando um bocado chateado com os meus. Qualquer dia vou manda-los dar uma volta ;)

O ideal é exactamente o que ele tinha pensado: um ou dois cardumes pequenos!

 

Nesse aquario acho que ficava bem, ou só alecrins ou cardinais e rasboras galaxy ;)

 

E investe numa boa equipa de limpeza, mas todos pequeninos: camarões, netirinas, oto's / LDA's 25 e se quiseres peixes de fundo (podes não pôr) opta por coridoras anãs (há pelo menos 3 especies, toca a pesquisar)!

 

 

 

Mas pode dar e vender guppys

 

Corys: Albina (branca) aeneus ( preta e castanho ) a outra desconheço.... deve ser a paleatus

xD

 

 

boa aquariofilia..

Qqr dia faço o setup do meu aqua..

cumps MOLLYlaranja

I' love guppy's..

 

Cobra_Amarelo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corys: Albina (branca) aeneus ( preta e castanho ) a outra desconheço.... deve ser a paleatus

 

Tava mais a referir-me às coridoras pigmeus, habrosus e outra que não me lembro o nome...

Estas mini-coridoras têm metade do tamanho das outras e por isso se pode-se ter o dobro dos exemplares, o que como são peixes de cardume, os deixa muito mais à vontade para mostrar o verdadeiro comportamento natural ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Viviparos até podem ser bons para começar e tal, mas enchem o aquario muito depressa, e se o rapaz tá a fazer um plantado não vai querer ter peixes a mais!

Bótias são optimos para "desenterrar" isso sim... ando um bocado chateado com os meus. Qualquer dia vou manda-los dar uma volta nyah

O ideal é exactamente o que ele tinha pensado: um ou dois cardumes pequenos!

 

Nesse aquario acho que ficava bem, ou só alecrins ou cardinais e rasboras galaxy beer

 

E investe numa boa equipa de limpeza, mas todos pequeninos: camarões, netirinas, oto's / LDA's 25 e se quiseres peixes de fundo (podes não pôr) opta por coridoras anãs (há pelo menos 3 especies, toca a pesquisar)!

 

 

Se quiseres podem ir dar uma volta até coimbra (mais percisamente a minha casa)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres podem ir dar uma volta até coimbra (mais percisamente a minha casa)

 

Se não fosse uma volta até tão longe mandava-os ir :mrgreen:

 

A verdade é que os botias são peixes lindos, com um comportamento bastante interessante, mas que são peixes de cardume, gostam de águas agitadissimas, e levantam tudo o que estiver plantado no fundo do aquario (com eles tapete é muito dificil), já para não falar que crescem... embora muito devagar (pelas minhas contas 1-2 cm por ano) e são extremamente sensiveis a qualquer tipo de medicamentos, e ficam facilmente doentes (íctio é bastante comum se tiver a temperatura abaixo dos 28ºC).

 

Gosto de os ter, mas sei que não estão nas melhores condições... Quando tiver possibilidades (traduzindo: emprego que dê bastantes €€€) gostava de montar um aquario só para eles!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Já a algum tempo que não actualizava nada sobre o meu aquário, como referi, mudei a tenellus para a parte traseira do aquário, e na parte da frente plantei Hemianthus callitrichoides "Cuba", plantei a dia 28/3/08 a planta custou um bocado a pegar, mas penso que ja ta a crescer saudavelmente pois ja se notam runners e não só molhos, como a plantei.

 

De inicio esta planta ganhou uma alga genero algodão castanho, agora parece q ja n tem essa alga e nas partes mais baixas do substrato encontro um pouco de cianobacterias, que são das algas mais chatas q existem.

 

Entretanto adicionei 5 rasboras, 5 neons, e 1 Flying Fox. Uma das rasboras ja morreu, o resto parece estar bem.

 

 

Aqui vão fotas tiradas hoje.

 

 

8/5/08

 

 

80508.jpg

 

805082.jpg

 

805083.jpg

Editado por JaimeSoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto mesmo do teu aquario! E está com uma evolução fantastica! Creio que ficará um aquario de se encher o olho a qualquer aquariofilista, e mesmo agora já está bastante agradavel! Continua!

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.