Mollie com aspecto esquisito


andrebentes

Recommended Posts

Carissimos, venho com alguma urgência pedir-vos ajuda.

Comprei no passado sábado uns peixitos e entre eles 2 mollies pretos (1 macho e 1 fêmea). Acontece que praí ao 2º ou 3º dia de lá ter os peixitos, o macho começou a ficar com umas manchas meio brancas, tipo bolor, e hoje tal não foi o meu espanto quando o vi encostado ao areão em grandes dificuldades, mto parado, e as manchas aumentaram de dimensão. Mexeu-se um pouco quando pus comida no aqua, mas lentamente foi descendo até ao areão como se não tivesse força para se manter. O que devo fazer e o que terá o meu peixito? Será que ele se aguenta hoje até ao fim do dia afim de eu fazer algo para o tentar salvar?

 

Agradecia-vos ajuda com alguma urgência sff....

 

P.S. - Já lá tinha 2 mollies laranjas e a fêmea aparentemente não apresenta problemas. A ideia que tenho é que o peixito já devia vir meio adoentado da loja, mas não notei nada de anormal quando comprei o dito cujo.

O aquário é de 54l e tenho 3 valisnérias, um tronco de sobreiro (artificial), e em termos de peixes tenho:

 

3 guppies (1 macho + 2 fêmeas)

3 néons

4 cardinais

1 limpa-fundos (corydora cinzento)

1 limpa-vidros

1 betta

2 mollies laranja (1 macho + 1 fêmea)

2 mollies pretos (1 macho(supostamente doente) + 1 fêmea)

Editado por andrebentes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha, o problema é simples: o peixe está certamente doente, tira já desse aqua para não dares cabo dos outros e mete esse no hospital.

Depois, tens que explicar melhor que tipo de manchas tem o peixe para podermos dizer que medicação utilizas, mas com as molies digo-te já, infelizmente, que o tratamento quase nunca resulta.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa desde já a pergunta parva, mas como arranjo eu um hospital para o peixito? É que só tenho um aquário.Sou novo nestas coisas e tenho o material essencial, todo esse material de prevenção ainda não comprei.

As machas, não sei se lhe posso chamar manchas, ta ficar branco e dá ideia de ser qualquer coisa parecida com bolor...

 

Boas

 

Olha, o problema é simples: o peixe está certamente doente, tira já desse aqua para não dares cabo dos outros e mete esse no hospital.

Depois, tens que explicar melhor que tipo de manchas tem o peixe para podermos dizer que medicação utilizas, mas com as molies digo-te já, infelizmente, que o tratamento quase nunca resulta.

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa desde já a pergunta parva, mas como arranjo eu um hospital para o peixito? É que só tenho um aquário.Sou novo nestas coisas e tenho o material essencial, todo esse material de prevenção ainda não comprei.

As machas, não sei se lhe posso chamar manchas, ta ficar branco e dá ideia de ser qualquer coisa parecida com bolor...

 

boas, pela descrição parece-me que o teu peixe está com fungos

as machas são deste género?

fungos.jpg

Com é óbvio o tratamento resulta com mollies, o peixe não morre só por ser uma molly

Se não tens aqua hospital, fazes o tratamento no teu aqua

 

Se forem mesmo fungos:

- aumenta a temperatura para cerca de 29ºC

- compra um medicamento para os fungos e começa o tratamento. Para tratar fungos gosto muito do Fungol da JBL, mas os medicamentos da Sera também são bons (não confio muito noutras marcas). Tens lá todas as instruções no medicamento e é so começares a aplicar o medicamento.

quanto mais rápido começares o tratamento mais hipóteses tens de salvar o peixe

 

Nestes casos também se costuma adicionar sal, mas como tens aí outros peixes que não toleram sal isso está fora de questão

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei curioso....

 

 

Como correu ou está a correr o tratamento do peixe?

 

Quando digo que havia pouca hipóteses é porque já tens um caso de peixe com astenia, ou seja, já tem danos na bexiga natatório e problemas no sistema nervoso central por isso é que fica cá em baixo parado ou por vezes deitado de lado. Esses danos são irreparáveis.

 

Realmente gostava de conhecer alguém que já tivesse curado um peixe nessas condições´. Eu com apenas 6 anos de aquariofilia nunca consegui curar nenhum tão tarde e por acaso não conheço ninguém que tivesse curado. Mas nunca se sabe.

 

Por isso é que pergunto como está o tratamento e obviamente que o meu desejo se manifesta nas melhoras do bicho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora esqueci de dizer que as infecções causada por fungos são contagiosas.

 

Um hospital para esse peixe pode ser uma betteira que custa cerca de 5 € em plástico.

 

O tratamento de todo o aquário é desaconselhado por qualquer medicamento, mesmo pelos da JBL que demonstram padrões de qualidade acima da média.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando digo que havia pouca hipóteses é porque já tens um caso de peixe com astenia, ou seja, já tem danos na bexiga natatório e problemas no sistema nervoso central por isso é que fica cá em baixo parado ou por vezes deitado de lado. Esses danos são irreparáveis.

 

Realmente gostava de conhecer alguém que já tivesse curado um peixe nessas condições´. Eu com apenas 6 anos de aquariofilia nunca consegui curar nenhum tão tarde e por acaso não conheço ninguém que tivesse curado. Mas nunca se sabe.

 

Por isso é que pergunto como está o tratamento e obviamente que o meu desejo se manifesta nas melhoras do bicho

 

Depois, tens que explicar melhor que tipo de manchas tem o peixe para podermos dizer que medicação utilizas, mas com as molies digo-te já, infelizmente, que o tratamento quase nunca resulta.

 

Eu apenas tinha mencionado aquio que disseste porque tu generalizaste, qualquer pessoa que leia a tua frase entende que tu estavas a dizer que as mollies (espécie) não se curam... assumi isto porque apenas estava um peixe doente e tu dissseste mollies, daí ter pensado numa generalização, mas deve ter sido um erro de interpretação da minha parte

 

Acredita que eu já tratei peixes em muito mau estado, daqueles em que quase já não se tem esperanças, uns morriam mas outros sobreviviam. Agora já há mais de um ano que não tenho tido necessidade de fazer nenhum tratamento

 

 

O tratamento de todo o aquário é desaconselhado por qualquer medicamento, mesmo pelos da JBL que demonstram padrões de qualidade acima da média.

 

Concordo contigo, é sempre melhor ter um aquário hospital, até porque os medicamentos não fazem nada bem às bactérias do filtro, mas quando não há possíbilidade de ter o aqua hospital o melhor é fazer no aqua principal. Isso também não traz assim tantos malefícios.

 

Considero preferível começar logo o tratamento no aqua principal do que estar à espera mais uns dias para comprar outro e deixar o peixe morrer.

 

Falas como se só fosse preciso gastar 5€ mas na realidade não é bem assim. Pelo menos eu não vivo no Brasil e preciso de um termostato para os aquas... outra coisa a ter em conta é que é preciso algo que faça circular a água, nem que seja uma bomba de ar porque os medicamentos tiram muito oxigénio da água. Posto isto em quanto é que fica a conta?!

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marta.

 

Espero não ter sido mal interpretado pela tua parte. Há situações que são terminais e nessas mas vale safar os outros habitantes do que stressar e por vezes enfraquecer toda uma comunidade dentro dum aquário.

 

De facto salvam-se peixes, mas no caso dos viviparos quando tens danos da dimensão dos que foram referidos (se foram bem referidos), então tens que tomar opções. Um miniaquário serve para tentar uma cura. Nunca utilizamos um tanque comum para um tratamento. O meu conselho foi nesse sentido.

 

Eu também já curei peixes e é gratificante quando o consegues fazer e sim, deves tentar sempre, mas para tudo há um procedimento. Antes de me iniciar na aquariofilia li muito e criei condições para poder fazer o menor número de asneiras possivel... mas continuo a fazer asneiras ainda hoje porque não há dois aquários iguais.

 

O meu conselho vai no sentido de colocar o peixe numa betteira e medicar mudando a água duas vezes ao dia para não desiquilibrar o aqua comunitário, no entanto com os danos que foram aqui manifestados eu duvido que sobreviva. Mas é claro que se deve tentar sempre.

 

Quanto a gastos: um termo para a betteira pode ser de 5 W (aqui perto da minha casa 8€) e uma bomba com pedra e um pedacito de tubo ( 6 €, eu comprei uma... se é boa ou não... dá para o hospital) Contas feitas 5+6+8=19€ :) Dizemos agora... e se a pessoa não tem $$$ Bem aí arriscas mas essa não é a forma mais correcta de fazer as coisas. Quando tens o cão doente vais ao veterinário e tens que pagar a consulta para poderes curar o cão.

 

Quanto a medicamentos na água não matarem bactérias ou não ser grave ao equilibrio... Bem, qualquer sistema em equilibrio tenta responder a alterações introduzidas, isto é química básica. Imagina que tens alguém doente em casa... não tomam todos os medicamentos. É que temos que perceber de uma vez por todas que os medicamentos têm factores negativos sim. Quando não precisas não usas para não dares cabo de um equilibrio e isso é uma lei fundamental no aquário. O medicamento é encarado como poluição nã água, por isso é que depois de tratamentos usas o carvão para os retirar.

Em boa prática em aquariofilia NUNCA se submete todo um aqua a tratamento a não ser em casos de epidemia. O que não é claramente o caso.

 

 

Vamos torcer pela recuperação do peixe.

 

E se por acaso encareste o meu post como um ataque à tua resposta, esquece... não foi esse o sentido, nem quis ofender ninguém. Nem é essa a minha postura.

 

Eduardo

Editado por n3O
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.