Queria ter discus!


sergito

Recommended Posts

Boas tenho um aquario montado há mais ou menos um mes. Tive um aquario de 70L durante 3 anos onde tive tetra cardinais.

 

Agora comprei um juwel rekord 120

 

Setup

 

- 120 litros reais

- termostacto de 100 W ( tenho para colocar mais 2 de 50W acham que devo colocar? )

- iluminação 38 w

- filtro com motor 400 L/H

- materias filtrantes: 1- la de vidro da sera 2- cerãmica (sera siporax) 3- turfa da sera 4- esponjas azuis que vieram com o aquario ( 1º uma fina e depois uma grossa)

 

Flora - feto de java - mais duas plantas que não sei o nome - tonco de 30 cm

 

fauna - 4 coridoras paleantus - 1 tetra cardinal ( que sobrou do meu antigo aquario)

 

valores dos testes

- ph 7.4

- gh 120 ppm

- kh 80 ppm

- no2 0 ppm

- no3 20 ppm

 

Tive carvão activo até ontem, o que se calhar não deixou actuar a turfa, não?

A agua da minha torneira sai a ph 7.

Tenho um poço com ph 5 mas deve estar cheio de CO2 porque fiz tpas com esta agua recentemente e o ph baixa mas volta a subir.

Enchi o aquario com aqua da torneira :unsure:.

Gostava de ter discos e um cardume de tetras cardinais mas neste momento sei que não posso.

 

alguem me pode ajudar?

Tambem estava interessado em comprar discus a criadores nacionais da zona do porto.

Digam alguma coisa.

 

muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o carvão não deixa a turfa fazer o seu trabalho, esse ph precisa de descer um bocado para os discus, mas de resto, visto que ja tiveste um aquário durante 3 anos, não vejo razão para não pores uns discus.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Como o AquaT disse tens o Ph um pouco elevado para Discus, mas certamente que se retirares o carvao e a turfa actuar vai descer.. atençao que provavelmente vais ficar com a agua mais acastanhada..

 

Quanto ao termostato na minha opiniao colocava + um de 50watt com a temperatura inferior ao de 100watt em um grau , por exemplo o de 100watt a 27º e o de 50watt a 26º.. Parece estranho mas se os afastares vao trabalhar alternadamente evitando assim muitas horas seguias de trabalho e consequentemente o seu desgaste..

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao termostato na minha opiniao colocava + um de 50watt com a temperatura inferior ao de 100watt em um grau , por exemplo o de 100watt a 27º e o de 50watt a 26º.. Parece estranho mas se os afastares vao trabalhar alternadamente evitando assim muitas horas seguias de trabalho e consequentemente o seu desgaste..

Abraço

 

Boas,

Não querendo rectificar esta tua dica, mas pode não ser assim como dizes, tudo depende da temperatura de ON de OFF de cada termostato. e o tempo de sensibilidade de cada um.

Se o de 100Wdesligar aos 27º o de 50W já parou aos 26º.

Se o 100W voltar a ligar aos 26,70º, provavelmente o de 50W nunca vai trabalhar.

Quando se mete 2 termostatos convem ser de características iguais e mesmo assim........

 

Agora se o aquário é grande 1 termostato não vai conseguir manter toda a agua à mesma temperatura, e mesmo assim as correntes de agua interferem e bastante.

 

Ou seja só ao fim de algum estudo e esse estudo é diferente de aquário para aquário.

Mas podes sempre fazer isso, vai tentado verificar a temperatura em varias zonas da agua e tenta compensar isso...

 

Cump's

hugof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então fazer este estudo! Em relação a turfa coloquei cerca de 2/3 de uma chavena de chá. que quantidade para 120L?

 

Tive a pensar e vou colocar para a semana 20 tetra cardinais de 1 cm ( ou menos ) 10 na terça e outros 10 na sexta!

 

Depois queria um ancistrus e 4 discus.

 

Os discus infelizmente só la para maio :(

 

Até o ph do aqua estabilizar.

 

Plantas que aconselham de baixa/média intensidade? Tenho 38W e segundo a juwel o reflector duplica a potencia da lampada, tenho as plantas do meu aqua em grande crescimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas, vais meter 4 Discus em 120L?

 

 

O meu sistema de materias filtrantes acho que posso por 4 discus um cardume de tetras 4 cori e um ancistrus! Na minha opinião acho que sim! Tem em atanção o que tenho no filtro ( tenho um 500 ml de sera siporax )... Corrige-me se estou errado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apostei numa boa filtrangem como viram no meu setup. Quando forem maiores tenho um aquario de reserva e outro filtro interno da rena de 600 L/h que posso adicionar no de 120L. E quiça um novo aquario não sei ( mas dificil ). Queria por 4 pois são um peixe de cardume. E vendedores de discus na zona do porto? para daqui a mais ou menos 1 mes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apostei numa boa filtrangem como viram no meu setup. Quando forem maiores tenho um aquario de reserva e outro filtro interno da rena de 600 L/h que posso adicionar no de 120L. E quiça um novo aquario não sei ( mas dificil ). Queria por 4 pois são um peixe de cardume. E vendedores de discus na zona do porto? para daqui a mais ou menos 1 mes.

 

Se quiseres bons discus a 7.5 € depois avisa .

assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo Silva, cheira-me que vais ser "radiado" a qualquer momento. LOL

 

Ontopic: sim, 120 litros para 4 Discus a crescer, depois torna-se apertado.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres o aqua vazio dá perfeitamente! Ou achas que os criadores de discus têm 50L para cada discu??? Então não faltaria.......para fazer crescer 100 discus teriam de ter um aqua de 5000L banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que os Discus são banhados a ouro! Quando alguém tiver L-46 , têm de ser 500 litros por peixe também banana rock

Editado por SeaL

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que os Discus são banhados a ouro! Quando alguém tiver L-46 , têm de ser 500 litros por peixe também banana rock

 

 

hahaha!

 

Como dizia o outro.... "jamais" :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Também tenho um aqua de 120L com turfa, mas ainda estou a ver quanto tempo ela dura.

 

Mas penso que seja difícil determinar o tempo de duração, porque vai depender também do Kh que a turfa tenha pela frente, e conseq

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos por experiencia propria nao podemos dixer que a turfa dura 6 meses ou 3 ou 1 ano...depende muito do tipo de aquario que temos ...onde esta colocada a turfa...se tem uma grande quantidade de agua a passar nela isto é...filtros ou sump´s de grande debitaçao de agua..logo vao fazer com que a mesma dure menos tempo...no meu caso posso-vos dixer que num aquario de 250litros com sump a turfa durou um ano e 3 meses mantendo os niveis de parametros sempre os mesmos...sendo assim acho que nao da para dixer que a turfa dura um determinado tempo pq nao é verdade depende muito de todo o conjunto de filtração do aquario, agora em termos de nutrientes existe uma quebra acentuada a partir dos 6 meses de uso pq a mesma acaba por perder todos eles ao fim desse tempo, mas pessoalmente nao considero muito prejudicial para os peixes sendo que para plantas talvez faça um pouco falta...depende muito do tipo de aquario...abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelos comentários! Mas ninguem me consegue dizer a quantidade e duração da turfa para um aquario de 120 litros?

 

vai depender mt da "força" do filtro que tens, quanto mais agua la passar menos vai durar...

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha 2/3 de chavena de cha de turfa e nada. Ontem coloquei 3 chavenas de turfa e o ph desceu 0.2 em 12 horas. Espero estar a encontrar a solução.

 

Antes de colocar mais turfa:

 

GH 120 ppm

kh 60 ppm

ph 7.4

no2 0

no3 30 ppm

 

agora só fiz o teste do ph e está nos 7.2.

 

A caminho do ph ideal para os discus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que os criadores não têm 50L para cada peixe mas também não fazem tpa´s a cada três dias ou uma vez por semana, é mais todos os dias e na maioria dos casos duas ou mais vezes (no caso dos asiáticos), para não falar dos que têm o sistema de água corrente.

 

Se acho estranho ter 4 Discus em 120 litros? Não não acho mas também não quer dizer que ache correcto. Mais importante que a capacidade dos filtros são as TPA´s... no meu entender..

 

Se é para Discus pequenos tudo bem...

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que os criadores não têm 50L para cada peixe mas também não fazem tpa´s a cada três dias ou uma vez por semana, é mais todos os dias e na maioria dos casos duas ou mais vezes (no caso dos asiáticos), para não falar dos que têm o sistema de água corrente.

 

Se acho estranho ter 4 Discus em 120 litros? Não não acho mas também não quer dizer que ache correcto. Mais importante que a capacidade dos filtros são as TPA´s... no meu entender..

 

Se é para Discus pequenos tudo bem...

 

Cumprimentos!

 

Sim, também tens razão. Eu só disse aquilo, porque por vezes tentamos transformar os 50L por discu numa teoria. Eu acho que isto é muito relativo, dependendo de aqua para aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Um disco precisa de 50lts de agua se não tiver TPA´s

4 discos em 120 lts é muito pois dá uma média de 30 lts por disco!!!

Agora do tipo se estiveres disposto a fazer tpa´s de 20%,30% o que dá uma média de 24/34Lts POR DIA!!!!! Força nisso!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Um disco precisa de 50lts de agua se não tiver TPA´s

4 discos em 120 lts é muito pois dá uma média de 30 lts por disco!!!

Agora do tipo se estiveres disposto a fazer tpa´s de 20%,30% o que dá uma média de 24/34Lts POR DIA!!!!! Força nisso!!!!!

 

 

Eu faço todos os dias TPAS de 50%.....

 

Dá saude e faz crescer :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais