Bombas de AR


Recommended Posts

Olá a todos! à imenso tempo que tnho um aqua de 60 ltrs com os devidos habitantes (comunitário) ... mas á tempo que tenho pensado em por uma bomba de ar pois noto que em algumas partes do aqua a agua encontra-se um pouco parada devido à imensidão de plantas (ex: valinérias à superficie). A minha ´dúvida é em relação ao tipo de bomba de ar e ao seu modo de instalação... tenho pesquisado acerca do assunto mas ainda ñ encontrei nada que mostrasse o processo de montagem!!! e além da bomba que mais preciso adquirir? tubos, pedras difusoras?

 

Desculpem a ignorância mas é pra isto que o site serve!!

Obrigado pela ajuda!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas as bombas de ar não servem para fazer a água circular, servem para teres maior quantidade de oxigénio no aqua (introdução directa de oxigénio no aqua e também através da movimentação da superfície da água)

As bombas de circulação é que servem para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para instalar uma bomba da ar compras a bomba, mangueira, uma pedra difusora na ponta da mangueira, e a outra ponta da mangueira na bomba.

caso a bomba ficar instalada abaixo do nivel de agua do aquario será conveniente uma valvula anti retorno.

depois de tudo ligas a bomba e metes a pedra difusora dentro da agua, se sairem bolhinhas de ar.. então está tudo bem.

 

quanto a situação da circulação de agua, creio que para um aqua de 60Lts. a bomba de ar vai fazer o efeito que queres, desde que coloques no sitio mais parado.

cumprimentos

gallery_16085_439_2915.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Há uma alternativa que junta as 2 coisas. A Hydor tem umas bombas de ar chamadas ARIO 1 que servem para o teu aquário e são submergíveis. Enterras o motor no fundo e a turbina faz deslocação de água vertical e também de ar, que vem buscar à superfície través de um tubo já incluído.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Há uma alternativa que junta as 2 coisas. A Hydor tem umas bombas de ar chamadas ARIO 1 que servem para o teu aquário e são submergíveis. Enterras o motor no fundo e a turbina faz deslocação de água vertical e também de ar, que vem buscar à superfície través de um tubo já incluído.

Cumps.

 

Tenho duas bombas da Hydor, em cada um dos meus aquários, e recomendo vivamente! :) São práticas e silenciosas a bem dizer. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas as bombas de ar não servem para fazer a água circular, servem para teres maior quantidade de oxigénio no aqua (introdução directa de oxigénio no aqua e também através da movimentação da superfície da água)

As bombas de circulação é que servem para isso.

A Bomba de ar é utilizada para fazer a oxigenação da agua mas é pela agitação da água que as trocas gasosas são feitas...isto é a circulação de água na surperficie é a causa das trocas gasosas e posterior oxigenação...

a renovação da água á superficie, por parte da bomba, garante uma maior oxigenação da mesma.

 

circulo.jpg

 

(peço desculpa pelo desenho)

 

Conclusão ate podes ter uma bomba se essa bomba nao fizer a circulação da água esta nao vai ser oxigenada...nao tem nada a ver com as bulhinhas que sobem a surperficie...

 

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O que eu estava a dizer é que a circulação da água não se faz através dessas bombas de ar, só isso. Lê o que eu disse, eu referi precisamente que as bombas de ar faziam movimentação da superfície da água

Olha que eu não teria tanta certeza assim...

 

Óbvio que não são nenhum filtro/powerhead, mas também movimentam a água... aliás, como achas que funcionam os filtros de fundo biológico? Ou os filtros de esponja? Na eclosão de náuplios de artémia... etc...

 

Quanto à parte da introdução de O2 na água... como já aqui foi referido, a agitação superficial contribui muito mais do que a dissolução das bolhas enquanto saiem da pedra difusora até à superfície.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Compra um filtro com opção de venturi, ou adapta um ao teu filtro actual (se conseguires).

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Filhote tu é que falaste da agitação da água...

eu tentei relacionar os dois...

eu simplesmente esclareci com umas imagens...

para quem percebe é facil...para quem nao percebe é dificil!

Abraço :lol:

 

 

Olá (paizinho?)

Pois, mas eu não estava a falar em relação ao que tu escreveste =) Para quem percebeu isso, foi fácil..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A submergíveis de que eu falei não são nada barulhentas.

A água serve como isolante acústico.

Cumps.

 

Creio que falaste em bombas de circulação. O que normalmente se designa por "bomba de ar" é outra coisa.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que falaste em bombas de circulação. O que normalmente se designa por "bomba de ar" é outra coisa.

 

Boas,

Tens toda a razão. Os "Ario" são bombas de circulação de água. O facto de ter um tubo ligado à superfície que vai buscar ar e provoca "borbulhas" fez-me confundir uma designação e outra.

Para o efeito pretendido serve.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.