Morte de camarões


Rui Feliciano

Recommended Posts

Olá!

 

Mantenho já há coisa de 2 meses Red Cherrys sem qualquer problema.

Há 2 semanas introduzi 4 Caridinas japonicas que também se ambientaram sem problema.

Há 5 dias introduzi 3 Crystal Red de baixo grade para experimentar as condições do aquário para eles.

 

De há aproximadamente 5-6 dias a esta parte tenho vindo a notar um comportamento que me é estranho para o que habitualmente os camarões apresentam. regra geral andam constantemente a comer, usando frenéticamente as "patas" da frente (peço desculpa pela utilização de termos menos técnicos) e deslocando-se de um lado para o outro, comendo, deslocando-se, comendo, etc. Para mim é este o comportamento normal.

De há 5-6 dias a esta parte o comportamento deles tem-se alterado, tanto os reds como as caridinas andam bastante mais quietas, os reds quase que nem se vêm, sempre escondidos, e as mesmas "patas" que lhes levam comida à "boca" parece que "gemem" isso acompanhado com frequentes curvaturas do corpo e parece que usam as mesmas "patas" da frente para se "lavarem".

Os 3 Crystal morreram um em cada dia diferente acompanhados por reds, pelo menos 1 por dia e tem-se vindo a intensificar ao ponto de ontem ter tirado 7 mortos do aquário.

Ontem à noite fiz a "mãe de todas as TPAs" com um valor que deve ter rondado os 90%. Hoje de manhã não tinha novos mortos e todos os camarões que restaram têm um comportamento normalissimo andando de um lado para o outro (deixaram de estar escondidos) e comendo como parece que já não o faziam há séculos!

As mortes que eu tive afectaram principalmente adultos bem vermelhos (continuo a ver pequenos com 3-4mm).

 

A rotina habitual: TPA's de 20-30% semanais.

Valores estáveis:

PH - 7.5

Nitratos - 7/8

Nitritos - 0

Amonia - 0

Fosfatos - 1

 

fertilizo com K (10ppms dia), P (1ppm dia) e Ferropol da JBL (2-3ml dia) (ferropol contém Ferro, Cobre e Magnésio).

 

O que é que fiz de diferente desde há 5-6 dias para cá (data da ultima TPA)? Introduzi os Crystal Red, podei uma eusteralis stellata e comecei a esmagar os pequenissimos caracois que abundam no aqua e a deixá-los lá (porque faço isso? para que os peixes/camarões os comam).

 

Visto a razão das mortes não poder estar nos normais parametros da água aos quais são apontadas as situações deste género (amónia, nitritos, nitratos) visto eu controlar a um ritmo praticamente diário estes parametros, levantei as seguintes hipóteses e, assumindo que a partir de hoje a situação está normal como a observação que fiz de hoje de manhã me indica:

 

- Poda da eusteralis stellata introduziu uma qualquer substancia na água que é nociva aos camarões (li algures que este fenómeno pode ocorrer com algumas plantas com a libertação da seiva na água, será que acontece com esta?).

 

- Esmagamento dos caracois liberta uma qualquer substancia na água que é nociva aos camarões

 

- Após 2 meses de fertilizações com o Ferropol, acumulou-se Cobre e/ou magnésio no aqua de tal forma que esta semana se tornou insuportavel para os camarões (não tenho testes que me permitam ver os valores destes elementos)

 

 

Alguém sabe quais são os comportamentos visiveis de intoxicação por cobre ou magnésio nos camarões?

 

Gostava de obter as opiniões a quem tem experiencia em manter camarões em plantados e que usa fertilizações para poder ver se consigo chegar a alguma conclusão. Para já, parece que seja lá o que for, uma mudança de água radical conseguiu erradicar a causa para já do aquário.

 

Obrigado!

Editado por Kualla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, Kualla!

fertilizo com K (10ppms dia), P (1ppm dia) e Ferropol da JBL (2-3ml dia) (ferropol contém Ferro, Cobre e Magnésio)
Após 2 meses de fertilizações com o Ferropol, acumulou-se Cobre e/ou magnésio no aqua de tal forma que esta semana se tornou insuportavel para os camarões (não tenho testes que me permitam ver os valores destes elementos)

sem dúvida, esta hipótese...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, Kualla!

sem dúvida, esta hipótese...

concordo com esta hipotese tambem... penso que a hipotese da seiva das plantas não seja muito real porque mantenho camarões com anubias ( a anubia é uma dessas plantas a que esta atribuido o mito) ha bastante tempo e nunca se deram mal... essa questao não será tanto na base da seiva será mais em por vezes as podas serem em demasia e depois nao haver produção de oxigenio suficiente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Não consegui perceber o tamanho do aqua,nem as concentrações do K e P,e já agora qual a dose recomendada do Ferropol que vem indicada na embalagem.

 

Com estas indicações torna-se mais fácil saber se a fertilização é excessiva para um aqua de camarões.

É que estes pequenos seres não gostam muito de altas concentrações,e deve ser isto por certo.

 

Já que manténs Camarões há pouco tempo,sabes que eles largam a pele ,e que é uma reprodução quase exacta do camarão só que em branco.Digo isto porque pode ser confundida com um camarão morto à algum tempo.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Não consegui perceber o tamanho do aqua,nem as concentrações do K e P,e já agora qual a dose recomendada do Ferropol que vem indicada na embalagem.

 

Com estas indicações torna-se mais fácil saber se a fertilização é excessiva para um aqua de camarões.

É que estes pequenos seres não gostam muito de altas concentrações,e deve ser isto por certo.

 

Já que manténs Camarões há pouco tempo,sabes que eles largam a pele ,e que é uma reprodução quase exacta do camarão só que em branco.Digo isto porque pode ser confundida com um camarão morto à algum tempo.

 

 

Olá!

 

o aqua tem +- 80l uteis. A concentração de P foi mencionada no post inicial, 1ppm . Quanto ao K, todos os dias injectava 10ppm e, poucos dias antes disto acontecer aumentei para 20ppm dia.

 

Quanto ao ferropol, a dose era a indicada na embalagem com uma unica diferença, eles diziam para ministrar tudo de uma vez logo após a TPA e eu doseava isso ao longo de cada dia (ou seja, uma percentagem do total todos os dias).

 

Sim, eu estou familiarizado com o "descascar" dos camarões, quem me dera que fosse isso...

 

Vou fazer um update do que se passou de há uma semana para cá já a seguir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço bastante as opiniões de quem participou até agora!

 

um update:

 

 

Depois de ter efectuado a TPA na passada quinta-feira, na sexta a coisa acordou normal, não houve mais mortos, os camarões deixaram de andar escondidos e comiam com vontade. Essa situação decorreu até à 2 dias atrás onde, de novo, verifiquei que começavam a apresentar os mesmos sintomas e ontem durante o dia retirei 8 mortos.

 

Desta vez não houve podas por isso não há a seiva das plantas por culpar.

Desta vez não esmaguei caracois por isso tb não posso culpar isso.

E desta vez não fiz qualquer fertilização com Ferropol por isso tb não foi daí!!

 

Os parametros da água mantém-se inalteráveis e recordo-os:

PH - 7.5

Nitratos - 7/8

Nitritos - 0

Amonia - 0

Fosfatos - 1

 

Uma coisa que me recordo de ter alterado à 2 semanas atrás e que mencionei erróneamente no post inicial é a quantidade de potássio que coloco por dia, era de 10ppms dia sim mas de há duas semanas para cá passou a ser de 20ppms por dia.

O Potássio tem alguma influência nos camarões? Toda a restante fauna se apresenta com comportamento normal, incluindo 2 cambarellus.

 

Fiz ontem novamente uma valente TPA e meia hora depois os camarões começaram de novo a apresentar um comportamento normal...não sei que mais possa ser!

 

Há dois dias comecei a fertilizar finalmente com Ferro, 5 ml dia de Flourish Iron da Seachem.

 

A penny for your thoughts?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já referiste isto,mas e CO2 o aqua tem? Se sim é de botija,caseiro?

 

E o que estava a referir era as concentrações de K,P,e N.Porque adicionares 20ppm de K não nos diz a concentração,tipo 1ml dessa solução = a quantos ml de K,caso fertilizes por ex. com Cloreto de Potassio.

 

Os camarões podem ser sensiveis aos nutrientes que damos às plantas e as tuas caso não tenham CO2 assimulam mais devagar os fertilizantes que colocas,o que pode provocar excessos no final da semana,antes da TPA.

 

Nos meus aquas de camarões sempre fertilizei com metade das doses que colocaria num plantado sem eles,mas conheço pessoas que fertilizam normalmente e nada acontece.

 

Boa sorte,espero que tudo tenha sido passageiro.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já referiste isto,mas e CO2 o aqua tem? Se sim é de botija,caseiro?

 

E o que estava a referir era as concentrações de K,P,e N.Porque adicionares 20ppm de K não nos diz a concentração,tipo 1ml dessa solução = a quantos ml de K,caso fertilizes por ex. com Cloreto de Potassio.

 

Os camarões podem ser sensiveis aos nutrientes que damos às plantas e as tuas caso não tenham CO2 assimulam mais devagar os fertilizantes que colocas,o que pode provocar excessos no final da semana,antes da TPA.

 

Nos meus aquas de camarões sempre fertilizei com metade das doses que colocaria num plantado sem eles,mas conheço pessoas que fertilizam normalmente e nada acontece.

 

Boa sorte,espero que tudo tenha sido passageiro.

 

Co2 pressurizado só há 2 dias (foi montado na noite de véspera das ultimas mortes). Trabalhou durante 3 horas e foi desligado durante a noite. No dia seguinte foi ligado e foi quando ocorreram as 8 mortes (de notar que os camarões já exibiam os sintomas que antecedem as mortes no proprio dia da montagem).

 

Antes disso o CO2 que usava era caseiro e sinceramente, pelo que observava valia tanto como não ter nada!

 

As concentrações dos fertilizantes que uso são:

K - 0,5 (uso 40ml por dia)

N - 0,5 (nunca uso)

P - 0,1 (uso entre 7 a 10ml por dia)

 

perguntas:

 

- O CO2 só por si é irrelevante para os camarões, apenas quando associado á maior velocidade de absorção dos nutrientes por parte das plantas é que se torna relevante certo?

- Usas Micros com cobre nos teus aquários de camarões? Se sim, em conjunto com CO2?

- O Ferro é tão letal para os camarões como o Cobre?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- O CO2 só por si é irrelevante para os camarões, apenas quando associado á maior velocidade de absorção dos nutrientes por parte das plantas é que se torna relevante certo?

- Usas Micros com cobre nos teus aquários de camarões? Se sim, em conjunto com CO2?

- O Ferro é tão letal para os camarões como o Cobre?

O CO2 (associado a outras coisas como a luz) faz com que as plantas assimilem de uma forma mais eficiente os nutrientes.Se não tivesses CO2 ,essa quantidade de fertilizante podia não ser tão bem assimilada e atingir concentrações perigosas.

 

Contudo o CO2 só por si,pode ser fatal para os camarões.Em excesso pode ser fatal para toda a Fauna até,mas mesmo em altas concentrações. Não deverá ser o teu caso,ainda por cima desligas de noite...Já agora notas uma mudança significativa do PH,de dia em relação à noite?

 

Sim,os Micros têm todos Cobre,e embora este seja um dos nutrientes essenciais para os Camarões se desenvolverem,em excesso é fatal.E no meu aqua de Camarões uso Micros com Cobre (1/2 da dose) e CO2.Este é garrafa caseira feita com gelatina,o que faz com que o fluxo seja mais fraco,durando muito mais tempo.Mas também neste aqua tenho só musgos,Fetos Windelov e Anubias.

 

E sim o Ferro quando em excesso também é letal.

 

O conselho que te dou é no fim de cada semana fazeres uma boa TPA,se possivel ai de uns bons 50%.Quaisquer excessos que hajam são diluidos,o que te ajuda não só na questão dos camarões,como nas algas.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de fazer tpas maiores, para eliminar o exesso de cobre, se é que é esse o problema, mas acho que sim.

a mim já me aconteceu o mesmo mas com melanoides morreram todos no mesmo dia, e alguns camarões, eu culpei o fertilizante :mad: depois levei uma descasca aqui no forum por fazer poucas tpas :D , agora sou mais atinado nas tpas não me morre nem camarões nem caracois :bad-words:

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...30-40% de água renovada a cada 8 dias não é assim muito mau...digo eu, mas se calhar tenho de aumentar a quantidade e diiminuir o periodo a que o faço.

 

De qualquer forma, se o cobre opderia ser o culpado da primeira onda de mortes, de ontem não foi com toda a certeza pois durante esta semana apenas fertilizei com macros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois não sei

 

já agora quando fazes as tpas metes agua aquecida??

se poseres agua aquecida como a aqueces?

Ainda bem que colocaste esta questão ao Kualla ,a_feijao,há já algum tempo que ando para falar sobre este assunto no fórum.

 

Eu agora no Inverno,de modo fazer tpa's de 40 a 50% semanais nos meus aquas,vou à cozinha ligo o esquentador e meto a água à temperatura que vejo ser mais amena,misturo água quente com a fria.

 

Até agora não houve problema...Será que haverá?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloco sempre água aquecida. Tenho garrafões de água de 5 litros cheios com uns 4.5litros mais ou menos entre TPAs (objectivo, evaporação do cloro). Na altura da TPA ligo o esquentador na máxima temperatura e encho o meio litro restante de cada garrafão. A água fica sensivelmente à mesma temperatura do aquário, 24 graus.

 

Recordo que os camarões que estão vivos se salvam graças à TPA que faço e não o contrário, não morrem depois da TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloco sempre água aquecida. Tenho garrafões de água de 5 litros cheios com uns 4.5litros mais ou menos entre TPAs (objectivo, evaporação do cloro). Na altura da TPA ligo o esquentador na máxima temperatura e encho o meio litro restante de cada garrafão. A água fica sensivelmente à mesma temperatura do aquário, 24 graus.

 

Recordo que os camarões que estão vivos se salvam graças à TPA que faço e não o contrário, não morrem depois da TPA.

 

 

Mais TPA's, mas em menor percentagem.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais TPA's, mas em menor percentagem.

 

eu diria as mesma TPA`s (se form mais não há problema) em maior quantidade 70 / 80%

 

 

pois aguinha do esquentador....o esquentador é feito em cobre assim como os antiinvertebrados agora se será disso ou não eu não posso dizer...

 

 

alguem que possua um teste de cobre se disponibiliza para fazer um teste a agua que tenha saido do esquentador e/ou cilindro na maxima temperatura??

 

gostava de saber o resultado até porque vejo que é pratica comum entre nós!

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais