O ciclídeo mais prolífico...


Recommended Posts

... que me passou pelas mãos. Não, não vou falar de kribs ou nigros, vou falar da minha breve experiência com os Neolamprologus splendens.

 

 

 

 

1806556_OEp4J.jpeg

 

 

 

Pode dizer-se que são uns ciclídeos pequenos, mas imponentes e extremamente elegantes, apesar da ausência de tons berrantes, o colorido é muito bonito...

 

Licitei na ultima convenção da APC um casal pertencente a um consócio e alojei-o, temporariamente, num aquário de cerca de 30 litros, areia branca, filtro de esponja e algumas pedras. Não demorou mais de um mês até surgir uma primeira postura, depois uma segunda, terceira e creio que ainda uma quarta, mais pequena. Recentemente mudei-os para uma nova casa, maior e com alguns vizinhos...

 

 

1806554_FgHJY.jpeg

 

 

... N. mutifasciatus, recentemente introduzidos, dir-se-ia, não na melhor das alturas... já que o casal já tinha uma nova postura pelo que a agressividade para com a nova vizinhança não se fez esperar.

 

 

A razão é simples... os alevins, descaradamente invadem o território dos multies nos seu pasto de infusorios e naupilos de artémia, o que origina algumas investidas ocasionais, quer de um, quer de outro membro do casal sobre as conchas... os multies sabem defender-se, contudo... a razão dos desacatos:

 

 

1806557_jaRme.jpeg

 

 

O casal numa das poucas vezes que os consegui fotografar juntos:

 

1806553_GFvD2.jpeg

 

O Funcionamento do sistema de clã, que aliás com atenção já podia ser observado na primeira fotografia...

 

1806555_T7dy3.jpeg

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
fiquei com curiosidade de saber o preço, nao podes dizer?

 

Ois... não te sei dizer, eu arrematei-os num leilão da APC já não me lembro por quanto.

 

Neste momento não tenho disponiveis para venda ou troca porque os exemplares que tenho de juvenis são para levar à Convenção que se aproxima... mas em breve devo ter mais!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais