-edem -


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Finalmente consegui montar um aquario um pouco maior, não chega a 70L, mas acho que já não está mau, fica o setup e fotos.

Setup

Data da montagem: 06/03/2008

Aquário: 62x31x36 (CxLxA) - 69 litros brutos

Filtração: Elite HUSH 10 (270l/h)

Aquecimento: 100W Sera

CO2: caseiro (receita gelatina)

Iluminação: 36W DIY - 2x18W T8 6500K (ainda na eventualidade de acrescentar uma E-27 de 18W)

Substrato: Sera Floradepot, Areão Negro Hagen, Areia Branca Wave

Hardscape: Troncos e raízes tratados em casa, rochas recolhidas na região.

 

Fauna:

(a acrescentar quando o aquário estiver estabilizado – não é a definitiva, são os que estão no 30L, e vai ter muitas alterações)

Tanichthys albonubes

Paracheirodon innesi

Chromobotia macracanthus

Xiphophorus helleri

Corydoras plateus

Glyptoperichthys gibbiceps

 

Flora:

(a fazer melhorias quando possível)

Valsernia spiralis

Anubia bateri

Egeria densa

Taxiphyllum barbieri

 

Acabadinho de montar, ainda com a pinça ali a segurar uma raiz que insiste em flutuar e cheio de "bolhinhas":

P3063902.jpg

 

Criticas, comentarios, ajudas, são todos bem vindos!

Abraços e boa aquariofilia!

Editado por João Branquinho

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 119
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

bem muito fixe :shock: .

acho que vai dar frutos mas se pusesses mais plantas á direita ficava ainda melhor, mas tu é que sabes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentarios help

 

kantiflas

 

Não gostas do branco ou da granulometria? Eu queria silica, mas fartei-me de procurar e aqui na região não encontrei, acabei por usar esta que ainda tinha sobrado do aquario anterior. A frente ainda está muito certinha, com o tempo acho que consigo molda-la de maneira a ficar mais natural.

 

diogo566

 

Tens toda a razão quanto às plantas do lado direito... ainda não la estão, porque ainda não as tenho :shock:

Provavelmente será um tapete de eleocharis.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora finalmente, cá está ele!

 

Gostei bastante! Esse monte está mesmo muito bem pensado (já agora, como se fazem esses montes? é com pedras por debaixo do areão?), e a vallis ficou mesmo bem!

 

os troncos estão bem escolhidos e a disposição parece-me bem planeada. Não podes coloca a pedra difusora atrás da vallis?

Quanto à fauna, parece-me uma óptima opção em termos de diversidade de cor e de comportamento. Mas julgo que a opção dos espadas poderia ser revista. Quanto aos neons, é uma questão de gosto pessoal, eu prefiro cardinais =)

Julgo também que umas plantas vermelhas ficariam bem no lado direito, ao fundo (bolas, que eu hoje é só bitaites :twisted:)

 

Muito bom trabalho, está bastante agradável!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem fixe!!! Simplesmente achop que essa valisneria vai-te tomar conta do aquário e transformá-lo num local sombrio.... :twisted:

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elah! Tanto comentário... :wacko:

Muito obrigado pelos comentários positivos e também pelas criticas, com elas é que se melhora!

 

NMCL

 

A minha ideia para o lado direito passa por eleocharis a cobrir toda aquela zona de tapete e disfarçar ainda mais a origem dos troncos, fazendo um pequeno matagal onde podem passear os red's. Mais no centro entraram plantas de caule, algumas delas vermelhas, mas ainda não decidi quais, mas rotala rotundifolia acho que é certa.

 

Psyfactor

 

Pois é João... demorou tanto a ser montado e ainda está longe de estar aquilo que idealizei. Era suposto conseguir aqui, um layout triangular, mas acho que ainda vão faltar muitos meses para estar perto do que imaginei.

Sim, os montes têm de levar sempre alguma pedra por baixo do areão, mas também exigiu muita martelada cheers para deixar as pedras mais ou menos lisas por baixo de maneira a assentarem. Isto não devia ser uma pedra difusora feiosa, mas sim um bonito difusor de vidro, mas o orçamento ta curto :twisted:

Olha que a fauna vai ser muito alterada... nem sei se algum destes habitantes iniciais vai ficar para quando o aquario estiver "no ponto".

As plantas vermelhas entram claro! :twisted: ficam bem em todos os plantados, neste não podia deixar de entrar.

Fico à espera de mais "bitaites" nos proximos tempos! Abraço

 

Okocha

 

Obrigado, nem imaginas as horas que eu perdi a tentar que ficassem perfeitos... e mesmo assim há ali um tronco que não está ainda muito bem. A ver se com plantas à volta e com o musgo que la pus, consigo minimizar isso...

 

indian_joe

 

As valsernias são das minhas plantas preferidas para ocupar um fundo e tapar rapidamente algum objecto (neste caso, o termostato) e sempre tive estas plantinhas em todos os meus aquarios ;)

Mas quando começar a pôr plantas de caule, acho que vou mesmo ter de ponderar a continuidade destas, ou pelo menos a substituição por valsernia "nana"...

 

AntraX

 

Já o tinha dito, como resposta ao comentário do kantiflas, que para já a areia ainda está demasiado certinha, demasiado direitinha. Como todos os aquarios com esta diferença de areão, só com o tempo é que se consegue tornar mais natural. Ver se hoje já trabalho um pouco a zona de rochas para minimizar a artificialidade... Depois, daqui a um mês ou assim, voltas a vir cá comentar ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

Venho então deixar a actualização do 3º dia, com fauna, fotos e parametros da água:

 

Fauna actual:

5x Tanichthys albonubes

2x Paracheirodon innesi

2x Chromobotia macracanthus

1x Corydoras plateus

1x Glyptoperichthys gibbiceps

 

(como já disse anteriormente estes são os antigos habitantes do meu 30L que agora apenas está com caudas-de-espada, não são definitivamente os finais, e precisam de muitos reajustes como aumentar o número de neons e dar nova casa ao plecto e cory)

 

Parametros da água:

pH = 5,5-6

NH3 = 0

NO2 = 0

NO3 = 0

 

(ainda não tenho os restantes testes)

 

Fotos já com alguma fauna:

Panoramica

P3093932.jpg

Macro de um dos bótias palhaço, que está comigo já há meio ano...

P3093926.jpg

 

Comentem, ajudem, critiquem!

Cumprimentos

Diogo Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala aew Diogo!!Nova montagem né , o hardscape esta bom, mas a seleção das plantas vai te dar dor de cabeça , pois qd a valisneria enraizar e começar a se espalhar vai estragar a sua intenção de layout triangular, alem de ser uma planta muito grande pra esse aqua e se resolver tirar ela depois de muito tempo ter problema com o substrato fertil levantado.Das plantas q tens ai so da pra aproveitar bem pra o layout que vc quer os musgos e a anubia de resto eu tirava e colocava hemianthus micranthemoides e a cuba , rotala rotundifolia , blyxa , eleocharis parvula e umas criptocorines parva.Acho que vc devia pegar essa galhada e tacar musgo nela , pois destoa dos outros troncos.Qt a areia brance nem se preocupe q ela com o tempo vai ficar mais natural , mais amarelada.Coloq um musgo nos seixos q ajuda o layout a ficar mais natural..Mas a coisa q vc tem q se preocupar mesmo é esse Glyptoperichthys gibbiceps que é muito grande e pode te causar a perda de algumas plantas, alem de bagunçar todo o aqua.Gostei do desnivel do areão branco , ficou interessante.Boa iniciativa.

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala aew Diogo!!Nova montagem né , o hardscape esta bom, mas a seleção das plantas vai te dar dor de cabeça , pois qd a valisneria enraizar e começar a se espalhar vai estragar a sua intenção de layout triangular, alem de ser uma planta muito grande pra esse aqua e se resolver tirar ela depois de muito tempo ter problema com o substrato fertil levantado.Das plantas q tens ai so da pra aproveitar bem pra o layout que vc quer os musgos e a anubia de resto eu tirava e colocava hemianthus micranthemoides e a cuba , rotala rotundifolia , blyxa , eleocharis parvula e umas criptocorines parva.Acho que vc devia pegar essa galhada e tacar musgo nela , pois destoa dos outros troncos.Qt a areia brance nem se preocupe q ela com o tempo vai ficar mais natural , mais amarelada.Coloq um musgo nos seixos q ajuda o layout a ficar mais natural..Mas a coisa q vc tem q se preocupar mesmo é esse Glyptoperichthys gibbiceps que é muito grande e pode te causar a perda de algumas plantas, alem de bagunçar todo o aqua.Gostei do desnivel do areão branco , ficou interessante.Boa iniciativa.

Abraços!

 

Alo Maximus!

Montagem nova pois claro... a aquariofilia é um vicio! :bad-words:

Não se preocupe com as plantas que estão agora, só vão ficar até eu conseguir colocar as outras que pretendo. E que por acaso são muito parecidas com as que me sugeriu:

- tapete de eleocharis, talvez na zona mais junto das rochas leve essa dita "cuba", mas ainda estou a estudar isso;

- em posições estrategicas, varios pés de blyxa e algumas cryptocorynes, mas ainda não sei que variedades;

- atrás das pedras grandes, rotala rotundifolia, talvez eustelaris ou outra planta para o ponto focal!

 

O meu plecto destroi algumas coisas sim, mas também é o meu seguro contra algas de todo o tipo. Desde que tenho este bichinho nunca mais vi uma alga num aquario meu. Talvez crie um aquario só para ele, tal é a minha afeição ao bicho. ;)

 

Obrigado pelos seus sempre uteis comentarios! Abraço!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oláa Diogo.

 

Quanto ao hardscape nada a dizer.

PAra a flora eu punha nas laterais da pedras Echinodorus tenellus, onde está a anubia punha Cryptocoryne undulata e para trás da pedras punha Rotala wallichii e talvez também Hemianthus micranthemoides.

 

Continua a actualizar.

 

 

 

Abraços,

RS

Editado por sombra14

Imagem na Assinatura com tamanho superior ao permitido. Ass. HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades de hoje... mais fauna e mais flora!

 

Fauna actual:

8x Xiphophorus helleri (dos quais 5 ainda alevins)

5x Tanichthys albonubes

2x Paracheirodon innesi

2x Chromobotia macracanthus

1x Corydoras plateus

1x Glyptoperichthys gibbiceps

 

Novidades de flora:

Blyxa japonica

Hydrocotyle verticillata

Eleocharis

 

... e fotos:

 

Panoramica

P3123940.jpg

Raizes

P3123948.jpg

Tentativa de macro de Hydrocotyle verticillata com a rocha maior e blyxa como fundo

P3123952.jpg

 

Mais coisas a dizer:

 

Fica(m) a faltar a(s) planta(s) de caule com tons vermelhos e o substituto para as vallis demasiado grandes.

O pH já está a 6-6,5, sendo que eu gostava que ele estabilizasse nos 6,4-6,8. Os espadas nasceram mais ou menos com este pH... em principio estão habituados e continuam a reproduzir-se, por isso julgo que estão ok.

Ainda sobre os espadas, foram eles os responsaveis pelo subito desaparecimento de todas as algas pretas que tinha agarradas ao musgo! Recomendo espadas esfomeados a quem tiver filamentosas!

 

Respostas:

 

sombra14

 

Obrigado pelo comentario, Ricardo! As minhas ideias andam proximas disso, portanto vou anotar as tuas sugestões e depois comparar na altura de colocar novas plantas. A tenellus já foi substituida por eleocharis, que acho que fica mais aquilo que pretendia!

 

Cumprimentos aquariofilicos

Diogo Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Com as alterações que fizeste, ficou muito mais agradável. Ficam a faltar as plantas altas para formar parede no fundo (tens vários tipos de rotalas que servem perfeitamente), mas o interessante disto é ir acompanhando a evolução e fazendo as alterações gradualmente, conforme o aqua vai maturando.

 

Quanto à areia, acho que o problema é ser demasiado brilhante. Será reflexo nas fotos ou é mesmo assim? Mesmo que seja brilhante, com o passar do tempo ela vai ficar mais baça e, na minha opinião, vai tornar-se mais agradável.

 

Continua. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei das alterações, mas penso que ganharias mais se conseguisses substituir os ramos que tens na vertical por outros da mesma nação que os que entram pela areia. É que como está, penso que há uma certa descontinuidade. Em relação às substitutas da valisnérias, com a iluminação que tens, não te poderás aventurar muito com moitas e plantas vermelhas. Se nao quiseres alterar a calha, podes optar por uma crypto wendtii brown com uma valisneria nana por trás (cresce tanto como a gigantea, mas as folhas são mais finas).

 

Para moitas e plantas vermelhas, pela minha experiência, vais precisar de pelo menos 70W de luz

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Gosto do aspecto geral do teu aquário.

Está simples e bonito. Não aprecio muito a areia clara, mas são gostos e como já alguém disse antes, com o passar do tempo vai escurecer e parecer mais natural.

 

Só coloco uma questão:

 

Pude ver pelas fotos que tens 2 bótias palhaço.

Para já tudo bem pq são pequenas.

 

Mas daqui a um ano ou dois... serão grandes para o aquário e vão desenterrar.te as plantas com todo o gosto em busca de esconderijo.

Bem sei que são de cardume mas crescem bastante.

 

De resto, muito bem e espero que vingue banana rock

 

Abraço

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pessoalmente não gosto da Egeria nem da Hydrocotile nem da valisneria (acho que é assim que se escreve, não me apeteceu ir ver :puppydogeyes:)

Se fosse eu, colocaria mais substracto na rectaguarda fazendo um declive e trás para a frente claro, e da equerda para a direita (isto para quem está de frente para o aqua) depois onde está a valisneria colocaria uma valisneria twister ou uma nada, depois onde está a egeria uma rotala wallichi ou uma ludwigia arcuata, depois a blyxa deixava estar, mas onde está a elecharis e em toda essa zona à direita da blyxa enchia de Lileaopsis Mauritiana (esta planta é maravilhos, e é da tropica, podes encontrá-la na Naturline, se não tiverem é uma questão de pedires e na quarta feira seguinte ela está lá.

 

Se fizesses isso o teu aqua ganharia muito mais, à partida so com os declives no substracto e depois com uma flora mais particular.. :)

 

Pensa nisso vai á tropica ver as imagens das plantas que te falei.

 

Abraço

 

RR

aquaplanting333.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Antes de mais felicitar-te pelo agradavel resultado desse layout. Foste bastante feliz. Parabens!

 

A escolha das plantas tambem me agrada bastante. Ah! A Hydrocotyle verticillata, saudades. É uma planta, para mim, usada em certas circunstancias, com um 'appeal' muito forte...

 

Acho que eventualmente e na minha humilde opinião, poderia resultar melhor uma planta mais rasteira, tipo cuba, em vez da Eleocharis, naquela zona. Uma vez que realçaria melhor as raizes que tão bem dispostas estão. Por outro lado criariam um contraste mais interessante com a blyxa do que a Eleocharis alguma vez criará.

 

 

Continua o bom trabalho

 

 

Abraço

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OBRIGADO a todos os elogios, comentarios, observações e importantes criticas construtivas!

 

sombra14

Boa dica Ricardo, já estive a tratar disso, espero que incentive o crescimento dela! Estou ansioso por ver um tapete compacto :-D

 

Jorge Goncalves

Agora depois do teu comentario é que estive a pôr o "tico" e o "teco" a funcionar, e conclui que o pessoal não está a gostar da areia mesmo por causa de nas fotos estar tão brilhante! Ela ao vivo é muito menos brilhante!! Culpa acho que é mesmo da minha fraquita maquina digital com 4 anos, mas que vai tirando ainda duas ou três fotos bonitas. ;)

 

Como dizes, tem graça é ir vendo a evolução do aquario, e eu estou a adorar levar esta montagem com calma, adicionando novas plantas aos poucos, moldando o layout segundo a ideia que me surgiu na cabeça e melhorando um ou outro ponto...

 

Joaoavo

Bem, quando montei o aquario, tive serias duvidas em manter este tronco na montagem... ele efectivamente não condiz com os restantes, é demasiado recto e ascendente, mas acabei por decidir coloca-lo porque achava que o layout ficava demasiado baixo se não incluisse este tronco, e porque não tinha mais troncos para colocar, e não ia retirar nenhum do lado direito para colocar ali. Acabou por ficar assim, mas vou procurar soluções para resolver esse problema, seja por mais troncos, substituição deste ou uso da plantas para ajudar a disfarçar a diferença.

 

Eu sei das limitações da minha iluminação, mas tenho esperança que umas Rotala rotundifolia ainda dêm uns ares de vermelho. A sugestão da crypto é boa, agrada-me. Aliás já tinha andado a namorar estas meninas. Pode ser que em breve entre uma no aquario :-D

 

commendatore

Bem, a maior tem 7 cm e a outra tem 4 cm... são pequeninas e como tal não causam grandes estragos, excepto misturar um pouco os areões de vez em quando, mas isso até ajuda ao ar natural! Fiz umas contas e pelo que conclui elas crescem sempre menos de 3 cm por ano, por isso ainda vão demorar até me darem desgostos. E como é o meu peixe preferido, não podia faltar no aquario! :-D

 

ricardobrosa

Bem, eu também não gostava de Hydrocotile verticalia até a ver dentro de água... é que ela é exactamente a planta que eu precisava para colocar ali entre os ramos do tronco ascendente. Quanto às elodeas e valsernias, são plantas de recurso, era o que tinha em casa quando montei o aquario e com a evolução vão acabar por sair!

Quanto à Lileaopsis Mauritiana podes-me dar links concretos para eu ver fotos da planta? Uma pesquisa no nosso amigo Google, deu-me como resultados uma planta muito semelhante à Eleocharis! Porque a consideras assim maravilhosa? Estou curioso...

 

nicko

Também pus essa hipotese de plantar talvez 'cuba', mas creio que para obter o layout que eu pretendo é essencial ter pelo menos a parte direita coberta de "relvinha", sendo que as Blyxas são exactamente para sobresairem no meio do "relvado"...

Talvez coloque um pouco de uma dessas plantas na zona logo junto às rochas, para criar uma zona de transição entre a areia e o relvado. E se fosse Riccia a dita planta?

 

Continuem a comentar! bigsmile

(Também podem acompanhar a evolução no blog do aquario clicando no link da minha assinatura)

Com a vossa ajuda posso tornar este aquario cada vez mais bonito! :rainbowafro:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.