Ovos de N. Natalensis?


Jaimepn

Recommended Posts

Boas,

 

É o seguinte, eu à cerca de 1 semana adquiri um Neritina Natalensis. Ele era o maior la da loja, o que me leva a pensar que é femea, segundo o topico do André Silvestre à cerca deste magnífico caracol.

 

De à uns dias para cá tenho vindo a reparar que vao aparecendo ovos muito parecidos com os de Neritina.

A fauna é:

2x platty

1x molly preta

3x tetra pinguim

1x neon

2x nariz de bebado

1x corydora

1x pleco

3x caridina japonica

1x neritina natalensis

 

Tenho duvidas se sera de Neritina Natalensis ou de corydora albina. Porque morreu-me uma cory albina a uns 6 dias.

Aqui vao umas imagens para ajudar.

 

No filtro:

 

img001pc5.th.jpg

 

No termoestato:

 

img000pe0.th.jpg

 

O Neritina Natalensis:

 

img015ho6.th.jpg

 

Cumprimentos

 

Jaime

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SE forem brancos e espalhados, quase de certeza que são da neritina.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SE forem brancos e espalhados, quase de certeza que são da neritina.

 

Sim, já encontrei em sitios diferentes: filtro, termoestato, silicone do vidro e uma pedra.

 

Obrigado pela ajuda... Já agora quanto tempo demoram os ovos a eclodir? O que fazer com os pequenos?

 

Mais ajudas?

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já encontrei em sitios diferentes: filtro, termoestato, silicone do vidro e uma pedra.

 

Obrigado pela ajuda... Já agora quanto tempo demoram os ovos a eclodir? O que fazer com os pequenos?

 

Mais ajudas?

 

não eclodem, parece que precisam de água salobra. Se os reproduzisses passavas logo a ter muita atenção aqui pelo forum :)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não eclodem, parece que precisam de água salobra. Se os reproduzisses passavas logo a ter muita atenção aqui pelo forum :popcorn:

 

Qual a quantidade sal/litros?

 

Agora fiquei com vontade de os tentar reproduzir...

 

Vou tentar reproduzi-los num nano.

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a quantidade sal/litros?

 

Agora fiquei com vontade de os tentar reproduzir...

 

Vou tentar reproduzi-los num nano.

 

 

Se o pessoal soubesse, já tinha feito. Mas tenho ideia que os pais morrem em água salobra. Não tenho certeza, ACHO. Assim que houver ovos, vais aumentando a salinidade. Mas procra no google. Se calhar já alguem fez...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Não deve ser lá muito fácil, pelo menos ainda não vi nada disso no fórum.

 

Boas Pessoal,

 

Também tenho o aquario minado de ovos do dito caracol.

Tb pensei que fosse das cory, pois , sempre li que era complicado reproduzir as Natalensis.

 

No entanto e para meu espanto, ja tenho 3 Natalensis pequenas a passear no aquario, neste momento, ja tem a casca praticamente formada e já se vê os dentitos no vidro a papar algas banana rock

 

Agora o meu problema é que tenho outras centenas de ovos colados nas pedras ( xisto).

 

alguns dados:

Aquario: 120l

plantado

4 molly ( já tenho uns 10 alvins a nadar junto com os outros)

4 plati ( ontem nasceram uns quantos - escondidos nas plantas)

2 gupies( morreu a femea depois de dar à luz) - mais uns 10 alvins a nadar junto com os outros

7 neon ( só faltam estes darem à luz numa noite de trovoada :laugh: )

5 neon chineses

6 cory jullie

4 daneos zebra dourados

 

Estou nisto à um mês e qualquer dia tenho que encher a banheira com agua :D, aquilo parece a "residencial estrelinha".... e não tenho maternidade nenhuma..

 

Resumindo o que faço aos ovos que estão nas pedras!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha acho que deverias tentar reproduzir

 

Colocas agua do aquario num outro aqua e para ser agua salobra ou salina colocas mesmo sal (nao coloques muito mas pa cada 10 litros talves 2 colheres de açucar)

 

Nunca experimentei nem neritinas tenho mas se tivesse era isso que faria

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, primeiro que tudo, os ovos eclodem em agua doce sem problemas, mas nao adianta o pessoal se estar a chatiar se nao tiver ovos fertilizados

 

e como sabemos que os ovos andam a ser fertilizados?

entao é assim, os ovos têm um aspecto de mini panqueca colada em tudo quanto é lado, mas quando passamos a ver que os ovos agora sao em forma de "O" , ou seja que tudo o que tinha dentro desapareceu e que apenas se vê o rebordo externo do ovo formando o tal "O" entao significa que eclodiram

 

esses que eclodiram ja se perderam, as larvas sao minusculas mesmo, mais pequenas que os cyclops (o que chamam de pulgas de agua) e uma acaba por nao ser visivel a olho nu

 

depois de sabermos que tempos ovos fertilizados o que fazer?

coloca-se dentro do aqua pequenas porcoes de ceramicas ou outros objectos que sejam falcilmente retiraveis sem que se sacrifique o layout do aquario, isto serve para que os niritinas façam as proximas posturas

 

depois de aparecerem bastantes ovos nesses objecto, basta retiralos para recipientes com agua do aquario a boiar para manter a temp e esperar que as pequenas larvas ecludam, sempre fazendo tpa´s pequenas mas diarias

 

quando nascem e como saber se nasceram?

como nem todos os ovos foram colocados no mesmo dia, nem todos nascerao no mesmo dia, mas de dias a dias vai-se apontando com uma lamterna para a supreficie dorecipiente com as luzes da casa apagadas que ´partida as larvas irao aglomarar-se em direcção da luz, como sao muitas vêm-se perfeitamente

 

ora, ja nasceram, mas nadam e tudo e nao se parecem com caracois, isto porque ainda esto no estado larval e necessitam passar pela primeira de varias metamorfoses e é aqui que se começa a adicionar o sal marinho ate ter a densidade de agua salobra

 

nesta fase as larvas devem ser passadas para um aquario um pouco maior para que os parametros sejam mais estveis quando da adição do sal

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto e para meu espanto, ja tenho 3 Natalensis pequenas a passear no aquario, neste momento, ja tem a casca praticamente formada e já se vê os dentitos no vidro a papar algas :(

 

 

tens como provar isto? é que nunca ouvi falar de reproduçao em agua doce na sua totalidade, ainda por cima as probres larvas ganharam a batalha aos seus predadores e ao filtro....

 

se puderes mete umas fotos dos adultos e das crias sff

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...