Ajuda urgente!


AnaGradim

Recommended Posts

Boa noite,

 

Iniciei-me na passada quinta-feira (28 de Fevereiro) na aquariofilia. Como inexperiente que sou sei que cometi muitos erros...

Eu preciso mesmo de ajuda, estou desesperada com o meu aquário.

 

Vou colocar aqui todos os passos que fiz, para que me possam aconselhar. O aquário tem 20l.

 

Dia 28:

- Compra do aquario

- Lavagem de tudo lá dentro.

- Colocação de água

- Ligar tudo (filtro, termostato e oxigénio)

- Colocar produto "AquaSafe" da Tetra, para tratamento da água da torneira.

 

Dia 29:

- 2 Espadas (macho e femea)

- 2 Platys (macho e femea)

- 1 limpa-fundos

- 1 limpa-vidros

- 1 planta

 

Dia 1:

- A femea Platy, que andava muito parada desde que chegou, começa a ficar ainda mais quieta e escondida...

 

Dia 2:

- Espada macho aparece de manha com um ponto branco no inicio da cauda, e ao fim da noite perde-a por completo.

- Platy femea morre...

 

Dia 3:

- Espada femea começa a ficar com pontos brancos nas barbatanas, ficando com elas "ratadas".

- Comprei o produto que me aconselharam na loja, "Contralck" da Tetra também.

 

Dia 4:

-Limpa-vidros aparece morto...

 

Dia 5 (hoje):

- TPA de 1/4 da água do aquário.

- Produto "AquaSafe" novamente.

 

Depois deste último tratamento constatei que o meu Filtro tem carvão. Logo os medicamentos não funcionam... Estou certa?

Então retirei o filtro, de modo a os produtos poderem actuar.

 

Estou completamente perdida, eu sei que errei e bastante logo no inicio, eu sei...

 

Aguardo ajuda! :smilecolros::Fade-color:crazyeyes:

 

Obrigado e peço desculpa pela maçada...

 

Ana Gradim

Editado por AnaGradim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º erro, colocar tantos peixes sem o aquário ciclado, logo no primeiro dia!

o teu aquário é de que tamanho?

quais os parâmetros da tua água?

como é que introduziste os peixes no aquário?

Sim, o carvão activado no filtro não é lá muito boa ideia quando estás a usar medicamentos...

lavaste o aquário com o quê? usaste detergente?

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes o aqua sem peixes durante 2 semanas com o filtro a rodar e poes comida de 2 em 2 dias mito pouca!!

PAssado duas semanas fazes os twestes e vez se o aqua esta apto para levar umas ampularias,corys ou cae´s (equipe de limpexa)

Depois nao podes por tanta faun anum aqua desse tamanho!

 

CUmps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto que fiz esse erro, como posso agora recuperar?

 

O aquario tem 20litros.

Quanto á forma como os coloquei no aquario foi deixando o saco mergulhado na agua durante uns minutos e depois com a rede po-los la dentro.

Quanto á forma como lavei não, não usei detergentes nenhuns, apenas agua da torneira.

 

Até podia fazer isso de deixar o ciclo a fazer-se durante 2 semanas mas e o que faria com os peixes?

 

Ps: como desliguei o filtro depois de ter colocado os medicamentos, devo coloca-los outra vez ou não é necessário?

 

Obrigado,

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os peixes era melhor devolve-los ou arranjar-lhes uma casa provisória. 20l não é muita coisa, porque não tentas investir em algo maior? Porque com essa litragem poucos peixes podes ter...

 

Não deves mergulhar o saco completamente, deve ficar a boiar e vais adicionando água do aquário e passado 45 minutos tiras.

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já deu para ver que reconheceste ter feito alguns erros (normais em principiantes).

 

Já sabes que nesse aquário tens muito pouco espaço de manobra em relação a espécies e quantidade de peixes.

 

Deves fazer o ciclo, ou devolves os peixes que tens e fazes o ciclo ou se não tiveres a quem dar/devolver fazes o ciclo com eles.

 

Disseste que retiraste o filtro???? foi o filtro ou o carvão? O carvão é para retirar restos de medicamentos, mas o filtro é para estar sempre a funcionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pela atenção de todos.

Não vejo maneira de poder devolver os peixes, nem conhecço ninguem com aquário... É possivel fzer o ciclo com os 4 peixes que tenho? Agradecia que me dessem uma ajuda nesse sentido por favor.

 

O que eu retirei foi o sitio onde o carvão está. Penso que a essa "esponja" se chama mesmo de filtro, certo?

 

Obrigado e peço desculpa pela ingorancia neste caso :D

 

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Existem produtos com bactérias vivas nitrificantes, que já mencionei no seu outro tópico àcerca da doença do espada. Uma vez que não fez o ciclo com produtos próprios, nem com comida ao longo de vários dias, e uma vez que não tem onde deixar os peixes, então terá mesmo que deitar bactérias de frasco para fazer o ciclo do aquário.

 

Repito o que já disse no outro tópico, parece-me quase de certeza uma infecção bacteriana. Os peixes terão ficado fragilizados por um pico de amónia após a sua entrada no aquário pois este não tinha sido ciclado, ou seja, não tinha bactérias. Os 2 medicamentos que usou não surtem efeito nesses casos. Também lhe aconselhei uma TPA de 50% e não de 25%, já que insistia em misturar os 2 medicamentos.

 

Também repito que um bactericida como os 2 que lhe foram indicados nesse tópico causam alguns danos nessas bactérias. Sendo assim, caso opte por usar um bactericida como o JBL Ektol Fluid ou o Sera Bactopur introduza as bactérias apenas a seguir ao tratamento.

 

O filtro tem mesmo de ter uma esponja para fazer a filtragem biológica e mecânica (retenção de partículas). O carvão activo são umas pedras pretas pequenas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens hipótese de devolver os peixes tens que tentar mantê-los vivos mas não é fácil, tenta fazer TPA´S diárias de modo a que os niveis não subam muito, o ideal é o aquário estar a funcionar duas semanas pelo menos sem peixes, para ciclar!

 

Além de que esse aquário é muito pequeno e não vais poder ter muitos peixes nele senão irás estar sempre a ter problemas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pela atenção de todos.

Não vejo maneira de poder devolver os peixes, nem conhecço ninguem com aquário... É possivel fzer o ciclo com os 4 peixes que tenho? Agradecia que me dessem uma ajuda nesse sentido por favor.

 

O que eu retirei foi o sitio onde o carvão está. Penso que a essa "esponja" se chama mesmo de filtro, certo?

 

Obrigado e peço desculpa pela ingorancia neste caso :wacko:

 

Ana Gradim

 

Nesse aspecto do filtro e afins, podes sempre tentar meter fotos, para se ver o que é. em relação aos peixes, concerteza que se meteres no procura quem te fique com os peixes uns dias, encontras depressa.

 

O problema foi simples: meteste tudo muito rápido. Lê os inamoviveis do primeiros passos na aquarioflia de água doce e não desesperes. É preciso é calma.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Ainda não coloquei a "esponja" dentro do aparelho, isto é, o filtro propriamente dito.

A água no entanto hoje apresenta-se mais limpida e a espada com melhor aspecto!

 

A minha dúvida é se já posso colocar novamente o filtro, ou o medicamento que pus na segunda-feira ainda pode estar a fazer efeito??

 

 

Obrigado,

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Ainda não coloquei a "esponja" dentro do aparelho, isto é, o filtro propriamente dito.

A água no entanto hoje apresenta-se mais limpida e a espada com melhor aspecto!

 

A minha dúvida é se já posso colocar novamente o filtro, ou o medicamento que pus na segunda-feira ainda pode estar a fazer efeito??

Obrigado,

Ana Gradim

 

Faz uma TPA de 50% e põe carvão activado, os medicamentos deaparecem num dia.

Depois tira o carvão e põe culturas de bacterias rapidamente e em força.

Esse filtro não dá para pôr umas cerâmicas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu amigo!!!

 

TPA DE 50 %'''?????? NUNCA!!

 

deixa estar como esta e continua a fazer o que mandaram. Poe o filtro com o carvao activado e passado 2 dias tira e vai metendo bacterias!! nitrivec !!

Ah e se possivel aumenta o n de oras de luz! As bacterias reproduzem-se de dia! E já agora poes comida de quanto em quanto tempo??

 

Devias por de em 3 dias e pouquinhas!

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Fiz o TPA e deixei o filtro fora durante 3 dias. Hoje fui á loja e comprei uma lã de vidro para colocar dentro do filtro, de modo a não ter carvão activado.

 

Os peixes estão com melhor aspecto, a espada já tem muito pouco branco na barbatana. A água também se apresenta mais limpida e limpa.

Acham que devo no entanto colocar as bactérias necessárias?

 

 

Obrigado,

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem as bactérias existe inúmeros problemas.Para as tpa's tenta ter ai 1 garrafão de 5L cheio sem a tampa e passado 24h está pronto para a TPA sempre é bem melhor que meteres químicos no aqua,poupas em químicos e os peixes agradecem :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É pena os químicos cloramina e metais pesados (ambos tóxicos) não desaparecerem por evaporação da água da torneira, por muito que se deixe a "descansar".

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Ana, eu sou de Lisboa mais propriamente das Olaias e tenho um aquário que serve de maternidade que vai ficar vazio amanha (sábado), se quiseres posso tomar conta dos teus peixes enquanto precisares.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente, depois de um periodo de tratamento deve-se fazer uma mudança de água de 30 a 50% (50 nos casos em que houve um maior periodo de tratamento).

 

Abx

 

Obrigada, tava a ver que eu é que era tola.

 

Eu recomendei 50% porqu ela usou 2 produtos de tratamento ao mesmo tempo. :drinking:

 

Eu só costumo mandar bitaites de coisas que já experimentei ou li em locais fidedignos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que o meu aqua já está melhorzinho! ::D:

Andam todos felizes e a comer bem...

 

Até acho que tenho uma grávida ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

 

Vou tratar de comprar as tais bactérias.

Quanto ao TPA estou na dúvida... Faço de 50% ou não?

 

 

Ps: Obrigado AlexMontenegro, mas penso que já não será necessário, mas muito obrigado pela simpatia para comigo e para com os meus peixinhos ;)

 

 

Obrigado,

Ana Gadim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que o meu aqua já está melhorzinho!

Andam todos felizes e a comer bem...

 

Até acho que tenho uma grávida

 

Vou tratar de comprar as tais bactérias.

Quanto ao TPA estou na dúvida... Faço de 50% ou não?

 

 

Ps: Obrigado AlexMontenegro, mas penso que já não será necessário, mas muito obrigado pela simpatia para comigo e para com os meus peixinhos

 

 

Obrigado,

Ana Gadim

 

Como o teu aquário ainda está no inicio, é melhor uma tpa de cerca de 40%, e carvão no filtro.

Boa Sorte!

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o teu aquário ainda está no inicio, é melhor uma tpa de cerca de 40%, e carvão no filtro.

Boa Sorte!

 

Abx

Boas

ò aqua t!!!!!!!!!!! TPA DE 40% NUM AQUA COM ESTA LITRAGEM???

sinceramente vai fazendo tpa´s de 15 % de 2 em 2 dias para as bacterias que ja tens nao irem todas a vida!!

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

ò aqua t!!!!!!!!!!! TPA DE 40% NUM AQUA COM ESTA LITRAGEM???

sinceramente vai fazendo tpa´s de 15 % de 2 em 2 dias para as bacterias que ja tens nao irem todas a vida!!

 

Cumps

 

Os surf3r tpa de 40 % num aquário dessa litragem!!!???? Porque nâo????? Não te esqueças que é quarenta por cento da litragem, não 40 litros! Se ela quiser pode fazer apenas de 30%, mas apos um tratmento (independentemente da litragem) deves fazer uma tpa de 30 a 50% da litragem do aquário!!!!!

Por mudar a água as bactérias essenciais nao vão à vida!! Elas fixam-se no areão e nas esponjas. Essas são as bacterias são as princpais!

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá mas vocês estão a embaralhar mais que a ajudar. Se eu tivesse dúvidas, continuaria com elas.

Se os peixes estão a estabilizar é porque mal ou bem já há bactérias, logo é manter o aqua a andar como está e fazer tpa's regulares de 15 a 20%(pelo que li já lá vai uma semana). Não acresentar mais peixes. Esperar, esperar, esperar, alguém disse que a aquariofilia é um 'trabalho' de paciência (muiiiita).

barbatana_userbar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.