Como combater o desânimo?


Icurto

Recommended Posts

Boas,

 

Eu tenho este hobby há pouco tempo.

Ofereceram-me um aquário e eu cometi muitos erros ao início, que depois, com a informação e com o muito que aprendi neste fórum, fui corrigindo e agora tenho todos os cuidados que posso e sei com os meus 4 aquários.

 

No entanto, apesar de os adorar, e de cada vez querer aprender mais, confesso que às vezes me dá um desânimo, uma vontade de desistir...

 

Está sempre alguma coisa má a acontecer!!!!

Ou são algas, ou é uma praga de caracóis, ou é o ph a descer estupidamente e a matar-me os guppys, ou são as plantas a morrer porque não têm luz, ou é um peixe que embirra com outro e desata à dentada :crazyeyes:

 

Já não sei o que fazer.

Eu não posso perder mais tempo com os aquários do que o que faço agora (que não é pouco)...

Tenho tantos cuidados e tantos desgostos...

 

Ou arranjo algo com mais fácil manutenção, ou desisto.

Já passaram por fases destas?

 

O que fizeram para não deixar morrer o gosto pela aquarofilia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho este hobby há pouco tempo.

Ofereceram-me um aquário e eu cometi muitos erros ao início, que depois, com a informação e com o muito que aprendi neste fórum, fui corrigindo e agora tenho todos os cuidados que posso e sei com os meus 4 aquários.

 

No entanto, apesar de os adorar, e de cada vez querer aprender mais, confesso que às vezes me dá um desânimo, uma vontade de desistir...

 

Está sempre alguma coisa má a acontecer!!!!

Ou são algas, ou é uma praga de caracóis, ou é o ph a descer estupidamente e a matar-me os guppys, ou são as plantas a morrer porque não têm luz, ou é um peixe que embirra com outro e desata à dentada :crazyeyes:

 

Já não sei o que fazer.

Eu não posso perder mais tempo com os aquários do que o que faço agora (que não é pouco)...

Tenho tantos cuidados e tantos desgostos...

 

Ou arranjo algo com mais fácil manutenção, ou desisto.

Já passaram por fases destas?

 

O que fizeram para não deixar morrer o gosto pela aquarofilia?

 

Eu já tive essa senssação e já tive um acesso de raiva e chouro, a minha sorte é que a minha mãe está sempre do meu lado e disse-me " Tui na vida temos altos e baixos e por vezes tão baixos que queremos desistir, mas temos que lutar para vencer, nunca desistas de um sonho ou gosto porque mais tarde ou mais cedo vais ser bem sucedido." E realmente é verdade e este conselho que te dou. Força não desista sempre em frente é que é o caminho.

 

Boas Artur.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém está predestinado a ser melhor aquariofilista que alguém,todos podemos ser bons,basta gostar e ter experiência que se ganha com o tempo.

E ao longo desse tempo os erros são a base sólida do sucesso,desde que aprendamos com eles e não os repitamos,tornamo-nos cada vez mais fortes,cada vez com menos erros...para errar.

 

Nos meus aquas plantados passo por fases naturais em que as algas tentam ganhar o seu espaço,e quando consigo vencer as algas castanhas,aparecem de seguida as verdes,mas sei que se vencer as verdes equilibro o aqua e é isso que me impulsiona para não desistir.

 

Se não amas verdadeirmente a aquariofilia, não se chamaria desistir,antes procurar a tua verdadeira paixão.Mas se realmente tudo o que envolve a aquariofilia mexe contigo,se gostas realmente não desistas,senão ias apontar a ti próprio essa fraqueza no futuro...e irias recomeçar quanto antes.

 

Luta contra a quimica da água,lê muito,aprende estratégias,noções.E serás bem sucedido. :crazyeyes:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comecei nisto há 2.5 meses e tenho apenas um pequeno aquário de 80litros. Começou porque queria oferecer um peixinho dourado num globo à minha filha no Natal passado e tinha um orçamento de uns 70-100 euros para esse efeito...pois é...2.5 meses depois..em vez de globo tenho um de 80litros uteis, em vez de peixinho dourado tenho bastante mais que isso, invertebrados, um plantado hi-tech com fertilizações diárias em separado, injecção de CO2 e mais o diabo a 7...nestes 2.5 meses cometi erros atrás de erros que afectaram muito mais a saúde da carteira do que a saúde dos seus habitantes...mas continuo a cometê-los...ainda há 4 dias matei 3 caridinas japónicas porque cometi a travadinha de não lhes fazer aclimatação...depois de já ter feito mais de uma dezena de aclimatações a cada habitante que entrou no áqua..

Penso que não existe uma unica pessoa que esteja de alma neste hobby que mesmo após incontáveis horas de leitura, conversas com pessoas mais experientes e de muitos testes não continue a cometer deslizes e que fique desanimado com isso.

No meu caso? Eu vou buscar força ao facto de, até agora, os pequenos sucessos serem mais do que os poucos fracassos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu já tive de refazer o meu aquário tipo umas 3 vezes para agora parecer estar a acertar. Mas é ir aos poucos e a aprender e refazer e tudo naturalmente.

 

No inicio queria um aquário porque sempre adorei peixes. Depois comecei a ler e quis um plantado, toca a refazer e substrato e tal e mais uma vez voltei a errar porque mandei-me para um mau substrato que acabou em lama.

 

Agora voltei e quero só um aquário com plantas qb para os peixes e camarões e estou a planear já para um aquário maior onde me possa aventurar em algo mais complexo.

 

Mas se há coisa que tenho aprendido aqui no fórum é.... planear à distância. Eu estou a começar a planear agora lá para Outubro ter a coisa a rolar. Por isso não é uma questão de desistir ou perder o animo, antes de mais é preciso ganhar paciência.

 

Para tudo na vida temos de passar uma fase de aprendizagem e como disse o zogli tentativa e erro para se ir aprendendo.

 

 

Olha, se ainda não consegues estabilizar um aquário para o ter a funcionar em pleno acho que não deverias já ter 4. E se te concentrares num até ele estar a funcionar bem e já estar a dominar mais antes de te lançares nos outros?

Editado por JoaoRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar há quem leve a aquariofilia demasiado a sério. Há vida para além disto. Peixinhos num aquário fixe e tal. Agora ter acessos de raiva e chorar por isso já me parece um bocado demais. Também já tive imensos problemas com o meu aquário, não sou nenhum pró e devo ser dos que menos sabe sobre o assunto neste forum. Mas não foi pelos problemas que tive que desisti e neste momento estou bem contente com o que consegui alcançar. Se não tivesse tido essas dificuldades nem teria tanta piada. Estava bem arranjado se desistisse de tudo na vida que me corre menos bem. Para mim é uma motivação para insistir e superar e fazer melhor. Mas tipo... um aquário é um aquário... não passa disso.

o que diz o peixe à peixa?

estou apeixonado por ti

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso todos nos já passamos!

 

Tenta dar a volta há situação...

 

 

 

Desistir é o mais fácil!!!!

 

 

 

Tenta aprender com os erros....

 

No início todos falhamos! Agora nem todos desistimos...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A mais que batida frase, aplica-se na perfeição: "primeiro estranha-se, depois entranha-se"

 

A primeira e ultima fase, é perceber onde estão os erros.

Depois, há fases intermedias que consistem em corrigir os erros, mas são muito efemeras, nem vale a pena enumera-las.

 

Neste hobby, só os mais fortes, tenazes, atentos, disciplinados, inteligentes, afoitos, teimosos, pacientes, estudiosos, pragmaticos e atentos, venceram a eterna batalha contra o desanimo.

Se não tens ou não queres ter estas qualidades/defeitos o melhor é desistir.

 

Ah... e arranja amigos, amigos que partilhem o mesmo gosto que tu. Uns puxam os outros, e muitos deles estão a um click de distancia.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e também podes aprender a achar piada aos caracóis, e mesmo às algas desde que não estejam em exagero; eu por ex. não faço grandes esforços para me livrar completamente delas. às vezes desaparecem de vontade própria; às vezes voltam da mesma forma. E não me preocupo nada.

 

Só uma coisa, se te sentires demasiado desanimado, a solução pode passar por ter menos aquários, em que te consigas concentrar mais, em vez de dispersar esforços por coisas muito diferentes! É difícil, mas como diz a assinatura de um membro, "tantos peixes, tão poucos aquários"... (ou coisa que o valha)

 

boa sorte e força!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela força.

 

Já estou um pouco menos triste :puppydogeyes:.

 

Vou repensar a minha estratégia e todos os meus aquários, mas desta vez vou resistir ao impulso, pensar e planear bem primeiro e só depois agir.

 

Acho que o maior problema tem sido esse.

 

É engraçado porque hoje li um artigo na Bioaquária de Janeiro precisamente sobre este assunto, que também me deu uma boas ideias, mais ou menos na linha do que vocês disseram.

 

Boa aquarofilia para todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isabel:

 

Cada um vive os aquarios a sua maneira como aqui já foi dito.

Provavelmente eu reduzia o numero dos teus aquarios e ficava so com um ou dois.

Assim reduzirias e muito o trabalho que tens.

 

Sobre as coisas correrem mal eu já tive uma inundação por causa de um aquario verter e nesse dia decidi acabar com este hobby.

No dia seguinte já tinha 2 :drinking:.

Hoje tive uma espada que deu a luz alevins e não existe nada como ter toda a familia sentada em frente do aquario a assistir ao nascimento.

 

Beijo

 

Joel

"quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos meus peixes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A Solução passa por 2 opções:

 

1. Montar um aquário novo

2. desmontar um antigo e montar um novo!

 

O problema é nós cansarmo-nos de ver sempre a mesma coisa... peixes, plantas, hardscape.... a rotina cansa-nos! Quem não gosta de perder uma manhã/tarde/noite par amontar um aquário? Eu por exemplo começo a montar os meus projectos ás 22 e acabo lá as 4 ou 5 da manhã....

 

Cumprimentos, e monta lá um aquário novo páh!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isabel:

 

Cada um vive os aquarios a sua maneira como aqui já foi dito.

Provavelmente eu reduzia o numero dos teus aquarios e ficava so com um ou dois.

Assim reduzirias e muito o trabalho que tens.

 

Sobre as coisas correrem mal eu já tive uma inundação por causa de um aquario verter e nesse dia decidi acabar com este hobby.

No dia seguinte já tinha 2 :D.

Hoje tive uma espada que deu a luz alevins e não existe nada como ter toda a familia sentada em frente do aquario a assistir ao nascimento.

 

Beijo

 

Joel

Ai que sorte eu ainda não vi os meus nascerem, nascem sempre de noite quando estou a dormir, :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela força a todos, especialmente a ti, Joel :)

 

Por acaso ontem à noite tive uma optima notícia, em princípio vou arranjar um aqua super porreiro de 150 l quase de graça :crazyeyes: só é pena ainda ir demorar um bocado

 

 

Se isso se concretizar, vendo o meu actual de 60l e o aqua-maternidade, e fico só com o grande e com o nano-beta de 15l, que é do meu filhote.

 

Já estou praqui a fazer contas e planos para o que heide por no aquário grande :rainbowafro:

 

Já estou toda entusiasmada so de planear :)

 

Depois já sabem que têm que me aturar para ajudar no novo projecto, que vai ser completamente diferente de guppys!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá..=)

 

A resposta é PLANEAMENTO.. muito! Pode correr mal na mesma? Pode, mas há muito menos hipóteses.. a questão passa muito por aí. 4 Aquas em pouco tempo é complicado de ser gerir.. de certeza que planeaste bem isso?Muito boa sorte?=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ultimamente passei por essa fase, o desânimo, mas tratei de mudar, com a ajuda de familiares.

Para isso resolvi, limpar totalmente o aquario e começar do 0, obvio que deu um bocado de trabalho, o suficiente para uma manha e também para largar umas coroas.

Mudando completamente o estilo ao aquario e o estilo de peixes, consegui uma enorme paixao manifestada outra vez para a aquariofilia.

 

Comigo resultou, vou começar a fazer isto de 3 em 3 anos. Durou 3 anos um aquario meu, estabilizado, calminho e com plantas a crescer bastante.

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá..=)

 

A resposta é PLANEAMENTO.. muito! Pode correr mal na mesma? Pode, mas há muito menos hipóteses.. a questão passa muito por aí. 4 Aquas em pouco tempo é complicado de ser gerir.. de certeza que planeaste bem isso?Muito boa sorte?=)

 

 

Olá!

 

Não, não planeei :smile2:

O problema foi mesmo esse.

Ofereceram-me um aquário que não era nada do que eu queria, mas não tive coragem de o trocar porque a pessoa que mo deu ia ficar ofendida.

Depois pus guppys, logo tive montes de alevins, logo comprei um aqua maternidade de 20 l.

Depois deram-me um betta, como não podia por junto com os guppys, lá vai outro aqua :puppydogeyes:

Depois vi que os neons não estavam bem com os guppys, toca de fazer outro aqua para eles e outros amigos mais compatíveis :tongue:

 

Ou seja, o meu problema é que não tive coragem de me ver livre das coisas que não queria cabecadura

 

E fui acumulando aquas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema terá sido esse mesmo, remediar em vez de cortar o mal pela raíz.

Mas há uma coisa muito importante nisso... a preocupação pelo bem-estar dos animais. Pode ter corrido mal, mas o princípio está extremamente correcto! Parabéns por isso! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais