Crescimento de Mollys?


Recommended Posts

Boas,

 

Alguém me sabe dizer, em média, quanto tempo demoram os Mollys a ficar adultos ou semi-adultos?? Meses, anos??

 

Abraços

 

Fernando Santos

 

Só uns mesitos. Passados uns 4 meses já devem ter atingido a maturidade sexual e começam-se a reproduzir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uns mesitos. Passados uns 4 meses já devem ter atingido a maturidade sexual e começam-se a reproduzir

 

Obrigada Marta. O que se passa é que tenho Mollys Velifera nascidos há mais de 8 meses e não passam de 1 cm ou 1,5 cm de tamanho!!! Achei estranho, até porque já depois disso nasceram Guppys e esses sim crescem a bem crescer, sendo eles um peixe que em adulto é bem mais pequeno que os Mollys...haverá alguma explicação?? Comem bem e estão bem, mas por e simplesmente não crescem :puppydogeyes:

 

Abraços

Fernando Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Marta. O que se passa é que tenho Mollys Velifera nascidos há mais de 8 meses e não passam de 1 cm ou 1,5 cm de tamanho!!! Achei estranho, até porque já depois disso nasceram Guppys e esses sim crescem a bem crescer, sendo eles um peixe que em adulto é bem mais pequeno que os Mollys...haverá alguma explicação?? Comem bem e estão bem, mas por e simplesmente não crescem :)

 

Abraços

Fernando Santos

 

Pois, isso não é normal. Alguma coisa os levou a ficar assim com o crescimento atrofiado... um factor muito importante é a alimentação durante o 1º mês e também a qualidade da água nos primeiros tempos de vida. Costumavas alimentá-los com o quê? quantas vezes ao dia? costumas fazer TPAs com que frequência? Qual a litragem do teu aquário? que outras espécies lá tens? Com 1 mês e tal já deveriam ter esse tamanho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso não é normal. Alguma coisa os levou a ficar assim com o crescimento atrofiado... um factor muito importante é a alimentação durante o 1º mês e também a qualidade da água nos primeiros tempos de vida. Costumavas alimentá-los com o quê? quantas vezes ao dia? costumas fazer TPAs com que frequência? Qual a litragem do teu aquário? que outras espécies lá tens? Com 1 mês e tal já deveriam ter esse tamanho...

 

 

Olá Marta,

 

Mais uma vez obrigado pela tua preciosa cooperação (única até agora, estranhamente)! Ora então respondendo às tuas questões é assim: alimentação talvez tenha pecado por pouca periodicidade, ou seja, uma vez por dia, porque saio de manhã, ainda a luz do aqua tá desligada e só os alimento (ainda hoje e a todos) à noite quando chego a casa. Alimentei-os com flocos bem moidos e eles comiam normalmente e bem. TPA's faço uma vez por semana, cerca de 20 a 30%. Agora quanto à litragem do aqua passa-se o seguinte, eles nasceram no aqua de 100 L numa maternidade e depois disso, comprámos (eu e a minha mulher) um aqua de 40 L unicamente para eles, tipo "infantário". Lá estiveram durante 3 meses ou mais até acharmos que já estariam grandes o suficiente para os passarmos para o aqua de 100 L. Chegaram ainda a estar juntos no "infantário" com os Guppys que nasceram posteriormente. Hoje em dia, estão no aqua de 100 L com os adultos (Mollys, Guppys, Espadas, Bettas, Néons, etc.). Uns maiores um pouco, outros ainda pequenitos, mas todos gordinhos e anafados, só que não crescem!!!! Como te disse ontem os Guppys que nasceram depois deles, estão já quase de tamanho adulto e estiveram no mesmo aqua, foram alimentados com o mesmo tipo de comida e também já estão no comunitário!! Que se passa, não entendo, francamente?! :D

 

Neste momento, nasceu uma "ninhada" de veliferas laranjas e estão também no aqua de 40 L, têm quase 3 semanas de vida e "pelo andar da carruagem" cheira-me que vão pelo mesmo caminho em termos de crescimento :sad2: !!!!

 

Agradeço as tuas dicas, ou de alguém mais que tenha passado por algo semelhante!

 

Abraços

 

Fernando Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho mollys com cerca de 40 dias, e dos 10 que me restaram (estiveram com ictio... e muitos foram morrendo) 8 têm um laranja bem mais vivo e sao maiorzinhos, os outros 2 sao menos coloridos e mais pequenos (o q tb axo estranho... pois os menos coloridos costumam ser as femeas, e costumam ser maiores que os machos... neste caso parece ser o oposto)

Eles têm todos cerca de 1cm ... os maiorzitos talvez tenham mais uns pozinhos... desde a cabeça até ao final da cauda.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marta,

 

Mais uma vez obrigado pela tua preciosa cooperação (única até agora, estranhamente)! Ora então respondendo às tuas questões é assim: alimentação talvez tenha pecado por pouca periodicidade, ou seja, uma vez por dia, porque saio de manhã, ainda a luz do aqua tá desligada e só os alimento (ainda hoje e a todos) à noite quando chego a casa. Alimentei-os com flocos bem moidos e eles comiam normalmente e bem. TPA's faço uma vez por semana, cerca de 20 a 30%. Agora quanto à litragem do aqua passa-se o seguinte, eles nasceram no aqua de 100 L numa maternidade e depois disso, comprámos (eu e a minha mulher) um aqua de 40 L unicamente para eles, tipo "infantário". Lá estiveram durante 3 meses ou mais até acharmos que já estariam grandes o suficiente para os passarmos para o aqua de 100 L. Chegaram ainda a estar juntos no "infantário" com os Guppys que nasceram posteriormente. Hoje em dia, estão no aqua de 100 L com os adultos (Mollys, Guppys, Espadas, Bettas, Néons, etc.). Uns maiores um pouco, outros ainda pequenitos, mas todos gordinhos e anafados, só que não crescem!!!! Como te disse ontem os Guppys que nasceram depois deles, estão já quase de tamanho adulto e estiveram no mesmo aqua, foram alimentados com o mesmo tipo de comida e também já estão no comunitário!! Que se passa, não entendo, francamente?! :P

 

Neste momento, nasceu uma "ninhada" de veliferas laranjas e estão também no aqua de 40 L, têm quase 3 semanas de vida e "pelo andar da carruagem" cheira-me que vão pelo mesmo caminho em termos de crescimento :idea: !!!!

 

Agradeço as tuas dicas, ou de alguém mais que tenha passado por algo semelhante!

 

Abraços

 

Fernando Santos

 

acho que a maior falha foi mesmo na alimentação... uma vez por dia enquanto eram pequeninos não é lá muito aconselhávle... o ideal seria alimentá-los umas 10 vezes por dia, mas ninguém faz isso, umas 3 ou 4 vezes costumam chegar. Quanto a isso, como de manhã a luz está desligada, mal acordas ligas a luz, vais fazer as tuas coisinhas e quando estiveres quase a sair de casa dás lhe comida. depois quando chegas do trabalho voltas a alimentar os putos e antes de te ires deitar fazes o mesmo.

 

Ás vezes isso do tamanho também depende do tempo que tiveram a crescer em cada aqua e na maternidade. passo a explicar, enquanto estão na maternidade as condições e os espaço não são lá muito bons e os peixes crescem mais lentamente, quando os passas para o de 40litros (se já não for muito tarde) eles começam a crescer mais rapidamente, mas quando os passas para o de 100litros o crescimento abranda. agora deves estar confuso, mas tudo tem uma explicação, no de 100litros eles têm mais espaço, nadam mais, têm de se deslocar mais para encontrar comida, etc e assim acabam por perder as reservas energéticas que tinham, e como só os alimentas uma vez por dia e eles enccontram-se num aqua de 100litros acho que não há muito mais coisas para dizer...

 

Acho que se te empenhares mais um bocadinho na alimentação és capaz de ter resultados positivos

 

Eu também já tive alguns peixes assim mais atrofiados, nascia um por ninhada, viviam uns meses, não se reproduziam como os outros e depois morriam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que a maior falha foi mesmo na alimentação... uma vez por dia enquanto eram pequeninos não é lá muito aconselhávle... o ideal seria alimentá-los umas 10 vezes por dia, mas ninguém faz isso, umas 3 ou 4 vezes costumam chegar. Quanto a isso, como de manhã a luz está desligada, mal acordas ligas a luz, vais fazer as tuas coisinhas e quando estiveres quase a sair de casa dás lhe comida. depois quando chegas do trabalho voltas a alimentar os putos e antes de te ires deitar fazes o mesmo.

 

Ás vezes isso do tamanho também depende do tempo que tiveram a crescer em cada aqua e na maternidade. passo a explicar, enquanto estão na maternidade as condições e os espaço não são lá muito bons e os peixes crescem mais lentamente, quando os passas para o de 40litros (se já não for muito tarde) eles começam a crescer mais rapidamente, mas quando os passas para o de 100litros o crescimento abranda. agora deves estar confuso, mas tudo tem uma explicação, no de 100litros eles têm mais espaço, nadam mais, têm de se deslocar mais para encontrar comida, etc e assim acabam por perder as reservas energéticas que tinham, e como só os alimentas uma vez por dia e eles enccontram-se num aqua de 100litros acho que não há muito mais coisas para dizer...

 

Acho que se te empenhares mais um bocadinho na alimentação és capaz de ter resultados positivos

 

Eu também já tive alguns peixes assim mais atrofiados, nascia um por ninhada, viviam uns meses, não se reproduziam como os outros e depois morriam.

 

Olá Marta,

 

Bom de manhã vai ser dificil, mas há noite passo então a dar comida duas xs!! Agr o que não entendo é porque é que com os Guppys, alimentados da mesma forma e a viver no mesmo ambiente se estão a desenvolver bem!? Mas, cada espécie é uma espécie.

De qualquer forma, obrigado pelas dicas!

 

Abraços

 

Fernando Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marta,

 

Bom de manhã vai ser dificil, mas há noite passo então a dar comida duas xs!! Agr o que não entendo é porque é que com os Guppys, alimentados da mesma forma e a viver no mesmo ambiente se estão a desenvolver bem!? Mas, cada espécie é uma espécie.

De qualquer forma, obrigado pelas dicas!

 

Abraços

 

Fernando Santos

 

 

mas fizeste tudo da mesma maneira com as mollys e com os guppys? não manteste uns mais tempo na maternidade ou no aqua de 40l mais tempo do que os outros? a alimentação também é a mesma?

isso é estranho... poderia ser um defeito genético das mollies mas como afectou todas não acredito muito nessa hipótese. também bastaria terem apanhado uma doença qualquer (ictio, infecções bacterianas, etc) enquanto estavam a crescer para ficarem com o crescimento atrofiado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

já tive 3 casais de mollys .

quando tive esses casais colocava uma colher de sal(colher de sopa) de 2 em duas semanas por mês.

em um mêses já tinha mollys adultas prontas para venda e para oferecer assim como os guppies.

um dia deu me na cabeça para ir ver como estva a agua do aqua,ao levantar a tapa do aqua veio logo o cheiro a sal. resumindo e concluindo.

a agua do meu aqua estava completamente salgada,mesmo assim as mollys facturavam e bem.

o sal trevine algumas doenças e ao mesmo tempo acelera o crescimento das molys. agua do meu aqua não é nda de especial ,pois é agua do poço ,pois essa não tem cloro nem lixivia como a da companhia. o meu cunhado (carlosd ) estava admirado como conseguia tirar tanta criação de mollys.atenção o meu aqua não tinha plantado

tive um pleco com cerca de 5cms ao colocar sam na agua ele comecou a crescer, atinguindo perto de 25 cms.

espero ter agudado.

cumps,hugo simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

já tive 3 casais de mollys .

quando tive esses casais colocava uma colher de sal(colher de sopa) de 2 em duas semanas por mês.

em um mêses já tinha mollys adultas prontas para venda e para oferecer assim como os guppies.

um dia deu me na cabeça para ir ver como estva a agua do aqua,ao levantar a tapa do aqua veio logo o cheiro a sal. resumindo e concluindo.

a agua do meu aqua estava completamente salgada,mesmo assim as mollys facturavam e bem.

o sal trevine algumas doenças e ao mesmo tempo acelera o crescimento das molys. agua do meu aqua não é nda de especial ,pois é agua do poço ,pois essa não tem cloro nem lixivia como a da companhia. o meu cunhado (carlosd ) estava admirado como conseguia tirar tanta criação de mollys.atenção o meu aqua não tinha plantado

tive um pleco com cerca de 5cms ao colocar sam na agua ele comecou a crescer, atinguindo perto de 25 cms.

espero ter agudado.

cumps,hugo simões

 

:) não podes estar consecutivamente a adicionar sal. a água evapora-se e o sal fica sempre lá, a pequena parte do sal que sai é com a água das tpa's mas só se adiciona sal no aqua esporadicamente.

E é preciso ter em conta que nem todas as espécies toleram sal, por isso se o aqua não for só de vivíparos não se metam com experiências. As mollies toleram muito bem o sal, mas também vivem e se reproduzem bem sem ele, as mollys que temos em casa já são o resultado de sucessivos cruzamentos em cativeiro, já não estão tão "dependentes" do sal como as selvagens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas fizeste tudo da mesma maneira com as mollys e com os guppys? não manteste uns mais tempo na maternidade ou no aqua de 40l mais tempo do que os outros? a alimentação também é a mesma?

isso é estranho... poderia ser um defeito genético das mollies mas como afectou todas não acredito muito nessa hipótese. também bastaria terem apanhado uma doença qualquer (ictio, infecções bacterianas, etc) enquanto estavam a crescer para ficarem com o crescimento atrofiado

 

 

Olá Marta,

 

Sim, igual até mesmo hoje que estão todos (excepção feita aos Molly's laranja, nascidos há coisa de 3 semanas) no aqua de 100 L, os Guppy's crescem a olhos vistos enquanto que os Mollys não!! Doenças não tiveram, sempre estiveram bem de aparência e sempre comeram bem, agr o que os atrofiou não faço idéia!! :(

 

Abraços

 

Fernando Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

já tive 3 casais de mollys .

quando tive esses casais colocava uma colher de sal(colher de sopa) de 2 em duas semanas por mês.

em um mêses já tinha mollys adultas prontas para venda e para oferecer assim como os guppies.

um dia deu me na cabeça para ir ver como estva a agua do aqua,ao levantar a tapa do aqua veio logo o cheiro a sal. resumindo e concluindo.

a agua do meu aqua estava completamente salgada,mesmo assim as mollys facturavam e bem.

o sal trevine algumas doenças e ao mesmo tempo acelera o crescimento das molys. agua do meu aqua não é nda de especial ,pois é agua do poço ,pois essa não tem cloro nem lixivia como a da companhia. o meu cunhado (carlosd ) estava admirado como conseguia tirar tanta criação de mollys.atenção o meu aqua não tinha plantado

tive um pleco com cerca de 5cms ao colocar sam na agua ele comecou a crescer, atinguindo perto de 25 cms.

espero ter agudado.

cumps,hugo simões

 

Olá Hugo,

 

Não posso adicionar sal porque existem outras espécies que não toleram o sal...mas obrigado pela dica!

 

Abraços

Fernando Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, Marta e Fernando.

 

Sim marta,tens toda a razão nem todas as espécies toleram o sal.

No meu caso tinha platys ,espadas ,corys aeneus e um ancistru ,juntamente com mollys e guppies.

O ancistru crescia a olhos visto,assim como as mollys e os guppies ,só que os restantes peixes não tinham grande criação de alevinos como as mollyes e guppies devido ao sal.

Mas uma coisa garanto nunca nenhum peixe me morreu enquando coloquei sal no aqua.

Agora deixei de colocar sal no aqua e a criação de mollys é muito lenta.

O sal é um produto natural,que faz acelerar o crescimento dos peixes sem provocar grandes danos .

Tive de retirar as plantas do aqua ,pois as minhas plantas estavam todas a morrer,tirando isso não tenho mais nada a comentar.

Espero ter ajudado.

 

cumps, hugo simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais