kribensis


tola

Recommended Posts

Comprei a pouco tempo um casal de kribensis ai nda pequeninos.. nao sei pq mas o macho anda sempre a atras a femea e esta foge dele.. porque e que isto acontece alguem me pode explicar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei a pouco tempo um casal de kribensis ai nda pequeninos.. nao sei pq mas o macho anda sempre a atras a femea e esta foge dele.. porque e que isto acontece alguem me pode explicar?

 

Serão mesmo um casal? Não será antes a fêmea atrás do macho?

 

Esta questões são importantes e de relevar, uma vez que nos Kribs é a fêmea que escolhe o macho e não o contrário. Muitas vezes, o facto de se ter dois exemplares de sexo oposto não significa que haja formação de casal e, por conseguinte, se a fêmea recusar o macho é natural que existam rivalidades muito sérias.

 

Confirma primeiro se de facto são mesmo de sexos opostos e qual deles efectivamente é o macho e a fêmea.

 

Depois dá notícias sobre o tamanho do aquário, setup completo, etc...

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de que e que preciso de ter para contruir um aquario biotopo de kribensis?

 

Olá,

 

essa pergunta é muito subjectiva e (desculpa-me a frontalidade) muito própria de quem não se deu ao trabalho de pesquisar!!!

 

Poderia começar por te dizer que primeiro que tudo precisas..... de um aquário! ;) Pois, o melhor é pesquisares um pouquinho sobre o biótopo dos Pelvicachromis Pulcher, podes começar pela ficha da espécie que tens aqui no fórum, e seguidamente colocas então as tuas dúvidas concretas, ok? ;)

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o macho(acho eu que e) anda sempre atras da femea e foge dele.. porque e que acontece? e um comportemento normal?

 

 

 

 

Femea(acho eu que e):

 

gallery_20189_403_24350.jpg

 

 

 

Macho(acho eu):

 

 

gallery_20189_403_5292.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"o macho(acho eu que e) anda sempre atras da femea e foge dele.. porque e que acontece? e um comportemento normal?

Femea(acho eu que e):"

 

As diferenças são as seguintes:

Dimorfismo sexual: Ventre vermelho na fêmea e barbatanas pontiagudas no macho.

 

Reprodução: É ovíparo. Os pais cuidam dos ovos e dos alevinos. A fêmea apresenta o ventre bem volumoso e com cor bem viva lilás. Separação dos alevinos: Depois de duas a quatro semanas, os alevinos podem ser separados de seus pais.

 

Tamanho mínimo do aquário ou tanque: 76 litros (60 cm longo) para um único par de procriação

 

Reprodução em cativeiro: É fácil manter e procriar. Os Krinemsis têm ninhadas de 150 a 200 alevins. Têm um comportamento raro: é a fêmea que inicia a corte. Para a postura, é ideal colocar um vaso de barro sem fundo que formado uma espécie de caverna, onde o casal faz a postura. O macho guarda a postura cerca de 48 horas. Após o nascimento, os alevinos ficam sob a guarda dos pais. Os casais ficam juntos a vida toda e cuidam bem dos filhotes.

 

 

Kribensis é um peixe perciforme ciclídeo, muito apreciado em aquariofilia. Na verdade, foi dos primeiros ciclídeos a ser introduzido nos aquários europeus. É natural dos rios da Nigéria meridional e zonas costeiras dos Camarões. O macho atinge um comprimento máximo de 10 cm, ficando a fêmea ligeiramente menor.

 

A reprodução do kribensis em aquário comunitário é relativamente fácil. O emparelhamento macho-fêmea pode, contudo, ser problemático uma vez que não basta um elemento de cada sexo para que tudo corra bem. Este é mais um traço. que muitos biólogos concordam. que os ciclídeos possuem: “personalidade primitiva”. Uma vez dada a aceitação mútua, o casal estabelece então fortes laços, tornando-se inseparável até à morte de um dos elementos. Defendem a desova e a prole resultante com uma agressividade notável, sendo capazes de agredir invasores (peixes, anfíbios ou répteis) sem inibição perante dimensões corporais que podem ser duplas ou triplas. Os juvenis (também chamados alevinos) são aglomerados num discreto cardume e vigiados por ambos os progenitores até se tornarem independentes

 

 

Fontes de pesquisa:

http://freshaquarium.about.com/cs/africans...p/kribensis.htm

http://www.thekrib.com/Apisto/P-pulcher.html

http://www.malawicichlidhomepage.com/other...is_pulcher.html

http://www.agora-aqua.com/page55.htm

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo e que ja me disseram que ao comprar um casakl nao quer dizer que se deiam bem.. a minha duvida e se eu compro outro macho ou outra femea? se o macho fica agressivo com outra femea?

 

 

e que o meu aquario nao e muito grande ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos kribensis é a fêmea que escolhe o macho! Deixa-os andar, como qualquer ciclideo, há sempre cacetada antes de formarem casal! Não compres mais peixes, se eles acabarem por não atinar de maneira nenhuma ao fim de um tempo, sepera-os, alimenta-os bem e volta a junta-los! Mas isto só em ultimo caso, nem sempre é amor à primeira vista! :evilbat:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais