ACP - Aquarium Conservation Program


LMAlves

Recommended Posts

Amigos e concidadãos,

 

Em 2006 foi criada na APC (Associação Portuguesa de Ciclídeos) uma área executiva designada por PME (Programa de Manutenção de Espécies) que tem como objectivo a preservação de espécies em cativeiro ameaçadas no seu meio natural.

 

Foi nesta base que estabelecemos contacto com outras associações e organizações, tendo resultado na coordenação com o ACP ( Aquarium Conservation Program), liderado pelo Mag. Dr. Anton Lanboj. Este solicitou-me que assumisse a coordenação com os aquariofilistas em Portugal, que aceitei.

 

O ACP tem um novo site: http://acp.buntbarschfreunde.de , ponto de encontro de vários programas de conservação de espécies.

 

A participação nestes programas é uma forma nobre de estar na aquariofilia. Junte-se no fascínio e participe. Divulgue esta iniciativa.

 

Caso pretenda alguma informação complementar , contacte-me para o meu e-mail: LMAlves@ana.pt ou para o info@apciclideos.org

 

 

Melhores cumprimentos,

 

Luis Alves

 

APC #8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer iniciativa que promova a conservação das espécies, parece-me interessante e digna do nosso esforço

 

Mas a descrição do projecto parece-me um bocado vaga. Na secção dos Programas de Conservação só lá vejo 3 programas, todos de ciclidios.

 

Na prática como é que podemos participar? E como podemos comunicar e/ou acompanhar os resultados?

Podes elucidar-nos um pouco mais sobre esta iniciativa?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Eu também quando recebi um mail sobre esta iniciativa fiquei muito contente e até motivado, mas depois fui ao site e achei-o muito superficial.

 

Também perguntei a mim mesmo como é que uma pessoa podia participar e dar o seu contributo?!

 

Espero que esta situação melhore.

 

Cumprimentos, Carlos Mourão

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

 

Eu também quando recebi um mail sobre esta iniciativa fiquei muito contente e até motivado, mas depois fui ao site e achei-o muito superficial.

 

Também perguntei a mim mesmo como é que uma pessoa podia participar e dar o seu contributo?!

 

Espero que esta situação melhore.

 

Cumprimentos, Carlos Mourão

 

... encontro-me inscrito no programa, quer através da minha participação na APC, quer directamente como particular... o que posso adiantar é que o programa se encontra em fase embrionária pelo que mais do que perguntar o que se faz, devemos perguntar o que podemos fazer... neste momento os programas existentes são dedicados aos ciclídeos, talvez porque a maior intervenção nesta área tenha sido dos ciclidófilos. Estou certo, contudo, que a participação em outras áreas será mais que apreciada.

 

Cumprimentos a todos!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... encontro-me inscrito no programa, quer através da minha participação na APC, quer directamente como particular... o que posso adiantar é que o programa se encontra em fase embrionária pelo que mais do que perguntar o que se faz, devemos perguntar o que podemos fazer... neste momento os programas existentes são dedicados aos ciclídeos, talvez porque a maior intervenção nesta área tenha sido dos ciclidófilos. Estou certo, contudo, que a participação em outras áreas será mais que apreciada.

 

Cumprimentos a todos!

 

 

Pois é mesmo isso que queriamos saber. O que é que fazes concretamente, no âmbito desse programa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... encontro-me inscrito no programa, quer através da minha participação na APC, quer directamente como particular... o que posso adiantar é que o programa se encontra em fase embrionária pelo que mais do que perguntar o que se faz, devemos perguntar o que podemos fazer... neste momento os programas existentes são dedicados aos ciclídeos, talvez porque a maior intervenção nesta área tenha sido dos ciclidófilos. Estou certo, contudo, que a participação em outras áreas será mais que apreciada.

 

Cumprimentos a todos!

 

A minha inscrição pessoal no programa, bem como a da APC - coordenada pelo Luís Alves - são recentes. Contudo algumas coisas têm sido já feitas, por nós, no sentido preservacionista. Vários contactos têm vindo a ser encetados nos últimos tempos com vista à organização de uma área da aquariofilia que possa incidir sobre o conservacionismo de espécies.

 

Pessoalmente, estou a estabelecer a minha logistica pessoal - construção do fishroom - para participar nos programas pré-estabelecidos.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é muito bom saber que alguem se preocupa com a corservação de peixes.

 

não sei se o meu comtributo é valido ou não, mas de qualquer maneira não podia deixar de dá-lo

 

Para quando a criação de uma base de dados (ADN) para se poder começar a comprar peixes clonados? Já existe algum sitio (ou site) onde se pode comprar peixes clonados?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha inscrição pessoal no programa, bem como a da APC - coordenada pelo Luís Alves - são recentes. Contudo algumas coisas têm sido já feitas, por nós, no sentido preservacionista. Vários contactos têm vindo a ser encetados nos últimos tempos com vista à organização de uma área da aquariofilia que possa incidir sobre o conservacionismo de espécies.

 

Pessoalmente, estou a estabelecer a minha logistica pessoal - construção do fishroom - para participar nos programas pré-estabelecidos.

 

A ideia é manter as espécies e reproduzi-las sem recurso a clonagem. Para tanto será necessário criar uma base de dados mundial e um registo exaustivo da proveniência dos exemplares, para tentar garantir a maior diversidade genética intra-específica possível.

 

Quem sabe, um dia, não poderemos oferecer uns exemplares para repovoamento de áreas reabilitadas... esta é a finalidade última do projecto que, naturalmente, se tem que preocupar com o entretanto que é preservar as espécies ameaçadas.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...