200 litros de Tanganyika...


Nuno Correia

Recommended Posts

Setup

 

Aquário: 100*40*45

Substrato: Areia de sílica

Pedras: Calcárias

Filtração: Eheim 2215 + Fluval 3plus

Iluminação: Calha Aquapor 2*30w

 

Flora

Alguma vallisnéria

Feto de Java

 

Fauna:

4 Xenotilapia flavipinnis kasanga F1

3 Altolamprologus sp. "Compressiceps Shell" - Sumbu

2 Julidochromis transcriptus

 

As Xenos e os Sumbus vieram hoje da Airfish, as xenos já estão melhor adaptadas até já comeram artémia, os sumbus andam ainda meios confusos, :puppydogeyes:

 

As 2 Julies foram expulsas do aqua de 100 litros, formou-se um casal... e estes eram mal tratados, mas pelo comportamento destes dois não são casal...

 

Penso em adquir, mais uns peixitos, pelo menos uma espécie.

 

Seguem as fotos possíveis, os peixes estão há 3 horas no aquário.

 

Pic_14634_31.jpg

 

Pic_14634_32.jpg

 

Pic_14634_33.jpg

 

Pic_14634_34.jpg

 

Pic_14634_35.jpg

 

Pic_14634_36.jpg

 

Pic_14634_37.jpg

 

Na próxima espero que as fotos fiquem melhores.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Nuno!

 

Fantástico ver entrar no nosso país mais uma população de xenos!

Agora é dar tempo para atingirem maturidade sexual, e aí apresentarem as suas cores á séria.

A ver se tens sorte com a sexagem.

E tal como falamos, cuidado com as rochas pontiagúdas, pois são na verdade peixes muito assustadiços, em que o simples fechar da luz do aquário, as faz correr por todo o lado... e nesse caso podem ferir-se com qualquer coisa, por isso aconselho-te a minimizar esse aspecto ao máximo

 

Força com isso, e vai postando fotos com a evolução sempre que possas!

 

grande abraço

brunosoca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelos comentários.

 

Quanto a serem assutadas, até hoje ainda não verifiquei esse comportamento, antes pelo contrário...

 

Quando chego perto do aquário, os sumbus é que se assustam um bocado, as xenos ficam na boa, continuam lá na vidinha delas.

Outro aspecto engraçado, da anterior importação, o Mestre Bentes, pediu-me que eu ficasse uns dias com os callos dele, e por comparação verifico que os callos são mais filtrantes de areia do que estas, também picam o areão, mas mais pontualmente. Os callos era um processo continuado.

 

Quanto aos sumbus, coloquei-os inicialmente ou melhor quando os introduzi no aquário encaminhei-os para o lado oposto à rocha da julies, os tipos entretanto lá viram que assim não dava pica, e mudaram-se dois para ao pé da julie, escusado será dizer que andam de quando em vez à trolha...

 

Bem por agora é tudo.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva,

 

Novidades!!!

 

Tive cerca de 5 dias fora, cheguei hoje, e fiz uma tpa generosa, agora verifiquei que uma das Xenotilapia flavipinnis está a incubar banana rock

 

Para já das 4 um casal existe. Agora vamos esperar até que a fêmea incube os ovos para passar as larvas para o macho, uma vez que são bi-parentais.

 

Depois meto umas fotos da futura mamã :wink:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Novidades!!!

 

Tive cerca de 5 dias fora, cheguei hoje, e fiz uma tpa generosa, agora verifiquei que uma das Xenotilapia flavipinnis está a incubar :puppydogeyes:

 

Para já das 4 um casal existe. Agora vamos esperar até que a fêmea incube os ovos para passar as larvas para o macho, uma vez que são bi-parentais.

 

Depois meto umas fotos da futura mamã :wink:

 

Um abraço

 

Oi Nuno,

 

Isso é lindo!!!!!! Ainda bem que tiveste essa sorte!

Fotos... fotos... fotos :D:D

 

Abraço e boa sorte com isso!!!

brunosoca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por aqui continua tudo calmo, a Xenotilapia continua a incubar, receio é um bocado a altura da passagem das larvas para o macho.

 

Para fechas a fauna, aguardo a chegada da importação da PrimeFish :rainbowafro:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por aqui continua tudo calmo, a Xenotilapia continua a incubar, receio é um bocado a altura da passagem das larvas para o macho.

 

Para fechas a fauna, aguardo a chegada da importação da PrimeFish cheers

 

Um abraço

 

Grande trabalho Nuno.

 

Espectáculo...essas Xenotilapia.

 

E o que é que vem para aí na PrimeFish?

 

Abraço

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Adicionei 5 neritinas, os 2 similis que vieram do aqua de 100 litros.

A xeno que estava a incubar perdeu os ovos.

 

Agora seguem as fotos

 

Xenotilapia flavipinnis kasanga F1

 

Pic_14043_7.jpg

 

 

Pic_14043_9.jpg

 

Pic_14043_10.jpg

 

Altolamprologus sp. "Compressiceps Shell" - Sumbu

 

Pic_14043_8.jpg

 

Espero que gostem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Grande Nuno

Tenho andado um pouco ausente desta sala do fórum, mas é com grande alegria que vejo que afinal o pessoal mantém isto em andamento e no teu caso com espécies muito interessantes, parabéns.

Foi pena essa menina ter perdido os ovos, mas como ainda é novita ainda te vai dar muitas alegrias, e que seja para breve…

Tu não foste à Convenção da APC? Não me digas que foste e eu não te vi?

Infelizmente teve pouca adesão de pessoal, mas foi de grande qualidade tanto as palestras com o Angel Fitor, que fez o lançamento do seu novo trabalho no Tanganyika, como apareceram espécies muito interessantes de Ciclideos…os do Tanganyika é que estiveram um pouco mais fracos que o ano passado, mas para o ano vamos a ver se conseguimos fazer melhor figura…e por falar em figuras vai haver uma surpresa agradável para o ano…se até lá os agoiros não estragarem tudo…para já vou deixar um pouco de “suspance” no ar…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Nuno

Tenho andado um pouco ausente desta sala do fórum, mas é com grande alegria que vejo que afinal o pessoal mantém isto em andamento e no teu caso com espécies muito interessantes, parabéns.

Foi pena essa menina ter perdido os ovos, mas como ainda é novita ainda te vai dar muitas alegrias, e que seja para breve…

Tu não foste à Convenção da APC? Não me digas que foste e eu não te vi?

Infelizmente teve pouca adesão de pessoal, mas foi de grande qualidade tanto as palestras com o Angel Fitor, que fez o lançamento do seu novo trabalho no Tanganyika, como apareceram espécies muito interessantes de Ciclideos…os do Tanganyika é que estiveram um pouco mais fracos que o ano passado, mas para o ano vamos a ver se conseguimos fazer melhor figura…e por falar em figuras vai haver uma surpresa agradável para o ano…se até lá os agoiros não estragarem tudo…para já vou deixar um pouco de “suspance” no ar…

 

Um abraço, até breve

 

Boas,

 

Andei mais para as bandas do Estoril Open... isto ter dois bons eventos na mesma altura é dificil conciliar... :crazyeyes:

 

O objectivo desta nova equipa de moderação, é tornar novamente esta parte do fórum activa, como todos sabemos esta zona perdeu dinâmica, com algum esforço de todos, começamos novamente a ser apelativos, e claro ao teres aparecido a postar só indica que vamos no caminho certo :tongue:

 

Um abraço e vai aparecendo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Claro que vou tentar ser o mais assíduo possível nesta sala de Tanganyikas, bem sabes é não posso estar longe deles :blush: …mas ultimamente tenho andado mais por outro fórum, fui convidado para dar lá uma ajuda e estou a gostar bastante do ambiente e como o fórum é brasileiro não tem havido as “tristes” bocas por parte desta nossa pequena comunidade de amantes de ciclideos africanos (e não só…) portuguesa…enfim, ainda estou para perceber porque um evento sobre ciclideos é publicitado nas revistas espanholas e nas portuguesas não…ainda para mais com o lançamento de um trabalho magnifico feito no Tanganyika :crazyeyes: … mesquinhices à Tuga :tongue: …por isso preferi ir moderar um fórum estrangeiro, mas fiquei contente ao ver que esta sala está entregue a vocês, e só por esse motivo já é o bastante para me terem por aqui e sempre que acharem que posso ajudar em alguma coisa, não hesitem…um coisa podem estar certos vou tentar passar por aqui todos os dias, ou pelo menos sempre que me ligar na Net…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha a minha visita de cortesia… :drinking:

 

Não compreendia a tua pergunta :? …” Espero que gostem.”

Como não gostar desses peixes magníficos e de fotos espectaculares?? Estás a ficar um mestra da foto de aquas…mais uma vez te digo que foi pela não teres ido às palestras do Angel…ele deu lá uma diga muito boas sobre fotografar peixes em aquário…claro que para mim ele estava a falar “chinês”…mas mostrou lá fotos e técnicas incríveis…pelo menos para mim que não pesco nada de fotografia… :drinking:

 

Um abraço, até breve

 

PS- Bruno Soca ainda tens lá uns caracoizinhos para mi :mrgreen: m?

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais