Rocky Blossoms - Malawi


Psyfactor

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Este projecto começou a ser pensado em finais de novembro. Após muita leitura, pedidos de opinião, ajuda, procura de oportunidades de negócio, finalmente arrancou!

 

Quero aqui agradecer a algumas pessoas:

Ao João Nuno Cruz e ao AGA, pelo expertise, paciência e aconselhamento. :arrow: Quando quiserem umas jolas, apitem

Ao Bruno, da loja Odisseia da Água, por ter tido ideias geniais para me livrar de grandes trapalhadas próprias de iniciante e pela enorme dose de paciência.

Ao sr. Eduardo da redfish (e ao seu colaborador também!), por me ensinar as as especificidades do Malawi, com uma enorme paciência e pelos belos exemplares que lá adquiri!

Ao Carlos Salgueiro, pela ajuda rápida na escolha da fauna!

E a todos os que me deram palavars de apoio, como o Diogo Matias.

 

Então cá vai

 

Nome - Rocky Blossoms (mbunas - Malawi)

 

Dimensões: 120x42x66

 

Filtros: 1 filtro rasco que vinha com o aqua SUNSUN que faz 1300L/h e que só serve para mecânica

1 fluval 404 que faz na sua grande maioria biológica: Esponjas laterais para mecânica grossa; bio, bio, bio, lã. 1200l/h

 

Substracto:Areão de coral (50kg, provavelmente exagerei e poderia muito bem ter posto uns 30kg de areia da praia... precipitações de fase final..)

 

Hardscape: pedra regional (deu uma trabalheira a lavar... ah e tal, é só meter umas rochas para dentro do tanque.. pois....)

 

Termóstatos: 1x200W e 1x150W

 

1 bomba de água, 4000L por hora (mais coisa menos coisa)

 

iluminação: 2x36W (sendo que uma é d luz branca e a outra actínica) 8 horas por dia

 

Flora: Anúbias nana (só um pé, à espera que cresça pela rocha)

Valisnérias Gigantea

 

Fauna: 1 casal de metriaclima estherae

 

 

Fotos:

 

Uma geral

2004192460106638726_rs.jpg

 

Fêmea

2004116763131509690_rs.jpg

 

O macho, ainda a definir cor, mas já lindíssimo

2004169197630889428_rs.jpg

 

Lado direito, pormenor

2004163630114997633_rs.jpg

 

Paparoca

2004137294559874131_rs.jpg

 

O casalito a comer.... (mas não entre eles :) )

2004135287330338293_rs.jpg

 

2004109464428843658_rs.jpg

 

Lado esquerdo

2004176673317768488_rs.jpg

 

Lado direito

2004119857079251867_rs.jpg

 

Última, geral

2004129645763292941_rs.jpg

 

 

Considerações:

 

Sendo muito directo.... não está grande coisa. Sinceramente esperava que o hardscape ficasse muito melhor, mas enfim, para já ficou o que ficou. Quando tiver coragem de mexer nas pedras, melhoro. Ficou a vantagem de ficar com muitos esconderijos e buracos.

Mais coisas...

 

Manutenção:

1 TPA semanal de 20%, tratamento com aquatan e aspiração do areão.

30ml semanais de fertelizante da trópica

 

Esqueci-me dos parâmetros da água:

Nitritos e amónia: zero

Nitratos: 10

pH:8.2

KH: 12

 

 

Fauna a acrescentar:

Pseudotropheus flavus (trio)

Pseudotropheus sp. (trio) - a ser colocados no fim

Labidochromis caeruleus (grupo)

Pseudotropheus demasoni (trio) - a ser colocados no fim

 

 

Críticas são mais que bem vindas! Qualquer coisa que queiram perguntar, estejam à vontade!

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) Sendo muito directo.... não está grande coisa. Sinceramente esperava que o hardscape ficasse muito melhor, mas enfim, para já ficou o que ficou. Quando tiver coragem de mexer nas pedras, melhoro. Ficou a vantagem de ficar com muitos esconderijos e buracos. (...)

 

Boas!

 

Eu gosto! Está simples (não aprecio grandes montanhas de calhaus) e tem buracos como eles necessitam!

 

As valsinérias também lhe dão um bom ar... confesso que até agora foi a única planta que gostei de ver nos aquários Malawi (não me perguntem porquê, mas não aprecio nem os fetos nem as anúbias nos aquários deste biótopo).

 

Começaste mais ou menos quando eu comecei a planear o meu (e a adquirir material), logo, sou tão inexperiente (em Malawi) como tu (eventualmente noutros menos...). Daí o meu espanto ao ver-me citado, facto que agradeço, como é óbvio. (lá devo ter mandado um "bitaite" menos mau! :)

 

Fico atento a actualizações.

 

Abraço

 

Aníbal Gomes Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

gostei bastante, está simples e bonito. Parabéns! Quero apenas advertir-te em relação ao fertilizante da tropica, muito bom por sinal, mas que deves ter algum cuidado na sua administração sob pena de surgir uma proliferação exagerada de alguedo. Uma vez que não existem muitas plantas, é aconselhável não abusares da dose semanal (eu fertilizava apenas quinzenalmente).

 

Esconderijos de certeza que não vão faltar e os mbunas.... vao adorar! :?

 

 

Sugestão: Podias colocar este post directamente nos ciclídeos africanos (Malawi) e eventualmente se quiseres fazer uma ficha técnica do teu aqua é só enviares-me uma MP ;)

 

 

Um abraço e felicidades para esse projecto.

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o aquário está muito fixe.

 

E agora quando me quiser lançar numa aventura igual já sei a quem pedir conselhos.

 

Força nisso para evoluir!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah, não estava à espera de tanta crítica positiva=) Muito obrigado a todos!!

 

AGA: se calhar já nem te lembras, mas tu escreveste longos testamentos para me ajudar. Daí teres sido citado. Muito obrigado mais uma vez! :drinking:

 

 

kuto, tarasofia e mpimentel: muito obrigado! :tongue:

 

JoaoRibeiro: gracias =) O MUITO POUCO que eu puder ajudar, eu ajudo, mas olha que há MUITA gente com MUUUUUUITO mais conehcimento do que eu =). Seja como for, no que eu souber, dispõe!=)

 

Surf3r: gracias nyahbigsmile mas é mais um aqua que está MAL!!! (awi) :silly:

 

Grande Marco bowdown : Quanto ao fertelizante, já tinha pensado nisso e, repensando bem, tens toda a razão! E o que julgas ser melhor? Metade da dose semanalmente ou a dose indicada quinzenalmente?

Quanto aos esconderijos, é verdade! Fico emsmo contente por este casal já andar por todos os "buracos" que eu fiz de propósito. Aliás, como o sr. Eduardo Telles já me tinha dito, eles passam por buracos que eu nunca imaginei! :P Fascinante mesmo.

Ficha técnica, farei com todo o gosto! Mas se calhar vou esperar mais um bocadinho para a fauna estar mais composta. (o que aidna deve demorar.. tive muuuita paciência até agora e não quero descambar =)). Seja como for, se quiseres posso faze-la já e depois actualizar. Quanto à secção de Malawi, só não pus lá para afzer repost e também porque esta secção tem pouco "rochedo" e quis variar um pouco. Seja como for, no meu tópico da secção Malawi com os pedidos de ajuda (onde tu e o AGA foram excepcionais!) coloquei um último post com link para aqui. Mesmo assim, se quiseres, posso colocar nesse tópico as fotos e o setup. Como quiseres!

 

Muito obrigado a todos! Disponham para qualquer dúvida sobre este aqua, sugestão, whatever!

Abraço!

João Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está de facto genial. A forma como tudo está disposto, a sobriedade e a simplicidade. Gostei e olha, deu-me algum incentivo (e ideias) para fazer uma coisa assim deste género, que, até agora não tinha ligado muito. Está bestial. Parabéns.

 

:drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo João,

 

 

quanto ao fertilizante recomendo metade dessa dosagem semanalmente, aquando da manutenção e respectiva TPA.

 

Em relação à ficha técnica podes mandar já, se assim o entenderes, e quando tiveres mais fauna vamos actualizando, sem problema :drinking:

 

 

Assim sendo, depois de colocarmos a ficha do teu aqua no sub-fórum dos africanos, já nao precisas de repetir este tópico por lá. Podes utilizar o tópico aberto nos Malawi para eventuais dúvidas que surjam, partilha de alegrias, etc. relacionadas com o teu aqua.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, sinceramente não gostei, tá muito "azul", nota-se que faltam aí umas plantas vermelhas para dar contraste, ehehehe. bigsmile

 

 

Não parece nada ter somente 2x36w, tá bem iluminado! Não tem aquelas pedras todas amontoadas que não parece nada natural e isso dá a sua graça. As valisnérias também fazem a diferença e depois quando crescerem...

 

Não percebo nada de ciclídeos africanos mas esses têm uma cor forte, como não podia deixar de ser tinhas que ter um peixe azul! bigsmile Os bichos devem sentir-se bem com tantos esconderijos. Tens aí um monstro, vá...

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo muito directo.... não está grande coisa. Sinceramente esperava que o hardscape ficasse muito melhor, mas enfim, para já ficou o que ficou. Quando tiver coragem de mexer nas pedras, melhoro. Ficou a vantagem de ficar com muitos esconderijos e buracos.

 

Não está grande coisa?? Está excelente!!! :)

Consegues combinar o habitat ideal para os inquilinos com uma disposição muito boa de plantas e rochas, quando vejo as fotos so me dá vontade de ter um Malawi também!! biggrin

 

(....) Mas se calhar vou esperar mais um bocadinho para a fauna estar mais composta. (o que aidna deve demorar.. tive muuuita paciência até agora e não quero descambar =)). (...)

 

Isso mesmo! Calma, paciencia, ponderação, planeamento, algumas virtudes de um bom aquariofilista! Estás num optimo caminho João! Muitos parabéns!

:D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É realmente bom receber feedback :smile2:

 

 

Amigo João,

quanto ao fertilizante recomendo metade dessa dosagem semanalmente, aquando da manutenção e respectiva TPA.

 

Em relação à ficha técnica podes mandar já, se assim o entenderes, e quando tiveres mais fauna vamos actualizando, sem problema ;)

Assim sendo, depois de colocarmos a ficha do teu aqua no sub-fórum dos africanos, já nao precisas de repetir este tópico por lá. Podes utilizar o tópico aberto nos Malawi para eventuais dúvidas que surjam, partilha de alegrias, etc. relacionadas com o teu aqua.

Um abraço,

 

Certíssimo! Vou ver se este fim de semana consigo fazer a ficha técnica. =)

Obrigadão Marco!

 

 

Epá, sinceramente não gostei, tá muito "azul", nota-se que faltam aí umas plantas vermelhas para dar contraste, ehehehe. bigsmile

 

Amanhã já meto o meu comentário.

 

Tens toda a razão! surprised Tá muito azul! Só um mau fotógrafo como eu conseguiria colocar aquilo tão azul, tendo em conta que o fundo é preto :mrgreen: sabes como é, o coração (que só tem uma cor... azulibranco) leva-me a fazer coisas sem eu querer bigsmile e sim, acho que vou meter umas walischii só mesmo para a foto para tu ficares contente bigsmile:mrgreen: mas depois volto a tirar!

Agora a sério, era bem bom que não gostasses mesmo! :rolleyes: Era da maneira que levava na cabeça, e isso é positivo!=) Aguardo as tuas opiniões =)

 

Não está grande coisa?? Está excelente!!! :crazyeyes:

Consegues combinar o habitat ideal para os inquilinos com uma disposição muito boa de plantas e rochas, quando vejo as fotos so me dá vontade de ter um Malawi também!! :D

 

 

Isso mesmo! Calma, paciencia, ponderação, planeamento, algumas virtudes de um bom aquariofilista! Estás num optimo caminho João! Muitos parabéns!

biggrin

 

Ideal ideal nunca dá:P Então quando eu arranjar mais fauna, espero mesmo fazer com que essa vontade se trasnforme em acção, era "porreiro pah" que aprendessemos sobre este lago ao mesmo tempo e iamos partilhando experiências... enfim, já to para aqui a por-te ideias na cabeça biggrin Muito obrigado pelos comentários! cheers

 

Ah... calma, paciência, ponderação, planeamento.... sabes que mais? Aprendi a gostar da "adrenalina" de todas essas fases... demorei muitas horas a montar isto, era só dificuldades (inexperiência, horas a lavar pedras, a olhar para construções diferentes de rochas, idas às lojas, procura de materiais em 2ª mão, montagem de um aqua SUNSUN - é preciso diploma! -, horas a pensar no que poderia fazer mais, no que faltava, a escolha da fauna, as horas a ler sobre tudo o que podia... a frustração de ter que estudar pra exames e fazer trabalhos, interrompendo o projecto...). Mas repito, adorei TODAS as fases. Fazer as coisas sem pressa de acabar é espectacular mesmo!

 

Obrigado a todos! ::D:

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Eu pessoalmente gosto, e se não te importas, possivelmente irei plagiar algumas das tuas ideias, principalmente estar atento à fauna que vais escolhendo.

Porquê?

Porque estou agora a iniciar-me neste hobby, adquiri um aqua de 200lts (100x40x50), com a ideia de criar um biótipo Malawi, que antes de o começar a encher, cometi a loucura de fazer negócio com um de 375Lts!!! (120x50x70), CULPA do fórum que só me diziam que um aqua daquelas dimensões, não dava para Malawi.

Em princípio este Fds terei este monstro em casa para me começar a entreter. (não é nada fácil, para mais com a "Maria" a chatear, a dizer que eu agora só ligo ao fórum, aos peixes... pode ser que acalme quando eu conseguir, assim espero, vender o 1º aqua...eheheh)

Por tudo isto, o teu tópico será de certeza um dos que eu vou seguir com toda a atenção, e se não te importares, quando começar a avançar a sério com o meu projecto, algumas dúvidas mais concretas que tenha, irei chatear-te com umas MP, ok?

Cumprimentos,

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compoc05: dificilmente um elogio poderia ser melhor que esse! Muito obrigado e dispõe para chatear, embora eu continue a dizer que sou muito limitado no conhecimento de Mbunas e quase todo o conhecimento que tenho é puramente teórico=) Mas no que eu souber... (o que não souber também não vou inventar :snipersmile:)..

 

 

agora plagiar... ISSO É QUE NÃO! :puppydogeyes: lol, agora a sério. Não me importo minimamente que faças um Malawi igualzinho ao meu =). Mas não te esqueças de ver fotos e vídeos do lago mesmo e de outros membros muito mais conceituados e experimentados do que eu. E lê muito (que eu também tenho de o fazer:P). Quanto à fauna... foi muito dificil... demorei dias a chegar a uma lista de 11 espécies e muitos outros dias demorei a encurtar a lista. Fui lendo muitos artigos, sites e foruns onde as pessoas falavam das suas experiências e quando não consegui encurtar mais a lista, fui pedir opinião em foruns. =)

 

E fico contentetíssimo que o meu projecto possa minimamente servir de inspiração ou de factor para as pessoas começarem a construir este tipo de biótopo.. mas aviso-vod que depois de terem um bichinho deste... podem vender a televisão :snipersmile:

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!

 

Estava a ver que nunca mais encontrava um aqua teu pá! :snipersmile:

 

Digo-te muito sinceramente uma coisa, embora ainda tu, e eu e muitos tenhamos muito que aprender, uma coisa que provavelmente distingue os bons aquariófilos dos maus, é a paciência e calma para delinear um projecto. E digo isto porque de todas as vezes que não a tive, a aquela vontade infantil de querer ver algo novo, deu raia. E agora vejo muitas coisas de forma diferente.

 

Em relação ao aquário, para quem diz que não tem experiência, olha que ficou muito bom na minha opinião. A partir daí e quando houver mais flora, acho que fica muito fixe! :snipersmile:

Até ter um comentário do Big Boss Africano a dizer que gostou, não é para qualquer um... :snipersmile:

 

O Zlatan adora plantinhas vermelhas para dar contraste, muito gosta ele de contrastes... Disso e das algas dos outros! :puppydogeyes:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!

 

Estava a ver que nunca mais encontrava um aqua teu pá! :tongue:

 

Digo-te muito sinceramente uma coisa, embora ainda tu, e eu e muitos tenhamos muito que aprender, uma coisa que provavelmente distingue os bons aquariófilos dos maus, é a paciência e calma para delinear um projecto. E digo isto porque de todas as vezes que não a tive, a aquela vontade infantil de querer ver algo novo, deu raia. E agora vejo muitas coisas de forma diferente.

 

Em relação ao aquário, para quem diz que não tem experiência, olha que ficou muito bom na minha opinião. A partir daí e quando houver mais flora, acho que fica muito fixe! bigsmile

Até ter um comentário do Big Boss Africano a dizer que gostou, não é para qualquer um... :multi:

 

O Zlatan adora plantinhas vermelhas para dar contraste, muito gosta ele de contrastes... Disso e das algas dos outros! ;)

 

Abraço

 

Eheheh muito obrigado!

 

Relativamente ao "patife" do zlatan, ele disse aquilo por causa da "picardia". Eu sou do Porto e ele é do Benfica:P Mas no fundo, no fundo, tudo bons rapazes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Zlatan adora plantinhas vermelhas para dar contraste, muito gosta ele de contrastes... Disso e das algas dos outros! ;)

 

Abraço

 

Aí há tempos ouve um membro que se estava iniciar e colocou um anúncio "Compro algas" por engano. O meu post foi: "Epá, queres ver que é agora que vou dar a entrada para a casa?"

 

O Psyfactor também já as tem ;) .

 

O meu comentariozito tá em cima.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, sinceramente não gostei, tá muito "azul", nota-se que faltam aí umas plantas vermelhas para dar contraste, ehehehe. :wink:

Não parece nada ter somente 2x36w, tá bem iluminado! Não tem aquelas pedras todas amontoadas que não parece nada natural e isso dá a sua graça. As valisnérias também fazem a diferença e depois quando crescerem...

 

Não percebo nada de ciclídeos africanos mas esses têm uma cor forte, como não podia deixar de ser tinhas que ter um peixe azul! banana rock Os bichos devem sentir-se bem com tantos esconderijos. Tens aí um monstro, vá...

 

E, não fosse o Marco Monteiro, seria 3x36W (aqueles belos erros de rookie que os "monstros aquariófilos" tão bem sabem evitar =))

Mas não te preocupes que também vou arranjar uns amarelos... consta que durante algumas épocas uns amarelos gostavam imenso de dar pancada em vermelhos e em verdes :) ahahahahaha :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É realmente bom receber feedback :mrgreen:

Ah... calma, paciência, ponderação, planeamento.... sabes que mais? Aprendi a gostar da "adrenalina" de todas essas fases... demorei muitas horas a montar isto, era só dificuldades (inexperiência, horas a lavar pedras, a olhar para construções diferentes de rochas, idas às lojas, procura de materiais em 2ª mão, montagem de um aqua SUNSUN - é preciso diploma! -, horas a pensar no que poderia fazer mais, no que faltava, a escolha da fauna, as horas a ler sobre tudo o que podia... a frustração de ter que estudar pra exames e fazer trabalhos, interrompendo o projecto...). Mas repito, adorei TODAS as fases. Fazer as coisas sem pressa de acabar é espectacular mesmo!

 

Compreendo-te perfeitamente ;) tou agora a passar pelo mesmo!

Se fosse há uns meses, acho que mal que comprei o aquario novo me tinha atirado de cabeça e montado-o logo, sem me importar com os promenores e depois como diz o Rui, dá "raia" bigsmile

 

Só fico triste por ter conhecimento dessas tuas tendencias nortenhas... mas sabes como é... mais dia menos dia :D e depois so fica vermelhinho nyah

 

Abraço!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.