Qual a melhor opção


Recommended Posts

Boas, Tudo Fish!!!

 

Precisava de confirmar uma dúvida que tenho em relação a estes dois tipos de lâmpadas ( ATI-Blue Spezial 39w T5 e ATI-Blue Plus 39w T5).

 

Segue em anexo os gráficos espectrais das referidas lâmpadas. Mais uma vez obrigado e continuação de bom trabalho nos salgados

 

gallery_18923_398_1937.jpg

 

gallery_18923_398_5475.jpg

 

Cumprimentos,

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nomes pomposos para lampadas que não teem nada de especial.

 

a de baixo é uma actinica vulgar e como actinica é pior que uma osram ou philips blue, ja que manda tambem no verde para dar a impressão que emitem mais luz.

a de cima...enfim um trifosforo dos mais baratos, pouco rica espectralmente e que por isso nunca vai ter grande reprodução cromática.

 

a minha opinião... nenhuma das duas.

 

ja agora, só 1 lampada? ou ja tens outras?

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Just_me,

 

Respondendo à tua pergunta, neste momento estou com 4 lâmpadas (3 daylight 14000K e 1 actinica) e pretendia adquirir outra actinica para ficar com um racio 50:50!!!!!

 

Abraço,

 

João

 

 

 

 

nomes pomposos para lampadas que não teem nada de especial.

 

a de baixo é uma actinica vulgar e como actinica é pior que uma osram ou philips blue, ja que manda tambem no verde para dar a impressão que emitem mais luz.

a de cima...enfim um trifosforo dos mais baratos, pouco rica espectralmente e que por isso nunca vai ter grande reprodução cromática.

 

a minha opinião... nenhuma das duas.

 

ja agora, só 1 lampada? ou ja tens outras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nomes pomposos para lampadas que não teem nada de especial.

 

a de baixo é uma actinica vulgar e como actinica é pior que uma osram ou philips blue, ja que manda tambem no verde para dar a impressão que emitem mais luz.

a de cima...enfim um trifosforo dos mais baratos, pouco rica espectralmente e que por isso nunca vai ter grande reprodução cromática.

 

a minha opinião... nenhuma das duas.

 

ja agora, só 1 lampada? ou ja tens outras?

 

Boas just_me podias na tua opinião dizer quais as melhores lampadas tanto em actinias como em day ligth, já agora em hqi tambem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pedro, a Blue Plus não é actínica, a sua temperatura de cor ronda os 15000K. A ATI tem outra lâmpada mesmo actínica, a Actinic Blue de 20000K.

 

a de baixo é uma actinica vulgar e como actinica é pior que uma osram ou philips blue, ja que manda tambem no verde para dar a impressão que emitem mais luz.

 

a de cima...enfim um trifosforo dos mais baratos, pouco rica espectralmente e que por isso nunca vai ter grande reprodução cromática.

 

Estou curioso com estas duas afirmações. Podes explicar o porquê e quais as alternativas, na tua opinião? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Agradeço a participação de todos e os respectivos comentários, mas ainda continuo sem perceber que actinica devo comprar, ja tenho uma (por acaso não diz os kelvins) e queria adquirir mais uma...........

 

obrigado,

 

João

 

Compra a mais barata! :)

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Just_me,

 

Respondendo à tua pergunta, neste momento estou com 4 lâmpadas (3 daylight 14000K e 1 actinica) e pretendia adquirir outra actinica para ficar com um racio 50:50!!!!!

 

Abraço,

 

João

 

...

 

as de 14000K não são daylight's são mais puxadas para o azul. na minha opinião, sendo esse jogo de luzes uma osram/philips azul

 

Boas just_me podias na tua opinião dizer quais as melhores lampadas tanto em actinias como em day ligth, já agora em hqi tambem.

 

para actinicas, nunca compro actinicas e sim lampadas de espectro puramente azul, as ja citadas da osram/philips

em daylight, as que tiverem referencia 865 ou se quiseres ter melhor reprodução cromática as 965. atenção que daylight implica temperaturas de cor na odem dos 6500K

 

Boas!

 

Pedro, a Blue Plus não é actínica, a sua temperatura de cor ronda os 15000K. A ATI tem outra lâmpada mesmo actínica, a Actinic Blue de 20000K.

Estou curioso com estas duas afirmações. Podes explicar o porquê e quais as alternativas, na tua opinião? :smile2:

 

par actinicas e para melhorar as cores dos corais antes defendia o espectro puramente azul. depois de ler e ver uma ou duas montagens que utilizam ainda outro tipo de lampadas, acho que poderá ser complementada com lampadas com emissão purpura/azul

 

quanto ás afirmações não teem nada de especial, olha para os gráficos André, facilmente reparas, que o espectro da primeira, tem picos no azul verde e laranja/avermelhado.

 

se o azul e o laranja /avermelhado podem ser usados pelas zooxanthelae e o verde é para termos impressão de uma maior luminosidade, considerariamos esta como uma lampada "all-around"/ serve para tudo.

No entanto nota-se facilmente que as restantes partes do espectro estão muito mal representadas, e como as cores das coisas que vemos tem a ver com o rácio de luz reflectida/absorvida pelos objectos, se não incidem sobre eles determinados comprimentos de onda, então os mesmos tambem não vão ser reflectidos e não os vamos ver. (é o mesmo que tentar apreciar o vermelho de uma maça iluminada por uma luz azul)

 

Logo para uma lampada "all-around" tem uma grande deficiencia, uma miseravel reprodução cromática, por exemplo, os vermelhos nunca serão bem reproduzidos.

 

Se por outro lado é para ser uma lampada focada no crescimento, o verde não está lá a fazer nada.

 

devido á fraca riqueza do espectro é facil perceber que é um trifosforo nao muito elaborado.

 

Quanto á blue plus. não sei se pretende realmente ser uma actinica, se pretende...não percebo o porque do verde e amarelo. Para quem olha ficar com uma percepção de maior luz? eu chamo a isso enganar quem nao sabe. Se não é uma actinica peca por uma horrivel reprodução cromática.

No entanto o pequeno pico no purpura/roxo poderia ser benefico se fosse mais importante em termos de %. não é... e passa mesmo por desprezavel.

 

a minha opinião...o espectro é muito importante para as cores e crescimento. se querem uma lampada para iluminar, para ver bem o aquario comprem uma com um espectro completo, com obviamente pico no azul e verde mas sem serem tão predominantes relativamente aos restantes espectros.

 

se querem uma actinica...comprem espectro totalmente azul.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A pedido do Joao, respondi-lhe por MP. Com uma explicacao simples, percebeu o problema, que nao e problema. E tudo uma intrepretacao de gosto pessoal, e de Kelvins.

Abraco,

Paulo

 

Ps - Reparei agora neste pormenor. Actinicas, sao consideradas as lampadas acima de 25000K.

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro.

 

Obrigado pela explicação. É sempre bom aprender com quem sabe. bigsmile

 

par actinicas e para melhorar as cores dos corais antes defendia o espectro puramente azul. depois de ler e ver uma ou duas montagens que utilizam ainda outro tipo de lampadas, acho que poderá ser complementada com lampadas com emissão purpura/azul

 

A ATI tem ainda outra lâmpada, a PRO Colour que tem uma cor púrpura, realçando as cores dos corais " vermelhos" tais como Pocillopora, histrix e por aí fora. Já a vi ao vivo e realmente os corais de cor mais quente ficam bem realçados. No entanto, não consegui encontrar o gráfico de cor. A KZ tem também as Fiji Purple que me parecem semelhantes às da ATI.

 

se o azul e o laranja /avermelhado podem ser usados pelas zooxanthelae e o verde é para termos impressão de uma maior luminosidade, considerariamos esta como uma lampada "all-around"/ serve para tudo.

 

Sim, mas o verde está lá também para realçar os corais verdes na mesma ou quase proporção que os azuis. Penso que seja essa a ideia da ATI.

 

No entanto nota-se facilmente que as restantes partes do espectro estão muito mal representadas, e como as cores das coisas que vemos tem a ver com o rácio de luz reflectida/absorvida pelos objectos, se não incidem sobre eles determinados comprimentos de onda, então os mesmos tambem não vão ser reflectidos e não os vamos ver. (é o mesmo que tentar apreciar o vermelho de uma maça iluminada por uma luz azul)

 

É igualmente verdade mas as cores que estão no espectro da lâmpada em questão destinam-se à coloração da maior parte dos corais ou seja, azul, vermelho e verde. Isto é, com uma lâmpada destas, facilmente consegues puxar pela cor da maior parte dos corais que tens num aquário ou, pelo menos, os que são azuis, verdes e vermelhos ( este último, nem tanto). É por isso que a ATI considera a Blue Special como a lâmpada base, que serve para a maior parte ( senão toda) dos corais. Concordas?

 

Logo para uma lampada "all-around" tem uma grande deficiencia, uma miseravel reprodução cromática, por exemplo, os vermelhos nunca serão bem reproduzidos.

 

Se por outro lado é para ser uma lampada focada no crescimento, o verde não está lá a fazer nada.

 

Pegando no teu exemplo, concordo que os vermelhos poderiam ser mais bem reproduzidos, bem como todas as outras cores, mas a finalidade da lâmpada não é focar-se apenas nas cores. É pegar num pouco de cada e focar-se no crescimento. O verde, apesar de este ser como tu dizes e não contribuir para o crescimento, está lá apenas para realçar os corais verdes. É por isso que a ATI tem outras lâmpadas que complementam a Blue Special em termos de cor e que são a Blue Plus ( maior incidência no azul) e a Pro Color ( penso que tenha incidência no azul e vermelho para dar a cor púrpura que falas e que ela apresenta).

 

Eu penso que, e aqui concordo inteiramente contigo, a ATI poderia ter elaborado um pouco mais as suas lâmpadas de modo a colocar todos os espectros, quer sejam eles úteis em crescimento, quer sejam úteis na forma como vemos os corais e aquário em geral, em apenas duas lâmpadas, tal como fez a KZ. Esta última tem apenas duas lâmpadas: a Coral light que é usada como lâmpada base para crescimento e realce dos azuis/verdes e a Fiji Purple que é usada para realçar os vermelhos. Enquanto uma tem 4 lâmpadas para promover crescimento e cores, a outra tem apenas 2.

 

É uma questão de marketing mas tudo resulta, se usadas como eles querem. cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais