"silver dollar"


Ana Frias

Recommended Posts

:puppydogeyes:

Olá, alguém me podia dar informações sobre os "silver dollar"?

Na loja não sabiam o nome cientifico. Tenho dois que estão enormes, quando os comprei não sabia que eram vegetarianos e destruiram-me as plantas todas. Á conta disso fiquei sem um cardume de bébés black mollies que se escondiam nas plantas e é claro depois foram comidos pelos escalares.

Até já pensei dá-los mas tenho pena porque estão muito bonitos.

Nem os pus no meu aquário novo (170Lt), deixei-os no velho 60lt), com 2 corys, e dois limpa vidros.

Já procurei em livros e na net e não encontro nada sobre estes peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:puppydogeyes:  

Olá, alguém me podia dar informações sobre os "silver dollar"?

 

Os 'silver dollar' são caracídeos com o nome científico "metynnis argenteus". Gostam de água com pH entre os 5.0 e os 7.0 e temperatura entre os 24 e os 28 graus. Atingem em adultos até 14 cms de comprimento, embora haja variedades capazes de atingir os 18 cms. Reproduzem-se com alguma facilidade.

 

:puppydogeyes:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Se comem anúbias? Havias de ver como ficaram as minhas!

Comem tudo!. Principiaram pelas valisnérias, que eram enormes.A certa altura comecei a reparar que havia muitos bocados de planta cortados a flutuar, pensei que que estavam a ficar com alguma doença...Mas depois é que vi os dentinhos lá marcados, tudo roido.

E as hygrophilas ficaram reduzidas a um pauzinho, mesmo só um pauzinho. Cheguei a pensar que eram os caracóis, até que os apanhei em flagrante precisamente com as anúbias.

E crescem imenso! O mais giro é que ninguém na loja disse que eles eram assim. Depois é que foram muito sinceros: "olhe, se comem anúbias não vale a pena tentar repor as plantas"!

Estou a dar-lhes alface e espinafre cozidos e parecem gostar muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, só comecei há uns dias, e as plantas estão tão roidas que não dá para perceber se deixaram de o fazer. Mas realmente dantes eu via-os a atacar as plantas e agora não tenho visto. Mas mesmo assim não arrisco a mudá-los para o aquário grande, até me dava uma coisa se me faziam o mesmo :)

Contem-me coisas dos silver, só tenho aquário há pouco mais de um ano e não sei quase nada, mas os peixes (escalares, mollies, platys, espadas, coridoras, danios zebra, e alguns tipos de tetra) e as plantas tem-se dado bem. Mas é um bocado viciante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Vou entao dar o meu pequeno contributo :)

Tenho 2 metynnis argenteus já vai para 4 anos e é tudo verdade eles comem quase tudo q é verde e tenrinho, incluindo anubias e valisnerias. Mas tb eu nao fui capaz de me desfazer deles pois eles sao extremamente inteligentes e chegaram a ser os unicos no meu aquario.

Como tal hj ambos estao com uns 15 cms e arranjei amigas verdes q eles nao comem, tb pudera parecem de plastico. :)

São elas 2 Crinum thaianum, feto de java tb nao lhes aguça o apetite e por fim 2 Nymphoides Aquatica.

 

Saudações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)  

Devo estar a ser muito azelha porque já me fartei de procurar com o nome cientifico e nada. Também já experimentei pôr a família, metynnis, etc, mas não encontrei nada.

 

Bem, uma pesquisa no 'google' com metynnis argenteus dá-me 482 resultados.

 

http://www.google.pt/search?q=metynnis+arg...sa+Google&meta=

 

Falando agora em offtopic, se ao procurar no 'google' obtém resultados diferentes, talvez tenha o computador "infestado" com spyware. Sugiro que entre em www.antispyware.cjb.net e no menu do lado esquerdo clique na opção "Links" e posteriormente na opção "Anti-spyware". Aí encontrará o endereço de excelentes programas gratuitos contra o spyware. Sugiro especialmente o Ad-Aware (o primeiro que surge na lista).

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Que óptimo, graças ao fórum encontrei uma data de informação sobre os silver. E o que é curioso é saber que eles são da família das piranhas e de facto eu sempre achei que eles tinham cara de piranha!

Agora estou na dúvida com o sexo dos meus porque tem ambos a barbatana anal com a mancha laranja.

Um é maior que outro, mas não noto grandes diferenças de tamanho na barbatana. Serão dois machos? Eles nunca brigam. até parecem dar-se muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

ola

tenho uma duvida sobre a alimentaçao dos dolares :P

tenho 3 e eles parecem interessar-se mais por camaroes secos e comida granulada do que propriamente por plantas e vegetais. por vezes ponho alguns pés de elódea e cabomba para eles se deliciarem mas noto que so as mordem quando nao têm mais nada que fazer....

os dolares sao estritamente herbivoros?ou os vegetais devem ser dados como complemento?

ainda nao experimentei por la musgo de java, mas gostava de o por nuns troncos, alguem sabe se eles apreciam musgo ao almoço?

obrigado

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boas!!

 

Comprei 2 Silver dollar este fim-de-semana e parece que tenho a mesma sorte que a maioria do pessoal...folhas totalmente roídas!!!! :mrgreen:

 

Inda por cima as plantas que tenho são todas muito macias... :evil:

 

A minha dúvida também é se eles apenas devoram as plantas quando estão com fome ou se não à mm volta a dar!!!

 

Space Cowboy acho que vou por os meus silver a aprender as regras de boa educação com os teus silver, e assim deixarem de me devorar as plantas :D

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Bom dia, a minha duvida é se ossilver dolar se dao com peixes mais pequenos, tipo escalares, espadas e ciclideos anoes.

os meus sempre estiveram com peixes maiores, daí a minha duvida.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais