meu primeiro aquario :)


pitboy

Recommended Posts

boas pessoal.

após meses de pesquisa neste maravilhoso site consegui montar o meu primeiro mini ecossistema :mrgreen:

setup:

aquario 60x30x30

substrato humus, uma camada de areia de piscina, areão preto

termostato 25w tetra

filtro mochila de uma marca manhosa mas foi o que se arranjou por 15euros :mrgreen: 300l/h

rochas vulcânicas cá da terra :)

luz 2x15w

 

flora:

fetos de java

anubia

musgo de java

e algumas de raça indefinida :D

 

 

fauna não há!

vou meter red cherry e uns 7 cardinais.

 

 

as plantas são poucas mas foi o meu amigo Sergio Torres que me mandou por correio.

para a semana que vem vou receber mais umas "cabombas" e uma "anubia" nana :) mas essas comprei.

agora é esperar para fazer o ciclo.

 

eu vou meter as fotos mas não sei bem como é :bad-words:

amanha meto isso.

agora vou é roncar que amanha é dia de arranhar!!

abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal.

após meses de pesquisa neste maravilhoso site consegui montar o meu primeiro mini ecossistema :)

setup:

aquario 60x30x30

substrato humus, uma camada de areia de piscina, areão preto

termostato 25w tetra

filtro mochila de uma marca manhosa mas foi o que se arranjou por 15euros :) 300l/h

rochas vulcânicas cá da terra :)

luz 2x15w

 

flora:

fetos de java

anubia

musgo de java

e algumas de raça indefinida :)

fauna não há!

vou meter red cherry e uns 7 cardinais.

as plantas são poucas mas foi o meu amigo Sergio Torres que me mandou por correio.

para a semana que vem vou receber mais umas "cabombas" e uma "anubia" nana :) mas essas comprei.

agora é esperar para fazer o ciclo.

 

eu vou meter as fotos mas não sei bem como é :mrgreen:

amanha meto isso.

agora vou é roncar que amanha é dia de arranhar!!

abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O termostato devia ter 100 watts acho melhor comprares um

As fotos deixo te dois links:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82015

boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está complicado de mostrar as fotos :P

meti no site do meu irmão porque ele criou uma "pagina para mim" mas estou com um problema mas daqui a pouco ja cá estão as fotos.

peço desculpa.

Editado por pitboy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente as fotos :P

 

DSC05223.JPG

 

DSC05225.JPG

 

DSC05226.JPG

 

DSC05227.JPG

 

DSC05228.JPG

 

DSC05229.JPG

 

não sei se é digno de estar neste site... :P

 

podem mandar as criticas :)

 

o termostato tenho aqui um de 100w mas este é mais recente e certo nos valores e realmente a agua está sempre a 25º mas está sempre a trabalhar.

 

o valor de ph é que está mau 7,5 ;)

 

o que devo fazer?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente as fotos :(

 

 

não sei se é digno de estar neste site... 8)

 

podem mandar as criticas :cry:

 

o termostato tenho aqui um de 100w mas este é mais recente e certo nos valores e realmente a agua está sempre a 25º mas está sempre a trabalhar.

 

o valor de ph é que está mau 7,5 :laugh:

 

o que devo fazer?

 

abraços

 

Caro amigo axo que ainda não existe limite para o fabuloso e muito menos para aquarios que se não estão melhores, vão ficar.... por isso é que existe o forum.... para aquarios dignos como o teu o meu e outros........

 

Eu não sou muito barra, mas como sei que por vezes uma dica sim outra dica cozida, vão dando um jeitito e nós vamos melhorando.

 

Mas minha opnião é a seguinte, não dava para colocar esse filtro num dos vidros lateral, alem de ficar mais disfarçado até teres plantas que o tampem, axo que ficava mais funcional, fazia mexer a agua em todo o cumprimento, e o termostacto porque é que tem de estar assim inclinado, não cabe ao alto??

E as rochas deviam sem um pouco mais baixas, ficam dão ideia que o aquario é muito pequenino, quanto ao PH, o pouco que sei, é um tronco é capaz de ajudar, o CO2 tambem ajuda............... de resto aqueles produtos de baixa aqui e levanta ali, pelo que sei nada resultam a longo prazo................. se estou a dizer alguma asneira, podem rectificar e ajuda na minha procura de conhecimento.

cumps'

hugof

Editado por Hugof
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal.

vou meter o termostato ao alto num canto mas quanto ao filtro não vai dar para meter de lado porque mandei fazer uma tampa em vidro á medida de encaixar onde encaixava a antiga tampa, mas mandei fazer com um corte para o espaço do filtro... agora so dá para trocar do lado esquerdo para o direito virando o vidro :( mas a minha intenção é que quando as plantas crescerem tapem mais o filtro.

 

mas preciso de saber que tipo de tronco devo meter ou seja que tipo de madeiras é melhor?

como não tenho um aquario muito grande vou ter de meter um tronco pequeno mas preferia arranjar outra alternativa para baixar o ph se possivel.

é que tenho mesmo de baixar o ph para poder ter os cardinais que tanto gosto ;)

e o que me aconselham em relação ao meter um peixe para ajudar no ciclo de azoto e quais as especies.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Finalmetne o aquário montado! :bad-words:

 

Tenho várias dicas para ti:

Em relação ao filtro não poder sair dali, não vejo muito problema, pois se é um filtro de mochila, só se vê mesmo o "tubo" que chupa a água.. O resto que se vê está do lado de fora do vidro.. Sugiro-te que arranjes uma cartolina azul/cinzenta/branca para colares ao vidro de trás para não se verem os fios, nem o copo do filtro nem a parede lá atrás.. Como tenho dois áquas desses e não me apteceu comprar uma cartolina, coloquei 3 folhas brancas A4 ao alto, lado a lado pois como cada uma mede 20cm de largura e 30 de altura, ficam mesmo á medida para cobrir o vidro traseiro.. Depois disto, coloca ainda o termoestato na vertical e a um canto do áqua, de preferencia no lado do filtro,para o equipamento não ficar espalhado pelo aquário..

 

Vejo que até tens uma luz jeitosa.. 30Watts para cerca de 35lt reais, não é nada mau, como tal não há perigo nenhum em colocares CO2! Baixa-te o PH (deve ir pós 6.5 +/-), as plantas crescem melhor, e é barato! Faz a receita de gelatina aqui do fórum.. A minha já dura há 2meses!!

 

Se de qualquer forma quiseres colocar troncos, usa madeira sem resina (por ex, pinheiro não dá!), mas tens de tratar bem os troncos.. Ferver, pôr de molho uns meses, etc, se pesquisares aqui pelo fórum existem varios metodos para preparar troncos :)

 

Quanto ao layout, sugiro apenas que enterres um pouco mais a pedra da direita.. Não digo o mesmo em relação á da esquerda, pois parece formar uns bons esconderijos por baixo, para os futuros camarões! Fico á espera que as plantas se desenvolvam para ver isso como deve de ser ;)

 

Em relação ao peixe, não compres pleco!, porque cresce muuiiiitooo, e não sei se depois por aí tens facilicade em despachalo... Compra uma Corydora, e passado umas 3semana compra outra para a outra não ficar sozinha e depois compra o resto da fauna que quiseres ;)

 

Espero ter ajudado!

 

Abraço,

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois vou fazer isso de enterrar a rocha e fazer o co2.

mas quanto ao primeiro peixe tenho de comprar um peixe que depois fique para morrer de velho e as coridoras não vão comer os red cherry? quero um aquario sem essas coisa de se comerem uns aos outros... lol

se possível agradecia a vossa ajuda para escolher a espécie para esse efeito.

obrigado pela preciosa ajuda Dflip e resto do pessoal!

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom projecto! acho que o termostato tem pouca potencia para o aqua. 1W por litro mais ou menos. de resto acho que está tudo ok. abraço

Muitos Parabens Pitboy! Espero que de apaixones por este Hobbie! Depois quero ver as fotos!

Em relação ao termostato, o sergito até pode ter razão, tal como te tinha dito mas, por outro lado, ele possivelmente nao teve em atenção a tua posição geografica! Açores! Como o clima por ai é mais temperado, pode ser que esse termostato dê! Depois vês isso! Grande abraço e vai tomando atenção às dicas dos sabios que por vezes temos a sorte de passar pelos nossos topicos!

Abraço e continuação de uma boa aquariofilia

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que giro que isto é!

O Dflip, veio a minha casa à quase um ano montar o meu aqua! Grande tarde, né?

Agora está a ajudar-te a ti, e que belas dicas, que foste induzido por mim, em parte, a começares este hobbie!

A cartolina azul 100%! O termostato de pé 100%! As cryptocorynes irao crescer e tapar isso! O CO2 para baixar o pH ou então um pequeno tronco! Se optares pelo tronco, compra aqui em "portugal"! Pelo que vi, dificilmente arranjas ai na ilha! Depois vais à corveta um dia e pedes ao pessoal da cozinha para te escaldar o tronco na panela grande! Isto se não tiveres panelas que tapem, tudo o tronco em casa!

Ferve, Ferve, Ferve, Ferve,Ferve e Ferve! Quando a agua sair limpa! Continua a Ferve e só algum tempo depois o coloques no aqua!

CALMA, CALMA e CALMA!!!!

Eu comprava uma pedra de aqua esbranquiçada!

Abraço!

Editado por Sergio Torres

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas bom povo :evil:

finalmente chegaram as plantas que esperava.

comprei a um membro do forum.

fiquei bastante contente com as plantas apesar de 3 dias de correio:)

ja que tinha de meter as plantas alterei umas coisas.

como podem ver troquei a rocha maior por um pequeno tronco que alem de gostar vai baixar o ph como me foi aconselhado por voces.

ja o fervi mas ainda vai deixar a agua amarela muitas vezes acho eu.

tenho é medo de não me safar com as cabombas :(

ja tenho o primeiro habitante uma coridora bronze.

agora é esperar mais uma semana para ela ter companhia de mais uma e depois se tudo tiver em ordem meter o resto da fauna.

estava a pensar em meter cardinais mas com o meu ph... acho que é má escolha.

estou a a pensar em arranjar uns guppys full red ou uns platys sunset e os tais red cherry.

mas vai ser complicado arranjar os tais guppys.

espero que gostem do meu jardim do éden ;)

o que dizem os veteranos e não so?

abraços

 

DSC05230.JPG

 

DSC05231.JPG

 

DSC05232.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se é digno de estar neste site... :drinking:

 

podem mandar as criticas nyah

 

o termostato tenho aqui um de 100w mas este é mais recente e certo nos valores e realmente a agua está sempre a 25º mas está sempre a trabalhar.

 

o valor de ph é que está mau 7,5 :tongue:

 

o que devo fazer?

 

abraços

 

Primeiro é tão digno como todos os outros. De vez em quando faço um exercicio e vou ver as primeiras mensagens e os primeiros aquas do pessoal mais experiente, só para rir. Somos todos iguais.

 

Agora vejo que tens tido ajuda do pessoal do Seixal. SEIXAL RULA! TERRA DA AQUARIOFILIA!

 

Eu só acho que essas pedras aí não funcionam. Muito contraste. eu metia basaltos e nos açores devem haver alguns... Depois, plantar e arranjar mais luz. Eu acho pouco. Metia uma pll de 55 Watts.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois tens razão.

mas tenho 30w de luz para uns 40l de agua o que pelo que tenho visto não é mau.

mas uma das lampadas dá pouca luz. é uma luz roxa ou parecido.

quanto ás raízes pensei que fosse para estar á vista por ser uma planta de prender na rocha...

o que é que se pode usar para tapar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.