Mexilhões de Água Doce - são úteis?


Recommended Posts

Boas,

 

Já ouvi falar algumas vezes, sempre muito superficialmente, de Mexilhões de Água Doce.

 

Até hoje, nem sequer os tinha visto, até que...

 

deparei-me com seis mexilhões dentro de um aquário numa loja.

 

De imediato o lojista se aproximou de mim para me mostrar o seu Ex Libris e, afirmou que os mexilhões são excelentes para o controlo dos nitratos nos aquários :!:

 

:( Fiquei de todo :)

 

Não me forneceu dados concretos, dizendo apenas que foi o que o distribuidor que lhos forneceu disse :!:

 

Pessoal, já sabem o que quero... informações sobre esta situação...

 

Verdade ou Mito? Ou ainda Mentira mesmo?

 

Alguém tem ou teve mexilhões? Quais os requisitos?

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho visto na natureza bivelves de água doce, mas nunca como ornamentais em aquário. Eu não conheço a espécie que tentas descrever. Se souberes o nome científico, coloca aqui para te podermos ajudar.

 

Eu agora só tenho uma observação a fazer face aos meus poucos conhecimentos de biologia. Como é que um mexilhão em particular, ou um bivalve em geral pode ajudar no controlo dos nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

existem três tipos de bivalves muito utilizados em aquários de água doce.

são eles :

 

Unio spec.

suesswassermuschel1.jpg

estes são asiaticos... filtram a água em busca de particulas em suspenção mas nada indica que diminuam os nitritos.

 

Sphaerium corneum

lmuschel.jpg

sao muito pequenos, conhecidos tambem como mexilhão esfera, também filtram a água em procura de comida mas nada indica que diminuam os nitritos.

 

Corbicula sp.

976055049.jpg

estes molusculos são originários da ásia mas desde 1924 invadiram a america do norte, e desde 1980 invadiram a europa.

são hoje em dia uma das especies que mais ameaça, as especies indigenas europeias, por via da competição pelos recursos.

vivem cerca de 4-5 anos, todos os verões produzem, cada individuo, entre 9000 e 20000 larvas, as quais são lancadas para a água.

Também filtram a água, mas desconheço que consumam nitritos.

 

espero ter ajudado, e espero que consigas identificar e obter mais informação em relação aos mexilhões :(

tens é que partilhar com o pessoal aqui :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se referia a nitritos ou nitratos se calhar estava a referir-se que os mexilhoes estao para o aquario como os canarios estao para os mineiros...quando morrem, significa que algo esta mal, nivel de nitritos/nitratos muito elevado...

 

Se calhar era isto a que se referia quando falava em nitratos...

 

Pode tambem dever-se ao facto de filtrarem pequenas particulas antes de se decomporem e darem nitratos, absorvendo parte dos nutrientes e libertando uma quantidade menor....

 

Apenas ideias...nada de concreto...

 

Bye

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois continuo sem saber o que ele queria dizer com aquela história dos nitratos...

 

Das três espécies que o Sérgio aqui colocou, parecem-me ser os da primeira foto...

 

Ninguém por aqui tem ou teve bivalves de água doce?!

 

vou ver se consigo lá ir hoje e sacar mais informação!!!

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

É necessário ter cuidado com alguns molusculos.

 

 

Eles são os responsaveis pela produção de larvas que normalmente costumam provocar algumas infecções nas branquias dos peixes.

 

 

Essas larvas são apelidadas de gloquidios pelo que será conveniente recolher-se alguma informação antes de se introduzir esses molusculos no aquario.

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha,

 

eu sei que existe um sistema qualquer de tratamento de águas em França no qual são utilizados mexilhões para extrair determinadas substâncias da água, nomadamente metais pesados.

 

Agora não me perguntes pormenores pois dei isso a título de exemplo numa aula de conservação do meio marinho mas já lá vai algum tempito.

 

Os mexilhões são filtradores e portanto filtram a água para dela retirarem o seu alimento. Agora se se alimentam de nitratos ou coisas parecidas não faço a mínima ideia.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Por aquilo que "aprendi" na minha investigação, existem seis espécies de mexilhões de água doce todas elas Europeias e que se encontram com alguma frequência em aquários, são elas:

 

Unio Crassus

Unio Tumidus

Unio Pictorum

Anodonta Cygnea

Anodonta Anatina e

Pseudanodonta Complanata

 

Na loja não sabem que espécie é, mas parecem-me ser os Unio Tumidus!

 

Como a maior parte da informação que encontrei é de páginas alemãs, parece que eles é que são os grandes lideres dos mexilhões na aquariofilia, fiquei na mesma, pois o meu Alemão é Fantástico, pela negativa claro!!!

 

Apenas consegui perceber que estes mexilhões ao se reproduzirem podem dispersar na água até 10.000.000 de larvas que serão "inaladas" pelos peixes, desenvolvendo-se nas suas guelras até aos dez meses!!! :cry:

 

Estas larvas, chamadas glochidia parecem, são parasitárias (como se referiu) mas muito selectivas quanto ao seus hospedeiro!

 

Vejam aqui: http://members.lycos.co.uk/Mollusks/Musche...ssmuscheln.html

 

Relação com os nitratos, a não ser a teoria do canário das minas, não vi!

 

Agradecia mais informações,

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

O ciclo vital dos gloquidios ( e outros ) está muito bem esquematizado neste livro:

 

http://www.calmatias.com/html/catalogo/150339.htm

 

 

 

Após uma pesquisa na net também encontrei alguma informação neste site:

 

 

http://www.drpez.com/pz17.htm

 

 

 

 

O mesmo livro também faz referência a possibilidade de certos molusculos servirem de hospedeiros durante a fase de desenvolvimento do parasita interno cientificamente denominado de Bothriocephalus acheilognathi.

 

 

Na net encontrei referências ao mesmo neste site:

 

 

http://www.fish.wa.gov.au/sf/broc/fhinfo/fhinfo05.html

 

 

" Internal Parasites

 

The most common is the koi tapeworm, Bothriocephalus acheilognathi...

...

The worm will re-appear in the fish because it is transmitted by tiny crustaceans living in the ponds, but only heavy infestations are of concern."

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sérgio esse ultimo link não sei se era para mim, mas axo que não são iguais ás minhas. Um outra duvida, já tenho os mexilhões no meu aqua faz neste sabado uma semana e até hoje ainda não abriram as conchas!! Será normal? será que morreram? já agora, como é que eu sei que elas morreram?

 

Abraços,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 9 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Haverá algum problema de colocar as ameijoas do Oinq num aqua com tanganikas?

O intuito é revolver a areia e limpezarem os detritos.

 

Que dizem?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 13 anos depois...
On 12/07/2004 at 14:20, Jatbas disse:

eu tenho 2 mexilhoes iguais aos da primeira imagem e ontem um deles enterrou-se quase por completo no areão!!!!

 

que será???

o meu faz isso no lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais