Duvidas (algumas) após 1 mês de fertilizações


Rui Feliciano

Recommended Posts

Olá!

 

Setup:

 

Aquário - 80x30x40 - 80L uteis de água +-

Iluminação - 2x 55W PLL 6500K acesas 10 horas por dia

CO2 caseiro 24h/7

Substracto - Flora Base da Red Sea

 

Rotina:

1 TPA 40% cada 8-10 dias acompanhada de 10ml de Ferropol da JBL

todos os dias 10ml de Fosfatos (equivale a 1 ppm)

todos os dias 25ml de potássio (equivale a 12.5ppm)

 

valores após 2 horas de fertilizar:

 

1.5ppm de Fosfatos

8 ppm de Nitratos

 

Não tenho teste de Ferro.

Não fertilizo com Nitratos.

 

Flora:

 

Feto de Java

Eustelaris Stellata

Rotala wallichi

Rotala rotundifolia

Hemianthus Callitrichoides "Cuba"

Pogostemon Helferi

Blyxa japonica

 

Fauna, penso ser irrelevante mencionar, apenas que é o suficiente para me manter os Nitratos à volta de 8ppm sem qq fertilização dos mesmos.

 

Tirando o Ferro que não tenho teste, os parametros parecem-me bastante equilibrados.

O Aquário começou a ser montado há 2 meses mas praticamente todas as semanas há entradas/saídas de flora.

A iluminação, CO2 e fertilização começaram apenas há 1 mês atrás. Logo após a introdução destes 3 elementos tive um surto de algas verdes filamentosas que atingiam 2-3 cms em apenas 3 dias mas hj em dia essa variedade está totalmente erradicada persistindo "apenas" algas negras, fios de cabelo de velha que numa semana atingem os 10 cms e esta outra variedade que aqui está na foto e que é q que mais me chateia pois as cabelos de velha e as pretas eu vou tirando à mão agora estas são impossiveis de o fazer:

 

riccia.jpg

 

Não há nenhuma planta do meu aquário que escape a isto. As plantas crescem, as folhas novas são saudáveis mas há medida que os dias passam vão ficando cada vez mais acastanhadas. Este exemplo é perfeito do que se passa no aquário com todas as plantas. rebentos crescentes com aspecto perfeitamente saudável, folhas mais velhas/partes mais antigas da planta completamente acastanhados. O que é isto e como se elimina?

 

 

Problema número dois:

fetojava.jpg

 

Uma das plantas que, segundo dizem, de mais facil manutenção existe, o Feto de Java, é precisamente uma das plantas que mais dificil me é de manter. Já deitei um pé fora e agora este tem 10 dias de aquário, estava lindissimo quando mo ofereceram, e está a ficar exactamente como o primeiro ficou. O crescimento passa a ser inexistente ou as folhas novas vêm extremamente transparentes e as folhas velhas começam a ficar totalmente salpicadas de castanho e esburacadas. De novo, o que é isto e como se erradica?

 

Problema numero 3:

Maneira melhor de eliminar as algas pretas? Retirando-as à mão causa alguns danos às plantas visto esta alga parecer segurar-se com araldite às folhas!

 

problema número 4:

A Hemianthus Callitrichoides "Cuba" parece ter ficado parada no tempo...é uma das plantas mais antigas no aquário mas a sua evolução é nula! Não cresce mas tb não apodrece parece que é de plástico e a única função que tem é servir de suporte às algas negras que priveligiam a HCC e a Pogostemon Helferi para crescer. Porque não cresce? Quando a comprei estava emersa, poderá ter a ver com isso apesar de já estar no aquário há umas 6 semanas?

 

 

Desculpem lá o testamento mas assim vai tudo num único post.

 

Obrigado pelas opiniões!

Editado por Kualla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Eu penso que deves começar a ferttilizar diariamente também com Ferro,o Ferropol pode não ser suficiente.Por certo é o que o teu aqua precisa,e se arranjares os testes de Ferro verás isso mesmo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Eu penso que deves começar a ferttilizar diariamente também com Ferro,o Ferropol pode não ser suficiente.Por certo é o que o teu aqua precisa,e se arranjares os testes de Ferro verás isso mesmo.

 

 

Obrigado pela opinião!

 

Não foi nada que não me tivesse passado pela cabeça, aliás, como penso estar a fazer tudo bem e com testes, a única coisa que penso estar a deixar às cegas é mesmo a questão do ferro.

Embora isso possa explicar a falta de crescimento da HCC e o Feto de Java, dificilmente pode explicar as algas pretas e castanhas, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferro é para ser fertilizado todos os dias ou dia sim, dia não e esse CO2... penso eu ser esse o verdadeiro problema. Fertilização ok, luz boa, CO2 caseiro... Precisas de um verdadeiro difusor e tambem de CO2 de pressão.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é impressão minha...ou micronutrientes não metes?

 

quanto ao feto de java mede o pH e o GH, pode ser que tenhas surpresas, especialmente com o ultimo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é impressão minha...ou micronutrientes não metes?

 

quanto ao feto de java mede o pH e o GH, pode ser que tenhas surpresas, especialmente com o ultimo.

 

Viva!

 

Micros vêm do Ferropol da JBL, mencionei acima, possui Ferro mas tb magnésio, zinco, etc.

PH está nos 7+-, GH já não vejo à imenso tempo mas recordo-me de há umas 4-5 semanas andar a meio da escala. Vejo isso este fim de semana. Já agora, qual o GH adequado para Fetos de Java?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Fetos dão-se melhor em águas mais duras,se calhar tens o GH muito baixo. Experimenta semanalmente depois das tpa's adicionar um pouco de Decalcit em pó. Compras na farmacia,lá dentro do boião vem uma colher,que cheia trata 500L de água,portanto enche um pouco a colher.Isto fará o GH subir um pouco,mas o PH manter-se-á inalterado.

 

Agora o Ferro é que é urgente. Todos passamos por ataques de algas,numa fase do aqua,uns com mais gravidade,outros quase imperceptivel.Muitas tpa's (se for preciso 2x por semana) e uma fertilização rigorosa. As algas que conseguires tira-las à mão.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Fetos dão-se melhor em águas mais duras,se calhar tens o GH muito baixo. Experimenta semanalmente depois das tpa's adicionar um pouco de Decalcit em pó. Compras na farmacia,lá dentro do boião vem uma colher,que cheia trata 500L de água,portanto enche um pouco a colher.Isto fará o GH subir um pouco,mas o PH manter-se-á inalterado.

 

Agora o Ferro é que é urgente. Todos passamos por ataques de algas,numa fase do aqua,uns com mais gravidade,outros quase imperceptivel.Muitas tpa's (se for preciso 2x por semana) e uma fertilização rigorosa. As algas que conseguires tira-las à mão.

 

 

Obrigado pela informação do Feto de Java. pergunta: Aumentar o GH com o Decalcit para que o Feto fique melhor não me vai causar disturbios n arestante Flora?

 

Segunda-feira vou comprar um teste de Ferro para ver como andam as coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm....pensava que isso era um mito e que as plantas não conseguem aproveitar o Ferro na forma em que ele é libertado quando se encontra a enferrujar dentro de água. Alguém consegue corroborar o que acabei de dizer com base cientifica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação do Feto de Java. pergunta: Aumentar o GH com o Decalcit para que o Feto fique melhor não me vai causar disturbios n arestante Flora?

 

Segunda-feira vou comprar um teste de Ferro para ver como andam as coisas.

 

Primeiro vê o valor do GH, depois logo vês o que fazer...

Pelas fotos e pela descrição não me parece ter nada a haver com uma carência de cálcio.

 

Quanto ao resto também me parece que o CO2 poderá ser um problema (devido ao seu fornecimento ser algo irregular e talvez em pouca quantidade) principalmente para a quantidade de iluminação que tens.

 

Já agora quanto aos micros, e pela experiencia que já tive com o ferropol (que não foi muito boa), aconselho-te a arranjares outro fertilizante de micros pois comigo assim que mudei de fertilizante as plantas deixaram de apresentar as carências que tinham (folhas novas muito claras e numa fase mais avançada transparentes). Apesar da JBL não meter a composição do fertilizante na embalagem penso que esse fertilizante será mais rico em ferro do que outra coisa, pois como fertilizante de micros deixa algo a desejar.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro vê o valor do GH, depois logo vês o que fazer...

Pelas fotos e pela descrição não me parece ter nada a haver com uma carência de cálcio.

 

Quanto ao resto também me parece que o CO2 poderá ser um problema (devido ao seu fornecimento ser algo irregular e talvez em pouca quantidade) principalmente para a quantidade de iluminação que tens.

 

Já agora quanto aos micros, e pela experiencia que já tive com o ferropol (que não foi muito boa), aconselho-te a arranjares outro fertilizante de micros pois comigo assim que mudei de fertilizante as plantas deixaram de apresentar as carências que tinham (folhas novas muito claras e numa fase mais avançada transparentes). Apesar da JBL não meter a composição do fertilizante na embalagem penso que esse fertilizante será mais rico em ferro do que outra coisa, pois como fertilizante de micros deixa algo a desejar.

 

Abraço

 

 

Olá!

 

Curioso mencionares isso sobre o Ferropol porque tb já tinha sido alertado sobre a imprevisibilidade de o usar por uma pessoa da Naturline..o facto é que se está a fertilizar às cegas pois na embalagem não consta a proporção dos compostos que lá estão. Mudaste para que Fertilizante de micros?

O comportamento que descreves é o que tenho no Feto de Java, as poucas folhas que nascem são de um verde bastante claro que depois com o pouco crescimento que tem passa a transparente. Isto enquanto as folhas mais velhas apresentam o aspecto deplorável que incluí na foto.

 

Quanto ao CO2 pressurizado já comecei a tratar da sua aquisição.

 

Obrigado pela opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudaste para que Fertilizante de micros?

 

Boas,

de momento o da tropica (passe a publicidade) e não tenho tido nenhuma razão de queixa... o nome é Tropica Plant Nutrition Liquid (atenção que há um que tb tem N e P, mas não é esse!).

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à dureza as águas por aqui são moderadamente duras a duras, segundo os dados da câmara de Almada, que não serão muito diferentes dos do Seixal. Estamos na mesma área e parte da água que se bebe em Almada é captada no concelho do Seixal.

 

http://www.smasalmada.pt/portal/page/porta...508*114*pt*Grau

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm....pensava que isso era um mito e que as plantas não conseguem aproveitar o Ferro na forma em que ele é libertado quando se encontra a enferrujar dentro de água. Alguém consegue corroborar o que acabei de dizer com base cientifica?

 

Não se conseuge, porque não passa disso: mito.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais