Kits para instalação de lâmpadas T5 no aquário


Neon Tetra

Recommended Posts

Olá !

 

Cá ando eu a magicar uma maneira de melhorar a minha iluminação (actual fluorescente 25 W T8, que vinha incorporada no meu aquário AQUADREAM 100 (Aquatlantis.com. 100 x 30 x 45 cm comp. x larg x alt.). O problema continua ser não querer prescindir da tampa.

Um membro do fórum aconselhou-me uma visita ao site Tiendanimal para ver uns kits para lâmpadas T5 da Hagen.Ver neste link

 

A página do fabricante diz :

"GLO T5HO High Output Electronic Fluorescent Lighting Systems come assembled with a T5HO electronic ballast connected to water resistant compression fit bulb end caps. Perfect for installations requiring high light output.GLO fluorescent T5 high output electronic ballasts also include bulb clips, mounting plates, an illuminated on/off indicator and are available in 24W, 39W & 54W double bulb configurations only."

 

Como aquário tem 1 metro estava a pensar colocar duas lâmpadas T5 de 39 W (90 cm de comp ?) com reflector na tampa. Aquilo vem com balastro fios e ligações estanques. Não consegui saber as dimensões do balastro para ver se cabe no receptáculo do meu balastro original e o modo como poderei fixar as lâmpadas juntas e o reflector à tampa de PVC ?

 

Que acham da ideia ? Acham que devo arriscar os 52 Euros ? Que combinação de lâmpadas me aconselhariam pensando em por plantas incluindo tapete típicas de um biótopo da América central ? A luz será suficiente ? Haverá produção excessiva de calor ?

 

Alguém sabe de lojas nacionais que vendam este artigo para eu verificar as dimensões e fixações ?

 

Obrigado a todos desde já.

 

Cumps!

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !

 

Cá ando eu a magicar uma maneira de melhorar a minha iluminação (actual fluorescente 25 W T8, que vinha incorporada no meu aquário AQUADREAM 100 (Aquatlantis.com. 100 x 30 x 45 cm comp. x larg x alt.). O problema continua ser não querer prescindir da tampa.

Um membro do fórum aconselhou-me uma visita ao site Tiendanimal para ver uns kits para lâmpadas T5 da Hagen.Ver neste link

 

A página do fabricante diz :

"GLO T5HO High Output Electronic Fluorescent Lighting Systems come assembled with a T5HO electronic ballast connected to water resistant compression fit bulb end caps. Perfect for installations requiring high light output.GLO fluorescent T5 high output electronic ballasts also include bulb clips, mounting plates, an illuminated on/off indicator and are available in 24W, 39W & 54W double bulb configurations only."

 

Como aquário tem 1 metro estava a pensar colocar duas lâmpadas T5 de 39 W (90 cm de comp ?) Errado, podem ter 84.9 ou 114,9 com reflector na tampa. Aquilo vem com balastro fios e ligações estanques. Não consegui saber as dimensões do balastro para ver se cabe no receptáculo do meu balastro original e o modo como poderei fixar as lâmpadas juntas e o reflector à tampa de PVC ?

 

Que acham da ideia ? Acham que devo arriscar os 52 Euros ? Que combinação de lâmpadas me aconselhariam pensando em por plantas incluindo tapete típicas de um biótopo da América central ? A luz será suficiente ? Haverá produção excessiva de calor ?

 

Alguém sabe de lojas nacionais que vendam este artigo para eu verificar as dimensões e fixações ?

 

Obrigado a todos desde já.

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Razões para querer manter a tampa !

1) Talvez para mim me pareça mais estético ( tenho o aqua num sotão que serve de sala de estar) e a minha mulher não vai achar muita graça a uma calha por ali pendurada ou apoiada, penso eu

2) O aquário tem no topo um rebordo de pvc preto colado nos vidros onde encaixa a tampa que se vai ficar a ver sem tampa ( incluinda as zonas coladas com silicone preto)

3) Os peixes saltam para fora ( "adeus mundo cruel...")

 

 

Trocado, o que eu queria dizer é que se escolher lâmpadas de 39 w de ai uns 85 a 90 cm cabem na minha tampa. Mas as de 54 W já tem mais de 1 metro e por sso não vão caber (e o blastro tem de ser diferente, claro)

 

Então, acham que ideia pode resultar ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma calha e também tenho o rebordo preto. Vou-te dar alguma das vantagens, para contrabalançar, sem querer influenciar muito:

- mais prático, em termos de fertilização, alimentação e outros tipos de manutenção;

- controlo da temperatura no Verão;

- em termos estéticos, acredita que o facto de conseguires uma visão superior das plantas conta;

- maior facilidade na penetração da luz;

 

Nas desvantagens tens, a acrescentar às tuas:

- maior evaporação da água;

- termostato mais tempo ligado;

 

 

Consegues ser mais específico em relação às plantas que queres manter?

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reconheço que tens toda a razão em relação às vantagens de não ter tampa. E eu que o diga..não consegui fazer limpezas e tpa's sem tirar a tampa, pelo que para essas tarefas preciso sempre de pedir ajuda para tirar a tampa e por de volta no sítio. No Verão com a luz ligada aquilo aquece mesmo a água (será que as duas 39 w ainda vão aquecer mais ?)

 

Em relação às plantas seria para ter algumas das que estão nas sugestões "Biótopo da América Central II" da Sera. Serão muito exigentes ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Razões para querer manter a tampa !

1) Talvez para mim me pareça mais estético ( tenho o aqua num sotão que serve de sala de estar) e a minha mulher não vai achar muita graça a uma calha por ali pendurada ou apoiada, penso eu

2) O aquário tem no topo um rebordo de pvc preto colado nos vidros onde encaixa a tampa que se vai ficar a ver sem tampa ( incluinda as zonas coladas com silicone preto)

3) Os peixes saltam para fora ( "adeus mundo cruel...")

Trocado, o que eu queria dizer é que se escolher lâmpadas de 39 w de ai uns 85 a 90 cm cabem na minha tampa. Mas as de 54 W já tem mais de 1 metro e por sso não vão caber (e o blastro tem de ser diferente, claro)

 

Então, acham que ideia pode resultar ?

 

Sim mas as lâmpadas T5 de 39w tem dois tamanhos dependendo dos K que queres, verifica isso na tabela de lâmpadas T5 para água doce no patrocinador do fórum Aquaeden.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim mas as lâmpadas T5 de 39w tem dois tamanhos dependendo dos K que queres, verifica isso na tabela de lâmpadas T5 para água doce no patrocinador do fórum Aquaeden.

Quase que aposto que isso é gralha... lâmpadas T5 HO de 39W têm 80 e picos centímetros de comprimento... independentemente da sua temperatura de côr.

Já as T5 HO de 54W, essas sim é que têm os tais 114 e qualquer coisa centímetros.

 

Dá uma olhadela aqui: http://www.prismaecat.lighting.philips.com...&tab=images (selecciona o 'dimension drawing', e podes fazer isso para qualquer temperatura de côr).

 

De certeza que foi o Rui que se enganou a colocar os comprimentos das lâmpadas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

boas . se posso dar um conselho . se não queres tirar a tampa faz como um membro fez que tive o prazer de ver.

faz uma tampa em mdf ou outro material a tua escolha com altura suficiente para não aquecer o aqua e não sofrer salpicos.

de forma a que encaixe nos contornos do aqua. cria umas saídas em que possas meter uns ventiladores para estraçao de ar quente gerado pelos balastros e lâmpadas. claro que teras de criar uma tampa amovível para teres aceso. crias uma caixa de ar para os fios e etc e até serve para meter ventoinhas para arrefecer o aqua. a partir dai tens o espaço já dimensionado e podes escolher facilmente pelas luminárias a meter. podendo também ligar individualmente e etc

abraço.

Editado por telmo vicente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais